Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: marco1e tambem deixe-me que lhe diga que no meio do seu aborrecimento acaba por fazer o mesmo, ao estar para aqui a falar em tachinhos e artistas.

Nem mais...
  2.  # 2

Obrigado Marco, ao ler o comentário da Ana só me apetece questionar:

- Se isto é o que dá fazer perguntas então porque as fazem?
    - Acha que é fácil ler parvoíces como esta e ficar calado?

... porque ir lá dar meia de letra risca aqui e ali e não é responsavêl em nada, e venha o meu cacau eeeeeee, porque o responsavêl da obra é sempre quem está a fazer o trabalho venha quem vier mais nada amigo, por isso digo desculpe maior parte de reformas de casas antigas não é preciso projectos para nada ...

Já agora, esta sua afirmação:

Mas tem tudo medo de perder os tachinhos...

Não sei a que tachos se refere; falo por mim, até agora ganhei aqui alguns amigos e 2 ou 3 cafés. De uma coisa tenho a certeza: a Ana já por mais de uma vez foi aqui ajudada e esclarecida, provavelmente por alguns a quem agora apelida de tachistas. Uma atitude feia; feia e ingrata.
  3.  # 3

Bom dia
    Concordo com a Ana quanto ás picardias, elas são ingratas, sem nexo para um espaço destes.
    Este espaço serve para nos divulgar, dar a nossa opinião,transmitir o nosso conhecimento, ajudar quem põe questões, por exemplo abri um topico sobre ceramica fotovoltaica, gostava que houvesse mais esclarecimento.
    a publicidade é um veiculo de comunicação, o contacto também é fundamental. mas devemos interagir e não abrir discussões inuteis desnecessárias

Com os melhores cumprimentos
    Carlos Cristina
  4.  # 4

Colocado por: Picareta
    Acho que não é bem assim, estar isenta de controlo prévio, não significa que não é necessário projecto.

O inicio de qualquer obra (isenta ou não de controlo prévio) deve ser comunicada à Câmara municipal, de acordo com o artº 80º A do RJUE, para que a câmara tenha conhecimento das obras que estão a ser executadas no município. Para uma remodelação interior não é necessário controlo prévio, mas o fiscal da câmara pode passar por lá e pedir o projecto dos trabalhos que estão a executar.
    Concordam com este comentário:ntqf

Boas, Picareta

Quando disse " (vulgo "não é preciso projectistas para nada") " era em tom de ironia.
    :))
    Concordo a 100% quando diz que haver projecto é essencial. Agora, quanto à obrigatoriedade do projecto, penso que não é bem assim. Por exemplo, em Vila Nova de Gaia, para fazer obras no interior da fracção (desde que não mexam com a estrutura, etc., etc.) não precisa mesmo de controlo prévio. Nem sequer uma comunicação à Gaiurb. Penso que já será domínio dos Regulamentos Municipais, mas vou ver isso com mais cuidado para ter a certeza.

Cumps.
  5.  # 5

Colocado por: adarqAplica-se nos casos que mencionei aplicam-se a percentagem que referiu.

OK! Obrigado.

Colocado por: doisarquitectosBom dia,

No meu entender sim, pode aplicar os 6% no seu caso (atenção que falo sem conhecer o edifício). Tem é de chamar a atenção a isso aos empreiteiro e certificar-se de como ele emite a factura.

Já agora, em que zona fica o edifício?

www.doisarquitectos.com

Obrigado.
    Fica no concelho de Castelo Branco
  6.  # 6

Boa tarde,

temos algumas coisas para esses lados, se necessitar de ajuda diga.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 7

Agradeço, mas já contratei um "enginheirtecto"...

Mas posso explicar porquê, como disse atrás, as fachadas são para ficar, assim como terraço e pátio, todas as portas e janelas (o lugar), no fundo é apenas uma remodelação de espaço interior, com redistribuição de divisões e nem em todas.

O Engenheiro é conhecido e bem referenciado, e além do factor "vil metal", não vislumbro arquitectura suficiente para justificar um Arquitecto.
  8.  # 8

Eu tambem não vislumbro grande coisa.
  9.  # 9

Agradeço, mas já contratei um "enginheirtecto".
    isso é um eng. que trata de tectos?
  10.  # 10

Colocado por: marco1Eu tambem não vislumbro grande coisa.

Já estava à espera da reação. :)

Não tenho a menor dúvida que se fosse fazer uma casa nova, ou uma remodelação mais complexa e supondo que ainda tinha um orçamento ainda mais apertado, do que para esta remodelação, contratava um arquitecto, de caras.

Agora, é tudo uma questão de pragmatismo, para esta situação, desta remodelação, de uma casa que eu conheço, pois era dos meus avós, para o tipo de intervenção que eu vou fazer, que por um lado, não permite grande liberdade "criativa" pelo que já disse no post anterior, e por outro lado, sendo uma casa para passar um fim de semana por mês e para uma ou duas semanas de férias por ano, tudo pesado, fiz esta opção.

