Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Eu este mês fui trocar os bombitos do travão do meu Clio (tava um colado). e mais uns guarda pós. quando cheguei a casa fui ver se as rodas estavam bem apertadas...

resumindo: estavam bem apertadas :D hehe
  2.  # 62

e nao têm a ver com a qualidade dos pneus?

estranho demorar 2 dias a "acamar" como se usa na giria e a fazer 130Km /dia, normalmente o que se faz é travar sempre que se pode com força e rápido afim das pastilhas acamarem mais rápido, agora poderá ter haver com a qualidade das pastilhas também...
  3.  # 63

Os pneus estão bons!:)
    Nos últimos anos tenho levado o carro sempre à marca e disse-lhes isso. Eles disseram que não me preocupasse que tinham uma tabela com os respectivos produtos para cada marca.
  4.  # 64

pode ter acontecido várias coisas...
    mudou pastilhas e óleo de travoes...
    pode ter ficado mal sangrado... mas aí se calhar notava logo...
    pode ter ficado com alguma pequena fuga de oleo... mas aí devia ter acendido luz de falta de oleo de travões...
    pode ter lavado o carro e ter ficado alguma gordura nos discos...

há uns tempos a sair da minha garagem só não meti o carro dentro de uma vala porque puxei o travão de mão a tempo... porque o pedal foi todo ao fundo e não tinha travões... tinha sido a bomba que se F*****
    já há uns tempos que andava a notar que de manhã demorava algum tempo a ganhar pressão no pedal, .... nesse dia foi de vez...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
  5.  # 65

simplesmente mudar uns calços não são precisos nada mais que mudar os calços , não é preciso acamar nem inventar ...

os calços são recuados retirados e colocados uns novos e são precionados novamente atravez do pedal se não houver derrame de oleo não há sangramento excepto se for para fazer uma limpesa ao circuto total ... mas isso não é feito numa mudança de calços ocasional nem periodica ... mas sim numa mudança em que se troca kit re recuperação de bombas , bombitos cabos tubos etc etc ...

se o carro entrou a travar e muda os calços tem que sair a travar ... podem exprimentar , não importa a marca dos calços e ainda a menos de 50km por hora ... convinha verificar esta falha de certeza que tem outro ponto de origem ...

quanto á midas que eu nem a conheço claro mas continu-o a dizer se vos trata tão mal tem bom remedio lol agora escusam de dizer que vao á marca mudar o oleo porque lá tem um mecanico que ganha 2000€ que faz o serviço lol tá errado excepto se a oficina não tiver serviço e mesmo assim arisca-se a ficar igualmente mal servido porque um bom mecanico para fazer este trabalho banal e sujo não tem lá muito boa vontade , se me faço entender !!!!
    Concordam com este comentário: 1976
  6.  # 66

Colocado por: rafaelisidorosimplesmente mudar uns calços não são precisos nada mais que mudar os calços , não é preciso acamar nem inventar ...

os calços são recuados retirados e colocados uns novos e são precionados novamente atravez do pedal se não houver derrame de oleo não há sangramento excepto se for para fazer uma limpesa ao circuto total ... mas isso não é feito numa mudança de calços ocasional nem periodica ... mas sim numa mudança em que se troca kit re recuperação de bombas , bombitos cabos tubos etc etc ...

se o carro entrou a travar e muda os calços tem que sair a travar ... podem exprimentar , não importa a marca dos calços e ainda a menos de 50km por hora ... convinha verificar esta falha de certeza que tem outro ponto de origem ...

quanto á midas que eu nem a conheço claro mas continu-o a dizer se vos trata tão mal tem bom remedio lol agora escusam de dizer que vao á marca mudar o oleo porque lá tem um mecanico que ganha 2000€ que faz o serviço lol tá errado excepto se a oficina não tiver serviço e mesmo assim arisca-se a ficar igualmente mal servido porque um bom mecanico para fazer este trabalho banal e sujo não tem lá muito boa vontade , se me faço entender !!!!

Você nem imagina o quanto está enganado.
  7.  # 67

Colocado por: king25
    Você nem imagina o quanto está enganado.
    extão diga-me o meu engano e explique-me por favor aonde estou enganado numa simples troca de calços de travões ?
  8.  # 68

Colocado por: rafaelisidoroextão diga-me o meu engano e explique-me por favor aonde estou enganado numa simples troca de calços de travões ?

