Iniciar sessão ou registar-se
    • TLS
    • 26 abril 2012

# 21

Nao tinha lido a primeira função da bomba que faz a circulação interna antes de entrar no sistema
  1.  # 22

Desculpem ausência, pois é isso mesmo a válvula de 3 vias faz circular a agua desde os 35º até os 50º no recuperador, aos 50º abre para os radiadores, isto para controlar a condensação que até ao momento não existe, o vidro tb não suja. Só há um pormenor que não estou satisfeito a 100%, no momento de acender se não tiver cuidado faz algum fumo... Depois de quente é fabuloso...
    Concordam com este comentário: zelabareda
  2.  # 23

uma valvula de carga faria essa função
  3.  # 24

Boas Sergio, não vejo como a válvula de carga faria essa função. Pode exemplificar?

Abraço

JCM
  4.  # 25

não consegui arranjar uma imagem melhor mas veja se consegue ver, a peça que falo é o nº7
      1222921111KZkaxw.jpg
  5.  # 26

Bom Dia Sergio,

Obrigado pelo esclarecimento, parece.me ser uma válvula que muda de sentido com a temperatura... Estando programada para 61º, pois parece.me excelente soluçao deve ser bem mais barata do que a desviadora e faz o mesmo efeito a única vantagem da desviadora e poder controlar a temperatura do desvio mas agora mesmo tenho a 60º

Como estou a responder.lhe do iPad nao posso adicionar o meu esquema mas envio mais logo.

Forte abraço

JCM
  6.  # 27

Boas... sem querer abusar ... será que podem dar uma ajudinha neste tópico

https://forumdacasa.com/discussion/20871/precos-de-recuperadores-de-calor-com-caldeira-de-cantoangularquina/#Item_4

Precisava saber entre dois modelos qual o "melhor"... percebo algumas coisas mas de recuperadores "nao pesco" nada!
  7.  # 28

Boa tarde vivo num apartamento T2 (90m2), num segundo e último andar na zona de Esposende. Tenho acumuladores de calor bi-horário, mas com o preço da electricidade e o fim do bi-horário, estou a pensar colocar um recuperador de aquecimento central (ECOFOGO que consigo por 850 euros) e cerca de 40 elementos ROCA DUBAL 70 nas 7 divisões que a casa tem (Quarto 14m2 (8 elementos)+ Quarto 11m2 (6 elementos)+ Sala 27m2 (10 elementos + recuperador)+ Cozinha 8m2 (4 elementos) + Hall 9m2 (6 elementos) + 2WC 4,5m2/cada (3 elementos/cada). Casa com PVC vidro duplo, tecto Falso, pé direito de 2,5m e interiores em pladur. Desculpem a descrição... A minha pergunta prende-se com o facto de ter uma pré instalação de aquecimento a gás com a tubagem pex. POSSO UTILIZAR ESTA TUBAGEM PEX PARA O RECUPERADOR DE AQUECIMENTO CENTRAL A LENHA???
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Mocetaoj
  8.  # 29

Sergio,
    Em anexo o esquema do meu sistema.

Com amizade

JCM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  9.  # 30

Boas amigo Ricabal,

Em teoria pode no entanto o pex tem muitas limitações com agua a 90º mas a agua nao deve subir acima dos 75º depende muito do tipo de recuperador que escolha, eu instalei um Romotop e a agua nao sobe acima dos 75º francamente penso que para um apartamento fica mais bem servido com um sistema eléctrico de fluido económico que com a lenha, agora a solução que utiliza é má carrega de noite e liberta energia de dia quando não está ninguém em casa.

Com amizade

JCM
  10.  # 31

Mocetaoj,

Quantos m2 tem a sua casa e quantos elementos instalou?
    EM relação ao esquema de instalação, em relação a este que se altera caso seja mesmo so o recuperador a fazer o aquecimento?
    Que tenho de instalar e aonde para ter uma instalação segura e eficaz? Sem olhar a custos...
  11.  # 32

Colocado por: Pedro Azevedo78Mocetaoj,

Quantos m2 tem a sua casa e quantos elementos instalou?
    EM relação ao esquema de instalação, em relação aesteque se altera caso seja mesmo so o recuperador a fazer o aquecimento?
    Que tenho de instalar e aonde para ter uma instalação segura e eficaz? Sem olhar a custos...

em relação ao esquema se for so para aquecimento atraves do recuperador, tire a valvula de 3 vias e as ligações á caldeira, depois pode colocar mais umas coisas!
    quanto a elementos depende uma forma muito simples, mas que não seria a mais correcta, nem a mais fiavel é fazer o seguinte, numero de elementos = a tres quartos da area em m2
  12.  # 33

Obrigado Sérgio.

Quanto ao dimensionamento dos radiadores não tenho grandes questões.
    Tenho mais em relação ao esquema de montagem e algumas em relação à potência dos recuperadores.
    O que interessa nos recuperadores é o que eles denominam de potência térmica na água? Ou a potência nominal? Creio que será a primeira não?
  13.  # 34

Olá amigos,

Quanto a área da minha casa tenho cerca de 95 elementos para 160 m², em relação ao esquema para manter o nível de segurança que eu escolhi e minimizar a condensação só não necessita das válvulas anti retorno que estão perto da caldeira a gasoleo, tudo mais recomendo.

