Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    pois é um tema muito subjectivo.
    Concordam com este comentário: Bruno
  2.  # 42

    Colocado por: marco1Neluz
    e como se faz isso? sentir antes de existir.
    faz-se um modelo virtual á escala real e experimenta-se primeiro?? :)
    bem lá há-de chegar esse tempo com hologramas, por ai...


    Pela experiencia: nao muita mas la vao uns anos... a dificuldade em visualizar uma casa nao esta na forma como a desenhas, como a mostras, está na visualizaçao das medidas de cada divisao...
    Concordam com este comentário: Bruno
  3.  # 43

    Colocado por: marco1pois é um tema muito subjectivo.


    Marco acho que és arquitecto, a quanto tempo não sei, mas ai concordar comigo numa coisa, acho eu, o poder argumentativo, o como apresentas um projecto vale mais do que muitos desenhos que faças...e um professor meu ensinou-me uma coisa que ate hoje, tenho presente, sao as palavras: porquê e para quê
    Para que serve isso e porque fazes isso...(sao exemplos)
  4.  # 44

    Mais algumas achegas:

    Colocado por: BrunoSim eu sei disso. Mas o problema é que o sítio onde vou construir não é muito alto, não vamos ter muito sol numa grande parte do dia.
    A maior parte do sol vai ser no final do dia e vai ser na área da cozinha. No início do dia é mais no quarto privado.


    Não era disto que eu falava, mas está bem. Falava essencialmente do facto de os espaços serem muito quadradões, das janelas serem mesmo no meio de cada parede externa (sem motivo óbvio), etc etc. O resultado final faz com que a casa tenha sido projectada em 1980.

    Colocado por: BrunoA cozinha tem 6.5m por 5m.
    A janela onde tem (aquela bancada para representar a cozinha apenas), no meu ver fica bem a vista da janela é bonito e aquele sitio pode ser onde tem a banca da loiça ou algo assim. A porta/janela da saída para o terraço e churrasqueira


    Ok, então a cozinha não é gigante (falta a informação métrica...). Mas... é demasiado quadrada talvez. Um espaço mais rectangular permitiria que você tivesse uma grande cozinha, mas mais bem arrumada, com clara divisão entre zona de preparação de comida e zona de petiscos/estar à lareira. Quanto às janelas, eu não acho mal que você tenha uma janela para a varanda com a churrasqueira e outra para as traseiras. Mas parece-me se foram colocadas ali só porque sim... Porque não um bocadinho mais para a direita? Porque não um bocado mais para a esquerda? Na cozinha, a disposição das janelas tem de casar com a disposição dos móveis de cozinha (coisa IMPORTANTÍSSIMA para ter uma cozinha prática), que ainda não foi pensada.

    Colocado por: BrunoPois esse espaço tem 2m por 2.5m. e de certa forma é um escritório. Mas para mim não é, é sim um espaço para não ter os pcs no quarto ou na sala ou algo assim. E não a problema em estar a entrada pelo quarto, é apenas para mim e para a minha esposa. As crianças um dia bom ter o seu espaço de estudo nos próprios quartos.


    Ok pela entrada pelo quarto, se se trata de um espaço só para vocês. MAS... ter uma janela ali é importantíssimo! Não sei quanto tempo pretende estar naquela divisão, mas nem que sejam 15 minutos, vão ser 15 minutos muito desagradáveis. É muito fácil reorganizar a sua suite de maneira a que este escritório tenha uma janela.

    Colocado por: BrunoVai ficar com 5m por 4m. Quero o quarto grande.


    Faz bem em querer o quarto grande. Nada contra. O problema não é a área, é o facto de ser muito comprido. Repare que fica com 3 metros entre os pés da cama e a parede em frente... o que faz com este espaço?

    Colocado por: Bruno
    Vi numa outra casa e não ficava mal a janela não tem vidro com uma textura, não se vê nada.


