Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    fixe.

    Mas ja agora por curiosidade, consegues explicar.me qual a diferença do nec tokin para os 4x 330uf ?

    O vCore é a tensao do cpu, por isso ela existe sempre na mesma, certo ?
    • kalu
    • 18 setembro 2012

     # 42

    O Nec Tokin é um condensador Prodlizer de nimbo, este condensador tem uma estrutura interna de polímero que consegue fazer variar as tensões no processador conforme a frequência requerida, no caso dos condensadores de tântalo não vão conseguir variar tensão pois são de valor fixo.

    A função "decupulativa" do condesador é muito rápida e quase sem ruido, podes consultar o Cross Referece neste LINK
  2.  # 43

    AS coisas que aprendo aqui no forumdacaca!

    Então e se simplesmente retirasse o prodlizer e nao colocasse os 4x330, sera que iria funcionar?
    Ou sejam qual o papel especifico destes condensadores debaixo de cpu ? Estabilizar a alimentação do mesmo ?

    Claro que um electrolitico aqui nunca funcionaria , certo ?

    E isto: Colocar 2 fios a vir debaixo do cpu, e meter um de tantalo maior numa zona livre do portatil, por ex de 1200uF (se existirem)... ou os fios, digamos a "extensão" iriam prejudicar o funcionamento ?
    • eu
    • 20 setembro 2012

     # 44

    Colocado por: civismoOu sejam qual o papel especifico destes condensadores debaixo de cpu ? Estabilizar a alimentação do mesmo ?

    Sim. O condensador consegue manter a tensão fixa, absorvendo os enormes picos de corrente de alta frequência que o CPU provoca...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  3.  # 45

    Boas!
    tenho um A300 aparentemente com o mesmo problema, mas este ja tem placa gráfica ATI dedicada até a substitui pq os sintomas pareciam da grafica mas ficou igual, a soluçao será bazicamente a mesma não?
    por acaso alguém aqui da margem sul que me queira ajudar só na parte de dessoldar e soldar? aceito orçamento :p
    cumps
  4.  # 46

    Colocado por: So7urnoBoas!
    tenho um A300 aparentemente com o mesmo problema, mas este ja tem placa gráfica ATI dedicada até a substitui pq os sintomas pareciam da grafica mas ficou igual, a soluçao será bazicamente a mesma não?
    por acaso alguém aqui da margem sul que me queira ajudar só na parte de dessoldar e soldar? aceito orçamento :p
    cumps


    Boas!

    Podes explicar melhor o problema que estas a experienciar e o que ja testaste ?
  5.  # 47

    o topico inicial é muito semelhante aos sintomas do a300 que tenho aqui.
    Crasha\bloqueia deixando umas riscas na imagem e reinicia sozinho após pouco tempo de iniciar o win7 especialmente se utilizar bastante o cpu (em modo segurança nao crasha), isto tudo ligado apenas DC nem sequer bateria tem, com bateria era pior ou igual.
    Formatei, Limpei tudo,troquei pasta térmica, testei com outras memorias, adicionei coolers em alguns chips, troquei placa grafica, testei com live CD\pen com o minimo possivel de dispostivitos activados... desactivei o segundo core, limitei ao máximo o que podia no cpu via bios e aguentava-se um pouco mais tempo mas acabava por voltar ao sintoma inicial...
    após alguma frustraçao e pesquisa online começei a perceber que estes toshibas que tenham mtas horas de uso sofrem quase todos do mesmo mal.
    No meu caso os sintomas identificam-se mais com problema no condensador\capacitor "nec tokin" , encontrei até a venda uns "self repair kit" para este caso e muitas pessoas com o mesmo problema... vim ver se encontrava alguem com mais capacidades\equpiamento de soldador que eu e as lojas de informatica da zona o mais barato que me pediram foi 40€... e o tal kit ainda custa uns 20€ e nada me garante que o consiga fazer sozinho :x
  6.  # 48

    Colocado por: So7urnoante que o consiga fazer sozinho :x


    A tua board tem o condensador nec tokin debaixo do CPU ?

    Ja troquei 2 e ficaram perfeitos :)

    Nao precisas de Kit nenhum, basta sacares 4 condensadores de 330uF de uma board velha e tá feito o Kit :)
    Para sacares os condensadores mais vale pedires ajuda alguém, pois deves usar 2 ferros de soldar ao mesmo tempo, para nao partires os condensadores.

