Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Bom dia Amigo,
    As minhas desculpas mas passei muito tempo sem aceder ao forum, como pode constactar já tenho o sistema muito bem testado e devo dizer-lhe que é uma pequena maravilha, no meu caso consumo de lenha de 1 tonelada mes mas tenho a casa das 7 até me deitar a 24 graus e durante o dia nunca desce dos 20 graus, repare que a caldeira que antes era a gasoleo e agora é de condensação a gas natural nunca se liga e continua em automatico como antes (se a casa descer abaixo dos 18º no horario da economia (00:00h as 18:00) ou descer abaixo dos 20º no horario de conforto (18:00 a 00:00). A solução é de facto excelente, acredito que tenha a temperatura mais baixa que a minha tb reduz o consumo de lenha.

    Quanto a questão que me coloca do pex... pois eu não conheço as especificações do pex o que lhe posso dizer é a temperatura de circulação da agua do meu sistema com a fogueira bem quente, a Agua não ultrapassa os 85º com a queima muito alta e a temperatura ideal para mim são 70º penso que não deve ter nenhum inconveniente no pex para estas temperaturas.

    Abraço

    JCM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MLD
    • MLD
    • 11 janeiro 2013

     # 42

    Caro JCM,
    Dos sistemas que tenho visto, o seu caso parece-me correcto pois é o único com recuperador tb arrefecido o que controla a tempreatura de água de circulação e assim evita temperaturas elevadas no pex. No seu esquema não está representado o circuito de água fria, ou está?
    Estou um pouco indeciso entre este seu sistema e recuperador ou um recuperador normal mas com tanque de inércia, tanque este alimenta os radiadores e assim também é possivel controlar a temperatura da água. Pensou alguma vez nesta solução?
    Por fim, qual a sua opinião entre estes sistemas correndo o risco do pex ou o sistema a ar que possuiu na outra casa? Qual as desvantagens do sistema a ar? a nivel de instalação parece-me mt mais simples.
    Muito obrigado.
    Abraço
    MLD
  2.  # 43

    Caro Amigo,
    Como vou tentar ser o mais esclarecedor que me for possível nestas linhas, no entanto no final vou deixar-lhe o meu mail para caso lhe parece necessário possamos conversar telefonicamente. ([email protected])

    O principio dos recuperadores de calor a lenha é todo o mesmo, a chama aquece agua numa caldeira, como não temos controle sobre a chama também não podemos controlar a temperatura da agua na rede de aquecimento, então todos tem obrigatoriamente que ter um sistema de segurança para que em caso de sobre-aquecimento poderem ser arrefecidos, todos tem que ser equipados com uma válvula de segurança térmica que sempre que a agua sobe acima dos 90º possam ser arrefecidos, no meu aparelho se for dado um alarme (só aconteceu em testes) circula agua numa serpentina dentro da caldeira (serpentina totalmente independente da agua da caldeira e assim da rede de aquecimento) até que a temperatura baixe dos 90º. Como bem reparou está instalado no chamado circuito fechado.

    Outro método de instalação é o circuito aberto, esse tanque a que se refere apesar de ser um tanque com agua do sistema de aquecimento não regula a temperatura da mesma o que faz é uma dupla segurança, a caldeira passa a trabalhar com uma valvula de abertura sensível a 90º, ou seja sempre que o sistema sobe acima dos 90º essa válvula abre e deixa sair o liquido do caldeira que é o mesmo da rede de aquecimento e passa a entrar agua fria por gravidade desse deposito que tem que estar num ponto mais alto que o recuperador, esse deposito tem uma válvula de enchimento por bóia sempre que baixa o nível deixa de entrar agua. vantagens deste sistema: se avariar a válvula de de abertura aos 90 graus a carga sairá pelo tanque aberto como nos antigos acumuladores eléctricos de baixa pressão, inconvenientes: esta agua é a mesma do circuito de aquecimento sempre que entra agua ela tb leva ar, para alem de que a agua nova estar oxigenada e aumentar o por essa via o processo de corrosão.

