Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Sergio Rodriguesentão numa bruta vivenda mete um esquentador que é barato e la vai o conforto ao ar!


    Repito: Excepto se "o conforto" for um requisito.
  2.  # 62

    o conforto é sempre um requisito, se por ex um esquentador de 11litros é suficiente para alguns casos mas não o é para todos, estar a dizer que agua quente é agua quente não deve ser tão linear assim!
    Depois aparecem aquelas historias como ja ouvi de uma familia de 5 pessoas com um esquentador e ao fim do mes são 70€ so para gas!!!
  3.  # 63

    Porque é que um esquentador "tira" conforto??

    Também temos de pensar em sermos ecológicos, logo os painéis são um must.

    Mas há gente por aqui que diz que Solar não, o melhor são as BC. Lá está: falta a ecologia , e já agora não esquecer que amanhã podemos ter a electricidade ao dobro ou triplo do preço e ai as contas são completamente diferentes.

    Ai nada melhor que estar quase imune à variação do preço da energia.



    Colocado por: Sergio Rodrigues

    então numa bruta vivenda mete um esquentador que é barato e la vai o conforto ao ar!
  4.  # 64

    Colocado por: system32Porque é que um esquentador "tira" conforto??


    Porque é que acha?
  5.  # 65

    Colocado por: Sergio Rodrigueso conforto é sempre um requisito


    "O conforto" é sempre um requisito, mas a definição de conforto é subjectiva. Daí as aspas. Se for a um vendedor dizer "quero um sistema de AQS que me dê conforto" ele fica na mesma, ou vende-lhe o mais caro que tiver e diz que mais confortável que aquilo não há, o que até pode ser verdade. Se quer tomar uma decisão racional tem de definir o que quer do sistema com critérios objectivos.
  6.  # 66

    Colocado por: danobregaSe quer tomar uma decisão racional tem de definir o que quer do sistema com critérios objectivos.


    ou seja não é tudo igual!
  7.  # 67

    Não percebo.
    Temos esquentadores com chama modulante, temos torneiras termoelstaticas, o que quer mais???

    Eventualmente demora um pouco mais a chegar a agua quente, mas isso também depende muito do desenho das tubagens (distancias)

    Agora em consumos ...já podemos falar!


    Colocado por: Sergio Rodrigues

    Porque é que acha?
  8.  # 68

    Colocado por: system32Não percebo.
    Temos esquentadores com chama modulante, temos torneiras termoelstaticas, o que quer mais???

    Eventualmente demora um pouco mais a chegar a agua quente, mas isso também depende muito do desenho das tubagens (distancias)

    Agora em consumos ...já podemos falar!


    no caso que dei como ex falei em bruta vivenda, não especifiquei mas penso qu entendeu o que quis dizer, não em termos de valor mas de tamanho va para não complicar, acha que um esquentador numa casa assim "grande" tem o mesmo "conforto" que outros sistemas? é que para si desde que saia agua quente ta bom.
  9.  # 69

    fazemos ja um teste voçe toma banho no andar de cima e eu ao mesmo tempo tomo na casa de banho de baixo depois vemos quem tem mais conforto =)........
  10.  # 70

    atenção que eu nunca disse que um esquentador não é uma má solução, o que eu digo é que não se aplica a todos os casos, disse isto logo depois de voçe ter falado que agua quente é agua quente!!!!
    • Nss
    • 30 abril 2012

     # 71

    Colocado por: system32sim e não!

    Ela até sabe umas coisas, não explica , nsem justifica as suas opiniões e muito menos admite quem pense diferente. Esse sentimento é perfeitamente dispensável numa (ainda) democracia.
    E se tivermos de lavar com a parte dos insultos: ainda mais!!


    O Trolha tem a sua maneira de ser e cada um tem a sua, se ele justifica-se tudo o que lhe questionam ou tudo o que posta não teria tempo para postar novas fotos.
    Em relação aos insultos na minha opinião acho que alguns users também fazem para isso, e no fundo dão um toque mais apimentado ás discussões.
    Penso que não sou o unico a ter esta opinião.
    Uma coisa é certinha...sem as suas fotos e comentários acertados o fórum perde muito...a nível de conhecimento de materiais e sistemas o homem está a anos de avanço em relação ao que usa no nosso pais.
  11.  # 72

    Não diga asneiras, eu tenho uma caldeira com chama modulante, rasca segundo o trolha, e torneiras termoestaticas.
    Nem se nota quando entra um segundo duche a funcionar. quanto muito uma ligeira diminuição temporária do caudal. Agora na temperatura , não nota nada!


