Iniciar sessão ou registar-se
    • pncama
    • 12 dezembro 2008 editado

# 1

Boa noite.

Estou às voltas com o caderno de encargos da parte de trolha, e estou aqui a ver a parte das paredes interiores.
    O que está previsto sobre a parede de tijolo interior é: chapisco, reboco pronto (tipo KS9 da Fassa Bartolo) para posterior aplicação do revestimento final, que será gesso projectado aligeirado (tipo P2000 da Sival; Proyal XXI; PROYALBI-PLUS)
    As minhas dúvidas são:
    Para esta solução é necessário o reboco? Não bastava aplicar o gesso por cima do chapisco?
    O tipo de gesso previsto é bom? Conhecem algum em particular?
    O acabamento final é obtido com o gesso, ou existe algum barramento final, o que já vi em algum lado chamado de "megafino"?

Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: pncamaPara esta solução é necessário o reboco? Não bastava aplicar o gesso por cima do chapisco?

Essa solução está errada, porque o P2000 da Sival, de acordo com a ficha técnica, é para aplicação projectada

Utilização
    Indicado para o revestimento de paramentos interiores de paredes e tectos, pode ser aplicado directamente sobre a generalidade dos suportes que os constituem, nomeadamente alvenarias de tijolo não rebocadas, betão moldado em obra e blocos de betão de agregados correntes, constituindo a camada de regularização.

Colocado por: pncamaO acabamento final é obtido com o gesso, ou existe algum barramento final, o que já vi em algum lado chamado de "megafino"?

É mecafino.

Mecafino é uma massa de barramento fino que se usa em estuques de aplicação manual,, para obter a superficie lisa. Um estuque manual, é executado primeiro com uma massa de enchimento ou grossa com 2 ou 3 com de espessura e é acabada com massa fina, para ter aquele aspecto liso. Pode também se usado para reparar fissuras em paredes.

Colocado por: pncamaEstou às voltas com o caderno de encargos da parte de trolha, e estou aqui a ver a parte das paredes interiores.

Esses cadernos de encargos, são geralmente cadernos de encargos tipo, que são copiados de geração em geração sem grandes alterações e onde ainda se encontram resquícios das suas primeiras versões
  2.  # 3

Colocado por: PauloCorreiaEssa solução está errada, porque o P2000 da Sival, de acordo com aficha técnica, é para aplicação projectada

Errada também me parece que esteja, mas não é por ser projectada, pois isso até vem no caderno. Ou seja seria essa a intenção...
    Agora, não me parece é que seja necessário (tal como vem na ficha técnica) fazer um reboco prévio! Certo?
    Eles até falam da aplicação sobre a alvenaria directamente. Mas não será melhor um chapisco para promover uma melhor aderência?
    Colocado por: PauloCorreiaMecafino é uma massa de barramento fino que se usa em estuques de aplicação manual,, para obter a superficie lisa. Um estuque manual, é executado primeiro com uma massa de enchimento ou grossa com 2 ou 3 com de espessura e é acabada com massa fina, para ter aquele aspecto liso. Pode também se usado para reparar fissuras em paredes.

Ok. Então com um gesso projectado do tipo P2000 não há qualquer necessidade dessas massas de acabamento? Ou estes gessos funcionam como uma base de regularização, acabados depois com essas massas de gesso finas?

Obrigado

Já agora Sr. Paulo Correia, há algum destes gessos que conheça melhor, que costume trabalhar e que goste dos resultados?
  3.  # 4

Colocado por: pncamaErrada também me parece que esteja, mas não é por ser projectada, pois isso até vem no caderno. Ou seja seria essa a intenção...
    Agora, não me parece é que seja necessário (tal como vem na ficha técnica) fazer um reboco prévio! Certo?

Certo
    A solução está errada porque ou se faz de uma maneira ou de outra (a menos que tenha para ai dinheiro para espatifar, o que se for o caso....)

Colocado por: pncamaMas não será melhor um chapisco para promover uma melhor aderência?
    Sim, é, e muito, especialmente nas zonas de betão, onde a aderência é muito má e ai o salpisco até devia levar um promotor de aderência. Não se esqueça ainda de meter uma rede de PVc nas juntas das alvenarias como o betão. Evitar-lhe-á muita racha

Colocado por: pncamaOk. Então com um gesso projectado do tipo P2000 não há qualquer necessidade dessas massas de acabamento? Ou estes gessos funcionam como uma base de regularização, acabados depois com essas massas de gesso finas?

Leia a ficha técnica com cuidado. É necessário acabar com massa de acabamento fina

Colocado por: pncamaá algum destes gessos que conheça melhor, que costume trabalhar e que goste dos resultados?

Nós usamos o Proyal e o mecafino. Pelo menos chatices não nos dão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pncama
  4.  # 5

Estou esclarecido. Obrigado Sr. Paulo! Era como eu imaginava...
    Já agora, se o acabamento for com gesso tipo "seral", aqui a solução completa já leva o reboco, ou mais uma vez toda a solução é com gesso?

