Colocado por: zedasilvaSem querer ser pessimista...
Até poderia estar á 30 anos na mesma empresa que isso não lhe garante que amanhã a empresa não fecha e vai para o desemprego.
A sua formação e a da sua esposa bem como a área profissional é daquelas que facilmente arranja emprego? Ou são profissões muito especificas e limitadas?
Hoje ficar sem trabalho é a coisa mais fácil do mundo
Colocado por: Nuno MestreVou ter de contrair um empréstimo de 107.000€, empréstimo esse que foi aprovado onde vou ficar a pagar uma renda mensal de 508€ já com seguros incluidos.
Colocado por: PBarata
Se a euribor subir 1% fica a pagar quanto?
O seu rendimento são 1375€/mês, se fica a pagar 508 a taxa de esforço está bem acima dos 30%. O banco empresta?
Quando diz que foi aprovado, quer dizer o quê? Tem a carta com a aprovação na mão? Ou é só de boca?
Creio que é um passo muito grande, vai ficar à rasca por muitos anos...
Colocado por: Nuno MestreO banco empresta porque o construtor tem lá a hipoteca da casa!!!
Colocado por: Nuno MestreQuanto ao que vou ficar a pagar caso a euribor subir 1%, não sei.
Colocado por: PBarata
Isso não quer dizer NADA.
Voce só tem a certeza que o banco empresta quando tiver as cartas de aprovação na mão....
Vai dar alguma entrada? ou vai pedir os 107.000?
Não sabe? O banco não lhe fez uma simulação? Ou ainda nem foi ao banco?
Admitindo que está a pagar os 107.000 euros a 30 anos com uma taxa aí duns 4.0% (inclui seguros e tudo o resto) => Prestação de 510€
Se subir 1% a prestação passa a 574€
Honestamente acho que o banco não lhe vai emprestar o dinheiro.... Vá lá perguntar primeiro antes de se pôr a fazer planos.
Leve a sua mulher.
Colocado por: DVilar
Actualmente está numa habitação que não o satisfaz? Será que não pode continuar assim mais uns anos, poupar o que pagaria de prestação e já com esse fundo de reserva ou margem de segurança, avançar para uma nova casa?DVilar
Colocado por: Nuno MestreEra mesmo isso que eu pretendia fazer pois a casa onde estou satisfaz-me plenamente, mas já há minha esposa não satisfaz.
Enfim...mulheres!!!!
Colocado por: zedasilvaUma das conclusões a que a comunidade deste fórum já chegou é que nestas coisas da construção/casas nunca se deve pedir ou ouvir a opinião das mulheres.
:)))
Colocado por: Nuno Mestre
Fogo nem me diga nada, já tomei a minha decisão e já sei que vai ficar lixada comigo durante sei lá quanto tempo!!!!
Colocado por: hfviegasComo eu estou a ver a coisa o IMI em breve vai passar de 0,4 para 0,5 já são 750€ ano 75€ mês já só fica com 225€.
Não esquecer ainda que o seguro vida vai aumentando à medida que vamos ficando mais velhos, eu comecei com 35€ agora vou em 45€ e nem quero pensar para o ano que salto para outra faixa etária, de 5 em 5 anos salta-se de faixa etária, aumenta o risco de vida aumenta o seguro.
Depois tem carro? inspecção, revisão, seguro, iuc isso já foi contabilizado?
E se agora a euribor é de 1% não esqueça que há 3 anos atrás chegou quase a 5% se daqui a 5 anos voltarmos aos mesmos valores isto num empréstimo a 30 anos estamos a falar de um incremento de 250€ mais coisa menos coisa.
Pronto daqui a 5 anos já não há dinheiro para comer.