Colocado por: Anonimo16062021Ah pois é..EPS 60 e não 100
Questão- como posso medir e verificar a densidade do esferovite que arranjei,,pois como disse e arranjei placasmas nao tem referencia nem e comprado.
Colocado por: j cardosoBoas
1- Pesa a placa (em Kg)
2- calcule o volume (comprimento x largura x altura), medidas em metros
3- Divida o peso (em Kg) pelo volume (em m3)
O resultado é a densidade em Kg/m3
cumps
José Cardoso
Colocado por: Anonimo18072022A
Se a densidade for entre 15Kg/m3 e 20Kg/m3 sim. Atenção que as placas devem ter 1000mmx500mm.
Colocado por: Anonimo16062021
Isto é mais uma treta nos EPS
Colocado por: Anonimo18072022AEntão quem foi? Disseram-lhe? Leu?
Post 8
Mas não me respondeu:
Colocado por: Anarim
Sim foi-me dito e li ! Também não me respondeu pq é que é o EPS100 o aconselhado pelas principais marcas de produtos para o sistema ETICS!
Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,
Esferovite é uma marca. O nome correto será poliestireno expandido (EPS).
A marca Dow que refere na sua ligação é o chamado XPS ou poliestireno extrudido.
Cerca de 95% das marcas que conheço utilizam EPS.
Vou responder-lhe em nome do "Anonimo18072022A" pois ele mudou de nickname por aqui :-)
As vantagens de usar XPS (como refere "Wallmate") são o fato de ter melhor resistência à compressão e uma condutibilidade térmica ligeiramente melhor.
A resistência à compressão em fachadas é completamente irrelevante mas na prática essa melhor propriedade irá dar-lhe a sensação que a solução é menos compressível logo mais resistente. Será uma vantagem ilusória já que a preocupação em sistemas de isolamento térmico pelo exterior deverá ser a resistência à perfuração e essa resistência não se obtém aumentando a densidade das placas de isolamento mas sim através da combinação dos materiais que revestem essas mesmas placas de isolamento realizando por exemplo um duplo barramento armado nas zonas mais susceptíveis a toques, pancadas, etc.
Em contrapartida, o XPS tem um módulo de elasticidade maior o que poderá provocar tensões que acabam por induzir comportamentos anómalos (ex: fissuras) no revestimento das placas de isolamento.
Relativamente ao fato do EPS ter melhor condutibilidade térmica, essa vantagem como referi é muito pouca. No conjunto global da parede + isolamento diria que será quase residual. Neste aspeto é importante que se aconselhe com o seu responsável pela obra pois terá que cumprir o que tem no projeto térmico.
Finalmente, o XPS, sendo um material mais denso é menos permeável ao vapor de água o que na gíria se costuma dizer "é menos respirável".
Se vier a optar pelo XPS não se esqueça que terá que ser o XPS sem pele. Não pode/deve ser o XPS normal.
Em contrapartida, o XPS tem um módulo de elasticidade maior o que poderá provocar tensões que acabam por induzir comportamentos anómalos (ex: fissuras) no revestimento das placas de isolamento.
Se vier a optar pelo XPS não se esqueça que terá que ser o XPS sem pele. Não pode/deve ser o XPS normal
Colocado por: system32O meu ETICS foi feito com XPS, mas era um, próprio para ETICS. As faces eram propositadamente bem rugosas para a cola e massas aderirem.
Foi feito à quase 2 ano e até agora: 5 *****!!
Colocado por: josemssilvamas o que o construtor me disse