Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou em processo de aquisição de um apartamento em Almada.Trata-se de uma cave com tipologia T2 e com um logradouro com cerca de 85m2.O prédio tem aproximadamente 50 anos e está em bom estado. O apartamento em questão necessita de uma remodelação total, desde canalização e instalação eletrica, assim como derrubar umas paredes e erguer outras para reorganizar as divisões e possivelmente proceder a uns trabalhos de impermeabilização por tratar-se de uma cave (apesar que não cheira nem um pouco a humidades e a casa está fechada há algum tempo).

    A questão que pretendia lançar é: por onde e como devo começar? procuro um arquitecto, um engenheiro, um empreiteiro, um gabinete de projectos? alguém conhece um profissional competente e sério nestas áreas que me possa recomendar?

    Desde já muito obrigado pela atenção e fico a aguardar a vossa preciosa ajuda.

    Souto
  2.  # 2

    Boa noite Sr Souto,
    No caso de ser interior pode procurar um designer de interiores. já lhe enviei mensagem privada, estou disponivel para aceitar o desafio.

    Votos de boa semana
    Carlos Cristina
  3.  # 3

    Boa noite,

    Uma vez que vai alterar disposição ao nivel dos interiores, convem contactar um gabinete de projectos.
    Uma equipa multidisciplinar é mais vantajosa no sentido de poder cruzar todos os projectos e homogeneizá-los para uma boa execução em obra.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 4

    Colocado por: souto74A questão que pretendia lançar é: por onde e como devo começar?

    O 1.º passo é definir QUANTO pretende gastar;

    Com ESTE dado definido, poderá passar ao 2.º passo que é escolher o gabinete de projecto (de design de interior, de arquitectura, pluridisciplinar, ou lá o que queira chamar-lhe) e PEDIR-LHES ORÇAMENTO para elaborarem o projecto de remodelação - tendo em conta o seu «plafond» financeiro.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: ccdesign
  5.  # 5

    Viva Souto;

    Acho que deverá começar por procurar uma equipa projectista. Dentro destas poderá haver muitas variantes. Mas geralmente o gabinete de arquitectura que escolher poderá já ter os seus parceiros regulares para as engenharias necessárias e tratar-lhe de todo o processo caso o Souto não tenha contactos nessa área.

    Cumprimentos, Tiago.
  6.  # 6

    Numa renovação interior, tanto pode ser um arquitecto, como um designer. Também penso que os designers são mais vocacionados para este tipo de trabalhos. fazer a distribuição dos espaços, estudar a sua funcionalidade etc.
    É a melhor pessoa para acompanhar toda a sua fase na Obra etc.
    Resta ao Sr. Souto escolher a melhor alternativa

    Cumprimentos
    Carlos Cristina
  7.  # 7

    Caro souto74,

    apenas venho concordar com o que já foi dito.
    Contacte um projectista ou uma equipa projectista (arquitecto(s) ou designer(s) de interiores), que se entusiasme com o seu projecto.
    Quem escolher deverá ter os conhecimentos necessários para lhe responder a todas as dúvidas que tiver e as que irão surgir em todo o processo.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  8.  # 8

    Quem escolher deverá ter os conhecimentos necessários para lhe responder a todas as dúvidas que tiver e as que irão surgir em todo o processo.


    Concordo que quem for projectar, tem de responder ás duvidas, resolver os problemas.
    Quem for o arquitecto ou o designer, a nivel de inteiores deve sentir o problema e pensar, estudar e aplicar a sua resolução.
    tanto um arquitecto, como um designer tem capacidades de projecto. Nos interiores, penso enquanto designer termos mais vantagens que o arquitecto, olhamos mais para a visualização, comunicação, harmonia.
    mas são opiniões, posso estar enganado, mas penso que o designer vive mais o acompanhamento da obra.
    Respeito as opiniões de todos os foristas. estou aqui de bem como nós todos.

    Cumprimentos
    Carlos Cristina
  9.  # 9

    ccdesign,

    Cabe a um designer conceber design, tal como a um arquitecto conceber arquitectura e um engenheiro engenharia.
    Penso que é assim, ou pelo menos deveria ser assim.

    cumprimentos,

    adarq
    [email protected]
  10.  # 10

    ccdesign

    mas a que designer se está a referir em concreto??
  11.  # 11

    Designer que trabalha com interiores, embora hoje em dia o design tende a ser multidisciplinar.
    Exactamente, embora tenhamos de perceber das nossas áreas, é fumdamental um designer perceber o minimo de arquitectura quando trabalha com interiores, e de engenheiria, ao ler a planta também tem de perceber onde está uma parede mestra, para não fazer "asneira"
    Hoje em dia para esta área, podemos também referir ao designer de Interiores e ao light designer. mas há engenheiros que trabalham na iluminação, e tive um engenheiro numa cadeira de luminotecnia, que me ensinou algumas bases.

    Cumprimentos
  12.  # 12

    Para aqueles que ainda não possuem uma resposta clara para esta pergunta, segue abaixo todas as atividades cabíveis ao profissional de design de interiores:

    - Pesquisa e análise dos objetivos e desejos do Cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade, conforto, segurança e qualidade estética.
    - Confirmação dos estudos preliminares e adequação das soluções propostas ao orçamento do Cliente.
    - Seleção de cores, materiais, revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas, funcionais, de vida útil, de durabilidade e de proteção ao meio ambiente.
    - Especificação de mobiliário, equipamentos, sistemas, produtos e outros elementos, bem como, providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronogramas de execução.
    - Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não estruturais - paredes, divisórias, forros, pisos (alterações na estrutura construtiva exige a contratação de um Arquiteto ou Engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis e definição de paisagismo e outros elementos.- Adequação de toda a intervenção às leis e regulamentos municipais que se fizer necessária.- Coordenação de todos os profissionais que vão atuar na execução do projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.