    Sim, mas é chato ter de entrar para dentro da banheira sempre que quiser abrir a janela ou fechar a persiana (para além de ser uma grande porcaria). Depois as casas de banho são grandes, não há necessidade nenhuma.
  5.  # 45

    esses 3 mts da dos pes da cama pode criar uma zona com umas poltronas ou aquelas cadeiras catitas que nao sei o nome, ou por um barao!!!
  6.  # 46

    Um barão?
  7.  # 47

    à pois....imagine que o homem gosta de fazer a dança do barao, onde o vai colocar? ao fundo da cama!!
  8.  # 48

    neluz

    não é preciso divagar para outros temas, apenas fui um pouco ironico, pois dizer a alguem para fazer uma casa por forma a que se sinta bem dentro dela e ainda por cima a um não profissional parece-me um pouco subjectivo.

    olhe não discuto consigo e foi livre de fazer a sua casa da forma como quis, tudo bem. só poderia ter uma opinião sobre o seu metodo se estivesse a ver o seu projecto, sendo assim nada a dizer, embora concorde mais com o metodo em que se trabalha em equipa com o projectista desde logo.
  9.  # 49

    Ou eu estou desactualizado em termos de porcarias, ou você está a falar de um varão. Até porque barões já não há desde 1910. De qualquer maneira, sugiro que mantenhamos as sugestões eróticas no tópico "Sexo Pago", que a esposa do Bruno é uma rapariga séria e o Bruno um rapaz às direitas.

    Os 3 metros são obviamente aproveitáveis de muita maneira. Gostava era de saber como o Bruno pretende aproveitá-los.
    Concordam com este comentário: Bruno
  10.  # 50

    Colocado por: marco1neluz

    não é preciso divagar para outros temas, apenas fui um pouco ironico, pois dizer a alguem para fazer uma casa por forma a que sesintabem dentro dela e ainda por cima a um não profissional parece-me um pouco subjectivo.

    olhe não discuto consigo e foi livre de fazer a sua casa da forma como quis, tudo bem. só poderia ter uma opinião sobre o seu metodo se estivesse a ver o seu projecto, sendo assim nada a dizer, embora concorde mais com o metodo em que se trabalha em equipa com o projectista desde logo.


    Claro que sim, alias eu escrevi isso, mas vai concordar que muitas vezes encomenda-se um projecto e é o que o arquitecto quer e o dono da obra é secundário...da mesma forma que critiquei aqui decoradores de interiores...
    (Eu estou à vontade porque estudei arquitectura) acho fundamental o papel do arquitecto, mas muitas vezes o prazer de fazer desenhos, pesquisar, pensar, ter ideias, tirar imagens daqui e dali, é a adrenalina que o dono da obra precisa para poder dizer que aquilo é dele... não sei se me faço entender...muitas vezes também serve para colocar de lado o arquitecto, para o projecto ficar mais barato....
    Concordam com este comentário: Bruno
  11.  # 51

    Varoes!!! o meu teclado é do porto!!!
  12.  # 52

    Bruno,

    De arquitectura pouco percebo ou nada mesmo, no entanto, acho que não vai conseguir grande coisa se enveredar por olhar para o esboço que aí tem e tentar corrigi-lo com as sugestões que lhe vão dando aqui, pois no final vai ficar sempre com algo remendado e como já lhe disseram, "sem alma" e "estilo anos 80" (nada actual).

    Na minha opinião, devia pedir à sua arquitecta para fazer um projecto de raíz, dando-lhe apenas algumas permissas do que pretende ter na casa. Pense nisto. ;)
  13.  # 53

    neluz

    por exemplo um arquitecto razoável consegue meter no projecto tudo o que o Bruno pretende, até pode ficar parecido com aquilo que ele apresentou, mas bem feito. é essa a diferença.
    olhe já reparou no pormenor delicioso de meter um circulozinho na wc por causa das acessibilidades e depois a entrada da casa ser em escadaria.
    já reparou no acesso? percorrer toda a varanda para finalmente chegar á entrada da casa, enfim só coisas bem pensadas entre muitas mais neste "projecto".