Quando se troca calços ou pastilhas os mesmos precisam sempre de acamar.
    Mesmo que se troque por ex, as pastilhas e discos apesar de os discos serem novos
    ao principio nunca trava convenientemente, precisa de umas boas travagens para acamar,
    aqui entra a experiencia do mecanico, pode-se entregar o carro já com os travões
    "pré acamados", para tal vai-se com o carro há rua, e faz aquilo que o cliente não pode vêr,
    claro que nas MIDAS e NORAUTOS isso não se faz, e enquanto não acama em caso
    de emergencia não tem travão, o pior nisto é que os clientes deviam ser sempre informados
    que isto pode acontecer e por vezes não são.
    No caso em apreço pode também acontecer que uma bomba ou bombite perca a sua eficácia,
    isto pode ser devido há alteração da posição de trabalho, quando se muda calços os bombites
    ficam a trabalhar numa posiçao mais recuada, se já tiverem algum calo dexam de ter a pressão
    adequada e acabam por começar a perder oleo, por isso é que o trabalho de afinar travões
    é na estrada que se completa, e não é mudar e entregar o carro ao cliente.
    Espero ter-me feito conpreender.
  9.  # 69

King25
    eu falei em calços uma simples muda de calços ...
    a historia que contas do rallye que faz com o carro dos clientes a mim não me diz nada ... lol eu sei que posso montar qualquer calço injectar o pedal para reajustar o calço que este trava e fica 100% funcional sem fazer as ditas voltas... obviamente se o disco estiver em pessimas condiçoes ( riscado ) é que se deve fazer uma pre- acamação mas ao preço das peças mais vale colocar tudo novo ou rectificar os discos o que as vezes sai quase ao mesmo preço do novo ... pelo que como lhe disse uma simples troca de calços até porque se ler a informação do fabricante nem se deve travar a fundo nem fazer travagens bruscas nos primeiros km apenas para reajustar o calço ... nunca é pelo motivo que ele não vai travar ... porque ele trava .
  10.  # 70

Colocado por: rafaelisidoroKing25
    eu falei em calços uma simples muda de calços ...
    a historia que contas do rallye que faz com o carro dos clientes a mim não me diz nada ... lol eu sei que posso montar qualquer calço injectar o pedal para reajustar o calço que este trava e fica 100% funcional sem fazer as ditas voltas... obviamente se o disco estiver em pessimas condiçoes ( riscado ) é que se deve fazer uma pre- acamação mas ao preço das peças mais vale colocar tudo novo ou rectificar os discos o que as vezes sai quase ao mesmo preço do novo ... pelo que como lhe disse uma simples troca de calços até porque se ler a informação do fabricante nem se deve travar a fundo nem fazer travagens bruscas nos primeiros km apenas para reajustar o calço ... nunca é pelo motivo que ele não vai travar ... porque ele trava .

Não fica não, já são 40 anos de ferrujem amigo.
    Concordam com este comentário: system32
  11.  # 71

King25, não importa o numero de anos que trabalhamos nem importa o que fazemos durante 40 anos respeitando claro sempre quem sabe fazer um serviço ...
    mas o que o Sr está tentando dizer-me é quase impossivel alguem acreditar ora vejamos ...
    montamos discos novos e calços novos da frente que vem de fabrica tudo ao mm direitinho
    a bomba de travões com o seu embolo empurra o calço ao disco novo , não há casa a fazer não existe camação são duas bases correctamente iguais que vao trabalhar uma contra a outra ...
    qualquer conjunto destes novo trabalha bem é só montar ajustar o calço atravez do pedal e tá a 100% obviamente que temos que ter mais cuidados na montagem como desengordurar o disco por completo ... é o unico cuidado a ter .

certamente se o disco tiver riscos não deveria ser colocado calços novos sem antes corrigir o problema dos discos ou os rectificando ou colocando o conjunto novo ...

as principais causas de alguns calços no seu desgaste tem a ver com a sua quantidade de cobre , bronze e ferodo que lhe é imputado no seu fabrico por isso existe varios factores de resposta no pedal mas nada tem a ver com a camação para alem do mais existe e o Sr sabe calços que vidram precisamente bem acamados levando a um mau funcionamente dos travões ...

agora o que estava em questão numa simples muda de calços é que não tem que haver fugas de oleo nem sangramentos nem contacto com oleo de travões e nenhum carro sai de uma oficina sem travões por mudar um par de calços e principalmente quando é uma travagem a fundo aonde é exercida algumas toneladas de pressão ao calço ... pode falhar um tubo , uma bomba , um bombito ... pode ate falhar outra coisa qualquer mas numa simples muda de calços não pode falhar os travões ... era isso que queria chegar .
  12.  # 72

Colocado por: m.aur.eiraNão sei se o meu carro tem ABS. :s

Colocado por: m.aur.eiraNão fiz uma travagem a fundo...

