Colocado por: Pedro Azevedo78Mocetaoj,
Quantos m2 tem a sua casa e quantos elementos instalou?
EM relação ao esquema de instalação, em relação aesteque se altera caso seja mesmo so o recuperador a fazer o aquecimento?
Que tenho de instalar e aonde para ter uma instalação segura e eficaz? Sem olhar a custos...
Colocado por: MocetaojNao tinha lido o comentário do amigo Sergio, ele recomenda retirar a válvula de 3 vias e a colocar mais umas coisitas.... Espero que o Sergio mes esclareça que coisas são essas! A válvula de 3 vias tem como função minimizar a condensação como já disse, pode ser substituída por uma válvula térmica mecanica que salvo erro muda aos 60º tendo por isso menor poder de ajuste, esqueci de referenciar que a todo o sistema é controlado por uma centralina muito simples que faz 3 swich a 3 temperaturas diferentes, no meu caso liga e desliga a circuladora aos 45º liga ou desliga a caldeira a gasoleo aos 50º e controla a válvula de 3 vias aos 60º, todos estes ajustes das temperaturas ainda estão em teste espero no inferno afinar com mais eficiência. Uma nota mais em relação aos radiadores e a potência calorifica, os meus radiadores todos tem cabeças termostaticas e no r/c onde está o recuperador ao fim de uma hora de trabalho estão todos fechados demorando mais um pouco o da cozinha que está mais longe, nessa hora a temperatura da agua anda por volta dos 65º com meia carga de lenha a arder, depois a temperatura sobe aos 72º com menos lenha e carrego com um pau sempre que desçe aos 60 o que demora cerca de uma hora.
Espero ter ajudado...
JCMEstas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78
Colocado por: Sergio Rodriguesexacto eu dispensava a valvula de 3 vias e podia colocar a valvula termica pois o sr pedro falou num sistema so com o recuperador sem caldeira, as peças que falei que pode instalar são varias, uma delas é a tal valvula termica outra seria tb um separador hidraulico e tb uma valvula termica que não vi no esquema, existem varios esquemas e varios tipos de instalações, a minha opiniãp pessoal passa por reduzir o sistema de regulação quando os sistemas são simples e evitar problemas como por ex falta de electricidade. outra coisa que axo de boa ideia evitar é colocar cabeças termostaticas nos radiadores quando o recuperador esta ligado directo aos radiadores!
São tantas as opções que penso não existir a formula "correcta", a ideia de um recuperador "estourar" ja não deve existir com todas as tecnicas que existem!