Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Bruno,

    Pela análise dos desenhos (porque não li o tópico todo) começo por questionar qual a topografia do terreno, qual a sua envolvente e qual a sua orientação solar. Esses são os primeiros pontos a ter em consideração para abordagem ao projecto.
    Seguidamente penso que poderá com as bases que tem reformular e elaborar uma nova proposta, talvez com uma leitura arquitectónica mais actual, tanto no interior como no exterior, irá perceber como que como consequência irá resultar um bom trabalho e um melhor controlo tanto na disposição dos espaços como nas áreas.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 62

    Não era disto que eu falava, mas está bem. Falava essencialmente do facto de os espaços serem muito quadradões, das janelas serem mesmo no meio de cada parede externa (sem motivo óbvio), etc etc. O resultado final faz com que a casa tenha sido projectada em 1980.


    Talvez. Mas eu não estou tão a leste como pensa. Eu já falei das janelas e de muitas coisas que aqui foram ditas eu estou é a “estudar”
    Mas também temos que ver que a certas zonas da casa que a janela faz sentido no meio, ou melhor fica melhor no meio mesmo esteticamente. Dentro da casa se calhar a janela mais a direita ficava melhor ou dava mais jeito, mas por fora pode não ficar assim tao bem. Pelo menos eu acho.

    Ok, então a cozinha não é gigante (falta a informação métrica...). Mas... é demasiado quadrada talvez. Um espaço mais rectangular permitiria que você tivesse uma grande cozinha, mas mais bem arrumada, com clara divisão entre zona de preparação de comida e zona de petiscos/estar à lareira. Quanto às janelas, eu não acho mal que você tenha uma janela para a varanda com a churrasqueira e outra para as traseiras. Mas parece-me se foram colocadas ali só porque sim... Porque não um bocadinho mais para a direita? Porque não um bocado mais para a esquerda? Na cozinha, a disposição das janelas tem de casar com a disposição dos móveis de cozinha (coisa IMPORTANTÍSSIMA para ter uma cozinha prática), que ainda não foi pensada.


    Eu estou a perceber. Por exemplo se fosse as medidas da sala já ficaria melhor, o que faz com que a cozinha pareça quadrada é os 5 m de largura.
    Quanto a janela para a varanda não tenho muito a dizer e pelos vistos concordamos os dois. Quanto a outra não nasceu ali por mero acaso, como disse antes ali vai levar um dos móbeis da cozinha, e naquela zona vai ser a banca da loiça a janela a frente vai dar um ar agradável a quem esteja a “trabalhar” ali. Sim podia estar 10cm para um lado ou para o outro mas ia sempre ficar ali.
    Eu vou ter esse cuidado de colocar os móbeis a “casar com as janelas”

    Ok pela entrada pelo quarto, se se trata de um espaço só para vocês. MAS... ter uma janela ali é importantíssimo! Não sei quanto tempo pretende estar naquela divisão, mas nem que sejam 15 minutos, vão ser 15 minutos muito desagradáveis. É muito fácil reorganizar a sua suite de maneira a que este escritório tenha uma janela.


    Parece fácil…
    É um sítio que vou passar horas… Mas neste caso não temos como mudar, porque a nossa suite tem que ficar no sítio que esta porque vai ser o quarto que apanha mais sol. Por isso ou fica a casa de banho sem janela ou o escritório. (mas pensando bem eu vou alterar o wc por o escritório), é bom ter uma janela no wc e disso temos que concordar todos, mas visto que vamos ao wc para banhos e as vezes banhos rápidos e para fazer as necessidades. É algo relativamente rápido.

    p.s.Eu não vou apagar o que já escrevi, mas a minha esposa teve uma ideia boa que seria trocar a posição da suite por o wc e escritório, assim ambos os espaços ficariam com janela. E a varanda mudava para a parte de traz da casa que para nós até fazia todo o sentido, mas fica um problema como seria a posição da cama? De frente para o guarda-vestidos? Em frente a porta de entrada? Ou em frente a porta da varanda? É que em todos os sentidos tem problemas…

    Faz bem em querer o quarto grande. Nada contra. O problema não é a área, é o facto de ser muito comprido. Repare que fica com 3 metros entre os pés da cama e a parede em frente... o que faz com este espaço?


    Amigo o quarto não se limita a cama e as mesas de apoio. Relembro o que tenho vindo a dizer isto não esta a pormenor o objectivo deste desenho é ver se gosto da cozinha ali a sala ali os quartos ali, sempre tendo em atenção ao terreno e posição solar. De futuro quando tudo estiver +/- definido é que começa a nascer esses pormenores, a “encher a casa”. Como os desenhos da parte de fora não vai ficar da maneira que é representado. Exmp. A volta das janelas vai levar uma beira de pedra, etc varias coisas.

