Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Queria pedir ajuda a alguém, sei que este assunto já foi debatido milhentas vezes no fórum porém queria elucidar algumas dúvidas no meu caso concreto....

    Depois de alguma pesquisa e informação ainda não consegui esclarecer as minhas dúvidas totalmente...
    No que diz respeito ao material da caixilharia prefiro o PVC (Rehau ou Kommerling), com reforço de aço zincado, branco por dentro e o preto por fora. Um exemplo é a série 70 com 5 câmaras.
    Relativamente aos vidros surgem-me algumas dúvidas, qual será a melhor opção?
    - vidro planitherm temperado 6 mm + caixa 16 + vidro duplo 44.1mm laminado.
    - vidro planitherm temperado 4 mm + caixa 16 + vidro duplo 3.3 mm laminado.
    - vidro planitherm temperado 6 mm + caixa 16 + vidro simples 5 mm temperado.
    - vidro planitherm temperado 4 mm + caixa 16 + vidro duplo 3.3 mm laminado.

    E as mesmas opções alterando a caixa para 14?
    Qual o mais indicado para o nosso clima?
    A casa irá ter estores eléctricos com corte térmico.
    O sol não incide directamente nos vidros.

    Pretendia a solução com a melhor relação preço/qualidade... ;))
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Já agora os vãos são os seguintes:

    1. Sacada de 1 folha oscilobatente
    Largura: 1.000 X Altura: 2.550

    2. Sacada de 1 folha oscilobatente
    Largura: 1.000 X Altura: 2.550

    3. Sacada de 1 folha oscilobatente
    Largura: 0.900 X Altura: 2.100

    4. Sacada de 1 folha oscilobatente + fixo
    Largura: 2.900 X Altura: 2.550

    5. Sacada de 1 folha oscilobatente + fixo
    Largura: 2.300 X Altura: 2.100

    6. Sacada de 1 folha oscilobatente + fixo
    Largura: 3.300 X Altura: 2.550

    7. Fixo
    Largura: 2.050 X Altura: 2.550

    8. Fixo
    Largura: 1.650 X Altura: 2.550

    9. Fixo
    Largura: 1.350 X Altura: 2.550

    10. Fixo
    Largura: 1.200 X Altura: 2.550

    11. Sacada de 1 folha de correr elevatória + fixo
    Largura: 5.200 X Altura: 2.550

    12. Janela basculante
    Largura: 1.300 X Altura: 0.500

    13. Janela basculante
    Largura: 2.000 X Altura: 0.500

    Cumprimentos.
  3.  # 3

    Temperados pra quê?
    Onde fica a obra?
  4.  # 4

    A dimensão dos vãos é pequena, julgo que a necessidade dos vidros temperados vêm pelas grandes dimensões o que não é o seu caso, se vai colocar caixilharia em pvc (julgo pela qualidade térmica) preocupe-se com a qualidade dos vidros, exija o certificado dos vidros antes e decida pelo valor da transmissão térmica
  5.  # 5

    Os vidros temperados são usados quando existem choques térmicos...estes estoiram quando um objecto aguçado os atinge,não se compreende para quê usar este tipo de vidro nestes casos.
  6.  # 6

    Colocado por: Jorge RochaOs vidros temperados são usados quando existem choques térmicos...estes estoiram quando um objecto aguçado os atinge,não se compreende para quê usar este tipo de vidro nestes casos.

    Tenho em minha casa folhas de 6m2 e os vidros são temperados pela questão de segurança, imagine se não o fosse e em caso de quebra alguém fosse atingido por uma lámina desse vidro, os resguardos dos duches também são temperados pela mesma situação. Concordo com a questão térmica (vidros recuperadores, fornos, louça em vidro para forno) são temperados para aumentar a sua resistência
  7.  # 7

    E as mesmas opções alterando a caixa para 14?
    Qual o mais indicado para o nosso clima?
    A casa irá ter estores eléctricos com corte térmico.
    O sol não incide directamente nos vidros.


