Eu acho que a procura do lucro deve não só ser um direito
... mas uma obrigação de cada um.
Colocado por: oxelfeR (RIP)Mesmo que o teu lucro implique a miséria de outros?
Colocado por: Façabem deixamos de ter participação nas empresas que eram do estado ou detidas por capitais privados Portugueses, EDP, REN, CIMPOR, SECIL, Central de Cervejas, UNICER, Portugal Telecom...etcClaro que ainda têm participação portuguesa!
Mais, o que o Chineses fizeram recentemente foi comprar a maior parte das acções da EDP,21% não é a maior parte...
Depois acho uma enorme piada do alarido que fizeram ao Pingo Doce pois a Jeronimo Martins colocou a sua sede na Holanda recentemente, e o Continente, Max Mat (SONAE) aos anos que a sede social está fora do País, ninguem se lembra disso??Jerónimo Martins, Sonae, etc., com sede no estrangeiro? Portanto não são empresas portuguesas!? :-)
Colocado por: Luis K. W.Sim, J Fernandes, maximizar o lucro pode aumentar a miséria (ao mesmo tempo que enriquece uma clique de milionários).
Colocado por: J.Fernandes
Eu acredito que sim, acredito que colectivamente ganhamos mais se comprarmos o leite mais barato, independentemente da sua proveniência. Acredito que a prazo ganhamos mais com a concorrência do que estar a manter empresas pouco competitivas por via do proteccionismo do "compre nacional".Discordam deste comentário:marco1,Jorge Rocha,DEEPblue,Façabem
Colocado por: Luis K. W.Sim, J Fernandes, maximizar o lucro pode aumentar a miséria (ao mesmo tempo que enriquece uma clique de milionários).
Colocado por: J.Fernandes Explique como.
Não deixa de ser irónico que o chamado "desenvolvimento" chinês tenha surgido de um sistema nascido da junção do pior do comunismo ao pior do capitalismo. Curiosamente satisfaz ambos, capitalistas e comunistas
Diga-me onde é que os ricos estão a ficar mais pobres. A mim parece-me que os ricos estão mais ricos e os pobres apenas menos pobres, acho que a distribuição da riqueza é cada vez mais desigual.
Por outro lado era difícil não haver melhoras, o ponto de partida era demasiado baixo.
Uma empresa, no intuito de aumentar os lucros, resolve deslocalizar a fábrica que tem num país do sul da Europa, para uma qualquer ditadura africana.
No país europeu deixou os operários «a arder», os fornecedores pendurados, e o país a necessitar de importar os bens que antes produzia.
Na ditadura africana, os operários receberão ordenados de fome (ficarão apenas um pouco menos miseráveis), e os principais beneficiários serão a clique de amigos da família do ditador que governa com punho de ferro.
Por outras palavras, aumentou a pobreza do país europeu, e não diminuiu a miséria no país africano.
E, entretanto, os ricos (os donos da fábrica e os donos do país) ficam cada vez mais ricos.
Quer que a maioria das empresas abram falência para ficarem só supermercados com a justiça ops... INJUSTIÇA a funcionar?
Se o ponto de partida era baixo, porque não continuar a piorar? E a verdade é que tem melhorado significativamente.
Mas será verdade que as empresas estão a falir por cá por não conseguirem fazer tão barato como as outras?Claro que não! Os impostos estão mais altos e as regras e justiça são avassaladores para as nossas empresas em relação às empresas estrangeiras!
Temos um estado sem ideias para levar Portugal prá frente!É isso que eu vejo e nada mais,porque a maioria dos profissionais estão a ir todos embora e até as empresas já não querem continuar cá e estão cada vez mais a deslocar-se para o exterior e ficam cá as poucas que t~em o previlégio de poder sugar tudo e todos ao abrigo estatal!
O que eu disse foi que não admira que o "desenvolvimento" seja assinalável quando visto em termos estatísticos, se o ponto de partida é baixo os números são sempre muito apelativos. Para certos indianos o simples aumento de rendimento diário de 1 € pode equivaler a uma subida de 50% ou mais.
Observe o que vê a autoridade prá concorrência nos combustíveis por exemplo... todas as bombas que dizem galp por exemplo não são Galp;são pequenas empresas privadas diferentes umas das outras que fazem todas os mesmos preços com uma marca à porta(galp)!
É como eu ter na minha empresa a dizer Sosoares;e todos os outros meus concorrentes terem escrito Sosoares,e praticarmos todos os mesmos preços em Portugal!
O PIB per capita é já de cerca de 1/3 do português, por exemplo (contrariando ideias preconcebidas da malga de arroz, mas isso não interessa nada).
Colocado por: luisvvO problema é que temos cá cidadãos que pensam que o estado é que tem que "ter ideias para levar isto para a frente"