Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    junça tá na foto mas pensava que era a outra , a outra é que conheço por canicão mas vendo melhor realmente é a grama conhecida por cá com este nome também ... no caso da junça o melhor remédio que conheço é o PROGRAM da sapec em pó mas tem que navalhar a terra ,o Montana também resulta em 3 a 4 tratamentos acompanhado sempre de um adubo foliar ...
    • jjag
    • 30 julho 2012 editado

     # 22

    Agora com 2 fotos decentes e grande plano da erva daninha em questão:
      P1120438.JPG
      P1120439.JPG
    • eu
    • 30 julho 2012

     # 23

    Isso parece ser grama: fica muito bem no relvado!
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 24

    Colocado por: euIsso parece ser grama: fica muito bem no relvado!

    Parece mesmo! bem melhor que a outra já seca !
  2.  # 25

    para se tirar a duvida , arranque a raiz e veja que se for como uma raiz normal é canicão erva ótima para relvado alto e fofo mas dá baratas lol se a raiz for á laia ( tipo ) de cebolas amassadas ( tocas) é Grama

    se for Grama , morre com Montana ou Roundup
    se for canicão , Piton Verde ou Trilone ou Garlon
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
  3.  # 26

    A mim parece-me "milhã" (Digitaria ischaemum).
    Assim tenrinha é engraçada mas depois de crescer dá mau aspecto ao relvado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 27

    A minha fica toda espigada no verão, basta estar 2 semanas sem cortar e parece um campo de trigo lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
  4.  # 28

    Uma maneira de eliminar as ervas é cortar a relva sobretudo na época de Primavera e Verão com mais frequência por ex. 15 em 15 dias, isto faz com que a relva alastre mais e ganhe força para as laterais e não para cima tal rede de modo a criar uma rede que sufoca as ervas, isto aplica-se só para as varias espécies de grama.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 4 agosto 2012 editado

     # 29

    Tirei mais umas fotos do que gostava eliminar do "relvado". A ultima foto é aquilo que eu chamo grama (raiz única que ás vezes na monda fica por lá!)
      P1120441.JPG
      P1120442.JPG
      P1120443.JPG
      P1120446.JPG
  5.  # 30

    em relvados com áreas pequenas, a melhor solução é o arranque manual
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 5 agosto 2012 editado

     # 31

    Colocado por: julioem relvados com áreas pequenas, a melhor solução é o arranque manual
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jjag


    Tem sido a única coisa que teho feito, quer para a Junça/Grama, quer para esta 2ª erva daninha que nao sei o que chamar...mas não resulta, as gajas são mais rápidas a aparecer que eu a arrancá-las!
  6.  # 32

    jjag

    Bom trabalho e continue a luta...estou-me a referir á última foto que postou da daninha "junça", isso demora mas vai ter sucesso a médio prazo. Não pode/deve é deixar-las maturar e ganharem sementes (são umas bolinhas brancas na extremidade de cada raiz)!
    Neste ano ainda vão continuar a aparecer mas se arrancar, no próximo ano terá muitas menos (fica menor quantidade sementes) e assim sucessivamente até á erradicação (quase) total...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 5 agosto 2012

     # 33

    As sementes da junça estão nas raizes? É bem, mais uma lição.

    Eu pensava que eram umas sementes que ficavam no topo da erva (chega a dar flor)..andava sempre a arrancar aquilo para que não aparecessem mais. Hoje foi maus um desbaste, mas vai demorar uns bons anos á velocidade que levo!! ehehe
    • riscas
    • 6 agosto 2012 editado

     # 34

    jjag,

    sim, tá a ver as batatas... é idêntico.
    Se tiver um pé com flor, de certeza que já tem as sementes lá em baixo nas extremidades das raizes, quando lhe dizia para não as deixar chegar ao estado adulto (com a tal flor, etc) era para que evite que as sementes fiquem lá... mesmo arrancando a planta. No jardim tem o solo já compactado por esse motivo, a terra e as raizes da relva vão prender algumas das sementes da daninha lá em baixo... como lhe disse não desanime, a persistência vai mostrar resultados em 1 ou 2 anos.
    Está a fazer um bom trabalho mas fique com a ideia que deve atacar (fazer as mondas) o mais cedo possível, mesmo quando elas parecem insignificantes (nesta época de certeza que tem uma boa quantidade de daninhas desta especie... a época forte delas vai mais ou menos de Maio a Outubro).

