Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: J.Fernandes
    A última das quais numa remodelação duma moradia dum amigo meu, que me chamou para mostrar quão espectacular vai ficar a casa. A única coisa espectacular que vi foi um tubo de PVC de 90mm duma sanita do 1º andar, a atravessar uma viga a meio vão num buraco enorme de cerca de 20 cms de diâmetro e em que só restavam dois varões, os da armadura inferior (era um gajo conscencioso preferiu cortar os varões da armadura superior :)).

Não me surpreende pois já vi tubos PVC a trespassar os pilares.
  2.  # 2

Colocado por: P+Vde quem?

nem todos os projectos são de arquitectos...e de engenheiros temos todos nos...ha uns que fazem cursos ao domingo...
    • neluz
    • 28 março 2012 editado

# 3

uma certeza quase absoluta, a seguradora, se existir, já se pôs ao fresco...
  3.  # 4

A ser verdade que houve obras que alteraram a integridade estrutural do prédio o que é que a seguradora tem a ver com isso??
  4.  # 5

Boas Noites

Alguém tem ou já viu algumas imagens do incidente? Seria bom ter algumas imagens para conseguir dar algumas opiniões mais credíveis.

O que me parece à primeira vista é que a construção seria antiga e não teria nenhuma estrutura porticada em betão armado (vigas, pilares, lajes,...). Esse tipo de estruturas, mesmo com uma concepção muito má, têm um resistência ultima muito elevada, com deformações antes da ruptura muito elevadas.

Mas claro, com imagens poderia-se dar uma opinião mais credível.

Cumps
  5.  # 6

não terá sido O querido esfarelei a casa que foi a essa? nunca se sabe....
  6.  # 7

Colocado por: Ferraz OliveiraA ser verdade que houve obras que alteraram a integridade estrutural do prédio o que é que a seguradora tem a ver com isso??

Dai a minha afirmaçao...
  7.  # 8

Segundo o JN, o prédio, na Torre da Marinha (Seixal), é este.
    http://www.jn.pt/Storage/JN/2012/big/ng1877679.jpg

A sicnotícias corrobora:
    http://sicnoticias.sapo.pt/incoming/2012/03/27/seixal.jpg/ALTERNATES/w620/Seixal.jpg

O Publico também.
    http://imagens.publico.pt/imagens.aspx/376934?tp=UH&db=IMAGENS&w=350&t=1332973303,21706

O prédio «tem ar» de ter sido construído numa época em que toda a gente já devia utilizar pórticos (vigas+pilares+lajes) em betão armado.

Será que houve um construtor que achou mais prático fazer umas paredes em tijolo de 7 «resistentes» e umas lages aligeiradas?
  8.  # 9

ou terá sido falta de ferro na obra???
  9.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Segundo o JN, o prédio, na Torre da Marinha (Seixal), é este.
    http://www.jn.pt/Storage/JN/2012/big/ng1877679.jpg

A sicnotícias corrobora:
    http://sicnoticias.sapo.pt/incoming/2012/03/27/seixal.jpg/ALTERNATES/w620/Seixal.jpg

O Publico também.
    http://imagens.publico.pt/imagens.aspx/376934?tp=UH&db=IMAGENS&w=350&t=1332973303,21706

O prédio «tem ar» de ter sido construído numa época em que toda a gente já devia utilizar pórticos (vigas+pilares+lajes) em betão armado.

Será que houve um construtor que achou mais prático fazer umas paredes em tijolo de 7 «resistentes» e umas lages aligeiradas?

Realmente pelas imagens os prédios não parecem ser muito antigos, e tal como o Luís disse parece ter uma estrutura em betão armado.
    As imagens também não têm muita resolução mas aparentemente o prédio parece estar exteriormente em "bom" estado.

Uma coisa é certa, a maioria destes problemas quando ocorrem devido a obras ilegais interiores com alterações estruturais, geralmente estão associados a problemas de concepção e de projecto. Mas para a época em que o edifício parece ter sido construído, os meios e o conhecimento da maioria dos engenheiros não era muito e por isso problemas estruturais é coisa que não deve de faltar no parque habitacional em Portugal...
  10.  # 11

eu já entrei num dos predios da frente, o meu irmao mora la, e o predio dele tem menos 5 anos que o do acidente...

e o predio do meu irmo tem pilares, porque o meu irmao já fez obras por la, e existia pilares, com tubos de ferro de agua a passar por dentro de pilares, etc...
  11.  # 12

Colocado por: MOMTechconhecimento da maioria dos engenheiros

huh?
  12.  # 13

Colocado por: Zegatoeu já entrei num dos predios da frente, o meu irmao mora la, e o predio dele tem menos 5 anos que o do acidente...

e o predio do meu irmo tem pilares, porque o meu irmao já fez obras por la, e existia pilares, com tubos de ferro de agua a passar por dentro de pilares, etc...

fizeram os pilares com galvanizado ou pvc em vez do ferro!!!! ta encontrado o problema
  13.  # 14

Colocado por: MOMTech. Mas para a época em que o edifício parece ter sido construído, os meios e o conhecimento da maioria dos engenheiros não era muito e...