    Sim, mas é chato ter de entrar para dentro da banheira sempre que quiser abrir a janela ou fechar a persiana (para além de ser uma grande porcaria). Depois as casas de banho são grandes, não há necessidade nenhuma.


    Esta janela não será de abrir é apenas para dar luz, para o wc ter uma certa vida.

    Obrigado já me pós aqui a pensar
  3.  # 63

    Colocado por: neluzesses 3 mts da dos pes da cama pode criar uma zona com umas poltronas ou aquelas cadeiras catitas que nao sei o nome, ou por um barao!!!


    Colocado por: ItalianoUm barão?


    Colocado por: neluzà pois....imagine que o homem gosta de fazer a dança do barao, onde o vai colocar? ao fundo da cama!!


    Eu não sei como é o vosso quarto mas também não quero saber é um espaço intimo os donos e dos filhos.

    Mas espero que não seja apenas uma cama e as respectivas mesas. Talvez um dia destes possa mostrar um quarto equipado
  4.  # 64

    Colocado por: neluzVaroes!!! o meu teclado é do porto!!!


    Muito gostam de criticar. Pronto esta bem isto é livre de dizer quase tudo mas no meu ver a comentários que podiam ser evitados mas tudo bem.
  5.  # 65

    Colocado por: jorge_goncalvesBruno,

    De arquitectura pouco percebo ou nada mesmo, no entanto, acho que não vai conseguir grande coisa se enveredar por olhar para o esboço que aí tem e tentar corrigi-lo com as sugestões que lhe vão dando aqui, pois no final vai ficar sempre com algo remendado e como já lhe disseram, "sem alma" e "estilo anos 80" (nada actual).

    Na minha opinião, devia pedir à sua arquitecta para fazer um projecto de raíz, dando-lhe apenas algumas permissas do que pretende ter na casa. Pense nisto. ;)



    Peço desculpa mas não concordo.
    Nunca vai ficar remendado, mas alterado de acordo com o que gosto e poderei ou não aceitar o que as pessoas aqui dizem.
    Quanto aos anos 80, aceito é a sua opinião e não é o único aqui no tópico. Mas eu não vou alinhar na moda das casas que estou a ver agora por todo lado porque simplesmente não gosto.
    A moda é casas sem telha paredes que para mim nem se devia de chamar paredes porque é só vidro. Tenho conhecimento de pessoas que fizeram assim porque todos o fazem agora e já se arrependeram. Podem pensar que estão a por um vidro muito bom e depois não aguentam com o calor por exemplo, ou queixam-se que não estão a vontade porque vê-se tudo lá fora etc.

    Abraços
  6.  # 66

    olhe já reparou no pormenor delicioso de meter um circulozinho na wc por causa das acessibilidades e depois a entrada da casa ser em escadaria.
    já reparou no acesso? percorrer toda a varanda para finalmente chegar á entrada da casa, enfim só coisas bem pensadas entre muitas mais neste "projecto".


    Inteligente… mas não o suficiente… Espero que não mas se um dia eu tiver que andar de cadeira de rodas ou alguém em minha casa 2 coisas não tem que subir os 3 ou 4 degraus e passar por a varanda porque certamente pensamos nisso. E tivemos o cuidado de deixar a escadaria de dentro não a de fora porque não ia andar com a cadeira de rodas a chuva, mas sim entrava com o carro na garagem e subia pela escadaria que vai estar preparada com o espaço para colocar elevador para a cadeira de rodas…
    Escolhe outro pormenor que aches que não tem lógica.

    com uns desenhos manhosos e remenda aqui remenda ali e fazer uma especie de projecto


    Ade ter muitos clientes a porta… coisas que duvido pelo tempo que gasta aqui…
    Você então não da um rascunho ao seu cliente… dá logo o projecto e pronto a pessoa em causa nem tem tempo de falar… Ade ser uma qualidade… francamente…
    (isto se for mesmo arquitecto, mas se não for serve de exemplo.)
  7.  # 67

