Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

seria importante saber que tipo de lareira, será mesmo lareira ou recuperador?

se for recuperador poderá ser qualquer coisa como algo incorporado num volume simples e como tal pode ser "deslocado" para um dos lados podendo mesmo ser algo até tipo um recuperador com 2 frentes de vidro e ai o ecran televisivo assumir a posição central.

outra coisa também que poderá ficar bem será assumir uma boa lareira ao centro ou até mesmo recuperador mas com presença e ai a "TB" ser algo mais "moderno" assente num "pedestal" móvel e giratório sem posição definida na sala.

a meu ver será preciso ter mão no design da coisa para que não se perca afinal toda a contemporaneidade e minimalismo dessa sala com duas grandes zonas envidraçadas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

seria importante saber que tipo de lareira, será mesmo lareira ou recuperador?

se for recuperador poderá ser qualquer coisa como algo incorporado num volume simples e como tal pode ser "deslocado" para um dos lados podendo mesmo ser algo até tipo um recuperador com 2 frentes de vidro e ai o ecran televisivo assumir a posição central.

outra coisa também que poderá ficar bem será assumir uma boa lareira ao centro ou até mesmo recuperador mas com presença e ai a "TB" ser algo mais "moderno" assente num "pedestal" móvel e giratório sem posição definida na sala.

a meu ver será preciso ter mão no design da coisa para que não se perca afinal toda a contemporaneidade e minimalismo dessa sala com duas grandes zonas envidraçadas.

Obrigado pelas dicas, já em outros seus comentários que por vezes faz um "rabisco", é possível tal coisa para este caso????

Um muito obrigado pela resposta
  3.  # 3

Aguardo ainda com esperança que alguém faça um esboço/um rascunho, o quer que seja como alternativa a colocação de sofás e lareira e mesa, só não pode deslocar a tv, pode andar com ela praticamente para o centro da sala
  4.  # 4

è facil, pega no topico da TV sobre a lareira e mete o seu Arquitecto a desenhar uma lareira com recuperador de calor + TV.

Pelos visto não se consegue fugir ao protagonismo de ambas as valências.
    PS: uma lareira colada a uma parede exterior nunca é muito eficiente... mas no seu caso com esse espaço. não tem volta a dar.
    excepto se a instalar em ilha (uma salamandra) entre a zona de refeições/ sala de estar...
  5.  # 5

A casa do meu irmão tem a sala tipo a sua, e o que ele fez foi separar a zona da mesa, da sala, através da criação de uma pequena parede divisória, que lhe permite fixar a Tv e por estantes e objectos decorativos. aí onde tem a linha vermelha.

Ele optou por colocar uma salamandra (grande) a meio da sala, e olhe que não faz frio lá :)

No seu caso, acho que não há grande volta a dar... a opção resume-se a construir a hotte da lareira ou não!
    No entanto, eu "disfarçava" a coisa colocando tipo um "biombo" entre a mesa de jantar e a sala, que permite ver e ser visto, e ao mesmo tipo permite a separação de zonas..
    Mando um exemplo que vi num hotel e gostei:
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      biombo hotel.jpg
  6.  # 6

sergio

eu não fazia nada entre a zona de estar e a zona de refeições, a sala não é suficientemente comprida para que isso possa dar algo de jeito e com boa área funcional.

olhe siga esta sugestão que mando e peça ao seu arquitecto que desenhe uma "caixa" do recuperador mais para o minimalismo e tente equilibrar esse alçado interior com a tv ao centro.
      Sala2.png
  7.  # 7

Que tipo de aquecimento vai ter? Não pode simplesmente não ter lareira? Para que quer a lareira?
  8.  # 8

Aqui fica uma sugestão
      IMAG0261 (2).jpg
  9.  # 9

A lareira que estou a pensar colocar na casa será semelhante a estas duas
      Lareira 2.png
  10.  # 10

ou esta
      Lareira 1.png
  11.  # 11

pois então já reparou que nenhuma das duas está perfeitamente central ou seja estão ligeiramente deslocadas para um dos lados da zona de estar.
  12.  # 12

sim já tinha reparado nisso e tenho pensado em colocar a lareira a partir do centro para um dos lados
  13.  # 13

Entretanto enquanto não resolvo alguns detalhes lá vão surgindo algumas coisas feitas, ou meias feitas.

Porta de entrada Principal, ou meia porta falta o puxador exterior
      IMG_20131218_120632 (Small).jpg
  14.  # 14

+ uma
      IMG_20131218_120710 (Small).jpg
  15.  # 15

.
      113.jpg
      114.jpg
  16.  # 16

Qual a marca desse menino?
  17.  # 17

Nordica Extraflame
  18.  # 18

Rika scena
      115.jpg
  19.  # 19

Indecisão na escolha de puxador para porta resultou na escolha do puxador do meio
  20.  # 20

é esta a imagem
      Puxadores.png

0.0748 seg. NEW