Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia .
    Comprei um apartamento novo no ano passado em que licença de habitabilidade foi passada em 08/2011 que foi quando foram terminadas as obras.
    Na altura nao dei importancia nem sequer me lembrei de falar ou pensar em paineis solares mas agora que já estou um pouco mais dentro do assunto vejo que nem pre instalação de paines solares tenho.
    A minha questao é a seguinte o empreiteiro nao teria que ter posto (já nem falo em paineis mas pelo menos a pre-intalação).
    Nao sei ao certo quando deu entrada do processo na camara mas julgo que foi em 2007 logo nesse ano já era obrigatorio .
    Onde posso ver quando deu entrada o processo? E caso tenha sido depois de 2007 posso exigir paineis solares?
    O meu problema nem é o valor dos paineis porque sabia que estava a comprar sem paines o meu problema é que tenho apartamentos por cima do meu e gostaria de saber como é que eu agora ponho paineis solares.
    Se alguem me puder informar e ajudar ou entao me dar umas dicas de onde preciso de ir para tirar as minhas duvidas e me ajudar agradeço porque dou comigo a pensar que tenho um apartamento novo e nem paines posso por.
    Desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

Na licença de utilização não tem lá a data do projeto inicial?
    Pode sempre consultar nos serviços câmarários qual a data de entrada do projeto, para a licença de habitalidade ter sido emitida em 2011 foi já certamente com o termo de responsabilidade do DT ou do DF. Não acredito que um ou o outro tenham arriscado a prestar falsas declarações.
  3.  # 3

Nao consigo ver data de projecto inicial .
    A unica coisa que consigo ver é que o impreiteiro pediu emprestimo para a construçao do predio e aquisiçao de terreno em 2007 . logo se o terreno nao era dele nao podia ter projecto aprovado na camara. certo ou estou errado?
    Vou ter de me desolcar á camara para confirmar .
    Mais uma questao . o que quer dizer DT ou DF?
  4.  # 4

Errado
  5.  # 5

Colocado por: leafardou comigo a pensar que tenho um apartamento novo e nem paines posso por.

Comprou a casa o ano passado, porque é que não pensou: vou comprar uma casa nova sem painéis solares!!!....não, prefiro pagar mais alguma coisa e comprar uma com painéis solares.
  6.  # 6

Colocado por: Picareta
    Comprou a casa o ano passado, porque é que não pensou: vou comprar uma casa nova sem painéis solares!!!....não, prefiro pagar mais alguma coisa e comprar uma com painéis solares.

Eu agora penso assim porque tenho outros conhecimentos que nao tinha na altura . Sei que errei é verdade quero saber se mais alguem errou ou me ajudou a errar...
  7.  # 7

Veja o que diz no ponto 8 do seu certificado energético: Preparação de Águas Quentes Sanitárias
    e no ponto 9: Sistemas de Aproveitamento de Energias Renováveis
  8.  # 8

ponto 8 Equentador blablabla
    Ponto 9 nao aplicavel
  9.  # 9

Colocado por: leafarponto 8 Equentador blablabla
    Ponto 9 nao aplicavel

Se fosse obrigatório aplicar os painéis solares, o perito não tinha passado esse certificado energético.
  10.  # 10

Povavelmente o projecto não prevè a instalação de painéis solares datado antes do RCCTE e não havendo ainda obrigatariedade da sua instalaçãp.

Consegue instalar com autorização dos condominos e a instalação da tubagem e passagem de cabo para um eventual apoio de resistência faz-se através da conduta da chaminé o que não é muito complicado é assim que tenho executado, estamos claro a falar do sistema de termossifão, e em seguida liga-se ao esquentador leva água fria e traz a água quente.

Em que zona é a execução do trabalho?
  11.  # 11

0.0124 seg. NEW