Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

oK, tb já fiz eu próprio para 100 m2.

O pior é a ligação àsa torneiras ou tubo de água se for o caso, qualquer canalizador faz isso, mas 1800 e tal euros é irrealista.

Outra coisa não poupe no programador a linha branca não presta, os meus Rainbird são bons
  2.  # 22

Colocado por: ParamonteCaros amigos : para uma área de cerca de 500m2 paguei eu 750 Euros, "chave na mão" e muita cablagem. Os aspersores da hunter são um pouco mais caros q os da rainbird mas ambos são bons.

Eu só achei estranho o preço dos aspersores. Eu também tenho cerca de 500 m2 e ficou em 1000 euros. Tenho 10 aspersores (Toro cerca de 15€ cada) e 5 pulverizadores (Toro mas não sei o preço :)), mais eletroválvulas, caixa para as eletroválvulas, programador, etc. Como referi, apenas estranhei os 4 €.
  3.  # 23

4 € sinto-me tentado a dizer que so vendo!
  4.  # 24

Ok, amigos amnhã vou ao Leroy verificar, já me tenho enganado mas 15 Euros não me parece, nem hunter, nem rain-bird
  5.  # 25

ASPERSOR TURBO200 - GARDENA €21,45 de 5 a 8 metros (Aki).

Vi agora os detalhes do terreno, não deve ser fácil com aspersores... vai ter de levar igualmente muitos pulverizadores, etc, por isso aquele preço, mas sim está caro.
  6.  # 26

Entretanto consegui mais informação do orçamento de rega (e afinal são 1.800€iva :|)

1- Abertura de vala e fechamento.
    2- 2 caixa de visita 1419
    3- 1 caixa de visita 910
    4- 4 eletrovalvulas Dv100 de 24vts
    5- 1 Fitro mash 100 de 40mm
    6- 300 mts tubagem de 32Pn8.
    7- 30 Tomadas de carga de 1".
    8- 60 sbe de 0,75
    9- 50mts de tubo sp100
    10-Programador de 4 estações.
    11-Sensor de chuva.
    12- 5-Torneiras de fecho
    13-14 Puverizadores já com Bicos.
    15-14 Aspersores de 3500.
    +- Acessorios de aperto rápito.(casquilios, curvas,teflon,ect...)
    +-ligação a bomba de rega.

Melhora ou piora o preço? :)
  7.  # 27

Entretanto fui ao LEroy Merlin, tentar perceber quanto me ficaria a brincadeira se fose eu a fazê-la, comprando eu o material e:

Desc Quant Preço Unit Total
    Eletrovalvula 6 16,25 97,5
    Filtro 1 8,45 8,45
    Tomadas carga 28 1,1 30,8
    sbe 0,75 28 0,56 15,68
    Programador 1 70,95 70,95
    Sensor Chuva 1 39,95 39,95
    Aspersores 14 5,75 80,5
    Pulverizadores 14 17,45 244,3
    Uniao 3 saídas 2 14,45 28,9

Tubo 25mm x 50M 7 30,4 212,8
    Tubo 16mm x 50M 1 15,45 15,45
    Tubo 4mm x 25M 1 8,25 8,25

TOTAL 853,53

Não sei bem o que são os "SBE" de 0,75, mas presumi que fossem aqueles acrescentos roscados para fazer altura para os asperssores desde a tubagem até à superficie. Será?

Resumindo, mesmo que o orçamento chegue aos 1.000€, parece-me manifestamente exagerado pagar 1.214€ para "Mão de Obra"... E ainda tenho 10% de desconto no Leroy...
    E só por curiosidade, eu sei que neste orçamento o sensor de chuva são 90€, quando ele custa não mais de 35€. Nem vou exprimir a palavra que disse quando vi o preço do sensor de chuva!

