Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acho esta dissertação interessante "Análise do impacto dos vãos envidraçados no desempenho térmico dos edifícios".

    Achei particularmente interessante a importância da orientação dos vãos e o impacto respectivo nas "necessidades nominais de energia útil para aquecimento em função da orientação". (Página 56). Assim como a sua dimensão tem impactos inversos dependendo da orientação (pág. 59).

    Também achei interessante, e já aqui encontrei algumas vezes a pergunta "vale a pena o corte térmico?" com opiniões contrárias à opinião do autor sobre esta pergunta (posso ter interpretado errado):

    É também possível verificar no Quadro 7.1 que o material que apresenta o pior desempenho térmico é o alumínio, para o qual, no âmbito deste trabalho, a diferença entre possuir corte térmico ou não é praticamente nula.


    Nota: Não li a dissertação, apenas dei uma passagem de olhos, e nem tenho capacidade de interpretá-lo correctamente.
    • eu
    • 15 maio 2012

     # 2

    O corte térmico no alumínio faz toda a diferença nas caixilharias (eu já vi as diferenças lado a lado) mas do ponto de vista global a sua influência é de facto mínima, porque...

    O que realmente interessa é o vidro, que tem uma área muito superior.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  2.  # 3

    Curioso... vende-se a ideia que as películas solares - se é que estamos a falar da mesma coisa - tinham exactamente o efeito oposto.
    Mas faz sentido a explicação dada pelo autor.

    "Contudo, durante o Verão, em algumas regiões, o vidro com película de baixa emissividade poderá levar
    a situações de sobreaquecimento
    , pois a quantidade de radiação de baixa temperatura emitida
    pelos corpos no interior das habitações será bastante superior."
  3.  # 4

    Colocado por: euO corte térmico no alumínio faz toda a diferença nas caixilharias


    O autor diz que faz muita diferença (se se considerar apenas a caixilharia):

    A colocação de perfis com corte térmico em caixilhos de alumínio reduz para cerca de metade o coeficiente de transmissão térmica


    Mas pronto, no global é insignificante. O que me aborrece é que, a ser verdade, anda muita gente a aplicar os € no sítio errado. Salvo erro as caixilharias com corte térmico são bastante mais caras.
  4.  # 5

    Mas pronto, no global é insignificante.

    Há pormenores ainda mais insignificantes e são debatidos aqui até à exaustão ...
    Não posso deixar de largar um sorriso ...mas não vou dizer "eu bem que dizia".
    • eu
    • 15 maio 2012

     # 6

    Colocado por: j cardosoHá pormenores ainda mais insignificantes e são debatidos aqui até à exaustão ...

    Diga quais são, carago...
  5.  # 7

    Certas pontes térmicas - já falado aqui, o Anonimo18072022A expôs um quadro muito interessante.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  6.  # 8

    Cá pra mim não vou nas tretas do respeito por alguns(quase todos)projectos térmicos em que ao respeitar o todo da habitação os envidrados apenas precisam de alguns condimentos para se respeitar(esse todo)projecto térmico...(segundo alguns engenheiros)

    Ontem estive numa moradia nova em Salvaterra de Magos mais precisamente em Foros de Salvaterra...em que toda a alvenaria e tectos ou telhados estão bastante revestidos com aquelas placas azuis bem grossas...só que os clientes passam um barbeiro do caraças com caixilhos em alumínio com vidro duplo apenas...cada vez que abrem os veda-luzes dos caixilhos,os vidros embaciam imediatamente os alumínios escorrem água pra burro com a condensação!E esta passa-se para as madeiras que revestem as ombreiras/peitoris/vergas pelo interior!(respeitaram o projecto térmico)nada a dizer neste sentido segundo alguns engenheiros.

    No Verão o calor é insuportável!gastam energia que até dói...
    As paredes e tecto no Inverno e no verão comportam-se impecavelmente...não aquecem por dentro nem arrefecem!
    Caso os clientes aceitem o nosso orçamento para retirar toda a caixilharia NOVA!Postarei aqui os resultados com a caixilharia que irá substituir a anterior NOVA!

    Devo ainda chamar a atenção que os responsáveis pela construção desta moradia,optaram pelo arejamento feito em todas as divisões com grelhas que podem abrir e fechar para evitar ou acabar com as condensações ao invés de trocar de caixilhos!Pois só estes é que sofriam de condensações!

    Rocha
  7.  # 9

    Cá pra mim não vou nas tretas do respeito por alguns(quase todos)projectos térmicos

    Isso não é novidade para mim, já há muito que tempo que me apercebi que o Jorge até percebe um bocado de vidros e de caixilharias, o que não sabe exactamente é que tipo usar e quando usar. Não é grave, só será grave se alguém se guiar pelo que o Jorge diz.

    Devo ainda chamar a atenção que os responsáveis pela construção desta moradia,optaram pelo arejamento feito em todas as divisões com grelhas que podem abrir e fechar para evitar ou acabar com as condensações ao invés de trocar de caixilhos!Pois só estes é que sofriam de condensações!

    O Jorge agora trouxe-me à memória a inolvidável explicação que o António Silva dá para o funcionamento de uma telefonia:

    (aos 1' 40 ''):

    "São as bobinas que estão frias .... frapé ... Não vê você que a onda bate na lâmpada e recua? Daí, o som quer sair e não pode - tem de aquecer o carburador. Olha, olha ... já está a levantar fervura ..."

    http://www.youtube.com/watch?v=znfBsEb9_dU
  8.  # 10

    O J.Cardoso até sabe fazer algumas contas de sumir...só não conhece lá muito bem o terreno,por isso tem afirmações destas!