    Quando lhe digo que o sistema não ultrapassa os 80 e poucos graus é porque a energia fornecida pela fogueira não consegue aquecer a agua mais que isso uma vez que os radiadores estão a dissipar a temperatura, isto com o meu tipo de maquina que tem cerca de 16kW e tenho cerca de 100 elementos sendo que contra o que indicam todos os manuais os radiadores do R/C tem as termostaticas no "3" e passada uma hora estão fechados passando a trabalhar só os do 1º andar, note que o meu sistema quando arranca aos 45º liga a circuladora que matem a agua a circular só no próprio recuperador para evitar a condensação (que é 0) e aos 60º a válvula desviadora envia agua para a rede de aquecimento ora começando o retorno a meter agua fria na caldeira esta ao fim de uma volta do circuito baixa aos 50º, volta a aquecer e na próxima abertura já não baixa dos 60º e mesmo com a chama no máximo não passa dos 80º.

    Quanto ao sistema a ar que tenho na outra casa, é muito mais simples de instalar penso ser de maior consumo de lenha que este e no meu caso era impossível uma vez que a minha casa tem 3 pisos.

    Espero não ter sido muito confuso...

    Abraço

    JCM
  3.  # 44

    Bom dia caro José

    Estive a ler este topico com atenção, pois estou inclinado para instalar o mesmo equipamento (Romotop). A minha instalação será semelhante (tenho caldeira a pellets), vou a adicionar é um deposito de AQS para a apoio de inverno ao TS que possuio. Parece-me que posso utilizar um esquema semelhante ao que utilizou, a minha duvida é se é possivel ter as duas fontes em simultaneo de fosse necessário. É que tanto a caldeira de 24Kw e o ROmotop de forma independente não tem potencia suficiente para as necessidades da casa. Embora seja apenas para situações pontuais (Natal, passagem de ano, etc), gostava de conseguir utilizar as duas fontes em simultaneo... já que alternadamente é pacifico, parece-me....

    Obrigado,
    Jorge Caiado
  4.  # 45

    Colocado por: JancidoAcabei por optar pelo Romotop

    Quase dois anos passaram..
    E que tal se tem portado o Romotop kv6.6.2TV? Contínua no seu melhor?


    Colocado por: MocetaojAmigos,
    Tenho o Romotop a funcionar, ligado por mim e funciona excelentemente. Instalei com os seguintes componentes:
    na saída do fluido montei no ponto mais alto purgador automático, manómetro indicador de presão, valvula de presão e temperatura de 3k, valvula de presão 3k, depois liga na entrada da válvula de 3 vias, 1 saída volta ao retorno onde está montada a bomba circuladora e o vaso de expanção. Na 2 saída envia o fluido para a rede de aquecimento, estão montadas ainda quatro válvulas anti retorno duas nos tubos do fluido do recuperador e respectivo retorno e duas na caldeira a gasoleo igualmente. Instalei uma válvula com sonda de temperatura que no caso de o aparelho subir acima dos 95º abre a passagem da agua para uma cerpentina que está no interior do aparelho para refregiração. Instalei ainda uma centralina que comprei a um instalador em Viseu muito simples, controla a bomba e a válvula de 3 vias com output de 220v e tem um auxiliar que faz de interruptor para me desligar a circuladora da caldeira a gasoleo.

    Ligo o aparelho e este quando chega aos 35º liga a circuladora com o fluido a circular só no recuperador, aos 40º desliga a circuladora da caldeira gasoleo e aos 50º a válvula desvia o fluido para a rede de aquecimento a temperatura continua a subir até aos 68º quando baixa aos 60º meto um pau e assim sucessivamente. É muito económico e o vidro está sempre limpo.

    Abraço

    JCM

    Fotos que ilustrassem estes passos todos, é que vinha mesmo a calhar :)
    De qualquer forma, o esquema que apresentou já ajuda muito!
  5.  # 46

    Colocado por: Mocetaojesqueci de referenciar que a todo o sistema é controlado por uma centralina muito simples que faz 3 swich a 3 temperaturas diferentes

    Que centralina escolheu?
  6.  # 47

    Colocado por: Sergio Rodriguesoutra coisa que axo de boa ideia evitar é colocar cabeças termostaticas nos radiadores quando o recuperador esta ligado directo aos radiadores!