    Nota: a outra infestante que mostrou (milhã), essa sim propaga-se através das sementes aéreas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
    • jjag
    • 6 agosto 2012 editado

     # 35

    E existe pesticida para a Milhã? ..essa é bem mais tramada de arrancar, fico com a ideia que as raizes ficam lá enterradas. Espalha-se com o trevo, será que serve o mesmo "veneno"?

    Obrigado
  7.  # 36

    JJAG,

    Acho que pode funcionar mas pelo sim pelo não, porque não experimenta numa pequena área onde tenha a milhã? se funcionar depois faz em todo.
    Se não funcionar então use o Lumax.

    Se puder evitar os herbicidas melhor... não podendo, tenha cuidado e moderação na aplicação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjag
  8.  # 37

    Colocado por: jjagE existe pesticida para a Milhã? ..essa é bem mais tramada de arrancar, fico com a ideia que as raizes ficam lá enterradas. Espalha-se com o trevo, será que serve o mesmo "veneno"?

    Obrigado


    para matar por completo não , mas há um que mata os dois que é o PROGRAM em pó , mas tem que lavrar a terra e fazer uma rega .
    • jjag
    • 7 agosto 2012

     # 38

    Pronto...então já fui! A junça vou arrancando (poupo no ginasio). Agora a milha é que nao tenho hipoteses: lavrar a terra nao consigo, vou destruir tudo. Sao dois espacos separados e o que fiz no primeiro espaco (quando comprei a casa), foi arrancar tudo o que estava no espaco mais estragada e semear de novo. O espaco mais antigo, tem a relva mais antigo, e é o que está mais atacado pela milha. Arrancar tudo está fora de hipoteses, lavrar estraga a pouca relva boa, estava a tentar um qqr herbicida. Com o trevo foi impecavel, pensei que podia usar o mesmo (ou semelhante), com o mesmo efeito.

    A todos agradeco a ajuda, vou postando o resultado da minha guerra com a junça e vou tentar cirurgicamente arrancar a milha que consiga...

    Obrigado
  9.  # 39

    Boa tarde,

    é a primeira vez que participo neste forum e não sei se este é o sitio correcto para apresentar o problema que tenho no meu jardim...
    o meu jardim está cheio de uma planta que por muito que corte está a sempre a nascer nova e parece que vem com mais força. Os meus vizinho já tentaram herbicida mas não conseguiram acabar com elas...coloco em anexo imagem.
    alguém me sabe dizer que planta é esta e sugestões para acabar com ela?

    Muito obrigado
      IMG00353-20120808-1124_pq.JPG
  10.  # 40

    viva Miguel Tinoco,

    essa está um pouco mais difícil de identificar, parece-me uma espécie que cresce junto a riachos.
    já lhe viu alguma flor ou espiga com sementes?

    eu experimentaria (sem certeza absoluta de que funciona) o sistémico que se usa para as silvas e a lingua-de-vaca (basta pedir numa drogaria "herbicida para silvas", mas o mais barato porque á um que é bastante caro). aquilo aplica-se com um pulverizador pequeno nas folhas, pelo fresco, para não evaporar rapidamente (as folhas absorvem e levam o quimico á raiz fazendo com que seque a planta por completo).

    entretanto pode ser que venha alguém (rafaelisidoro chamado á recepção :-) ...) e consiga identificar a dita cuja.
 
0.0270 seg. NEW