Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estava a pensar se seria possível fazer uma pequena casa, com um quarto sala e cozinha, no distrito de Beja que não precise de ar condicionado. Acham que é possível e que faz sentido?

    A minha mãe anda com ideias de fazer uma e veio-me esta questão à cabeça.

    Agradecido,
    danobrega.
  2.  # 2

    Colocado por: danobregano distrito de Beja que não precise de ar condicionado

    se não se importar com o calor, claro que sim,
    agora se desejar não ter 28º ou mais dentro de casa, é melhor colocar qualquer coisa, mesmo que adopte TODAS as medidas passivas de arrefecimento, ou melhor dizendo "todas as medidas passivas de retardo ao aquecimento".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  3.  # 3

    pode tentar enterrar a casa "telhado verde" mais uma ventilação com recuperador de calor e aproveitamento da temp do solo!!!!
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  4.  # 4

    Não sou do Alentejo, mas vivo lá faz cerca de 4 anos e ja arrendei varias casas. Na minha opinião é possível se for construção em taipa. As antigas casas Alentejanas conseguem perfeitamente manter temperaturas de 22*C quando lá fora ronda os 40. Casas modernas não conheço nenhuma que consiga isso. Mas estamos a falar de um tipo de arquitectura que dificilmente seria considerada aceitável nestes tempos (janelas minúsculas, varias divisões interiores).
    Há construção moderna em taipa, provavelmente conjugando esses materiais com desenhos mais contemporâneos, mas não sei se conseguirão manter o comportamento térmico das casas antigas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  5.  # 5

    ... Sim é possivel, mesmo sem recorrer a soluções avançadas solares passivas e outras artimanhas. também não precisa ser em taipa.
    Uma boa solução construtiva da envolvente, boa orientação solar, vãos adequados e suas protecções...e claro um uso racional e inteligente dos recursos da casa.
    Mas vai sempre necessitar de aquecimento para o inverno - nada que um recuperador de calor não resolva.
    Qual o Concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  6.  # 6

    possível é mas tem mesmo de se projectar tudo basicamente a pensar nisso, e mesmo assim não sei, não vivo lá, mas aquele sol queima mesmo no verão, aliás na primavera e outono :)
    - teria de ter janelas pequenas mesmo e ventilação constante, sistemas de ventilação natural e várias, dispersas pela casa. por exemplo elaborar um pátio interior estratégico.
    mas sobretudo passa por sistema de ventilação natural e vãos pequenos, e claro materiais de revestimento e construção.
    mas sim penso que seria possível, com limitações de projecto, que até podiam se tornar em excelências, virtudes.

    é um excelente desafio
    força nisso :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasQual o Concelho?


    É para os lados de Serpa. :)
  8.  # 8

    a arquitectura popular alentejana sempre soube dar a volta a isso. é como o fernando disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  9.  # 9

    Procure soluções tipicamente arábicas e mediterrâneas, como jardins interiores, torres de vento e/ou até mesmo pequenas fontes de água no interior para promover o arrefecimento evaporativo. Associe a estas estratégias a ventilação natural e um bom comportamento térmico da envolvente.

    :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  10.  # 10

    Colocado por: powerenergieProcure soluções tipicamente arábicas e mediterrâneas, como jardins interiores, torres de vento e/ou até mesmo pequenas fontes de água no interior para promover o arrefecimento evaporativo. Associe a estas estratégias a ventilação natural e um bom comportamento térmico da envolvente.

    :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danobrega


    Passe o dia na banheira!!! tambem deve ajudar
  11.  # 11

    Colocado por: neluzPasse o dia na banheira!!! tambem deve ajudar


    Quando eu digo não usar ar condicionado estou no fundo a falar de sustentabilidade. Se precisar de usar mais água que a que se consegue obter por processos sustentáveis estou no fundo com o mesmo problema. No entanto penso que se pode usar plantas nativas e que precisem de pouca água (xerojardim), assim como elementos com alguma água.

    Mas é uma ideia "agradável" essa de passar o dia na banheira. ;)
  12.  # 12

    Agora a serio, o calor nessa região é infernal muitas vezes no verão, sei porque tenho um terreno "relativamente" perto.
    Posso ja dizer que hoje, ja estou moreno so com o sol do inverno
  13.  # 13

    Colocado por: danobrega

    É para os lados de Serpa. :)


    vai ter é de ter frigorifico para os queijos, brincadeira ;)

    não se esqueça também, branco branco e mais branco em revestimentos exteriores
    tudo que reflecte radiação solar é bem vindo, pense também nos vidros nesse aspecto de reflexão.

    no inverno é que vai perder mais energia por se salvaguardar mais no verão, mas ai pode sempre utilizar outros recursos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  14.  # 14

    Colocado por: Fernando Gabrielvai ter é de ter frigorifico para os queijos, brincadeira ;)


    Bem bom o queijo!
    Concordam com este comentário: Fernando Gabriel
  15.  # 15

    Do uso de umas ventoinhas provavelmente não se safa

    - Não vá na conversa do meu empreiteiro que insistia: "mas 3cm chega perfeitamente" (roofmate), não dormi lá mas já me apercebi que nem 5cm chegam e no sótão que é para ser habitado aquece (e atenção que o sótão numa parte quase que tem 3m de altura).

    - O problema são os extremos, o que é bom para o verão, prejudica no inverno e vice versa
    - Na minha sala virada a sul...(Este e Oeste paredes dos vizinhos), com 40º lá fora a sala está fresca (até tenho frio), mas são paredes de taipa de 60cm, vãos muito pequenos e o telhado é inclinado e bastante alto, a chatice é que para aquecer a sala no inverno vai ser complicado por causa da altura do telhado.
    - Mas mesmo com casas muito boas... o problema no verão é quando se apanha 2 noites quentes e aí a casa aquece mesmo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  16.  # 16

    o que voçe procura é isto =) http://www.youtube.com/watch?v=L9jdIm7grCY&feature=player_embedded#!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  17.  # 17

    o que voce precisa é uma ventoinha destas
    Concordam com este comentário: raulschone
      1292699016513.jpg
  18.  # 18

    haha
  19.  # 19

    Colocado por: danobrega

    É para os lados de Serpa. :)


    A minha familia tem casa na zona, Vila Nova de S. Bento.
    Passo parte das minhas férias lá, e aquilo é um forno!!
    A nossa casa foi recuperada, temos 1 quarto interior, e um terraço ( cobre sala e cozinha)que são uma chatice, aquilo aquece que eu sei lá!
    Fartos de andar a pingar, colocamos ar condicionado, bendita a hora.
    Em termos de consumo, como passamos lá pouco tempo, não é uma despesa por ai além...
    Alice
  20.  # 20

    Colocado por: Alice GonçalvesEm termos de consumo, como passamos lá pouco tempo, não é uma despesa por ai além...


    Sim, não se trata de enquadrar o uso de AC como um problema mas sim a sua "não necessidade" como uma oportunidade.
 
0.0198 seg. NEW