    Colocado por: neluzOh bruno onde esta a cozinha? tem uma sala de jantar enorme e a cozinha?? durante a semana vai comer na sala de jantar? digo isto porque muitas vezes é preferível ao construir de raiz ter uma cozinha onde caiba uma mesa de refeiçoes onde nao tenha de deslocar toda ferramenta para a sala de jantar


    construir de raiz ter uma cozinha onde caiba uma mesa de refeições
    Peço desculpa mas a sua mesa de refeições tem quantos metros? A minha cozinha como já disse tem 5 m por 6.5m. Acha que 6.5m de comprimento não serve perfeitamente para colocar uma boa mesa???
  8.  # 68

    Colocado por: adarqBruno,

    Pela análise dos desenhos (porque não li o tópico todo) começo por questionar qual a topografia do terreno, qual a sua envolvente e qual a sua orientação solar. Esses são os primeiros pontos a ter em consideração para abordagem ao projecto.
    Seguidamente penso que poderá com as bases que tem reformular e elaborar uma nova proposta, talvez com uma leitura arquitectónica mais actual, tanto no interior como no exterior, irá perceber como que como consequência irá resultar um bom trabalho e um melhor controlo tanto na disposição dos espaços como nas áreas.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Eu estou a ter esses cuidados todos e a minha arquitecta também.
    É natural que quem esta de fora como vocês todos não consigam ver muito bem como vai ficar e de certa forma difícil de poder ajudar.
    Já tenho o levantamento do topografo e como ira encaixar a casa no terreno de moda a que fique bem, mas o desenho tipográfico esta a uma escala grande não tinha forma de colocar aqui e tenho um numa folha A4 mas não da para perceber porque o terreno é grande e o topografo foi aos pontos todos estrada, casas já existentes que possam interferir em algo. Isto numa escala muito reduzida não se percebe bem só no grande por isso não coloco.
  9.  # 69

    Colocado por: BrunoPeço desculpa mas não concordo.
    Nunca vai ficar remendado, mas alterado de acordo com o que gosto e poderei ou não aceitar o que as pessoas aqui dizem.
    Quanto aos anos 80, aceito é a sua opinião e não é o único aqui no tópico. Mas eu não vou alinhar na moda das casas que estou a ver agora por todo lado porque simplesmente não gosto.
    A moda é casas sem telha paredes que para mim nem se devia de chamar paredes porque é só vidro. Tenho conhecimento de pessoas que fizeram assim porque todos o fazem agora e já se arrependeram. Podem pensar que estão a por um vidro muito bom e depois não aguentam com o calor por exemplo, ou queixam-se que não estão a vontade porque vê-se tudo lá fora etc.

    Abraços


    Tem de se acalmar e ler melhor o que lhe é dito, senão ninguém se entende. Acho que ninguém está a falar da estética externa da sua casa, quando se fala do ar anos 80. Andam por aqui muitas casas tradicionais, e ninguém lhes apontou o dedo. Porquê? Porque apesar de construídas em estilo tradicional, não têm as características que fazem com que este projecto seja antiquado: divisões quadradonas, janelas ao meio das paredes externas, varandas partilhadas por mais de um quarto, ausência de WC social, etc, etc.

    Acho muito bem que faça uma casa de estilo tradicional. Mas funcionalmente - ou seja, na maneira como as divisões se organizam, na localização das janelas, sanitários, escadas, corredores, no grau de detalhe com que as cozinhas e casas de banho são projectadas, na escolha da área dos quartos com base na utilização e decoração que estes vão receber - a sua casa pode ser mais contemporânea. Não "moderna", que vc não gosta... mas nova!
  10.  # 70

    Mas não é o levantamento topográfico que é o problema, serão outros aspectos que claramente não afirmam esse desenho como um projecto de arquitectura.
    Se foi uma arquitecta que o fez, deve ter muito, mas mesmo muito com que se preocupar, e pelo que eu vejo no desenho não houve preocupação nenhuma.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 71

    Colocado por: Bruno

    Marco você deve ter a () da mania…
    O que a/o neluz diz tem toda a razão. Eu pessoalmente não gosto das casa de agora, casas sem telha, casas sem paredes, mas paredes que se possam de chamar paredes não é vidros.
    Eu ao meter uma casa desta forma não me ia sentir bem por exemplo.
    Mas já reparei que não vale a pena.



    olhe Bruno dá para entender este seu post??

    eu sugeri algum tipo de casa?? olhe eu realmente podia estar com mais paciência até porque já referi que a casa pode ser como está mas bem desenhada, ADMITA QUE TEM AI UMA CASA MAL DESENHADA, se eu tenho a mania é porque pelo em relação a si percebo disto um pouco mais. Não aceita? está no seu direito mas tambem NÃO ME INSULTE pois eu quanto muito estou a classificar o seu projecto não a si.
    se não gosta de opiniões desfavoráveis escusava de vir aqui pois como deve compreender aqui está-se sujeito tanto ás criticas boas como más.
    ponto final e espero que tenha uma boa casa e seja muito feliz.
    Concordam com este comentário: jokersmile, Ana Brás
  12.  # 72