Mas obviamente estou aberto a ouvir opiniões contrárias, bem como bons argumentos para ter antes optado por um arquitecto, para este caso particular. E acredite que se forem efectivamente bons, posso sempre mudar de opinião.

Colocado por: cocas2isso é um eng. que trata de tectos?

Eh eh.

Mas não, parece que etimologicamente, o tecto vem mesmo de tectónica=construção...
    Concordam com este comentário: trolha e pinturas
  11.  # 11

Castela

repare uma coisa para não me alongar muito, acha sinceramente que se fosse a um hospital fazer uma pequena cirurgia a um sinal bastava-lhe ir ter com o enfermeiro de serviço?

quem é que lhe disse que um arquitecto não pode de forma expedita e em conta "resolver" alguns pormenores da distribuição interna da sua casa?

enfim estou farto de fazer por aqui pedagogia coisa para a qual não tirei formação especifica.

realmente as pessoas parece que querem continuar acomodadas a certos mitos e não á volta a dar.

boa sorte com a sua remodelação.
    Concordam com este comentário: tiagot
  12.  # 12

Colocado por: marco1Castela

repare uma coisa para não me alongar muito, acha sinceramente que se fosse a um hospital fazer uma pequena cirurgia a um sinal bastava-lhe ir ter com o enfermeiro de serviço?

quem é que lhe disse que um arquitecto não pode deforma expedita e em conta"resolver" alguns pormenores da distribuição interna da sua casa?

enfim estou farto de fazer por aqui pedagogia coisa para a qual não tirei formação especifica.

realmente as pessoas parece que querem continuar acomodadas a certos mitos e não á volta a dar.

boa sorte com a sua remodelação.

Caro Marco,

Não tenho qualquer dúvida que um arquitecto, resolveria muitíssimo bem os pormenores da distribuição interna da casa, muito provavelmente (descontando maus profissionais) melhor que qualquer bom Engenheiro.

A questão não é essa, a questão é custo/benefício. Ou seja, se não tirar bom partido do que arquitecto pode dar, não justifica o custo a mais.

Simplificando, não vale a pena comprar um Ferrari (falando apenas como meio de transporte) se for para andar em estradas nacionais, pois não consigo justificar o valor que dei por ele.

Por isso, paradoxalmente ou talvez não, concordo consigo e apoio esta sua pedagogia, só ressalvando que há casos e casos.
  13.  # 13

Marco1 e j cardoso,

Quando falei em "artistas e "tachinhos" estava a falar em geral e não a alguém em concreto e muito menos neste forum.
    Que eu saiba, não conheço pessoalmente nenhum dos participantes nem o seu trabalho pelo que nunca poderia opinar sobre isso.

Sei que já fui muito ajudada e agradeci publicamente a ajuda que recebi.

E nem imaginam a pena que tenho de só ter tido conhecimento deste forum após uma obra grande que tive de mandar fazer. E essa obra foi feita por uma reconhecida empresa com sede em Lisboa, acompanhada por engenheiros e arquitectos... E soubesse eu o que sei hoje...

E mantenho ponto por ponto a opinião que manifestei acima.
  14.  # 14

Castela

tudo bem, no entanto continuo por preceber onde é que está o dinheiro a mais, talvez o tal engenheiro "ofereça" a arquitectura?
    e repare que não estou a denegrir o trabalho dos engenheiros simplesmente não tenha duvidas que na maioria dos casos eles são é bons a fazer o trabalho especifico deles e regra geral de certeza que em termos de arquitectura irá ficar mal servida em comparação ao arquitecto.
    enfim é a sua perspectiva da coisa.
    Concordam com este comentário: j cardoso, adarq
  15.  # 15

Boas Marco1,

Como já disse atrás, é a minha perspectiva da coisa para este caso em concreto.
  16.  # 16

Colocado por: Filipa BorgesSei que para a recuperar vou ter que fazer projecto pois vou querer mudar os telhados e a disposição das divisões interiormente...

A minha duvida é quais os projectos que são obrigatórios fazer para poder começar fazer as obras em casa.

em princípio pela maneira que expressa a intenção, todos os ditos normais""

pelo que percebo quer fazer uma mexida grande, o que implica arquitetura, mexida em alçados, mesmo que seja só restauro exterior aconselho projecto de arquitectura sempre
    de resto tem sempre de criar infra-estruturas e estruturas

para saber melhor a obrigatoriedade de projectos teria de se saber a sua intenção concreta, abrir janelas?, abrir portas?, ver os imoveis e confirmar na câmara os projectos necessários.
    contrate um arquitecto
    cumps

0.0276 seg. NEW