É ao contrário.
    Os conhecimentos dos engenheiros da época em que foi feito esse prédio era substancialmente superior aos de hoje.

O que havia era poucos engenheiros...
    Concordam com este comentário: dutilleul, neluz
  14.  # 15

principalmente Bolonhas....
  15.  # 16

Colocado por: neluzdepois do comer pesam mais...:)
    Concordam com este comentário:dutilleul

Pois...mas vamos lá pensar. Pôs-se a comida na sala, as pessoas começaram a comer, foram ficando mais pesadas, mas também as mesas com a comida foram ficando mais leves...e como talvez muitos, ou alguns, depois de comerem foram "descarregar" então

Depois de comerem pesam mais, é verdade....mas isso apenas implica uma mudança na forma como as cargas foram distribuídas já que toda a massa já lá estava...e se pensarmos nas "descargas" então a massa global será menor que a existente inicialmente.

por isso a minha pergunta

Colocado por: kuGu_eLuque diferença é que faz?

Colocado por: RRufinoPelo nosso país, à excepção de barracos, tenho ideia que não, mas lá para fora fazem-se projectos de alvenaria confinada que estou convencido tornarem-se de alvenaria simples na sua execução.

Confinando já me parece algo plausível pois assim a alvenaria só funciona à compressão penso eu.

A minha questão é mesmo sem confinação, ficando a alvenaria a resistir tanto à compressão como à tração.
  16.  # 17

Colocado por: hangasCada um deles pesará mais depois de comer, certo, mas a comida já estava certamente na mesa dessa mesma divisão, e pesa o mesmo no
    prato ou no estomago :)

Não tinha visto o seu comentário. Ainda estava na pagina 1 quando respondi. Mas valá que afinal a comida não ganha mais peso no estômago XD

Rufino:
    As minhas perguntas são todas para tijolo vasado, do que se usa na construção comum para panos de alvenaria...EU sei da existência das normas de dimensionamento de alvenaria resistente, não sei é se esse tipo de tijolo pode ser usado (parece-me um bocado fragil)
    Concordam com este comentário: joalage
  17.  # 18

kugu_eLu,

o tema foi referido à uns tempos noutro tópico, tem lá a resposta a essa pergunta, dada pelo Pedro Barradas.

https://forumdacasa.com/discussion/17996/projecto-concebido-em-alvenaria-confinada/

PS.: Não esqueçamos que mesmo à luz do EC8, existem zonas de baixa sismicidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  18.  # 19

Um professor contou-me um caso de uma laje que cedeu depois de terem sido retirado os azulejos de uma parede do piso de baixo. Com o tempo, a parede (tabique) foi apodrecendo por dentro e eram os azulejos que suportavam a carga. Tiraram os azulejos e... puft.
  19.  # 20

Colocado por: Luis K. W.
    É ao contrário.
    Os conhecimentos dos engenheiros da época em que foi feito esse prédio era substancialmente superior aos de hoje.

O que havia era poucos engenheiros...
    Concordam com este comentário:dutilleul,neluz
    Discordam deste comentário:RRufino

Luis, não tenho duvidas que os poucos engenheiros da epoca tinham em média mais conhecimento de engenharia que a media dos engenheiros de hoje. A questão é que hoje e graças ao software existente, não é necessário perceber muito de engenharia para se fazer um "projecto minimamente decente" de obras pequenas. Para mim um dos problemas da engenharia civil dos dias de hoje é que os engenheiros, ou os que se dizem de tal, pensam que fazer engenharia é trabalhar com um programa informatico. Depois é claro que surgem problemas, não do ponto de vista de ruptura estrutural mas principalmente na oferta de soluções ao cliente e no aspecto economico.
    Mas este é um tema complexo que dava muito para falar...

Cumps
    Concordam com este comentário: treker666, dutilleul

0.0267 seg. NEW