    Já disse por aqui várias vezes que era preferivel as pessoas meterem aqui umas fotos do seu terreno, alguns dados da envolvente, o programa funcional que pretendem, uma planta topografica, algumas ideias esteticas ( os seus gostos) e ai sim era possivel de uma forma apaixonada e descomprometida dar boas opiniões e sugestões para as suas casas. mas não é preferivel avançar com uns desenhos manhosos e remenda aqui remenda ali e fazer uma especie de projecto.
    enfim cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: neluz
  14.  # 54

    falta a cadeira de rodas no circulo!!
    Concordam com este comentário: Bruno
  15.  # 55

    Colocado por: marco1olhe já reparou no pormenor delicioso de meter um circulozinho na wc por causa das acessibilidades e depois a entrada da casa ser em escadaria.


    Lol... pois é, nem reparei. É para um deficiente motor eremita... lavadinho, mas eremita.
  16.  # 56

    Oh bruno onde esta a cozinha? tem uma sala de jantar enorme e a cozinha?? durante a semana vai comer na sala de jantar? digo isto porque muitas vezes é preferível ao construir de raiz ter uma cozinha onde caiba uma mesa de refeiçoes onde nao tenha de deslocar toda ferramenta para a sala de jantar
  17.  # 57

    A pessoas que sim senhora da gosto ter uma discussão. Agora a outras que só querem ficar bem perante outras. Eu pessoalmente iria responder duma outra forma, mas como estou num fórum que gostei duma forma muito razoável vou manter o meu nível e tentar que isto se mantenha bem.

    Por motivos profissionais só agora posso “responder”. Vou tentar responder a todos.
  18.  # 58

    Colocado por: marco1Neluz
    e como se faz isso? sentir antes de existir.
    faz-se um modelo virtual á escala real e experimenta-se primeiro?? :)
    bem lá há-de chegar esse tempo com hologramas, por ai...


    Marco você deve ter a () da mania…
    O que a/o neluz diz tem toda a razão. Eu pessoalmente não gosto das casa de agora, casas sem telha, casas sem paredes, mas paredes que se possam de chamar paredes não é vidros.
    Eu ao meter uma casa desta forma não me ia sentir bem por exemplo.
    Mas já reparei que não vale a pena.
  19.  # 59

    Colocado por: neluz

    Muito facil companheiro arquitecto....
    A minha casa fui eu que a desenhei, que pensei nela ate ao centímetro, ouvi opiniões deste e daquele, e entreguei o projecto a um amigo meu para o por nas medidas certas, dentro das normas, se mudava alguma coisa, ja mudei, e nao porque nao gostava disto ou daquilo, mas por achar que seria mais funcional... esse devia ser o principal papel do arquitecto, ouvir as pessoas...(minha opiniao) por isso acho que nunca se deve entregar um projecto ao primeiro desenho que se vê...é preciso amadurecer pensar e pensar
    Concordam com este comentário:Bruno


    E o que estou a tentar fazer. Quero que a minha arquitecta faça algo que eu ao fim goste. Neste momento ela esta parada enquanto vou ouvindo opiniões de outras pessoas e agora aqui no fórum.
  20.  # 60

    Colocado por: neluz

    Marco acho que és arquitecto, a quanto tempo não sei, mas ai concordar comigo numa coisa, acho eu, o poder argumentativo, o como apresentas um projecto vale mais do que muitos desenhos que faças...e um professor meu ensinou-me uma coisa que ate hoje, tenho presente, sao as palavras: porquê e para quê
    Para que serve isso e porque fazes isso...(sao exemplos)


    Concordo.
    Mas aqui a pessoas que não sabem utilizar essas palavras.
    Limitam-se a dizer (esta mal), (arranje outro porque este é fraco) mas não tem capacidade para ter uma “conversa” civilizada entre “conhecidos”.
    Eu no meu desenho que realmente como alguém lá para traz disse e correctamente a muitas coisas que tem logica, mas aqui é complicado demonstrar. Vocês que estão a ver “papel” não é fácil imaginar agora quem conhece o sitio já fala de maneira diferente.
 
0.0279 seg. NEW