    Colocado por: Bruno
    Quanto aos anos 80, aceito é a sua opinião e não é o único aqui no tópico. Mas eu não vou alinhar na moda das casas que estou a ver agora por todo lado porque simplesmente não gosto.
    A moda é casas sem telha paredes que para mim nem se devia de chamar paredes porque é só vidro. Tenho conhecimento de pessoas que fizeram assim porque todos o fazem agora e já se arrependeram. Podem pensar que estão a por um vidro muito bom e depois não aguentam com o calor por exemplo, ou queixam-se que não estão a vontade porque vê-se tudo lá fora etc.

    Não me referia a questão tradicional/contemporânea, aliás nesse aspecto partilho da sua opinião... também não aprecio o estilo contemporâneo muito na moda hoje em dia, tipo "caixote", sem telhado e enormes vãos de vidro, gosto muito mais do estilo tradicional. Mas pode ser tradicional sem ser antiquada, que é o que penso que é o esboço que aí tem.

    Se mesmo assim, está confiante de que o que tem aí é o que realmente quer e gosta, avance.

    Abraço.

    Colocado por: Italiano
    Tem de se acalmar e ler melhor o que lhe é dito, senão ninguém se entende. Acho que ninguém está a falar da estética externa da sua casa, quando se fala do ar anos 80. Andam por aqui muitas casas tradicionais, e ninguém lhes apontou o dedo. Porquê? Porque apesar de construídas em estilo tradicional, não têm as características que fazem com que este projecto seja antiquado: divisões quadradonas, janelas ao meio das paredes externas, varandas partilhadas por mais de um quarto, ausência de WC social, etc, etc.

    Acho muito bem que faça uma casa de estilo tradicional. Mas funcionalmente - ou seja, na maneira como as divisões se organizam, na localização das janelas, sanitários, escadas, corredores, no grau de detalhe com que as cozinhas e casas de banho são projectadas, na escolha da área dos quartos com base na utilização e decoração que estes vão receber - a sua casa pode ser mais contemporânea. Não "moderna", que vc não gosta... mas nova!

    Subscrevo!
  13.  # 73

    jorge_goncalves,

    Deixe-me corrigir um ponto que referiu.

    O estilo contemporâneo não é uma moda! É um estilo que tende a ser imitado(mal, muito mal) por quem tenta fazer arquitectura mas não consegue lá chegar.
    Por isso e tal como já referi neste forum existe um estilo pseudo-modernista (pseudo-contemporaneo) que não é nada mais do que banalizar e estragar toda uma obra e uma intenção do que é arquitectura.
    Para falar do estilo contemporâneo, teria que se referir a situações bem mais complexas do que aquilo que julga.
    A arquitectura tem esta facilidade, pode ser criticada pela sociedade porque é objecto disso e está exposta para tal, mas isso já é arquitectura!


    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 74

    adarq,

    Como disse na minha primeira intervenção, pouco percebo de arquitectura, por isso, é bem provável que o termo "contemporâneo" não seja o mais feliz para descrever o estilo de moradias a que me refiro, no entanto, julgo que dará para perceber o sentido que lhe pretendia dar.
    Concordam com este comentário: Bruno
  15.  # 75

    Colocado por: BrunoMarco você deve ter a () da mania…


    Colocado por: BrunoAde ter muitos clientes a porta… coisas que duvido pelo tempo que gasta aqui…


    Nem percebo porque é que insistem em fazer comentários, num tópico, onde um gajo vem pedir opiniões sobre o seu projecto e depois diz estas pérolas, a membros que apenas não gostam do seu projecto.
    Concordam com este comentário: Ana Brás
    • Bruno
    • 6 abril 2012 editado

     # 76

    Colocado por: marco1


    olhe Bruno dá para entender este seu post??

    eu sugeri algum tipo de casa?? olhe eu realmente podia estar com mais paciência até porque já referi que a casa pode ser como está mas bem desenhada, ADMITA QUE TEM AI UMA CASA MAL DESENHADA, se eu tenho a mania é porque pelo em relação a si percebo disto um pouco mais. Não aceita? está no seu direito mas tambem NÃO ME INSULTE pois eu quanto muito estou a classificar o seu projecto não a si.
    se não gosta de opiniões desfavoráveis escusava de vir aqui pois como deve compreender aqui está-se sujeito tanto ás criticas boas como más.
    ponto final e espero que tenha uma boa casa e seja muito feliz.


