Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Conheço uma casa perto de Penafiel em que uma piscina com 3 m por 80 cm colocada em cima de uma laje fez com que a mesma tenha cedido.
    O interessante é que a piscina esteve colocada no mesmo local, cheia, durantes cerca de um ano e só recentemente é que a estrutura colapsou.
  2.  # 62

    Colocado por: marciobastosConheço uma casa perto de Penafiel em que uma piscina com 3 m por 80 cm colocada em cima de uma laje fez com que a mesma tenha cedido.
    O interessante é que a piscina esteve colocada no mesmo local, cheia, durantes cerca de um ano e só recentemente é que a estrutura colapsou.


    Foi "moendo", "moendo", até que... foi-se!
  3.  # 63

    Muita gente não tem noção da sobrecarga associada a uma piscina cheia, por pequena que possa parecer, como essas portáteis de borracha.

    Outro caso em que é preciso ter muito cuidado, é com a grande quantidade de livros que muitas pessoas têm em escritórios ou bibliotecas de casa, em especial mas não só, em casas mais antigas com lajes de madeira.
  4.  # 64

    A título de exemplo, uma pequena piscina de 2m de diâmetro com apenas 0,8m de profundidade, pesará 2,5 toneladas, isto é, mais do que o maior dos Mercedes, o série S.
  5.  # 65

    Outra questão são os aquários. Conheço algumas pessoas com aquários com mais água que algumas dessas piscinas pequenas. Só a título de exemplo, um amigo meu tem um aquário na sala com cerca de 5mt x 1mt x ,6mt mais os filtros na parte inferior. Depois tem um mais pequeno no escritório com 2mt x +-,7mt x +-,5mt. Isto tudo num apartamento no 5º andar. Já lhe disse que achava demasiado mas ele não se importou muito.
  6.  # 66

    bem isso nao sao aquarios......... isso é o oceanario!
    Concordam com este comentário: BM_18
  7.  # 67

    Colocado por: loverscoutbem isso nao sao aquarios......... isso é o oceanario!


    Yep...alturas houve em que teve tubarões lá dentro (ok, não era nenhum white shark mas era da família) entre piranhas, tartarugas das mais estranhas que já vi...já teve discos e outros peixes "normais" mas aquilo volta e meia muda. Nunca é a mesma coisa quando lá vou.
  8.  # 68

    É de facto uma piscina insuflável. E eu já disse ao meu vizinho que a retirasse ou que reduzisse a altura de água, falando-lhe justamente do facto de a laje do terraço estar (em princípio) calculada para 200kg/m2 e a piscina, só com 20cm já atinge isso.
    As pessoas não fazem ideia dos riscos que correm. No caso destas piscinas deveria haver uma campanha de sensibilização pois realmente o caso é grave e não será a única nestas circunstâncias.

    Para já ele baixou o nível da água e entretanto julgo que a vai retirar agora que o tempo já não justifica o seu uso. Para o ano volto ao combate... :-)
  9.  # 69

    Colocado por: nunogouveiaPara já ele baixou o nível da água e entretanto julgo que a vai retirar agora que o tempo já não justifica o seu uso. Para o ano volto ao combate... :-)


    Incluir na próxima reunião de condomínio esta questão.
  10.  # 70

    isso é outra conversa...o prédio não tem condomínio. As 9 frações pertenciam a um único proprietário que as tinha alugadas. Vendeu, há uns 7 anos, pela primeira vez um apartamento, a mim, e eu disse logo, por carta registada, que deveríamos criar um condomínio...Entretanto já vendeu outro, já se voltou a falar nisso e até hoje. O divertido é que o propietário da maioria das freações tem feito obras de beneficiação e não apresenta contas...nem tampouco pagamos a eletricidade referente à iluminação das escadas (não há elevador nem água do condomínio)... é estranho mas é assim.
    • vf74
    • 25 setembro 2016

     # 71

    na descrição do meu terraço tem isto:

    lajes aligeiradas pre reforçadas com 28 cm + camada em betao aligeirado (pendentes) + dupla membrana alfaltica (impermeabilização) + isolamente termico roofmate 4cm + lajetas betão

    Mas não fala em valores por m2

    Há forma de saber qual será o valor de Kg /m2 com esta descrição, este terraço esta num 9º andar de um prédio com 11 (tem 2 subterrâneos) em betão armado,
    construção soares costa há 6 anos
  11.  # 72

    Tem que consultar o projecto, mas de certeza que no máximo essa laje foi dimensionada para suportar 200kg/m2, isto são 20cm de altura da água.
  12.  # 73

    E se colocar lá 60 cm de água , que vai acontecer?
  13.  # 74

    Colocado por: callinasE se colocar lá 60 cm de água , que vai acontecer?

    Pode não acontecer nada, mas quem quiser fazer esse tipo de brincadeiras, que as faça na sua casa (moradia unifamiliar), e não num prédio de 9 andares.
    Concordam com este comentário: dedao
  14.  # 75

    Esse terraço no 9 andar não é tipo varanda?
  15.  # 76

    Viva.

    Uma lage que não seja aligeirada suporta, normalmente, mais do que os 200kg M2?

    Trata-se de um terraço sobre toda a área de implantação. Transitável. Edifício de 2 andares (2 focos) no Algarve..

    Temos posto a piscina numa zona onde tem uma parede de.divisao e em teoria deverá lá estar um pilar. Não temos posto MTA água já com algum receio.
 
0.0204 seg. NEW