Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a instalar moveis de cozinha num pequeno anexo, e deparei-me com um problema na colocação dos tubos de extracção de gases.

Em primeiro lugar apenas foi colocado um tubo spiro com 120mm para o exterior, pelo que teria à partida de usar um 'Y' onde iria ligar tubagem do exaustor e esquentador, ou fazer um segundo buraco para o exterior e colocar um segundo tubo.

Acontece que o buraco já existente está muito proximo do topo dos moveis (moveis superiores de 70cm) ficando assim o topo do esquentador praticamente colado ao 'Y', não deixando a folga necessária aconselhada por vários fabricantes (ver figura 1)

Figura 1 (retirado do catálogo vulcano)

Talvez este problema seja atenuado por o esquentador ficar também ele "colado" à parede onde se encontra o tubo da saida de gases, e o 'Y' ficar também ele muito perto.

Por favor avaliem as seguintes imagens e digam-me o que pensam (nota o problema de abrir um segundo buraco na parede, é que existe uma viga superior que dificulta essa alteração)

Obrigado.
  2.  # 2

Nota: o esquentador em causa é de exaustão natural (não é ventilado) e a parede onde está o tubo instalado, tem a saida directa para a rua.
  3.  # 3

Alguém me pode ajudar nesta questão por favor?

:)

Obrigado
  4.  # 4

por via das duvidas arranje um estanque, coloque um tubo com um diametro mais pequeno pelo interior do "Y" ate la fora, vede bem e ligação entre o tubo pequeno e o "Y" assim ja não mistura as duas extrações! a entrada do ar pro esquentadordeixa aberto! Caso contrario não sei o funcionamento desse esquentador natural com a exaustão ligada!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo_R5
  5.  # 5

Obrigado pela sua resposta Sérgio.

Existe ainda a possibilidade de refazer um pouco o local onde está o buraco de forma a colocar um de 110 e outro de 90 lado a lado, ficando o de 110 para esquentador e o de 90 para exaustor, apesar de continuar o problema de estar a saida abaixo da cota de 300mm indicada no esquema da vulcano, pelo menos ficava com duas saidas independentes.

Ou então parte-se a placa em cima e manda-se os gases do esquentador para cima, não existe piso por cima, apenas telhado com telhas (sem placa), e o exaustor ficava para o buraco já existente.

Está aqui um belo problema instalado, paga-se um belo montante por uma cozinha nova para acabar com um "berbicacho" destes
  6.  # 6

Colocado por: Ricardo_R5o esquentador em causa é de exaustão natural (não é ventilado) e a parede onde está o tubo instalado, tem a saida directa para a rua.

cuidado com esta solução, porque se tiver vento a fazer pressão na saida, os gazes de combustão retornam para dentro, pelo que deve ser equacionada outra solução,

Colocado por: Ricardo_R5Ou então parte-se a placa em cima e manda-se os gases do esquentador para cima, não existe piso por cima, apenas telhado com telhas (sem placa), e o exaustor ficava para o buraco já existente.

esta solução é bastante melhor.
  7.  # 7

não facilite nisso! é importante isso ficar com segurança, ja tive o azar de experimentar as consequencias de uma coisa dessas! uma caldeira com o tubo de exaustão fora do sitio, assim que subi á escada para arranjar aquilo tão depressa cai no chão!
  8.  # 8

Pois provavelmente vou ter de gastar uns cobres e colocar um ventilado, mandei partir o buraco, e o máximo que se conseguiu subir foi 4 cm, chegando o esquentador para baixo sempre se consegue 21cm de distância, vai-se experimentar antes de montar o resto da cozinha, mas presumo que não seja suficiente.
    Um ventilado lá vão mais 3XX€, isto para remodelar uma cozinha de anexo já estou a torrar dinheiro que se farta.

Mas que seja, eu por mim segurança em primeiro lugar, eu tinha logo posto placa de indução e termoacumulador para eliminar o gas, mas a Maria sismou que queria placa de gas e que o termoacumulador gastava muita electricidade, elas é que mandam....
  9.  # 9

ps- andou-se a ver e na parte superior é onde é feito o remate do telhado logo para furar a placa para passar tubo teria de fazer o buraco muito mais à direita, como nessa zona vai levar armários superiores essa hipotese também fica eliminada, enfim só me arranjam problemas, mas soluções nada :D
  10.  # 10

Boa Noite a todos,

Com o buraco subido mais 5 cm e com o esquentador descido, lá se arranjaram mais alguns cm de distância por precaução, vai-se testar assim, e ver se o esquentador não desliga.

