Iniciar sessão ou registar-se
    • ze79
    • 6 abril 2012 editado

# 1

boas...

Já levo alguns anos a trabalhar neste mundo (globalizado) , stress e mais stress mas, como vivo na cidade e construi na aldeia a minha barraquita tenho tido
    umas ideias ,em que talvez algum membro aqui do fórum me pudesse ajudar?

Tenho alguns euros de lado , como já construimos a casa na aldeia ,onde adquirimos alguns hectares de terreno com esta crise que por aqui anda tenho
    pensado regressar a aldeia e investir no mundo agrícola mais precisamente na criação de cabras e no futuro fabricar queijos de cabra.
    Será uma boa opaco? Será o momento ideal ? se ele existe.etc...

A nível de licenciamento para instalação ,construção de estábulos (currais)será complicado ?
    Para construir uma queijaria sei que não é fácil,mas.

De criação de animais não conheço grande coisa tenho pesquisado muito na net mas...

atenciosamente ze79. feliz pascoa para todos;))))))

upss..
  1.  # 2

As pessoas não têm dinheiro para comprar queijo....lol
  2.  # 3

Ainda ontem vi um rebanho com mais de 200 cabras no gerês....

Se tivesse colocado este post antes, tinha perguntado ao pastor.:)
    • J.C
    • 6 abril 2012

# 4

Pois e dar-lhes de comer?
    A avó da Maria tem 6 perto de viseu e, ve-se á rasca...
    Tudo seco, lá anda nas terras a apanhar ramos para lhes dar.
  3.  # 5

boas...

Colocado por: sergio_pintasAinda ontem vi um rebanho com mais de 200 cabras no gerês....

Se tivesse colocado este post antes, tinha perguntado ao pastor.:)

Sergio-pintas qual o nome da aldeia?

obrigado
  4.  # 6

Colocado por: ze79boas...

Sergio-pintas qual o nome da aldeia?

obrigado

Onde vi o rebanho foi na estrada que vai de ermida para a vila de gerês. Provavelmente o pastor era de ermida.
  5.  # 7

boas...

na ermida nunca passei mas em:Brufe,Cotelo,Seara sta Isabel do Monte e muitos outras terras ja andei e vi por la alguns rebanhos.
    Se tiver alguma informação de rebanhos por essas zonas diga que assim poderei organizar-me e fazer uma visita ,e ate nos emcontrar-mos para beber um café
    ou outra coisa e fazer conhecimento será um prazer...;))))
    é dessa zona?
  6.  # 8

Boas!

Colocado por: ze79Tenho alguns euros de lado , como já construimos a casa na aldeia ,onde adquirimos alguns hectares de terreno com esta crise que por aqui anda tenho
    pensado regressar a aldeia e investir no mundo agrícola mais precisamente na criação de cabras e no futuro fabricar queijos de cabra.
    Será uma boa opaco? Será o momento ideal ? se ele existe.etc...

Presumo que os terrenos ficam situados nas zonas serranas, e ao ser assim, na minha opinião devia optar por outro tipo de investimento que não o da produção de queijo de cabra, pela simples razão, que ao ser um pequeno productor terá imensas dificuldades em se afirmar num mercado bastante concorrido! No entanto ouvi dizer que, um sector que esta a surpreender pela positiva é o do fabrico de mel (apicultura)...!

Veja estes ex.:

http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Bragan%E7a&Option=Interior&content_id=974880
    http://www.montesino.pt/loja/
    http://www.macmel.net/

Mais informação:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Apicultura
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Mel
    http://www.fnap.pt/ajudasector.php?m=4
    http://www.google.com/firefox?client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-PT:official

Cumpts
    Concordam com este comentário: ze79
  7.  # 9

Colocado por: ze79é dessa zona?

Não. Apenas fui lá passar dois dias. Relaxar e descansar.
    Que bem que sabem aqueles ares.
  8.  # 10

boas...

Não. Apenas fui lá passar dois dias. Relaxar e descansar.
    Que bem que sabem aqueles ares.

