Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal

Estou a ponderar colocar um sistema térmico exterior na minha casa, de forma faseada, fazendo faces da casa consoante os €€ que vão aparecendo.

Agora o que me trás aqui a pedir a opinião do todos vocês

Esferovite (normal) é igual ao esferovite que se vende de marcas para aplicar nas paredes?

Como esta

http://building.dow.com/europe/pt/proddata/xps/wallmate.htm

Essa minha duvida aparece porque poderei ter a oportunidade de conseguir varias placas de esferovite (normal, daqueles de embalagens, neste caso com dimensões consideráveis) mas fiquei com a duvida se era a mesma coisa e se o material de revestimento utilizado para as placas próprias iria servir ou seja se o esferovite normal tem características que permite aderência e permanência dos materiais de revestimento.

Pois tenho medo de gastar dinheiro em mão de obra e material de revestimento e com o tempo a base (esferovite) vir a ser o ela mais fraco.

Se alguém pudesse ajudar neste meu dilema.

Obrigado a todos
  2.  # 2

Meu caro
    O esferovite, EPS, aconselhavel para aplicação no exterior, vulgar, capoto, é o EPS 100, com cerca de 20kg de densidade e não é combustivel, esse que o Sr. Indica, não sei que caracteristicas tem, provávelmente, não tem 20kg de densidade, bem como outras caracteristicas do EPS 100. logo a sua aplicação é um tiro no escuro. Eu pessoalmente não aplicava.
  3.  # 3

veja aqui
    http://www.acepe.pt/construc/cons_main.asp?id=2
    as diferenças entre EPS (esferovite) e XPS (Wallmate)
  4.  # 4

Colocado por: Anonimo16062021Ah pois é..EPS 60 e não 100

e você com preciosismos, não é esferovite? então está-se bem,

sempre vem por cá na Pascoa?
  5.  # 5

Bem antes de mais o meu muito muito obrigado a todos pelas opiniões dadas.

Bem a nível técnico entre 100 ou 60 fico mesmo fora da discussão pois o meu conhecimento e residual.

Em relação as minhas dúvidas deixa ver se percebo o que me disseram:

1 - Pode ser um vulgar esferovite desde que a densidade seja entre 15 e 20.

Questão- como posso medir e verificar a densidade do esferovite que arranjei,,pois como disse e arranjei placasmas nao tem referencia nem e comprado.

Questão- Qual o problema se a densidade for inferior? Terei menos isolamento.

2 - Desde que os revestimentos sejam próprios não terei problemas em aderência

3 - Visto que tudo se resume a densidade quer dizer que a qualidade e durablidade e igual.

4 - porque as placas tem de ser 1000x500 ?

Obrigado mais uma vez por tudo
  6.  # 6

Questão- como posso medir e verificar a densidade do esferovite que arranjei,,pois como disse e arranjei placasmas nao tem referencia nem e comprado.

Colocado por: j cardosoBoas

1- Pesa a placa (em Kg)
    2- calcule o volume (comprimento x largura x altura), medidas em metros
    3- Divida o peso (em Kg) pelo volume (em m3)
    O resultado é a densidade em Kg/m3

cumps
    José Cardoso

https://forumdacasa.com/discussion/13043/como-saber-a-densidade-do-esferovite/

Obrigado
  7.  # 7

4 - porque as placas tem de ser 1000x500 ?
    treta,
    pode ser maiores
  8.  # 8

Apenas repeti o que disseram

Colocado por: Anonimo18072022A
    Se a densidade for entre 15Kg/m3 e 20Kg/m3 sim. Atenção que as placas devem ter 1000mmx500mm.
  9.  # 9

pois eu queria dizer que e falso
  10.  # 10

Tenho visto que por exemplo em remodelações em casas mais antigas no situação dos parapeitos eles tiram e voltam a colocar depois, agora na minha situação não teria muito interesse em fazer essa remoção pois ficaria com custos muito maiores para alem claro está que não possuo essa necessidade.

Qual o problema de ficar com o parapeito ao nível do isolamento? Só a nível estético?

E para ser mesmo óptimo seria ter um sistema de pintura ou uma tela autocolante que não fosse preciso meter argamassa, para além de poupar dinheiro tornava tudo mais fácil

Obrigado a todos
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo16062021
    Isto é mais uma treta nos EPS

Tem tazão, erradamente indiquei combustivel, quando o correcto seria inflamável, quanto ao restante nem lhe vou responder, pois não fui eu que determinei que o EPS aconselhavel seja o EPS 100...
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo18072022AEntão quem foi? Disseram-lhe? Leu?