Entretanto já foi montada uma estrutura para levar gesso cartonado, do cor de rosa que se usa nas lareiras, visto que é uma zona que vai receber calor, vai-se usar esse em vez do verde hidrofugado, ao lado dessa estrutura vai levar dois armários de 90x40x35 por cima dos já existentes, sendo que no armário que vai ficaro por cima do exaustor o tubo do mesmo passa por dentro do armário e vai unir-se ao do esquentador dentra desta caixa que apresento em seguida:

esquentador

a
  11.  # 11

Boas!

Como ficou o resultado final ?

Pergunto, pois estou a mecher nessa parte, como pode constatar por estes dois topicos relacionados:

https://forumdacasa.com/discussion/16877/2/e-quando-o-exaustor-e-esquentador-compartilham-a-mesma-saida/

https://forumdacasa.com/discussion/22349/para-a-minha-cozinha-tera-que-ser-tudo-a-medida-nao-e
  12.  # 12

Boas tardes eu tb ando a alterar a minha saida do esquentador é um convencional sem ventilador o que vou a fazer é visto que a cozinha esta num avançado a casa tem um terraço em cima da cozinha e vou por o esquentador direto para o terraço nas obras meteram um tubo de pvc para ficar la a passagem para o tubo de aluminio o que vou fazer é meter um tubo de inox logo a unir a esse de pvc para a rua e meter um tubo flexivel de aluminio por dentro desses vai ter cerca de 1,20 sempre a direito sem curvas e na vertical ate a rua axam que assim fica bem? que chapeu deva colocar para nao abafar muito a saida? outra coisa que tenho pensado é akilo depois de se deixar de usar o esquentador o tubo fica quente visto esta na rua e ser inox nao vai criar condençaçao e descer pelo tubo a baixo vindo a pingar na zona do esquentador? cumprimentos
  13.  # 13

meteram um tubo de pvc

um tubo de PVC para extracção de gazes de um esquentador??????????????

mas está tudo maluco, ou quê?????

então não salta á vista que o PVC vai arder literalmente???
  14.  # 14

se fosse um de condensação "esquentador" ate quase que dava mesmo assim teria que ser um proprio para aguentar alguma temperatura! se bem que ja vi uma caldeira com a saida dos gases em PVC sem qualquer problema!
  15.  # 15

Os gases nao passam no tubo de pvc este foi la colocado apenas para fazerem a passagem para o tubo de aluminio que normalmente se liga ao esquentador mas sim mesmo assim nao foi a melhor opçao pois sempre leva com calor.. cumps
  16.  # 16

Os gases nao passam no tubo de pvc este foi la colocado apenas para fazerem a passagem para o tubo de aluminio que normalmente se liga ao esquentador

não foi isso que disse
    o que vou fazer é meter um tubo de inox logo a unir a esse de pvc para a rua

mas assim sendo coloque no topo um chapéu chinês ou um H se for muito ventoso,

e o tubo pode ser em alumínio recartilhado, não precisa de ser em aço inox.

outra coisa que tenho pensado é akilo depois de se deixar de usar o esquentador o tubo fica quente visto esta na rua e ser inox nao vai criar condençaçao e descer pelo tubo a baixo vindo a pingar na zona do esquentador?

num esquentador doméstico de baixa potencia, este efeito é residual.
  17.  # 17

ok vou por esse tubo a fazer a continuação do de pvc ate a rua e depois meter o de aluminio por dentro... Muito agradecido pela ajuda ja agora como é esse tubo de aluminio recartilhado? procurei no google mas nao vi nada de concreto :(
  18.  # 18

ja agora como é esse tubo de aluminio recartilhado?
    é exactamente igual ao de inox mas em alumínio e muito mais barato, existem muitos que os confundem e chamam a ambos inox, mas o inox é tipo espelhado e o alumínio é baço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gotcha
  19.  # 19

Boa noite,
    alguém me pode dar também uma ajuda neste tópico ????? necessito de uma solução de exaustão natural para uma cozinha interior!!
    https://forumdacasa.com/discussion/31685/cozinhas-interiores-e-esquentadores-a-gas/#Item_1

agradeço a disponibilidade
    cmps.

0.0207 seg. NEW