    Colocado por: Sergio Rodriguesfazemos ja um teste voçe toma banho no andar de cima e eu ao mesmo tempo tomo na casa de banho de baixo depois vemos quem tem mais conforto =)........
  12.  # 73

    Colocado por: Sergio Rodriguesou seja não é tudo igual!


    ? Penso que não é preciso uma discussão para se chegar à conclusão que "não é tudo igual". No entanto um critério objectivo é igual aqui ou na China, é isso o que objectivo quer dizer.

    O que se está a dizer é:

    Para dois sistemas A e B que cumpram todos os requisitos não faz sentido optar pelo mais caro.

    Penso que deveria ser simples de entender, eu não consigo explicar melhor. :\
  13.  # 74

    Colocado por: system32Não diga asneiras, eu tenho uma caldeira com chama modulante, rasca segundo o trolha, e torneiras termoestaticas.
    Nem se nota quando entra um segundo duche a funcionar. quanto muito uma ligeira diminuição temporária do caudal. Agora na temperatura , não nota nada!


    ok mas voçe em cima gosta da agua a 40º e eu em baixo gosto dela a 55º ja vai notar diferença no caudal, e se entretanto alguem se lembrar de lavar as maos com agua quente num lavatorio então é que nota mesmo.

    Entenda uma coisa para si conforto é ter um ou dois banhos simultaneos, com temperatura amena, eu ja preferia que dê para dois banhos com temperatura mais quente, mesmo com as maquinas de lavar ligadas, mesmo lavando a louça etc etc coisa que um esquentador não faz! mesmo a sua caldeira que o caudal não deve ser diferente de um esquentador!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 75

    Colocado por: danobrega

    ? Penso que não é preciso uma discussão para se chegar à conclusão que "não é tudo igual". No entanto um critério objectivo é igual aqui ou na China, é isso o que objectivo quer dizer.

    O que se está a dizer é:

    Para dois sistemas A e B que cumpram todos os requisitos não faz sentido optar pelo mais caro.

    Penso que deveria ser simples de entender, eu não consigo explicar melhor. :\


    Percebo perfeitamente o seu ponto de vista e aliás faz todo o sentido, mas por outro lado não podia discordar mais! Parece-me que no calor da defesa das nossas damas estamos a olhar para o problema de uma forma binocular e assim não estamos a considerar todas as varáveis da questão. Note-se que o ser mais caro ou mais barato desde que cumpra determinados requisitos tangíveis, não esgota a questão, porque o móbil de uma escolha qualquer ela seja, está no sujeito e não no objecto. Passo explicar; o que cada indivíduo mais valoriza no objecto irá condicionar e determinar a escolha, se para uns, apenas a lista de requisitos mais ou menos objectivos é levado em consideração, para outros, aquilo que é subjectivo é o que mais influência a escolha. Um exemplo muito conhecido; A escolha do telemóvel. Opções na mesa, Iphone e Samsung Galaxi ou outro smartphone de topo. Percorrendo uma lista de requisitos objectivos e comparando-os lado a lado, temos por exemplo; ambos fazem chamadas, ambos utilizam tecnologia touchscreen, ambos são excelentes para navegar na internet, têm ambos excelente definição e por aí fora, aliás em alguns requisitos o Iphone está até um pouco atrás. A minha escolha pessoal recaiu no o Iphone, assim como para maior parte dos utilizadores de smartphones, a razão? Para alguns a escolha talvez tenha estado relacionada com a beleza do aparelho, ou seja, um requisito muito subjectivo, para mim pessoalmente a escolha teve a haver com a percepção que tenho daquilo que dever inovação(muito subjectivo), maior parte das pessoas que fizeram esta escolha os seus motivos são na sua maior subjectivos, mas essas pessoas "dispuseram-se" a pagar muito mais do que aquilo que pagariam por um outro smartphone da concorrência mesmo reconhecendo que o smartphone da sua escolha em algumas características que podem considerar-se até certo ponto inferiores. Pergunte-se; Será que estas pessoas fizeram uma escolha pouco educada? Não! Apenas e tão só valorizam mais aspectos subjectivos do que aspectos objectivos. Isto é a vida real! É assim que fazemos as nossas escolhas. Se não concordar á primeira, reflicta então quando vai a um restaurante como escolhe o seu prato. Penso que assim poderemos entender mais facilmente como fazemos as nossas escolhas. Portanto, aplicando a escolha do tipo de paínes ou do sistema, não existe uma escolha mais acertada, apenas pessoas diferentes valorizam aspectos particulares que influenciam as suas escolhas, tendo em conta as diferentes condicionantes ou realidades/referências de cada um.
  15.  # 76

    Estávamos a falar de conforto, não é?? E nisso um esquema como o que tenho (embora o que tenho seja para apoiar o solar) é quase perfeito.
    Claro que ter um deposito cheio de agua quente é sempre mais rápido a chegar ao "cliente", mas com o modulante fica muito próximo.