Pois eu para as ferias deste verão irei passar uns dias para a zona do geres descobrir esses pequenos lugares escondidos e investigar pequenos nichos de possíveis
    negócios ,e saber fazer criação e pastoreio,etc...

para quem conhecer criadores de caprinos agradecia que indicassem aqui a localidade onde poderei visitar ,etc...

obrigado;)))

UPSS...
  9.  # 11

boas...

abelhas aqui na zona não sei ,as abelhas fogem com o calor e por aqui a temperatura chega facilmente 42 e muito mais .
    cabras se o negocio der para o torto ou se vendem ou se comem ,se tentam fugir vão-se buscar as abelhas não ,tinha um vizinho
    dos meus pais noutra regiam em que muitas vezes no verão viu as dele fugir e aiaiiiiii....

mas obrigado:)))

upss...
  10.  # 12

Colocado por: J.CPois e dar-lhes de comer?
    A avó da Maria tem 6 perto de viseu e, ve-se á rasca...
    Tudo seco, lá anda nas terras a apanhar ramos para lhes dar.

boas...

Eu sei que as vezes não será fácil essa tarefa mas ...

EX: Tive um patrão uma vez antes de ir fazer o serviço militar que me disse : a vida é feita de avanços e recuos ,as dificuldades devem-se enfrentar nunca desistir a primeira .
    Tinha 3 filhas esse portão ,quando fui para a tropa a empresa tinha 20e tal mil contos de fundo maneio na empresa ,8 meses depois quando regresei tinha 15mil contos de prejuízo.

Com os animais temos que ter responsabilidades a dobrar recolher alimento de sequeiro na primavera para lhe podermos dar quando não há pastagem penso eu de que....

na minha propriedade passa um ribeiro no meio poder se há regar um pouco o terreno para manter verde o pasto....

a minha dificuldade é mais a nível de burocracia...

upss..
  11.  # 13

Boas!

Colocado por: ze79abelhas aqui na zona não sei ,as abelhas fogem com o calor e por aqui a temperatura chega facilmente 42 e muito mais .

Colocado por: ze79na minha propriedade passa um ribeiro no meio poder se há regar um pouco o terreno para manter verde o pasto....

Quando as temperaturas aumentam, as aflorações melíferas escasseiam e a actividade das abelhas de campo diminui acentuadamente, inicia-se o verão nos apiários.

Nesta estação é essencial a existência de água por perto das colmeias. Com a água, que preferem corrente, as abelhas podem combater eficazmente o calor mais intenso do verão, desde que possam contar com mel suficiente, de modo a poderem despender energias no acto de ventilação.

É igualmente neste o período que se deve proceder ao renovamento das mestras nas colmeias em que for considerado necessário é se não têm boa qualidade ou já apresentam uma postura deficiente; quando se utiliza o método mais simples, isto é, a morte da mestra, é fundamental que se aproveite a oportunidade para introduzir melhor qualidade no apiário:

Cinco dias após a morte da abelha-mãe, retiram-se todos os mestreiros entretanto construídos e introduzem-se na colmeia órfã dois favos retirados da melhor colmeia do apiário (com criação de todas as idades e sem abelhas adultas; desta forma, há mais probabilidades da colónia criar uma mãe geneticamente melhor;
    Nessa noite a colmeia deve ser levada para dois a três quilómetros de distância, de forma que, a nova «princesa» seja fecundada por zângãos não aparentados com ela, evitando-se, assim, as deficiências originadas pela consanguinidade;
    Conforme já foi referido anteriormente, há toda a vantagem em identificar perfeitamente estas colmeias que se encontram em criação de mestra para que não surjam erros de «deriva» que podem originar a perda da mestra ao regressar do voo de fecundação.
    Como é evidente, para estas operações, que devem ser programadas com bastante antecedência, é absolutamente indispensável que não tenha ainda terminado completamente a época da grande colheita de néctar para não se correr o risco de, quando as jovens «princesas» nascerem, já terem sido mortos pelas colónias os melhores zângãos, que são precisamente aqueles que foram criados na época das enxameações para garantirem uma fecundação eficiente das novas mestras.