Quer-me parecer que não haverá aqui algo a apontar ao serviço prestado pela Midas, talvez um pequeno problema entre o volante e o banco do condutor ?!? :D
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
  13.  # 73

Colocado por: rafaelisidoromontamos discos novos e calços novos da frente que vem de fabrica tudo ao mm direitinho
    a bomba de travões com o seu embolo empurra o calço ao disco novo , não há casa a fazer não existe camação são duas bases correctamente iguais que vao trabalhar uma contra a outra ...

Não é assim, eu explico, no caso dos discos não são "direitinhos" como acredita, os discos
    tem ovalização de fábrica, a razão para isto, as pinças não tem um sistema que
    afaste as pastilhas depois de uma travagem, neste caso o que faz o afastamento
    é a ovalização do disco, é por isso que nunca se deve reteficar discos, e por
    esta razão tem que acamar, mas há outra, no fim explico.
    No caso dos travões de tambor não existe ovalização, o sistema de maxilas
    faz o afastamento dos calços por si, e aqui você poderia ter razão no que diz
    se não fosse um pormenor, e esta é a outra razão, o ferodo devido há sua
    composição necessita de uma reacção através do aquecimento para
    ser eficaz, esta reação não está presente quando o ferodo é novo ( estamos a falar de
    material considerado de consumo normal ), ou seja precisa de queimar superficialmente
    para cumprir com a função esperada, antes disto a travagem é fraca, por isso dizemos
    que precisa de acamar.
    Isto ainda teria pano para mangas porque há vários materiais e vários sistemas
    de travagem, todos com carateristicas diferentes, mas no geral é assim.

Colocado por: rafaelisidoroagora o que estava em questão numa simples muda de calços é que não tem que haver fugas de oleo nem sangramentos nem contacto com oleo de travões e nenhum carro sai de uma oficina sem travões por mudar um par de calços e principalmente quando é uma travagem a fundo aonde é exercida algumas toneladas de pressão ao calço ... pode falhar um tubo , uma bomba , um bombito ... pode ate falhar outra coisa qualquer mas numa simples muda de calços não pode falhar os travões ... era isso que queria chegar .

Pode falhar e por várias razões,
    1º- o ferodo ainda está macio, só vai enrijar com as tais travagens (acamar).
    2º- tem que acertar na circunferencia do tambor, se repara nuns calços velhos nunca estão gastos por igual.
    no caso dos discos acontece o mesmo embora de forma diferente.
    3º- os bonbites ficam recuados da posição anterior e podem perder a eficácia, inclusive perder a vedação
  14.  # 74

King
    Não é assim, eu explico, no caso dos discos não são "direitinhos" como acredita, os discos
    tem ovalização de fábrica, a razão para isto, as pinças não tem um sistema que
    afaste as pastilhas depois de uma travagem, neste caso o que faz o afastamento
    é a ovalização do disco, é por isso que nunca se deve reteficar discos, e por
    esta razão tem que acamar,

tá muito pormenorizado para uma simples muda de calços lol mas até percebo o seu ponto de vista está a falar em decimas de mm ou seja quase nada , as pinças não tem um sistema de recuperação porque não foram projectadas para este fim sendo que o calço encostado ao disco tambem faz a sua limpesa e mantem a area de travagem livre para que seja feita sempre sem sugidade alguma não é o facto de ter um calço encostasdo que o travão trava mais ou menos mas sim a pressão da bomba e do embolo ... ter um calço com a dita ovalização já acamada é a mesma coisa que ter as duas peças novas sem ovalização , ou seja para ter o efeito que pretende mostrar o calço nunca poderia ganhar a forma do disco ...
    o que faz o disco ficar desbloqueado do calço é a inesistencia da pressão causada pelo movimento de travagem ...