    Colocado por: j cardosoo que não sabe exactamente é que tipo usar e quando usar. Não é grave, só será grave se alguém se guiar pelo que o Jorge diz.
  9.  # 11

    Pois, deve ser. Ficamos por aqui que eu ando muito bem disposto (e ainda por cima devo-o ao fórum).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  10.  # 12

    :)
  11.  # 13

    Colocado por: Anonimo18072022ABoa tarde,

    Deixo-vos apenas a titulo de curiosidade uma pequena análise de um estudo térmico que me chegou há uns tempos atrás...
    Não deixa de ser engraçado que depois de contabilizados os ganhos solares úteis, estes sejam suficientes para compensar as perdas associadas aos respectivos vãos envidraçados.
    De grosso modo a energia que necessitamos de repor está exclusivamente associada às perdas por condução (envolvente opaca, tectos e pavimento) e ventilação.
    Perguntas:
    Qual o peso efectivo das perdas associadas aos vãos envidraçados?
    Valerá efectivamente a pena gastar por vezes autênticas fortunas em vãos envidraçados descurando muitas vezes a envolvente opaca?

    Fica a reflexão.
      Exemplo.Térmica.jpg

    Estudo sob um vidro fraquíssimo certo?



    Colocado por: Anonimo18072022AValerá efectivamente a pena gastar por vezes autênticas fortunas em vãos envidraçados descurando muitas vezes a envolvente opaca?

    A envolvente opaca é sempre primordial...mas autênticas fortunas em gastos de envidrados não o são pois concerteza,aliás as contas nem devem ser feitas assim,devem ser submetidas em termos comparativos opaco/envidrado!
  12.  # 14

    Colocado por: Anonimo18072022AFoi apenas um exemplo.


    Faça a gentileza de apresentar outros valores..simples e pataqueiro :-)
    O importante é apresentar números e tentar perceber no global qual o impacto de um vão envidraçado e a relação perdas/ganhos no cálculo final das necessidade de aquecimento.
    De qualquer forma os técnicos de térmica "são vocês" não eu....eu sou apenas um simples curioso que gosta de "brincar" com números.
    Coloquem valores...

    Eu também não gosto de apresentar valores nem pretendo...para além disso muito menos gosto de andar atrás de estudos em materiais que de si são muito fracos para sequer estarmos a falar de vidros com capas baseando-nos nesses estudos!
  13.  # 15

    Colocado por: Anonimo18072022ADeixo-vos apenas a titulo de curiosidade uma pequena análise de um estudo térmico que me chegou há uns tempos atrás...


    É demasiado lisonjeador chamar à folha de RCCTE um estudo térmico, apesar de ser uma boa forma de identificar a percentagem de perdas não é muito claro quanto à influencia dos factores que está a estudar neste caso.

    Colocado por: Anonimo18072022Ae grosso modo a energia que necessitamos de repor está exclusivamente associada às perdas por condução


    Isso é o que acontece no Inverno, no Verão, por outro lado, se os envidraçados estiverem expostos directamente à radiação solar a influência dos mesmos pode ser bastante importante no ganhos. Desse modo a escolha de um bom factor solar, pode ser muitas vezes mais importante do que reduzir um U=1,6 para um U=1,1. Aí sim, pelo que vejo aqui no forum, muitas vezes, na minha opinião, é apostar no cavalo errado.
  14.  # 16

    Colocado por: powerenergiepelo que vejo aqui no forum, muitas vezes, na minha opinião, é apostar no cavalo errado.

    Não direi muitas vezes,mas às vezes até concordarei...

    Há uns anitos fizemos uma cobertura envidrada em vidro cortado 5+5 e toda a envolvência também em envidrado,claro que a norte numa zona muito fria no terraço de um último andar em Alcabideche...foi o cliente que engendrou que por sinal é engenheiro mas dos bons com nota alta do técnico...as divisões a norte eram frias,e assim deixaram de o ser,claro que a cobertura foi executada com janelas de telhado automáticas a abrir para cima para descompensar o efeito de estufa!
    • eu
    • 15 maio 2012

     # 17

    Colocado por: Jorge Rochaé engenheiro mas dos bons com nota alta do técnico

    LOL...
  15.  # 18

    Sr. Anonimo18072022A, na imagem que anexou o que é a "envolvente exterior", as paredes?
  16.  # 19

    Colocado por: Anonimo18072022AConcordo com o equilíbrio contudo melhorando o factor solar do vidro vai perder alguns dos ganhos solares no inverno.

    Há lugares que o frio não serve de argumento...por isso um factor solar forte é o ideal!

    Colocado por: Anonimo18072022Alhando para o verão, concordo que a exposição à incidência solar poderá tornar vãos com mau factor solar bastante penalizadores contudo existem procedimentos de sombreamento adicionais que podem ser adoptados.

    Esses sombreamentos não evitam tanto o calor como um bom vidro com sombreador...aliás quando coloco as mãos num vidro duplo com factor solar forte atrás de um sombreador na força do calor,este exteriormente ferve e por dentro nem se sente!
    Quando coloco as mãos na superfície de um vidro duplo normal pelo exterior com sombreador este ferve e de que maneira e por dentro também ferve,e por transmissão o calor entra pela habitação a dentro!
  17.  # 20

    Temos aqui um exemplo de moradia com telheiros que fazem de sombreador,mas que em nada funcionam como modo de evitar entradas de calor dentro da moradia!
      001.jpg
 
0.0209 seg. NEW