    Custos?? Olhe conheço quem tenha uma caldeira a aquecer um deposito e os custos são muito maiores que usa-la como esquentador! Vale a diferencia de custos vs ligeiro aumento de conforto?? Nunca achei que valesse!


    Colocado por: Sergio Rodriguesatenção que eu nunca disse que um esquentador não é uma má solução, o que eu digo é que não se aplica a todos os casos, disse isto logo depois de voçe ter falado que agua quente é agua quente!!!!
  16.  # 77

    Venho falar da minha experiência, faz sensivelmente 1 ano que me mudei para a moradia onde vivo agora, e posso dizer que desde então só usei o apoio da resistência para AQS umas 20 vezes.... O que não quer dizer dias. De momento tenho a ficha da resistência desligada, lá vou conseguindo ter agua quente.

    E mais, em relação ao aproveitamento da energia solar para aquecimento, este inverno tem sido muito proveitoso no meu entender.... Nos dias mais frios do inverno o sol mantinha-me a casa quente pelo menos durante umas 4 horas.

    O meu sistema é da Rotex, Com 6 painéis de 2mts por 1,30 mts, hidrocube com 500lts e bomba de calor Altherma.
    Tenho ventiloconvectores para aquecimento.

    No meu sistema a partir dos 60 graus, tudo o que produzido é reencaminhado para os ventiloconvectores, enquanto o acumulador não descer aos 50 graus, temp àbqual é desligado o aproveitamento para o aquecimento.

    Dados do momento: parte de baixo do acumulador a 55 graus, cima 59 graus. Temp programada (altherma) para a agua dos ventiloconvectores 37 graus, temp no vent. Do meu quarto 37,3 graus. Temp ambiente 20,3 graus. Ventiloconvector Esta neste momento em stdby a aguardar pela descida da temp abaixo dos 20 graus.

    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 1 maio 2012

     # 78

    Colocado por: SAMBINOA minha escolha pessoal recaiu no o Iphone, assim como para maior parte dos utilizadores de smartphones, a razão?

  17.  # 79

    Colocado por: Milo0pO meu sistema é da Rotex, Com 6 painéis de 2mts por 1,30 mts, hidrocube com 500lts e bomba de calor Altherma.
    Tenho ventiloconvectores para aquecimento.


    Colocado por: Milo0pfaz sensivelmente 1 ano que me mudei para a moradia onde vivo agora, e posso dizer que desde então só usei o apoio da resistência para AQS umas 20 vezes.... O que não quer dizer dias

    Tem uma bomba de calor e liga a resistência eléctrica porque? Não tema a bomba de calor a fazer apoio às AQS??!!
  18.  # 80

    Colocado por: SAMBINOpara outros, aquilo que é subjectivo é o que mais influência a escolha


    Eu concordo consigo, e se ler o que tenho escrito também disse que isso é legitimo. No fundo é o exemplo dos relógios. Há quem gaste rios de dinheiro num, mas é, ou pode ser, uma escolha passional e não racional.

    Não convém é advogarem que o meu relógio digital de 10€ não dá as horas, até mais precisas, que um relógio de 5000€. Basta dizerem, comprei este relógio porque achei mesmo bonito, e toda a gente se entende. Num sistema de AQS podemos ter a mesma coisa: instalei um sistema de geotermia porque acho esta tecnologia fantástica! E queria ter um, e tenho dinheiro para isso. Agora justificarem a compra do género: "É o sistema mais económico" revela que não estão por dentro do assunto, ou que não fizeram as contas correctamente.

    Repare que no limite um requisito pode ser "Quero este modelo desta marca, porque sim", e não há muito a argumentar. Mas a razão foi "porque sim"! ;-)
    Concordam com este comentário: eu, SAMBINO
 
0.0299 seg. NEW