Veja também a calendário do Apicultor com as tarefas a realizar nas quatro estações:

http://melcaramulo.no.sapo.pt/AgendaApicultor.htm

No nosso país existem doze denominações de origem geográfica de mel reconhecidas, onde este é obtido de acordo com as regras de produção, extracção, embalagem e conservação do produto, demonstrando o interesse dos produtores em apostar na qualidade. As regiões produtoras são a Serra da Lousã,o Parque de Montesinho, a Serra d’Aire, Albufeira de Castelo do Bode, Ribatejo Norte – Bairro e Alto Nabão – Terras altas do Minho, Terra Quente, Serra de Monchique, Barroso, Alentejo e Açores.

http://www.observatorioagricola.pt/item.asp?id_item=93

Cumpts
  12.  # 14

boas...

não é o meu mundo abelhas só dão o mel e que trabalho ,cabras é= a carne ,leite ,queijo ,cabritos ......estonado no forno hummmm..:)))
    chanfana de cabra velha uma das especialidades aqui da região....hummmmm;)))
    upss....;))))))))))
  13.  # 15

Boas

Sou proveniente de uma aldeia transmontana onde à uns anos valentes tinham lá à volta de 10 rebanhos de cabras.

Naquela zona existe uma "coisa" chamada de baldios:
    Que são os terrenos da aldeia "montes" são comunitários, ou seja de todos os habitantes da aldeia, onde pastavam tambem as vacas, etc... são montes bastante grande e com muito alimento para os animais.

Em questões de licenciamento duvido muito que seja preciso qualquer tipo. Será é preciso registar o rebanho para receber apios do estado, assim como indeminizações em caso de morte (pelos lobos, p ex.).

Na questão de uma "corte" para os mesmos acredito que se não for uma aldeia bem escondida tem que pedir uma licença de construção, mas não sei pormenores.

Cuidado com o mel, pois andam a roubar muitos cortiços.
  14.  # 16

mas pode acreditar numa coisa:

monetáriamente dificilmente terá uma vida melhor, mas certamentente ganhará qualidade de vida.
  15.  # 17

boas...

Colocado por: ferreirmas pode acreditar numa coisa:

monetáriamente dificilmente terá uma vida melhor, mas certamentente ganhará qualidade de vida.

não compreendi este....
    obrigado;)
  16.  # 18

é muito simples... e depende do ponto de vista...
    O meu que é de quem nasceu numa aldeia, que parece ser igual à de muitos estrangeiros e até portugueses que procuram estes meios para viver...
    São sitios sem stress, onde se ganham logo uns anitos de vida... o ar puro... locais seguro para os filhos brincarem e aprenderem a viver... entre muitas outras...
    Como referi depende do ponto de vista de cada um e eu sou sospeito na medida de nascer num sitio assim... que me deixa muita saudade e visito com muita frequencia... mas profissionalmente tem muito poucas possibilidades :(...
  17.  # 19

boas...

conheci uma vez um individu natural de uma pequena aldeia em bragança que dizia tanto mal da terra e que so la ia para visitar a mae ....
    um dia decidi passar por la e supresa minha é uma aldeia como muitas outras linda para se visitar e ate viver ,ganhar qualidade de vida etc...

eu sei que não da para ficar RICO não procuro a riqueza mas sim ser feliz com a minha família é o mais importante que podemos levar deste mundo...

para ricos e multimilionarios tenho trabalhado os últimos anos ,e com eles aprendi uma coisa não é o dinheiro que os faz felizes pelo contrário...
    quando vi um casal comprar uma propriedade com( palácio )casa enorme mas a senhora não dormia la ia dormir numa outra dependência logo ao lado isto não é ser feliz :(((
    agora eu estou cansado da vida stresante ,só procuro um pouco paz a felicidade (liberdade)sem stress ....
    gosto de animais em especial caprinos e ovinos é passionante ver estes ser vivos a interligarem com a natureza.

upss...
  18.  # 20

Eu tenciono um dia passar os ultimos dias da minha vida num lugar desse genero... Tenho primeiramente que arranjar condições para tal...
    Acredito que faz uma optima opção... Como disse foi uma questão de trabalho que me tirou de lá e não de gosto pela terra...

Boa sorte!

0.0216 seg. NEW