Eu sei que é fora de tempo, mas tenho andado pouco pelo forum e só hoje estive a ver as fotos que tirou da instalação do recuperador na sua moradia.
Vi que tem aí uma boa casa e que merece que melhor a qualidade do ar que em breve irá respirar. (ou já respira)
Goste-se ou não de lã de rocha, a que lhe enfiaram não é indicada para esse efeito. Vi que procura filtros para o pó da lã mas se quer um conselho de amigo o que tem a fazer é abrir um dos lados da hotte e retirar toda a lã de rocha.
Se tivesse lã de rocha apropriada para calor e bem aplicada ainda a poderia deixar ficar, pelo menos até o alumínio descolar da lã.
Em França, onde se aplicava muito a lã nos recuperadores (hoje cada vez menos porque há novos materiais) os bons instaladores usavam sempre uma porta de inspecção à hotte para verificarem o estado da lã e para através dessa porta conseguirem vedar tudo com a fita de alumínio.
Com tanto defensor de lã de rocha que anda por aí diariamente não percebo porque não lhe disseram que não é apropriada e que está mal aplicada .
Pelas fotos que vi a sua instalação tem muitos erros e deve ser alterada. Pode não o fazer já mas chegara o dia em que o fará.
As pessoas que lhe fizeram a aplicação de gesso cartonado no tecto deveriam ter fechado o tecto na zona do recuperador, como não o fizeram o calor a o pó da lã vai sair pelos projectores do tecto.
É necessário tapar essa "entrada" para o forro do tecto. Esse erro é o mais vulgar dos homens dessa arte !
Outro erro é não lhe terem vedado o espaço entre a conduta de fumos e a laje, mas há males que podem vir por bem... Se não está vedado como se vê nas fotos o ar quente em vez de sair pelas grelhas e pelos focos do tecto vai sair junto à conduta e vai parar ao sotão.
Pode verificar isso quando acender o recuperador colocando um papel encostado à grelha, se o papel for puxado é sinal que pela gralha vai sair o calor da casa e se assim for o sala não vai aquecer muito, mas também não apanha o pó da lã.
Outro erro é a colocação da conduta inox... a parte fêmea é para cima e não para baixo como lhe colocaram. E fita a de alumínio não faz aí nada, num zona onde vai a mais de 300º .
Por essas juntas vão passar escorrimentos se tiver condensações... Basta usar lenha húmida e a arder lentamente para isso acontecer.
Mas se o calor da hotte for todo parar ao sótão o cheio acaba por subir.
Se meter mãos à obra e precisar de ajuda diga seja agora ou daqui a uns anos !
Já agora mais uma coisa... o Terminal da chaminé ficou bem feito, de modo a que não entra agua quando chove ? Se tirar uma foto dá para ver.
Deveria ter uma ponta de tubo inox a subir um pouco, vedado em volta para a agua não entrar
Sr. JORGE SANTOS, obrigado pela informação, mas algumas das coisas que refere foram efectuadas e reparadas, por exemplo nas grelhas coloquei filtro hepa, bem isolado, por lá duvido que alguma lá saia. para a parte de cima do pladur, do tecto falso sim também foi vedado, o ar não passa para o resto da casa. Relativamente a chaminé o trolha fez uma pequena inclinação no interior para que água não entre, de resto mantém-se, vou aguardar e usar para ver como se comporta, depois se precisar de ajuda eu solicito, obrigado.
Relativamente aos foristas que seguiam os meus comentários e imagens, desculpem a demora mas vou-me redimir e colocar mais fotos já de seguida já dos novas alterações e construções. Com a minha bebé agora, não tenho tido grande tempo livre. Mas aqui vai