    Porquê?
  7.  # 48

    Em recuperadores a lenha ou mesmo caldeiras sempre ouvi dizer que não devem ser usadas valvulas termostaticas nos radiadores....acho que tem a sua logica mas...
  8.  # 49

    Já agora Mocetão peço desculpa mas qual o consumo desse Romotop?Desculpe a pergunta.
  9.  # 50

    Colocado por: MocetaojBoa noite amigos,
    Estive a ler com toda a atenção as diversas opiniões sobre este tipo de recuperadores e sem duvida que se adquire rapidamente muita informação que de outro modo não seria possivel. Acontece que estou com o mesmo problema que tantos outros, tenho uma casa com aquecimento a gasóleo que neste momento é praticamente insuportável manter, nestas coisas como penso que bem sabemos é muito difícil quantificar o consumo desta ou daquela maquina, no meu caso que tenho uma maquina barata (ecoflam queimador minor) quando foi instalado era super económica com o gasóleo a 30 escudos (0,15€) nessa época tinha uma temperatura de economia de 20º e uma de conforto de 22º, neste momento tenho uma temperatura de economia de 18º e conforto 20º sendo que o conforto começa às 19 e termina as 23h todo o restante horário está a 18º, acrescento que a casa se situa numa encosta em Alfena em que a temperatura é 2º mais baixa que na cidade do Porto, tenho um isolamento de baixa qualidade na caixa de ar mas tenho umas janelas em PVC com estores eléctricos de excelente qualidade, além disso tenho instalada uma VMC que extrai ar 24 horas por dia, que os leitores que conhecem a construção em França sabem bem do que estou a falar, pois nestas condições estou a gastar 300 litros por mes para aquecimento e sanitarias, no entanto o consumo com as sanitarias não é mensurável. Por tudo isto tenho procurado uma alternativa para o gasoleo, estudei os pallets, solução que me parece interessante mas com um custo de instalação exagerado e no meio destas pesquisas surgiu.me a ideia de o recuperador hídrico, visitei um representante em Valongo da solzaima (que me pareceu competente) que me recomendou o modelo Romotop kv6.6.2TV, convenceu.me que é o melhor modelo deste fabricante e curiosamente um dos defeitos que me referiu nos recuperadores como o Aqua é o seu tamanho que por ele se torna menos eficiente e como provoca mais condensação suja em demasia o vidro, este modelo que me recomenda diz ser mais eficiente e mais seguro, falou-me em 1700€ para o recuperador e a montagem tem que ser orçamentada por um instalador que domina a parte hídrica. Como quando construí a casa o gasoleo era barato não montei a lareira para ganhar espaço ainda que tenha a chaminé feita necessito de toda a montagem arquitetônica para o melhor enquadramento possível.
    Como li muito sobre os consumos deste tipo de aparelhos gostava de registar que numa outra casa em Amarante tenho um sistema de aquecimento com recuperador a ar, num ano em que lá passei todo o inverno gastava 1 tonelada por mes, numa casa sem nenhuma eficiência energética, sem isolamento (só caixa de ar) e com caixilharia em alumínio com vidro simples, mas com a casa nunca a menos de 23º, penso que por muito que gaste este recuperador será sempre mais económico. Agradeço desde já toda a informação que me possam dispensar que eu pelo meu lado farei o mesmo. Com amizade
    JCM
  10.  # 51

    Colocado por: zelabareda
    Em recuperadores a lenha ou mesmo caldeiras sempre ouvi dizer que não devem ser usadas valvulas termostaticas nos radiadores....acho que tem a sua logica mas...

      Mas porquê? (lol, agora pareci um miúdo de 8 anos)
    •  # 52

      Talvez porque a lenha não tem o controle dos combustiveis liquidos.Isto é arde pura e simplesmente e pode sobreaquecer.Acho.
    •  # 53

      Colocado por: JoseBlino
      Quase dois anos passaram..
      E que tal se tem portado o Romotop kv6.6.2TV? Contínua no seu melhor
      :), estava para lhe responder ... mas a verdade é que numa ano só o liguei 2 vezes :) . Tenho uma caldeira de chama invertida, por isso acho que compreende porquê.
      Mas mesmo assim vou relatar o que fiz com ele:
      Uma das lacunas que acho que tem é a falta de registo na insuflação de ar, por isso fiz um registo (borboleta) e coloquei na entrada de ar, estando este a ser actuado por um regulador de tiragem. A entrada de ar em vez de ir ao exterior optei por ir á garagem que fica mesmo por baixo, de inverno pode ter uma diferença de 10ºC o que aumenta o rendimento.
      Utilizei-o no Natal e funciona impecável, queima bem e não sujou muito o vidro, fica sempre umas sombras nos bordos mas nada de especial, e quanto mais tempo estiver a funcionar em plena carga menos suja o vidro. A sala tem cerca de 50 m2 e a aquecer 210m2 de piso radiante aguentou sem problemas e até nem gastou muita lenha, (uma coisa importante é que a minha casa está muito bem isolada o que pode não ser uma comparação muito boa)
      A nível de construção, parece-me muito bem construido com bons acabamentos.
      Espero que tenha ajudado e que não o tenha confundido mais, porque cada caso é um caso... mas em principio deve haver quem tenha um Romotop que tenha mais experiência do que eu.
      cumprimentos
    •  # 54