    O nosso clima varia muito consoante a latitude, por isso, os vidros mais aconselhados para o Porto, são diferentes dos de Faro e dos de Castelo Branco, por isso devia começar por dizer onde é a sua casa para a partir daí poder ser aconselhada.
    Sabendo onde se localiza, é possivel perceber se a redução da caixa para 14 é favorável.

    A casa terá estores eléctricos, mas que tipo de estore? mas não estarão sempre baixados pois não? então o vidro continua a ter um peso importante, mais concretamente no factor solar.
    Quando diz que o sol não incide directamente nos vidros, significa que está com o edifício totalmente virado a norte ;) ou que tem palas? No caso das palas, para não incidir o sol, elas deverão ser bem compridas não?
  8.  # 8

    Colocado por: Ed-l
    Tenho em minha casa folhas de 6m2 e os vidros são temperados pela questão de segurança, imagine se não o fosse e em caso de quebra alguém fosse atingido por uma lámina desse vidro, os resguardos dos duches também são temperados pela mesma situação. Concordo com a questão térmica (vidros recuperadores, fornos, louça em vidro para forno) são temperados para aumentar a sua resistência
    Discordam deste comentário:Jorge Rocha

    Absolutamente contraditória a sua preocupação que a quebra do vidro com as suas lâminas atinjam alguém usando vidro temperado.
    • fjv
    • 6 maio 2012

     # 9

    Vidros temperados:
    Um vidro de grandes dimensões pode quebrar se houver uma grande diferença térmica, parte do vidro está ao sol (num dia muito quente) e restante está á sombra. No temperado não.

    No caso de não existir sombra sobre os vidros no verão (dias muito quentes), numa sacada de correr muito grande ambos os vidros deviam de ser temperados.
    Quando os vidros das duas folhas estiverem sobrepostos a temperatura no espaço entre as duas folhas vai aumentar muito e provoca a quebra do vidro. No temperado não.
    Os vidros temperados "normais" são resistente a impactos de intensidade média (não estamos a falar dos vidros à prova de bala ou de explosão). Num local onde poderá haver actividades de lazer, com crianças (e não só) que possam provocar impactos sobre o vidro (ex: jogar á bola) os vidros deveriam de ser temperados.
    No caso de quebra, sobretudo em vidros grandes dimensões, convém que não haja estilhaços que possam provocar ferimento nas pessoas, excepto nos ladrões :-). Nos temperados não há estilhaços, há pequenos fragmentos de vidros não (muito pouco) cortantes.

    Vidros laminados:
    Vidros “colados” com filmes plásticos transparente (PVB) de espessura variada, impede que o vidro caia no caso de quebra. Para criar uma abertura no vidro de uma tamanho suficiente para uma pessoa passar, vai dar muito trabalho. Aumenta a dificuldade de ultrapassar a "barreira" que á uma sacada/janela (+ Segurança).

    Vidros temperados e laminados:
    O melhor dos dois mundos. Só tem um defeito, €€€

    PS: não sou profissional da área. Como estou para construir casa, investiguei um pouco e falei com um comercial/técnico da vitrochaves
  9.  # 10

    Colocado por: Jorge Rocha
    Absolutamente contraditória a sua preocupação que a quebra do vidro com as suas lâminas atinjam alguém usando vidro temperado.

    Contraditório ? Não entendeu o que escrevi !
    No temperado o risco de corte é baixo, no temperado laminado praticamente nulo e no normal alto risco
    Melhor explicação deu o fjv.
  10.  # 11

    Colocado por: Jorge RochaOs vidros temperados são usados quando existem choques térmicos...estes estoiram quando um objecto aguçado os atinge,não se compreende para quê usar este tipo de vidro nestes casos.

    Os vidros são temperados por causa da segurança quer no caso de alguém bater sem querer com algo aguçado e partir um dos mesmos mas sobretudo no caso dos ASSALTOS... Sempre é mais uma protecção...
  11.  # 12

    Colocado por: powerenergieO nosso clima varia muito consoante a latitude, por isso, os vidros mais aconselhados para o Porto, são diferentes dos de Faro e dos de Castelo Branco, por isso devia começar por dizer onde é a sua casa para a partir daí poder ser aconselhada.
    Sabendo onde se localiza, é possivel perceber se a redução da caixa para 14 é favorável.