Obrigado
  5.  # 6

è apenas uma questão de regularização das paredes.

Se usar reboco, usa uma massa fina para deixar a superfície lisa. Se usar estuque projectado ou manual, usa a mesma massa fina. Usar reboco e estuque projectado ao mesmo tempo, é um desperdício de dinheiro
  6.  # 7

Colocado por: PauloCorreiaSe usar reboco, usa uma massa fina para deixar a superfície lisa.

Isso é o que se dá o nome de "estanhado"?

Qual dos dois sistemas acha melhor? Independentemente dos custos....

Obrigado
  7.  # 8

Bom eu ando a iniciar o processo de construção.. e todas estas dúvidas metem-me medo! Não tenho qualquer noção destes termos e de como vou saber escolher quais as melhores opções... Espero que este forum continue a ser uma ajuda...

Cumps.

Rui Jorge
    http://casaprojecto.blogspot.com/
  8.  # 9

ruipedroj, é natural que estas dúvidas e outras, relativas à construção lhe façam confusão... mas também e já que está a iniciar um processo de licenciamento... deve esclarecer estas questões com a sua equipe projectista... Falar sobre as as diversas alternativas técnicas, funcionais e estéticas, mostrar-lhe sempre q possível amostras e/ ou fotografias de situaçãoes similares...etc, etc...

É este tipo de prestação de serviços, responsável ,que deverá esperar de um gabinete projectista...
  9.  # 10

Colocado por: pncamaIsso é o que se dá o nome de "estanhado"?
    Qual dos dois sistemas acha melhor? Independentemente dos custos....

Vi recentemente os acabamentos estanhados para interiores na Tecktónica e as amostras estavam excelentes (melhor seria que não estivessem), mas nunca utilizámos em interiores. Pelo que não posso dar uma opinião

Em rebocos exteriores, utilizámos barramentos com Duracril da Matesica e os resultados foram excelentes, mas é muito caro.
  10.  # 11

Agora Rebocos Prontos Exteriores... ;)
    Secil (RHP), IRP (Redur), Ciarga (AREPH), Maxit (EP), Fassa Bartolo (KI 7), etc...
    Tudo "mais do mesmo", ou há diferenças?
    Algumas boas ou más experiências com estes produtos?
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Azevedo78Algumas boas ou más experiências com estes produtos?

Só com os aplicadores, porque desde que a argamassa seja escolhida correctamente (existem muitos tipos de reboco prontos) e bem aplicados, não dão problemas.

Pedro
    Veja imensa gente aqui muito preocupada com a qualidade de determinado produto, se é o melhor ou se tem a melhor relação qualidade/preço, e no entanto, 90% dos problemas, derivam da má execução e aplicação. Uso sempre o exemplo da parede dupla exterior, arranjem a solução que quiserem, metam forras por dentro ou por fora, xps por onde quiserem, façam de que maneira quiserem, no final, 95% das vezes, aquilo não funciona
  12.  # 13

Colocado por: PauloCorreiaUso sempre o exemplo da parede dupla exterior, arranjem a solução que quiserem, metam forras por dentro ou por fora, xps por onde quiserem, façam de que maneira quiserem, no final, 95% das vezes, aquilo não funciona

E quais são os erros "de palmatória"?
    Um arquitecto 2 a 3 vezes por semana na obra e um eng.º civil experiente pelo menos uma vez por semana, conseguem "contornar" esses erros? Ou nem assim?

Cump.
  13.  # 14

Colocado por: Pedro Azevedo78Um arquitecto 2 a 3 vezes por semana na obra e um eng.º civil experiente pelo menos uma vez por semana, conseguem "contornar" esses erros? Ou nem assim?

Correndo o risco de ofender alguém, mas não brinque cm coisas sérias. O problema nem está ai, está nos pormenores que ninguém lê ou cumpre

Quando se executa uma solução temos de ter muita atenção ás condições de aplicação. Repare no exemplo do estuque (válido para o ETICS).

Em suportes muito lisos e compactos e/ou onde tenham sido aplicados descofrantes (ex. alguns betões moldados em obra), devem criar-se as condições necessárias de aderência, através da picagem da superfície ou da aplicação prévia de um produto próprio para o efeito, de eficácia comprovada.

Isto significa que quando aplicamos estuques sobre betões, temos de criar condições de aderência. A solução mais simples é através de um salpico com um aditivo de aderência (sem este aditivo, serve de pouco). Quantas vezes já viu alguém lembrar-se de comprar o aditivo em obra? Acha que um arquitecto ou um engenheiro, se não forem mesmo bons, apanham isto? e sem o aditivo, todo o sistema está comprometido, simplesmente, umas vezes têm-se sorte, outras nem por isso. Melhor ainda, quando aquilo der chatices, já o prazo de garantia passou.

Se a parede dupla não funciona, como é que sabe? tem um isolamento de pior qualidade e mais frio/calor em casa, mas não consegue avaliar a 100% e portanto passa.