      Jancido.Desculpe a intromissão mas quando fecha a entrada de ar ela não é eficaz?Isto é não consegue controlar a queima?É que há aparelhos que quase não se nota o abrandamento da queima.Continuam a "bombar" no máximo....
    •  # 55

      Colocado por: Jancidotenho um recuperador igual ao seu em fase de montagem também


      Carado Jancido,
      só agora me apercebi que o Sr. tem um equipamento Romotop? É este modelo, aqui em discussão, KV 6.6.2?

      O Sr. é que me podia dar feedback à questão que apresentei num outro post. Aqui.

      Obrigado desde já
    •  # 56

      Colocado por: zelabaredaJancido.Desculpe a intromissão mas quando fecha a entrada de ar ela não é eficaz?Isto é não consegue controlar a queima?É que há aparelhos que quase não se nota o abrandamento da queima.Continuam a "bombar" no máximo....
      Controla a queima sim, nota-se a chama a afrouxar... não se esqueça que este tem entrada de ar externa.


      Colocado por: JoseBlino

      Carado Jancido,
      só agora me apercebi que o Sr. tem um equipamento Romotop? É este modelo, aqui em discussão, KV 6.6.2?

      O Sr. é que me podia dar feedback à questão que apresentei num outro post.Aqui.

      Obrigado desde já
      Sim é esse modelo, em relação ao consumo infelizmente não o posso ajudar pois num ano só usei 2 vezes por isso não tenho muitos dados.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, zelabareda
    •  # 57

      Colocado por: JancidoControla a queima sim, nota-se a chama a afrouxar... não se esqueça que este tem entrada de ar externa.

      Pelo que me parece, na altura fez uma instalação bem feita, em vaso aberto.
      Pode arranjar fotos da instalação ou um esquema da mesma?
      Gostava de ver um caso já pronto, que tenha sido bem feito, para o compreender e então começar a delinear o que quero.
    •  # 58

      Tem aqui o teste em laboratório do Romotop KV 6.6.2
      Mas não se esqueça que está nas condições quase ideais, tempertura de entrada de 18ºC, uma boa tiragem, lenha boa e seca (claro!!) etc, por isso como no teste consome aprox. 4Kg de lenha, na realidade deve consumir perto de 4,5Kg a 5 Kg, digo eu.

      Cumprimentos
      Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, zelabareda
        Teste_ROMOTOP.png
    •  # 59

      Colocado por: JoseBlino
      Pelo que me parece, na altura fez uma instalação bem feita, em vaso aberto.
      Pode arranjar fotos da instalação ou um esquema da mesma?
      Gostava de ver um caso já pronto, que tenha sido bem feito, para o compreender e então começar a delinear o que quero.
      Não fiz em vaso aberto, fiz em vaso fechado, e está bem feita na mesma, o problema é que tinha um sistema em vaso fechado e para lhe adicionar um equipamento em vaso aberto era mais complicado, era preciso permutadores etc...
      Não se esqueça que este equipamento tem serpentina de segurança, logo coloca uma válvula de segurança termostática e uma válvula de segurança de pressão e tem uma instalação muito segura.
      A desvantagem do circuito em vaso aberto é a possibilidade de entrada de oxigénio para a água e contribuir para a corrosão dos equipamentos, em vaso fechado minimiza este problema, não significa que em vaso aberto os equipamentos durem menos tempo do que em vaso fechado, mas em teoria sim...
      Concordam com este comentário: zelabareda
      Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    •  # 60

      Ora aqui está um documento importante de um organismo oficial.Seria bom que todos os fabricantes exibissem os seus.Anda por ai um Post de uma Senhora que não consegue arranjar um da Solzaima (embora o tenha pedido)....e esta com dificuldades na certificação energetica,porque o tecnico não reconhece o Documento que a senhora lhe apresenta e é o que a Solzaima lhe faculta.
     
    0.0256 seg. NEW