    Zona de aveiro.
  12.  # 13

    Colocado por: powerenergieA casa terá estores eléctricos, mas que tipo de estore? mas não estarão sempre baixados pois não? então o vidro continua a ter um peso importante, mais concretamente no factor solar.
    Quando diz que o sol não incide directamente nos vidros, significa que está com o edifício totalmente virado a norte ;) ou que tem palas? No caso das palas, para não incidir o sol, elas deverão ser bem compridas não?

    Toda a casa está orientada ao sol mas tem palas com 2 metros excepto num dos quartos...
    Os estores serão os "ditos normais" eléctricos e com corte térmico...
    Obg.
  13.  # 14

    Colocado por: Ed-lA dimensão dos vãos é pequena, julgo que a necessidade dos vidros temperados vêm pelas grandes dimensões o que não é o seu caso, se vai colocar caixilharia em pvc (julgo pela qualidade térmica) preocupe-se com a qualidade dos vidros, exija o certificado dos vidros antes e decida pelo valor da transmissão térmica

    Alguns dos vãos até são bastante grandes, acho eu... Mas obrigado pela dica.
  14.  # 15

    uma pergunta básica...o vidro térmico é mesmo isolante de calor?.....é que sempre que coloco estores principalmente rolos e desde que o sol esteja a bater neles asso... quanto ao ruído já acredito que façam algum efeito . so noto melhorias quando tem um factor exterior de sombreamento....
  15.  # 16

    Das soluções que apresentei qual a que apresenta o melhor índice térmico-acústico?
  16.  # 17

    Colocado por: Jorge RochaTemperados pra quê?
    Onde fica a obra?

    Zona de aveiro
  17.  # 18

    Colocado por: HCDS

    Ele já tinha referido anteriormente...
    Também tenho essa dúvida para a minha obra... Será que é mesmo muito importante serem temperados?
  18.  # 19

    Todas as pessoas que consultei me indicaram sempre vidro temperado exterior pela segurança e resistência sobretudo...
    Por isso nunca coloquei isso em causa.
    A minha grande dúvida prende-se com a grossura dos vidros e se deverão ser duplos laminados ou não...
    Help...............
    • fjv
    • 6 maio 2012

     # 20

    HCDS, no meu caso escolhi estas combinações de vidro (exemplo com a marca SGG)

    Exterior Interior
    Cool Lite SKN165 6mm Temperado + Cx Ar 16mm + 44.1 Planilux ("Controlo Solar")
    Cool Lite SKN165 6mm Temperado + Cx Ar 16mm + 8mm Temperado ("Controlo Solar")
    Planilux 6mm Temperado + Cx Ar 16mm + 44.1 Planitherm Ultra N ("Baixo Emissivo")

    Como a construção ainda nem começou, quando for a aplicar até pode ser outros modelos.
    Como não é "necessário" colocar vidro temperado em todas as janelas, na hora de encomendar, tomarei a decisão se coloco em todas ou não.

    Por motivos de segurança, é melhor utilizar laminado. O temperado "normal" é muito mais resistente do um vidro simples mas consegue-se partir (numa tentativa de assaltar a casa) e quando se consegue isso fica-se com a janela toda aberta.
    Nos laminados, o vidro ao partir fica agarrado á pelicula (esta pode ter diversas espessuras, tal como o vidro). Consegue-se abrir um buraco para se passar pela janela, mas dá algum trabalho. Pode gastar mais para criar maiores dificultardes, mas vai acabar por gastar mais do que aquilo que os ladrões eventualmente vão roubar (além do prejuízo o vidro partido). Não vai gastar uma fortuna em vidro anti-bala ou anti-explosão.
    É preferível gastar € num bom sistema de alarme, com barreiras de “varrimento” no exterior da casa, assim o alarme dispara antes de tentarem entrar (teoricamente não dispara devido a pequenos animais, cães e gatos)
 
0.0220 seg. NEW