    Mas antes de tudo o mais faz o seguinte, pois ja fiz imensas experiencias e está-te a escapar umas coisas quando dizes "... desactivei o segundo core"
    Então faz assim: nas bios deixa tudo normal, ou sejam, os 2 cores ligados

    Entra no modo de segurança e no gestor de dispositivos do windows desactiva os 2 cores do processador . Esta descansado que o windows vai continuar a arrancar!
    Nao tenho a certeza se isto da para fazer no win7, mas no XP dá de certeza , e na maioria dos que já vi , o computador volta a arrancar normalmente mesmo no modo normal, e quase não se percebe a diminuição de velocidade por os cores estarem desactivados.

    Atenção: Isto é um remedeio, mas costuma funcionar. No entanto, com o desenrolar do tempo, este metodo de desactivar os cores acaba por já nao ser suficiente.

    Por ultimo, o do que ja li e do que me foi explicado, costuma ficar melhor trocar o Nec/ Tokin pelos 4x 330uF, pois torna.se mais improvavel de voltar a falhar, ao passo que meter la outro nec/tokin, provavelmente falhara de novo.
    O unico inconveniente de acabar com o Nec/Tokin é que vai gastar um pouco mais no processador, o que significa que a autonomia da bateria diminuira

    Depois diz como correu
    • dato
    • 30 novembro 2012

     # 49

    tou a ver q existem para aqui mts técnicos de informática :)

    tenho aqui um problema com um pc de secretária q volta e meia reinicia sozinho... e n se passa mais nada...trabalha normalmente

    q acham? fonte de alimentação a meter nojo??

    ou algum hardware em conflito? quais os melhores programas para verificar o bom funcionamento do disco, memorias, etc

    o meu obrigado a todos
  7.  # 50

    Colocado por: datolgum hardware em conflito? quais os melhores programas para verificar o bom funcionamento do disco, memorias, etc


    Pode ser muita coisa antes da fonte:


    PAra veres as temperaturas podes usar este que e gratis: http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

    Faz ainda um scan ao teu disco com o HDD tune (gratis) para ver se ele tem erros: http://www.hdtune.com/files/hdtune_255.exe

    Por ultimo, se tiveres mais do que uma memoria RAM, testa com uma de cada vez.

    E olha bem para a motherboard e ve se tem condensadores inchados / rebentados, tipo assim :
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato
      30328_4lo[1].jpg
    • dato
    • 30 novembro 2012

     # 51

    civismo obrigado pela ajuda, em relação às memorias, tens algum programa para testar?
  8.  # 52

    Colocado por: datocivismo obrigado pela ajuda, em relação às memorias, tens algum programa para testar?


    Nunca uso nenhum programa para testar memorias, no entanto ha muita gente que usa o Memtest

    Mas o melhor teste que podes fazer as memorias, é testares uma de cada vez
    • dato
    • 30 novembro 2012

     # 53

    Colocado por: civismo

    Nunca uso nenhum programa para testar memorias, no entanto ha muita gente que usa o Memtest

    Mas o melhor teste que podes fazer as memorias, é testares uma de cada vez


    sim, o problema é se só tiver uma...lol

    o pc é capaz de estar uma par de horas a trabalhar na boa e volta e meia, lá reinicia...
    •  
      jccp
    • 30 novembro 2012

     # 54

    Boas

    estou a pensar comprar esta máquina.

    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04949723&oid=30|131&c=1191529


    dentro do preço tenho alternativas melhores??
  9.  # 55

    Gosto desse portatil, antes do mais porque tem uma grafica da intel, a qual é mediana para jogos / filmes, mas costumam ser bem fiaveis (isto é importante, pois é pela palca grafica ATI / nVidia que muitos portateis morrem)

    O processador é basico, mas navegação na net é suficiente

    QUal o uso que tencionas dar a maquina ?

    edit:

    Pelo mesmo preço tens um packard bell com um processador melhor http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04977690&oid=30|131&c=1191529

    E por mais 50€ tens este dell http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04953592&oid=30|131&c=1191529

    Comparativo dos processadores aqui: http://ark.intel.com/compare/53438,71141,59802
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccp
    • dato
    • 30 novembro 2012

     # 56

    civismo, mal tenha tempo vou fazer os testes todos e depois conto como correu...

    obrigado mais uma vez...
    •  
      jccp
    • 30 novembro 2012

     # 57

    Civismo

    vou ser sincero ,já o comprei na semana passada mas queria saber as opiniões antes que me chamassem burro:)

    a escolha recaiu no preço uma vez que o uso que dou ao computador é minimo.