    Da sim para entender o post… este post bem em resposta dum outro anterior

    (Quando foi dito para eu fazer a casa de forma a que me cinta bem.)

    É verdade que não sugeriu tipo de casa. Eu simplesmente dei um exemplo para lhe explicar que se fosse da maneira que eu citei não me ia sentir bem.

    Mas porque é que eu vou admitir que a casa esta mal desenhada quando no meu ver e todos que pegam no desenho e conhecem o sitio acham que esta bem, eu acho sim que deve ser mudado algumas coisas, por isso vim aqui para poder meter isto duma forma melhor. È simplesmente isto.

    Quero acreditar que realmente percebe um pouco mais disto que eu, pois este não é o meu tipo de trabalho se for o seu caso é bom que realmente perceba um pouco mais…

    Eu não insultei. Mas a muitas maneiras de dizer que algo esta mal sem ser da maneira que o disse. Se não quer ajudar não tem essa obrigação. Não tem interesse é passar apenas para dizer (esta tudo mal, troque de arquitecto etc. varias coisas) porque se para mim o desenho estivesse bem eu não vinha aqui fazer nada mandava fazer e pronto.

    Eu sei que aqui pode-se ouvir o que esta bem e o que esta mal, senão não tinha lógica aqui vir, mas o objectivo é saber o que esta mal para melhor certo???

    Abraços
  16.  # 77

    Colocado por: jorge_goncalves
    Não me referia a questão tradicional/contemporânea, aliás nesse aspecto partilho da sua opinião... também não aprecio o estilo contemporâneo muito na moda hoje em dia, tipo "caixote", sem telhado e enormes vãos de vidro, gosto muito mais do estilo tradicional. Mas pode ser tradicional sem ser antiquada, que é o que penso que é o esboço que aí tem.

    Se mesmo assim, está confiante de que o que tem aí é o que realmente quer e gosta, avance.

    Abraço.


    Subscrevo!


    Boas tardes Jorge

    Pois é o que eu acho verdadeiros caixotes não gosto mesmo…

    Eu se estive confiante que é assim que quero já tinha avançado, mos como não estou, ando aqui a ouvir opiniões e devo dizer que já vi aqui algumas ideias que tenho aponte para a próxima reunião falar. Por isso já estou satisfeito com o tempo que perdi aqui.

    Eu estou calmo lool… só não gosto é de piadas que duma certa forma são demasiado pesadas. Mas ok compreendo

    Abraços
  17.  # 78

    marco1

    Eu vou ser muito sincero gostava imenso em saber a opinião, a ideia do Marco.

    Gostava que você pega-se no que tenho e desse a sua ideia não precisava de perder muito do seu tempo. Para eu poder ver como é que a minha casa/desenho podia ficar como esta mas aplicando o “moderno” nela. Ou podia mesmo alterar a posição dos cómodos, tendo em mente que o sol vai estar com mais frequência onde esta a cozinha e a suite.

    Proponha o desafio. Eu posso estar errado em algumas coisas que tenho e estar a pensar numas coisas e elas serem outras.

    Se não quiser não tem problema mas assim poderíamos debater melhor a ideia aqui no fórum.

    Alias aqueles que quiserem, podem fazer o mesmo e vamos ver o que sai, vamos ter em conta que a pessoas que não são arquitectos.

    Abraços a todos e boa Páscoa
  18.  # 79

    Bruno

    deve estar a brincar comigo?? depois do que disse? não foi capaz de rebater nenhum argumento meu sem ofender.
    é certo que estamos em data de redenção e perdão mas para mim ponto final.
    olhe sou arquitecto e não me intitulo como o grande arquitecto mas seguramente o suficiente para lhe dizer que o seu projecto é mau e quem o fez me suscita duvidas.
    e quanto á minha vida e tempo não tem nada a ver com isso, mas digo-lhe: sim tenho muito pouco trabalho neste momento mas não ando desesperado e não embarco em certas coisas.
    boa pascoa.
    Concordam com este comentário: youngjoey77, Ana Brás
  19.  # 80

    Oh Marco, não se chateie...

    Já vi que é arquitecto.

    Adorava imenso ter uma opinião sua sobre o meu projecto.

    Quando tiver um tempinho dê lá uma saltada sfv.

    Obrigado
 
0.0301 seg. NEW