Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Venho a este fórum pedir esclarecimentos sobre ação de divisao de coisa comum. No ano 2000 adquiri casa em conjunto com a mãe do meu filho, sendo que nos separámos em 2007.
    Desde essa data ela não aceita vender a sua parte,comprar a minha pois nao tem condições, nem alugar ou vender a terceiros. Ela está novamente desempregada, e o contrato novamente em incumprimento, situaçao que se tem repetido e que me coloca igualmente na lista negra do Banco de Portugal.
    Decidi então finalmente intentar uma ADCC em tribunal.Pergunto o seguinte:
    - como se processa?
    -qual o valor a dividir (hipoteca em divida ou valor patrimonial)?
    -posso me propôr á compra?
    -sou obrigado a vender a minha parte pelo valor patrimonial?

    Obrigado,
    MF
    •  
      GF
    • 23 abril 2012 editado

     # 2

    O que lhe disse o seu advogado (espero que tenha um para o efeito) ?
  2.  # 3

    Que vai sair mais caro do que se fosse amigavelmente.
    •  
      GF
    • 23 abril 2012

     # 4

    Colocado por: MarcoflipQue vai sair mais caro do que se fosse amigavelmente.

    Sim, isso não é preciso saber muito para chegar a essa conclusão. Perguntava sobre as questões que colocou? O que lhe disse ele?
  3.  # 5

    gf1011: Parece-me q quem veio aqui fazer perguntas foi o Marco...
    •  
      GF
    • 24 abril 2012

     # 6

    Colocado por: Paramontegf1011: Parece-me q quem veio aqui fazer perguntas foi o Marco...

    Foi, mas se contratou um advogado, ele será a pessoa indicada para lhe responder, penso eu! Senão ainda vem aí o marinho pinto mandar fechar o forum porque andamos a roubar clientela....
    •  
      FD
    • 24 abril 2012

     # 7

    Colocado por: Marcoflip- como se processa?

    Segundo sei, o tribunal manda avaliar a casa, estabelece o preço, e se nenhum dos comproprietários a comprar, é vendida judicialmente (por leilão, proposta por carta fechada, etc.).
    Depois dos custos do tribunal pagos, o produto da venda é divido pelos comproprietários de acordo com a quota de que eram detentores.
    •  
      GF
    • 24 abril 2012

     # 8

    Os temas repetem-se, ja por várias vezes "falei" sobre este assunto no forum... basta pesquisar.
    FD, o melhor era eliminar o botão de pesquisa, sempre poupa recursos ao processador do forum.

    Está aqui explicado como funciona tudo: https://forumdacasa.com/discussion/23253/compropriedade-como-resolver/
  4.  # 9

    Desde já agradecido, gf2011.
    Pergunto ainda se o fato da minha ex-companheira estar desempregada e termos um filho pode jogar a favor dela?Convem referir que segundo uma avaliação apresentada por ela o imóvel vale entre 65 e 75 mil euros, o valor em divida ao banco é de 65mil e eu já fiz uma proposta de lhe comprar a parte dela por 42500€, ou seja, 10mil euros de tornas.
  5.  # 10

    Bom dia e apresento os meus cumprimentos.
    Podem explicar o que querem dizer com "quota"?

    Obrigada
 
0.0106 seg. NEW