Por isso meti mãos à obra e comecei a fazer uns bonecos para ver quantos aspersores e pulverizadores preciso e o local deles. Li umas coisas na net e também aqui do forum e deste tópico e fiquei com uma dúvida:

Por exemplo os aspersores da Rain Bird indicam que vão de 4M até 10,7M. Presumo que a distância máxima tenha que ver com a pressão/caudal, mas para uma estimativa, que valor de raio devo utilizar?
    Isto porque se utilizar um raio de 10M de alcance, não precisaria nem de 10 aspersores, quanto mais 14+14 como vem no orçamento...

A minha ideia é comprar 3 aspersores e fazer um teste no real e ver como se comportam 3 aspersores no mesmo setor!

É que depois no orçamento vem 14+14 com 4 setores :| o que daria 7 asperssores/pulverizadores por setor, que me parece manifestamente exagerado, não?
  8.  # 28

que marca são os da leroy merlin?
  9.  # 29

Da Rain Bird (mas também lá há da Aqua Flow).

Por exemplo o programador e a selenoide que coloquei em cima, são Aqua Flow!
    Mas os aspersores coloquei os da rain bird mesma referência que o orçamento da empresa indicava!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  10.  # 30

e então consegue por tudo ao sitio e a funcionar?
  11.  # 31

Colocado por: Hugo RSFDa Rain Bird (mas também lá há da Aqua Flow).

Por exemplo o programador e a selenoide que coloquei em cima, são Aqua Flow!
    Mas os aspersores coloquei os da rain bird mesma referência que o orçamento da empresa indicava!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues

vá a uma loja da especialidade que talvez consiga os mesmos materiais no mínimo com 10 a 20% desconto
  12.  # 32

Se consigo por aquilo a funcionar? Sim, acho que sim! Agora que sei como o sistema funciona, não vejo grande ciência, confesso!!!

Eu já tenho 10% de desconto no Leroy e não conheço na zona nenhuma loja deste tema...
  13.  # 33

Já agora aproveito este topico para colocar uma outra questão:

As bombas de poço (bombas de balão) têm um comprimento máximo desde o local de coleta da água até à própria bomba? ou o que importa mesmo é a altura máxima que tem de vencer?

Isto é:
    Imaginemos que temos um depósito que está 2 metros abaixo da bomba!
    É (+/-) indiferente a tubagem ter 2,5m até chegar à bomba, ou ter 10m p.e.?
  14.  # 34

programador da aqua flow: o meu durou 3 meses
  15.  # 35

A minha tv de 50 polegadas topo de gama da samsung, nem 3 dias durou...
  16.  # 36

Boa noite

Acabei de instalar o meu sistema de rega pelo qual me pediram, chave na mão, 2600 euros para 320 m2.
    Fui ao Leroy comprei turbinas, aspersores, gota a gota, Hunter, programador de nove zonas Rain Bird, 250 metros de tubo etc etc
    Mesmo assim o material ficou em 1000 euros, mas é tudo de 32 mm e nota-se que é material de boa qualidade.
    Já funciona tudo, foi trabalhoso mas não complicado (o pior é apanhar as pedras pequenas junto às fundações dos muros)
    Só falta afinar os alcances dos equipamentos, que penso fazer amanhã.

Almeida
  17.  # 37

parabens
  18.  # 38

Já decidi que vou fazer eu tudo, dado o valor exurbitante dos 4 orçametnos que recebi!

Neste sentido e depois de ler bastante e recolher muita informaçãom, resta-me uma dúvida: Quantos aspersores se podem colocar por via?
    Já sei que deve depender da presão da rede, do tipo de aspersores (serie 3500 e 5000 da RB no caso) etc... mas genericamente...

É que aquele orçamento que aqui coloquei no 1º post refere 14 aspersores e 14 pulverizadores e apenas 4 vias, o que me parece manifestamente pouco, não?

Estou a pensar em colocar entre 4 e 6 aspersores por via, acham muito?
  19.  # 39

diria para uma pressãp normal 5-7 nã0?
  20.  # 40

Sim pode ser (não sei qual é a pressão normal...) embora vá também usar bomba que acho que tem 4 bar se não estou em erro...

0.0224 seg. NEW