Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Tenho um estabelecimento comercial (bar) que foi sujeito a vistoria por parte da Protecção Civil, pediram-me as medidas de auto-protecção.

A verdade é que para além de não saber o que são, não sei quem as possa fazer.

Isso é algum papel passado por um engenheiro? Sendo, quanto ficará (em €)?

Desde já muito obrigada

Liliana
    • Mac
    • 16 abril 2012

# 2

As medidas de autoprotecção tem a ver com a prevenção de incêndios em edifícios e são as que constam do artº 21 do Dec-Lei 220/2008, que pode ver aqui:
    http://dre.pt/pdf1sdip/2008/11/22000/0790307922.pdf
    Leia bem o diploma para perceber se todas elas se aplicam ao seu caso.

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: liliana_A
  2.  # 3

Onde é o estabelecimento? Se entender posso fazer-lhe uma proposta de fornecimento. ( veja no meu perfil - clique no meu nome para ter acesso aos meus contactos)
    O valor das MAP's. dependerá da CATEGORIA DE RISCO E MAIOR/ MENOR COMPLEXIDADE dos equipamentos e sistemas instalados. Podem variar entre os 250€ + IVA, até.... ;)

As Medidas de AUTOPROTECÇÃO,Consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança definidas no projecto e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.

Mais informações sobre as MAP´s aqui:
    http://www.segurancaonline.com/gca/?id=912
  3.  # 4

Sem querer enganar ninguém, passaram a ser obrigatórias desde 2008, acho que para qualquer tipo de estabelecimento. E sim, os valores variam bastante consoante quem os dá...
  4.  # 5

O estabelecimento é de bebidas, situado em Odeceixe. Alguém desta zona, alguém conhece? é da máxima urgência.
  5.  # 6

Liliana, se poder mandar uma planta do estabelecimento, consigo efectuar a caracterização e dar-lhe o preço. Estou sedeado em Ourique.. ainda ontem passei por Odeceixe ;)

mande para: [email protected]
    Prazos, dependendo da Categoria de risco e dos equipamentos instalados... pode demorar 5 dias úteis, ou 30 dias...

PS: Odeceixe é CDOS de Faro.... são exigentes na apreciação das MAP´s e Projectos SCIE entregues.
  6.  # 7

Cara liliana_A, enviei MP.
  7.  # 8

Ainda bem que há quem se mantém fiel ao princípio, autoproclamado, de não angariar trabalhos no fórum da casa.
  8.  # 9

O que não faltam por aqui são negócios arranjados no forum!! Não vejo mal nisso, agora podiam era ser feitos só por PM!!

Colocado por: J.FernandesAinda bem que há quem se mantém fiel ao princípio, autoproclamado, de não angariar trabalhos no fórum da casa.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  9.  # 10

Boa noite a todos.

Encontrei uma empresa em Faro que me faz a MAP, com a brevidade que necessito (até quarta-feira), e entrega em mãos á A.N.P.C. Como tem que ser com máxima urgência o valor foi um pouco elevado, mas neste país ou pagamos um preço alto ou não resolvemos as coisas, com os prazos que nos dão para o fazer.

muito obrigada a todos pelos comentários, e em especial á/ao Mac, e Pedro Barradas, pelas explicações dadas.

Melhores cumprimentos a todos.

Liliana
  10.  # 11

Colocado por: liliana_Amas neste país ou pagamos um preço alto

Neste país, enquanto houver a mentalidade "quero pagar mesmo muito pouco pelo serviço X", continuaremos a ser todos "pobres". Com isto não quero dizer que não se queira procurar um bom preço, mas os valores que as pessoas querem dar por um serviço às vezes são ridiculamente baixos. Também não estou a dizer que foi esse o seu caso. ;)
  11.  # 12

Colocado por: danobrega

Neste país, enquanto houver a mentalidade "quero pagar mesmo muito pouco pelo serviço X", continuaremos a ser todos "pobres". Com isto não quero dizer que não se queira procurar um bom preço, mas os valores que as pessoas querem dar por um serviço às vezes são ridiculamente baixos. Também não estou a dizer que foi esse o seu caso. ;)

Como também existe e muito o contrário ;)
  12.  # 13

Nada melhor que tratar das MAP em tempo útil, logo não tinha surpresa pela parte da ANPC nem do preço que se cobra pela execução das mesmas.

Caro Pedro Barradas, observou a mensagem que postei no forum da especialidade?
  13.  # 14

pois teem todos um ponto de razão.

danobrega
    Não me importo de pagar, quando acho que o valor é justo, não sei o trabalho que se tem a elaborar uma MAP, mas cobrar 700€ por fazê-lo achei um valor enorme, no entanto como que precisa sou eu, tive que me sujeitar....

ultrahipermega
    O meu problema não foi não tratar das MAP em tempo útil, foi confiar que quem se tinha encarregado de o fazer (o empreiteiro) o tinha feito, e só vi que afinal não o fez, quando a engª da A.N.P.C. terminou a vistoria a dizer que caso esse papel não fosse apresentado em 3 dias, o parecer seria negativo....

Duas lições que tirei daqui, não confiar que os outros estão a tratar das coisas, sem me certificar que estão mesmo, e não pagar logo tudo ao empreiteiro de obras. hihih
  14.  # 15

Vamos lá então ver isto de uma outra forma...

A vistoria que foi efectuada foi a primeira vistoria da ANPC para "legalização" do estabelecimento?

Esse estabelecimento ainda não está em funcionamento?
  15.  # 16

... a Liliana.. tinha Urgência, o local é proximo da minha sede, ofereci os meus préstimos. Mas como já devem ter verificado não me foi adjudicado e nem sequer cheguei a dar qq orçamento.
    J.FernandesSe andasse a "esconder", ou tivesse necessidade de esconder, não tinha sequer mencionado a Oferta ou mencionado a MP. Penso que a minha postura no forum, não é de angariação.. isso não quer dizer que de vez em quando, não o faça, mas sempre por solicitação dos pedidos.

Liliana... e porque razão foi pedir uma VISTORIA da ANPC?! Não é obrigatório? (se o director técnico de obra, de fiscalização e de SCIE, mencionarem no termo de responsabilidade que a obra cumpre com o estipulado na legislação SCIE). Normalmente os técnicos da ANPC, dão 30 dias para apresentação das MAP.... mas pelos vistos a Vistoria não deve ter corrido lá muito bem ;)

O estabelecimento, Utilização-tipo VII é de 2ª Categoria de risco? Mais de 50 Pessoas e <200? se for, dependendo da complexidade dos equipamentos instalados, eu cobro, para ter ideia, entre 600 a 900€+IVA, excluindo a Taxa ANPC, portanto o valor que lhe deram está dentro do valor que agora indico.
  16.  # 17

Esse estabelecimento ainda não está em funcionamento?

Neste momento não. Já esteve em funcionamento mas encerramos para obras de melhoramento.

Liliana... e porque razão foi pedir uma VISTORIA da ANPC?! Não é obrigatório?

Não fui eu que pedi, julgo ter sido a camara... não sei ao certo. Em relação aos 30 dias não sei, a mim deram-me 3 para apresentar as MAP's.
    Quanto ao valor, peço então desculpa, afinal eu é que pensei que não fosse um serviço tão dispendioso.
  17.  # 18

Colocado por: ultrahipermega
    Caro Pedro Barradas, observou a mensagem que postei no forum da especialidade?

Onde?
  18.  # 19

RJSCIED

Colocado por: Pedro Barradas
    Onde?
  19.  # 20

Neste Forum? Se sim, onde.
    http://forum.rjscie.com/

0.0261 seg. NEW