Explique-me pq é que é o EPS100 o aconselhado pelas principais marcas de produtos para o sistema ETICS...
  13.  # 13

Post 8

Mas não me respondeu:

Sim foi-me dito e li ! Também não me respondeu pq é que é o EPS100 o aconselhado pelas principais marcas de produtos para o sistema ETICS!
  14.  # 14

Colocado por: Anarim

Sim foi-me dito e li ! Também não me respondeu pq é que é o EPS100 o aconselhado pelas principais marcas de produtos para o sistema ETICS!

Ok desculpe. realmente a resposta encontrava-se no post 8...as minhas desculpas.
  15.  # 15

Colocado por: Anonimo18072022ABoa noite,

Esferovite é uma marca. O nome correto será poliestireno expandido (EPS).
    A marca Dow que refere na sua ligação é o chamado XPS ou poliestireno extrudido.
    Cerca de 95% das marcas que conheço utilizam EPS.

Caro Anonimo18072022A

estou a construir uma moradia nova e o construtor esta a propor-me a aplicação de Wallmate em vez do "tradicional" capoto em esferovite. Segundo ele tem vantagens ao nível do isolamento.

Como não tenho quaisquer conhecimentos nesta área, será que me podia dar a sua opinião?

Obrigado
  16.  # 16

O meu ETICS foi feito com XPS, mas era um, próprio para ETICS. As faces eram propositadamente bem rugosas para a cola e massas aderirem.
    Foi feito à quase 2 ano e até agora: 5 *****!!

Vou responder-lhe em nome do "Anonimo18072022A" pois ele mudou de nickname por aqui :-)

As vantagens de usar XPS (como refere "Wallmate") são o fato de ter melhor resistência à compressão e uma condutibilidade térmica ligeiramente melhor.

A resistência à compressão em fachadas é completamente irrelevante mas na prática essa melhor propriedade irá dar-lhe a sensação que a solução é menos compressível logo mais resistente. Será uma vantagem ilusória já que a preocupação em sistemas de isolamento térmico pelo exterior deverá ser a resistência à perfuração e essa resistência não se obtém aumentando a densidade das placas de isolamento mas sim através da combinação dos materiais que revestem essas mesmas placas de isolamento realizando por exemplo um duplo barramento armado nas zonas mais susceptíveis a toques, pancadas, etc.
    Em contrapartida, o XPS tem um módulo de elasticidade maior o que poderá provocar tensões que acabam por induzir comportamentos anómalos (ex: fissuras) no revestimento das placas de isolamento.

Relativamente ao fato do EPS ter melhor condutibilidade térmica, essa vantagem como referi é muito pouca. No conjunto global da parede + isolamento diria que será quase residual. Neste aspeto é importante que se aconselhe com o seu responsável pela obra pois terá que cumprir o que tem no projeto térmico.

Finalmente, o XPS, sendo um material mais denso é menos permeável ao vapor de água o que na gíria se costuma dizer "é menos respirável".

Se vier a optar pelo XPS não se esqueça que terá que ser o XPS sem pele. Não pode/deve ser o XPS normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josemssilva
  17.  # 17

Em contrapartida, o XPS tem um módulo de elasticidade maior o que poderá provocar tensões que acabam por induzir comportamentos anómalos (ex: fissuras) no revestimento das placas de isolamento.

Se vier a optar pelo XPS não se esqueça que terá que ser o XPS sem pele. Não pode/deve ser o XPS normal

Caro Etics

Agradeço o seu esclarecimento.

Antes da opção XPS/Wallmate também estive a avaliar a cortiça mas o que o construtor me disse foi que, tendo em conta as caracteristicas da cortiça, o mais certo é que passado algum tempo apareceriam as fissuras.

Vou avaliar a oferta do XPS e ter em conta a sua recomendação (sem pele).
    Já agora, há alguma marca que se destaque no sistema XPS?

Mais uma vez obrigado.
  18.  # 18

Colocado por: system32O meu ETICS foi feito com XPS, mas era um, próprio para ETICS. As faces eram propositadamente bem rugosas para a cola e massas aderirem.
    Foi feito à quase 2 ano e até agora: 5 *****!!

system32 agradeço o seu comentário

sabe dizer-me qual a marca do XPS?

Obrigado
  19.  # 19

Colocado por: josemssilvamas o que o construtor me disse

Esqueça o que o construtor lhe diz. As marcas é que fabricam os sistemas e dão as garantias e é com as marcas de etics que tem que se informar.
    Concordam com este comentário: pc ferreira

0.0339 seg. NEW