Já leu as condições de aderência dos sistemas ETICS sobre betão? leia e depois assuste-se
  14.  # 15

Sr. Paulo,

Não estava a brincar, nem pouco mais ou menos... Estava tentar perceber se com um controlo (que sei de qualidade) mais "apertado" esses pormenores conseguem ser feitos, ou pelo menos, minimizar "asneiras"!

Mas em relação aos erros da parede dupla acabou por não me dizer muito, sobre ao que estar atento... Aos erros graves que vê sempre (ou quase) serem cometidos.

Cump
  15.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78Não estava a brincar, nem pouco mais ou menos... Estava tentar perceber se com um controlo (que sei de qualidade) mais "apertado" esses pormenores conseguem ser feitos, ou pelo menos, minimizar "asneiras"!

Se estamos a falar de controle de qualidade, um controle de não se faz com visitas à obra, faz-se em obra e para isso, quem o fizer, terá de lá estar. Visitas à obra é turismo rural, pouco mais. Para perceber o que digo, fica aqui uma ficha de controle de qualidade de alvenarias duplas e diga-me se a consegue preencher com visitas.

Photobucket

Colocado por: Pedro Azevedo78Mas em relação aos erros da parede dupla acabou por não me dizer muito, sobre ao que estar atento... Aos erros graves que vê sempre (ou quase) serem cometidos.

Nesta altura você já sabe como se devia fazer uma parede dupla exterior:

Como se devia:
    - Levanta-se uma das paredes de alvenaria
    - Faz-se e impermeabiliza-se a caleira de fundo
    - Coloca-se o xps
    - Coloca-se os tacos em xps para garantir que o posicionamento das placas
    - levanta-se a segunda parede de alvenaria, deixando a primeira fiada com tijolo sim, tijolo não (para limpar a caleira)
    - Limpa-se a caleira
    - tapa-se os buracos na primeira fiada, colocando os tubos de areajamento

Como se faz
    - Levanta-se as duas fiadas ao mesmo tempo
    - A cada 3 fiadas de tijolo, mete-se lá para dentro o XPS (isto, se ele não deslizar)
    - No final, fecha-se tudo

Caleira nem vê-las, isolamento não funciona porque os restos de argamassas que caem para dentro, criam zonas de descontinuidade, os restos de argamassas que caem para dentro criam pontes entre os dois panos de alvenarias. Duvida que se fazem assim? Faça uma observação quando andar na rua. Observe quanto paredes exteriores têm lá os tubinhos

Ainda que seja feita correctamente, se usarem caixas de estore tradicionais, vai para ao mesmo, porque as caixas são auto estrada térmicas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  16.  # 17

Colocado por: PauloCorreiaComo se devia:
    - Levanta-se uma das paredes de alvenaria
    - Faz-se e impermeabiliza-se a caleira de fundo
    - Coloca-se o xps
    - Coloca-se os tacos em xps para garantir que o posicionamento das placas
    - levanta-se a segunda parede de alvenaria, deixando a primeira fiada com tijolo sim, tijolo não (para limpar a caleira)
    - Limpa-se a caleira
    - tapa-se os buracos na primeira fiada, colocando os tubos de areajamento

Como se faz
    - Levanta-se as duas fiadas ao mesmo tempo
    - A cada 3 fiadas de tijolo, mete-se lá para dentro o XPS (isto, se ele não deslizar)
    - No final, fecha-se tudo

Caleira nem vê-las, isolamento não funciona porque os restos de argamassas que caem para dentro, criam zonas de descontinuidade, os restos de argamassas que caem para dentro criam pontes entre os dois panos de alvenarias. Duvida que se fazem assim? Faça uma observação quando andar na rua. Observe quanto paredes exteriores têm lá os tubinhos

;) Tem razão... Mas não acha que se consegue controlar isto sem presença permanente em obra? Entre mim, os arquitectos e um Engº (meu irmão), não dá para nos apercebermos de como está a ser feita a construção?
    Vai ter de dar... ;)

E caixas de estores, não tenho.
  17.  # 18

Colocado por: Pedro Azevedo78Vai ter de dar... ;)

Se vai ter de dar, vai ter de dar. Não há outro remédio.

Para mim a discussão era se as visitas à obra, garantem ou não qualidade. Um controle de qualidade faz-se daquela maneira e penso que ficou esclarecido se garantem ou não. Lembre-se que para todas as actividades em obra existe um formulário daqueles.

Divirta-se
    •  
      FD
    • 15 dezembro 2008

# 19

Colocado por: PauloCorreiaDivirta-se

Está visto que o Paulo é um brincalhão... :D
  18.  # 20

Colocado por: PauloCorreiaDivirta-se

Mesmo com todo o trabalho e dificuldades que vão aparecendo, todo este processo me tem dado gozo... ;)
    Por isso espero mesmo me continuar a "divertir"! Mas para isso vou me valendo de muitos conselhos que vou recebendo por aqui, pois só sabendo ao que devo estar atento, é que evito muitas (mais) chatices...

0.0239 seg. NEW