    Sim se precisar de um Arquitecto, ou de um Engenheiro nunca hesitarei em chamá-lo
  13.  # 13

    - Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do Cliente.- Acompanhamento de toda a obra mantendo o orçamento dentro dos valores previstos ou submetendo ao Cliente qualquer alteração para prévia aprovação.
    - Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento (estágio) da obra registrando as ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas e orçamentárias.
    - Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo Cliente.

    Finalmente, a função do designer é atingir o objetivo final sob todos os aspectos de forma controlada, eficiente e transparente. O projetista planeja, elabora e simula os resultados, demonstra, minimiza erros e define claramente cada etapa. Issso minimiza as alterações e por conseqüência barateia o custo. Além disso, está preparado para atender ao cliente nas necessidades especificas, como na concepção de mobiliários sob medida, luminárias personalizadas; acabamentos especiais, itens de decoração dentre muitas outras possibilidades.
    A orientação nas escolhas das cores, nos revestimentos e materiais alinhados com as novidades do mercado,a sugestão de estilo, formas que obedecem a critérios de funcionalidade e a praticidade os aspectos inerentes,será exposto de forma clara e estará sujeita à autorização formal do cliente.


    Os deveres de um designer de interiores, e para o que serve
  14.  # 14

    Boas tardes,

    Caro ccdesign, não duvido monimamente das suas capacidades, no entanto arquitectura de interiores, design de interiores ou decoração de interiores é uma questão de escala de intervenção, e se o souto pretende a demolição e reorgnização de espaços parece-me trabalho para arquitectura [para o desenho] e engenharia [para a reorganização das redes].

    Caro souto faça isso, contacte gabinete de projetos, defina um tecto orçamental, tente colocar as obras como reconstrução e pagar 6% de iva sobre a mão de obra e boa sorte.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  15.  # 15

    Prometo tirar daqui uma refelxão, e reler o que escrevi, se tiver de dar razão alguém não hesitarei em pedir desculpa
  16.  # 16

    embora não seja vinculativo em intervenções não sujeitas a licenciamento, penso que para estes casos o melhor é mesmo alguêm com a formação em arquitectura de interiores integrado ou integrando uma equipe multidisciplinar abrangendo a engenharia nas áreas necessárias.
  17.  # 17

    Boa tarde...

    Denoto que começa a existir aqui uma pequena guerrilha, no entanto é importante nestes casos de ver que é algo existente e ninguém pode garantir o que está por de trás das paredes, pavimentos e tectos, muitas vezes estes tipos de trabalho encaixam-se em empresas de valorização de património, como algo que existe nos estados unidos desde os anos 70, STAGING, penso que aqui tanto arquitectos como designer´s portugueses têm de sair um pouco do gabinete e começar a trabalhar com equipas multidisciplinares desta área, ou seja, porquê fazer um projectos, que o cliente paga, depois ter de encontrar uma construtora ou um conjunto de construtores para realizar o que foi desenhado, de seguida o que foi projectado ou não vai ao encontro das espectativas do cliente ou não solociona determinados problemas encontrados em obra... e por ai fora

    Ou seja uma perca de tempo, neste tipo de casos, será pertinente escolher uma empresa com equipa multidisciplinar, que para além dos arquitectos, engenheiros e designer, tenham também pedreiros, carpinteiros, serralheiros, bricolas, etc... assim o projecto é realizado ao longo da obra e ao gosto do cliente e com um único orçamento, e é claro bem ao estilo do QUERIDO MUDEI A CASA.

    Abraço
    Roberto
    rt.arquitectos.com
  18.  # 18

    Colocado por: Roberto ...como algo que existe nos estados unidos desde os anos 70, STAGING, ... assim o projecto é realizado ao longo da obra e ao gosto do cliente e com um único orçamento, e é claro bem ao estilo do QUERIDO MUDEI A CASA.

    STAGING quer dizer «encenação».

    Trata-se de ABONECAR as casas para ficarem bem nas fotografias para facilitar as vendas das casas.

    Do tipo: "esconde aquele armário", "remove o naperon de cima da televisão", "tira a tralha de cima da cama", "esconde os brinquedos que estão espalhados pelo chão", "tira a louça de cima da bancada da cozinha", etc.

    Não tem nada a ver com REMODELAÇÃO de apartamentos!

    Já se fala nisso neste Forum há mais de 4 anos.
    https://forumdacasa.com/discussion/642/como-compraram-e-venderam-a-vossa-casa-preciso-vosso-testemunho/#Comment_4042
    • bia
    • 18 junho 2012

     # 19

    Boa Roberto! projectos realizados ao longo da obra...o passo a seguir já está ao virar da esquina, que é fazer projectos depois da obra estar feita! Isso é que é avaria!
  19.  # 20

    Colocado por: Robertouma empresa com equipa multidisciplinar, que para além dos arquitectos, engenheiros e designer, tenham também pedreiros, carpinteiros, serralheiros, bricolas, etc...

    E o alvará ou titulo de registo no INCI?....já tem ou pede emprestado?
 
0.0212 seg. NEW