JCM
  14.  # 35

Nao tinha lido o comentário do amigo Sergio, ele recomenda retirar a válvula de 3 vias e a colocar mais umas coisitas.... Espero que o Sergio mes esclareça que coisas são essas! A válvula de 3 vias tem como função minimizar a condensação como já disse, pode ser substituída por uma válvula térmica mecanica que salvo erro muda aos 60º tendo por isso menor poder de ajuste, esqueci de referenciar que a todo o sistema é controlado por uma centralina muito simples que faz 3 swich a 3 temperaturas diferentes, no meu caso liga e desliga a circuladora aos 45º liga ou desliga a caldeira a gasoleo aos 50º e controla a válvula de 3 vias aos 60º, todos estes ajustes das temperaturas ainda estão em teste espero no inferno afinar com mais eficiência. Uma nota mais em relação aos radiadores e a potência calorifica, os meus radiadores todos tem cabeças termostaticas e no r/c onde está o recuperador ao fim de uma hora de trabalho estão todos fechados demorando mais um pouco o da cozinha que está mais longe, nessa hora a temperatura da agua anda por volta dos 65º com meia carga de lenha a arder, depois a temperatura sobe aos 72º com menos lenha e carrego com um pau sempre que desçe aos 60 o que demora cerca de uma hora.

Espero ter ajudado...

JCM
    Concordam com este comentário: zelabareda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, zelabareda
  15.  # 36

JCM,

Não me consegue fazer uma legenda para o seu esquema? É que é um assunto que não percebo mesmo nada e quero ajudar o meu pai nesta instalação, pois vejo muita coisa mal feita...
    Que centralina escolheu?

Sérgio, que acha que se devia acrescentar neste esquema?
  16.  # 37

Colocado por: MocetaojNao tinha lido o comentário do amigo Sergio, ele recomenda retirar a válvula de 3 vias e a colocar mais umas coisitas.... Espero que o Sergio mes esclareça que coisas são essas! A válvula de 3 vias tem como função minimizar a condensação como já disse, pode ser substituída por uma válvula térmica mecanica que salvo erro muda aos 60º tendo por isso menor poder de ajuste, esqueci de referenciar que a todo o sistema é controlado por uma centralina muito simples que faz 3 swich a 3 temperaturas diferentes, no meu caso liga e desliga a circuladora aos 45º liga ou desliga a caldeira a gasoleo aos 50º e controla a válvula de 3 vias aos 60º, todos estes ajustes das temperaturas ainda estão em teste espero no inferno afinar com mais eficiência. Uma nota mais em relação aos radiadores e a potência calorifica, os meus radiadores todos tem cabeças termostaticas e no r/c onde está o recuperador ao fim de uma hora de trabalho estão todos fechados demorando mais um pouco o da cozinha que está mais longe, nessa hora a temperatura da agua anda por volta dos 65º com meia carga de lenha a arder, depois a temperatura sobe aos 72º com menos lenha e carrego com um pau sempre que desçe aos 60 o que demora cerca de uma hora.

Espero ter ajudado...

JCM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78

exacto eu dispensava a valvula de 3 vias e podia colocar a valvula termica pois o sr pedro falou num sistema so com o recuperador sem caldeira, as peças que falei que pode instalar são varias, uma delas é a tal valvula termica outra seria tb um separador hidraulico e tb uma valvula termica que não vi no esquema, existem varios esquemas e varios tipos de instalações, a minha opiniãp pessoal passa por reduzir o sistema de regulação quando os sistemas são simples e evitar problemas como por ex falta de electricidade. outra coisa que axo de boa ideia evitar é colocar cabeças termostaticas nos radiadores quando o recuperador esta ligado directo aos radiadores!
    São tantas as opções que penso não existir a formula "correcta", a ideia de um recuperador "estourar" ja não deve existir com todas as tecnicas que existem!
  17.  # 38

Colocado por: Sergio Rodriguesexacto eu dispensava a valvula de 3 vias e podia colocar a valvula termica pois o sr pedro falou num sistema so com o recuperador sem caldeira, as peças que falei que pode instalar são varias, uma delas é a tal valvula termica outra seria tb um separador hidraulico e tb uma valvula termica que não vi no esquema, existem varios esquemas e varios tipos de instalações, a minha opiniãp pessoal passa por reduzir o sistema de regulação quando os sistemas são simples e evitar problemas como por ex falta de electricidade. outra coisa que axo de boa ideia evitar é colocar cabeças termostaticas nos radiadores quando o recuperador esta ligado directo aos radiadores!
    São tantas as opções que penso não existir a formula "correcta", a ideia de um recuperador "estourar" ja não deve existir com todas as tecnicas que existem!

Sim, é mesmo só o recuperador ligado aos radiadores...
    O que pretendo é isso mesmo. Um esquema simples e seguro. Tal como na minha área sou adepta da regra "KISS" (Keep It Stupid Simple).
    Tenho ainda o questão vaso aberto ou fechado. É que não será facil instalar lá um vaso aberto, mas se for o melhor, tudo se resolve...
    Como faria no meu caso Sérgio? Um esquema geral de uma instalação...
  18.  # 39

Pode seguir o esquema do Mocetãoj, excluindo a caldeira tem la todos os acessorios necessarios, Valvulas de segurança "termica e pressão", vaso de expanção, purgadores, bomba circuladora, depois pode controlar a bomba com um termometro mecanico!
    • MLD
    • 9 dezembro 2012

# 40

Parabens ao Mocetaoj pela forma explicita do seu topico que o torna muito util. Eu tenho um caso muito parecido ao seu e todas as suas duvidas... Tenho mais um problema que é tubagem em pex... Aconselha o uso do "seu" sistema neste caso ou não arriscava e montava um sistema a ar como na sua outra casa? Não queria ter problemas com o pex pois comprei a casa e não assisti à sua montagem e tenho lido muito sobre problemas que podem vir de mal montagem...

0.0229 seg. NEW