    Mas se calhar teria feito melhor aposta no Dell??Mas quando fui à Worten não estava lá esse modelo.

    De momento estou satisfeito com ele.Eu como sou básico em computadores achas que isto dá para fazer o up-grade para o Windows 8,ou é melhor não mexer?
  10.  # 58

    Colocado por: jccpCivismo

    vou ser sincero ,já o comprei na semana passada mas queria saber as opiniões antes que me chamassem burro:)

    a escolha recaiu no preço uma vez que o uso que dou ao computador é minimo.

    Mas se calhar teria feito melhor aposta no Dell??Mas quando fui à Worten não estava lá esse modelo.

    De momento estou satisfeito com ele.Eu como sou básico em computadores achas que isto dá para fazer o up-grade para o Windows 8,ou é melhor não mexer?


    Possivelmente ate terás direito a um upgrade gratis para o windows 8 , se for o caso aproveita, pois mesmo que nao o instales já, ficas com a licença valida para quando quiseres instalar
  11.  # 59

    a malta está a começar a divagar, sugiro que abram um topico para discussão de tipos de maquinas a comprar etc aqui é avarias :D

    civismo obrigado pelas dicas ainda n tive vagar mais logo ou amanha testo isso e dps tenho de voltar a desmontar o portatil (pela 3ª vez) para confirmar o tipo de condensador.
    Pelo que percebi o Nec tokin avaria por exesso de temperatura ainda assim este aguentou uns 2 anos de abuso, se o dito cujo tivesse um condutor térmico qualquer para dissipar o calor possivelmente nunca teria avariado.. ou seja se eu substituir por um igual mas lhe colar um dissipadorzito deverá evitar que volte avariar, que achas?
    Eu gosto de "inventar" mas essa alteração de capacitor vai gerar mais calor no cpu, certo? a médio longo prazo talvez n seja a melhor opção mas ficando de borla é tentador!
    as tuas palavras estao e encorajar-me a tentar fazer isto em casa mas acho que preciso arranjar nao um mas dois ferros de soldar bem melhores que o meu do chines... :X

    dato, o civismo tem razao a melhor maneira de testar memorias é com outras... mesmo tendo bastantes anos de experiencia amadora a diagnosticar pcs uma vez perdi semanas de testes de todas maneiras e feitios pois confiei no programa memtest que ficava 12h a correr sem problemas e no passado nca me tinha enganado... mas ao entrar no windows7 reiniciava\bloqueava\bluescreen tal como a ti ao fim de um bom bocado acontecia especialmente a frio no dia seguinte... tb pensei na fonte mas uma das duas memorias ddr3 do meu desktop tava marada só percebi isso quando tirei uma delas e ele deixou de bloquear... meti as maos a cabeça pelas horas estupidamente perdidas e jurei nunca mais utilizar o memtest!!!
  12.  # 60

    Colocado por: So7urnoou seja se eu substituir por um igual mas lhe colar um dissipadorzito deverá evitar que volte avariar, que achas?


    Acho que nao, pois o condesador nec tokin tem uma carapaça plastica que tornam inutil colocares-lhe um dissipador

    Quanto ao " duas memorias ddr3 do meu desktop tava marada só percebi isso quando tirei uma delas e ele deixou de bloquear... meti as maos a cabeça pelas horas estupidamente perdidas e jurei nunca mais utilizar o memtest!!! ">> AS rams as vezes ate podem estar boas, mas os settings de clock , Ciclos, etc podem nao estar bem configurados para a memoria em causa.

    E as vezes ha maus contactos, e tambem memorias temperamentais. As vezes basta mudar de slot , ou limpar os contactos oxidados com uma borrachinha branca (borracha de escritorio para apagar lapis) e ficam como novas
 
0.0310 seg. NEW