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  1.  # 1

    Boas,

    Alv. (e todos os outros! ;) ), para um "normal" tecto falso em pladur, que tipos de placas devo utilizar, para ficar bem feito?
    As espessuras, hidófugo ou não, etc...
    Já agora há algo a que deva estar atento (ou referir mesmo no caderno de encargos), relativamente ao sistema de montagem? (tipo distâncias entre apoios, tipo de apoios, etc...)
    É que não percebo mesmo nada disto! ;)

    Cump.
    •  
      alv
    • 10 dezembro 2008

     # 2

    Vivam!
    Deve estar a brincar quando diz que não percebe nada disto; Só quem percebe alguma coisa é que tem dúvidas.Eu por mim só não pergunto quando não sei, porque quando sei sei o que perguntar.
    Realmente os tectos se forem normais podem ser descritos de uma forma simplista assim:
    "Fornecimento e assentamento e tectos falsos no sistema Pladurmetal, refª
    TC/47/500 N13 FV constituído por uma placa de gêsso cartonado do tipo Pladur N
    BA 13 assente numa estrutura metálica simples composta por perfis de ferro
    zincados TC com suportes afastados no máximo de 1,00m e um espaçamento entre perfiz máximo de
    50cm incluindo manta de lã mineral classe FVP 1 de 60mm de espessura e
    16Kg/m3 de densidade e todos os sistemas de suporte e partes porporcionais de
    parafusos fosfatados, buchas de fixação das estruturas, pastas e bandas de
    juntas, etc. totalmente pronto para lixar e pintar ou decorar."

    Claro que em função de outras condições poderá ter necessidades especificas como:
    Em ambientes húmidos como Wc, cozinhas e exteriores abrigados usar placas WA ou hidrofugadas.
    Em ambientes em que necessite de alguma protecção contra fogo deverá usar as FOC ou M0.
    Em casos que tenha de reforçar isolamentos acústicos e térmicos e necessite de ter mais massa, deverá usar sistemas multiplos de camadas de qualquer um dos tipos de placas, tendo o cuidado de adaptar a estrutura e o respectivo isolamento.

    Naturalmente que as marcas têm placas especificas para tectos, e no caso da Pladur tem duas:
    As Tec e as Sigma que sao usadas em condições especiais ou não: As primeiras têm uma resistencia á flexão longitudinal reforçada que permite usá-las em tectos em que haja muito mais solicitações como variações de temperatura ou humidade. As segundas têm a particularidade de ter os quatro bordes amortecidos o que a transforma numa boa placa quando se usam pentes de suporte dos perfis ou quando usadas por pessoas com menos experiencia e não saibam compensar a falta de bordo "amorci" com a estrutura para disfarçar as juntas de topo entre placas.

    Duas recomendações que são fundamentais e que convém que todos aprendam: Uma, que as placas devem ser aplicadas de forma a que as juntas de topo fiquem na direcção da luz incidente. Duas, que evitem o barramento total. Este só é bom para disfarçar uma má aplicação ou quando temos fortes incidencias de luz tangencial, como sancas de luz indirecta ou grandes envidraçados até á altura do tecto em duas direcções ortognais. Uma terceira: Se possivel nunca pintem um tecto com tintas brilhantes ou acetinadas. Mais, se possível usem a tinta mais "reles" que se venda numa qualquer grande superfície, e se forem a uma marca, peçam uma "especial construtor". São as melhores.

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, Pedro Azevedo78, AnaT
  2.  # 3

    Colocado por: alvMais, se possível usem a tinta mais "reles" que se venda numa qualquer grande superfície, e se forem a uma marca, peçam uma "especial construtor". São as melhores.

    Explique-me lá esta, deixou-me mesmo curioso.

    PS: Têm outro cliente, agora deixo-os para si, ehehe

    Colocado por: Pedro Azevedo78Já agora há algo a que deva estar atento (ou referir mesmo no caderno de encargos),

    Não deve referir, mas deve de estar de olho vivo: toda a perfilaria têm de ser da mesma marca. Soube de 1500m2 d etecto que vieram para ao chão porque os pivots não eram da mesma marca que os perfis T47.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
    •  
      alv
    • 10 dezembro 2008

     # 4

    Vivam!
    Não sou especialiste em tinta, apenas utilizador, pelo que posso dizer algum termo menos adequado, mas quem perceba do assunto que explique melhor, mas o que aprendi ainda com a Lafarge e qua ainda hoje aplico com resultados excelentes é o seguinte:
    Quanto melhor qualidade for a tinta, mais impermeável e mais acetinada, mais cargas plásticas e acrílicas têm, pelo que se tornam mais impermeáveis e com granolometrias mais finas o que faz com que aplicadas sobre as placas de gesso laminado o impermeabilizam, por um lado, e por outro ao ficar mais acetinado, e no limite brilhante, mais se notam as imperfeições e defeitos de montagem. Uma das principais caracteristicas do geso é o de fazer a regulação higroscópica com valores de absorção do teor de humidade acoma de qualquer outro material, permitindo absorver a humidade que exista no ambiente em exceso e quando ela for deficiente, poder libertá-la. Esse ciclo de absorção/libertação é ilimitado, mas quanto melhor for a tinta mais estanque ficará o gesso e menos esse sistema funciona.
    "Fassam" parte
  3.  # 5

    Nós temos estado a utilizar uma tinta nova da Sotinco (Plasdur)para aplicação em gesso cartonado e que dispensa a aplicação de isolante e estamos muito satisfeitos pelo rendimento que proporciona e pelo poder de cobertura que têm.
    •  
      alv
    • 10 dezembro 2008

     # 6

    Vivam!
    Realmente reparam em tudo, e quando fiz o descritivo não está lá senão um resumo,porque isso de ter de ser aplicado o sistema da marca nos meus orçamentos vem naquelas letras que ninguém se dá ao trabalho de ler, mas está lá tudo.
    Eu sou dos que não abdico dos sistemas completos; É por isso que sou instalador oficial da marca, só assim se tem a garantia da marca e do sistema. Claro que o pato bravo quer é comprar barato e normalmente o armazenista também o que quer é vender com a mair margem possivel, por isso vê pacas de uma marca, perfis de outra, parafusosde outra e as massa são as primeiras que aparecerem, de preferência que custa metade do preço e que não seja dificil de lixar. Não esqueça que os materiais de linha branca chegam a custar o dobro das de marca, por isso a quantidade de perfiladores que por aí há...

    Quanto ás tintas, todas as marcas já têm uma "especial" para Pladur, mas o que interessa em tectos é a sua higroscopicidade, mas, normalmente se cobre bem, sem isolante isso "é bom sinal".
    Não esuqeçam que para umbom pintor, um isolante para paldur, não passa de uma demão de tinta muito diluida de forma a que o homogeneizar a absorção das camadas seguintes.

    "Fassam" parte.
 
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