o ferodo devido há sua
    composição necessita de uma reacção através do aquecimento para
    ser eficaz, esta reação não está presente quando o ferodo é novo ( estamos a falar de
    material considerado de consumo normal ), ou seja precisa de queimar superficialmente
    para cumprir com a função esperada, antes disto a travagem é fraca, por isso dizemos
    que precisa de acamar.
    Isto ainda teria pano para mangas porque há vários materiais e vários sistemas
    de travagem, todos com carateristicas diferentes, mas no geral é assim.

sim eu aqui concordo plenamente consigo mas volto a dizer mesmo sem rolar na estrada ou apanhar grandes calores qualquer carro sai de uma oficina a travar ...

existe uma materia tão grande e tão controverssa entre calços que tambem daria para dizer que existe calços que quando apanham calor não travem nem mesmo a fundo né ...!

contudo eu volto a dizer nenhum carro sai de uma oficina sem travar quando se muda uns calços de uma forma normal ? concorda ou não ?
  15.  # 75

por acaso agora me lembrei que no meu toyota que ja tive as molas que predem os calços na pinca até fazem recuperação do calço , desviam este do disco ...mas aquilo funciona +- ahahahha
  16.  # 76

Nesta discussão de calços e pastilhas o que eu raciocino agora é o facto de antigamente colocava pastilhas e duravam 6/7 meses, agora duram o máximo de 3 meses e sou um condutor muito cuidadoso não entrando em loucuras de travagens, comentando este facto com os meus mecânicos dizem-me que foi proibido pela Comunidade Europeia um produto usado no fabrico das pastilhas o que torna as pastilhas mais desgastantes, será isto verdade! O que me parece é que as pastilhas e os calços cada vez têem menos qualidade o que obriga a maiores cuidados e mais gastos, talvez por isso, não entrando na falta de zelo de alguns mecânicos, o que me parece é um defeito de fabrico generalizado que imune a responsabilidade de algumas oficinas.
    • dedao
    • 18 outubro 2013 editado

# 77

3 MESES UM CONJUNTO DE PASTILHAS??? ta boa... há por ai uma avaria ou entao é feitio do carro.. ou entao andas muitooooooo!

dos carros que tenho em casa, nao me lembro da ultima vez que troquei. o meu clio com 70k de km ainda tem as pastilhas boas... e ja foram vistas por mim e montes de mecanicos ( pergunto sempre se tao boas onde vou indo).

bmw 320 tbm ja la vao uns 80mil km sem trocar...

ah e os carros travam, não tao vidradas :)
    Concordam com este comentário: 1976
    • 1976
    • 18 outubro 2013

# 78

Colocado por: Costa53[...] pastilhas e duravam 6/7 meses, agora duram o máximo de 3 meses [...]

meses?? isso é muito quilometro!
  17.  # 79

epah isto desconheço mas existe muitos componentes que fazem a diferença na duração tanto como no comportamento de travagem ... uma das marcas que prefiro no intermedio e no meu uso agrecivo sem preços exorbitantes é a ferodo preço intermedio dura bem e é uma fibra macia no pé ... em carros brutos e de serviço apreciava muito a nichimb japonesa é um calço duro faz muitos km mas tambem gasta o disco e sente-se mais no pé ...

mas recente já exprimentei a blue print e não é mau mas nunca gastei uns em menos de um ano ...

as mais moles que exprimentei eram da trw mas isso na minha opinião deveria ser banido pelo menos o que exprimentei tirei-as novas porque quando aquece deixa de travar ... não sei se já resolveram o problema ou não .

uma das coisas que veio retirar o saboriar de um bom calço é de facto o ABS em que não precisas de uma fibra dura ou então andas sempre com ele acionado lol se calhar tambem pode ser uma opção de preço por parte do mecanico ...

mas garanto que á solução para si
    estas que tenho no meu honda são da bendix tem mais de 60000KM e travam bem ainda mas tambem ando devagarinho .
  18.  # 80

Vai tudo do uso e modo de condução: as minhas pastilhas de travões duram em média 100.000Km.

Mas eu tenho uma condução preventiva. Qdo o sinal fica vermelho não travo em cima dos outros carros, vou travando à distância
    Concordam com este comentário: dedao

0.0327 seg. NEW