Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia

em 1995, tinha eu 20 anos, foi me doada um imovel constituido por habitaçao em obras quintal no valor de 7631.60€ na escritura, mas estava este mesmo avaliado na data nas finanças por 2304,57€

em 1998 decidi pedir um emprestimo para acabar a casa, foi me concedido emprestimo habitaçao, mas como a casa era enorme, em 2007 pedi novamente dinheiro ao banco para terminar a casa, nesta altura foi me atribuido emprestimo multiopçoes em que a casa ficou hipotecada.

em 2011, eu ja nao aguentava as despesas referentes a casa, decidi vender pelo valor que devia no banco 190.000€ , pois tambem ninguem me dava mais.

entao liquidei a minha divida ao banco sendo 58.000€ emprestimo habitaçao e 132.000€ emprestimo multiopçoes

alias o cheque foi passado directamente ao banco nem o vi sequer.

entretanto no ano passado comprei uma casa bem mais barata recorrendo na totalidade ao credito habitaçao, pois nao fiquei com um centimo da outra venda.

este ano, mais precisamente ontem ao enviar o meu irs deparo me com 34.500€ para pagar de mais valias......

estara este valor correcto???????
  2.  # 2

Pode estar.... Ou não, depende.

Diria que tem boas possibilidades de estar correto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carla rosa
  3.  # 3

depende??? :(
  4.  # 4

Depende de alguns fatores que faltam saber...
    Nomeadamente a sua taxa de IRS.
    O valor escriturado na venda (também foram 190.000)?

veja:
    https://forumdacasa.com/discussion/3320/2/tudo-sobre-mais-valias-e-irs-a-ler-em-primeiro-lugar-antes-de-perguntar/
    •  
      GF
    • 25 maio 2012 editado

# 5

Colocado por: carla rosadepende??? :(

Sim é bem possível. Há por aí um fiscalista contabilista muito bom pelo forum em matéria de mais-valias, que é possível validar ou corrigir esta informação que vou dar.

As Contas são simples de fazer e perceber, há mais variáveis pelo meio que arredondam este valor, mas para entender o esquema essencial:
    Aquisição por 7631 EUR
    Venda por 190.000 EUR
    Mais-valia de 182.369 (é a diferença)

Imagine que investiu 50 mil euros, ficam 132.369 Euros a sobrar por reenvestir
    Daqui, metade é tributado, ou seja, 66184 Euros, englobam o seu IRS e pode pagar o escalão correspondente, lá para os 30% ou 40% que vai dar perto desses numeros que agora lhe pedem....

Mas depois há factores que corrigem os valores, tais como despesas com obras (COMPROVADAS com facturas), coeficiente de actualização ano, encargos com condominio, etc
    PS- esqueça os financiamentos, interessa é valores de escritura (aquisição e posterior venda e respectivo reenvestimento)
  5.  # 6

pois estou tramada, tenho de pagar e nao reclamar :)
    enfim

desde ja vos agradeço a vossa opinao, so mais uma questao, o valor que paguei a imobiliaria que fica inclusive na escritura pode ser descontado????
  6.  # 7

Colocado por: carla rosadesde ja vos agradeço a vossa opinao, so mais uma questao, o valor que paguei a imobiliaria que fica inclusive na escritura pode ser descontado????

Sim
  7.  # 8

Diria que tem boas possibilidades de estar correto.http://www.dubaa.info/hardware.gif
  8.  # 9

Não tem as facturas das obras? é que se não tiver facturas deve estar bem!!
  9.  # 10

sobre as mais valias surge uma dúvida

supondo aquisição de um apartamento por 90.000€ e venda por 120.000
    no momento da venda a dívida ao banco era de 45.000€ (este valor foi atingido por vários abatimentos)
    como calculo as mais valias??

um colega indicou-se que o cálculo seria o valor de venda - o valor em dívida ao banco
    120.000€-45.000€ = 75.000€ sobre estes 75.000 incidiam mais valias?? isto deve dar uma enormidade
    só me podem estar a enganar!!!
  10.  # 11

.
  11.  # 12

j_r_m_c
    O seu colega está a confundir valor de reinvestimento necessário numa habitação própria permanente para isenção de pagamento de mais valias, com apuramento do valor sujeito a mais valias.
    Este último obtém-se pela diferença entre o valor da compra e o valor da venda do imóvel:
    120 000,00-90 000,00=30 000,00
  12.  # 13

Colocado por: j_r_m_csobre as mais valias surge uma dúvida

supondo aquisição de um apartamento por 90.000€ e venda por 120.000
    no momento da venda a dívida ao banco era de 45.000€ (este valor foi atingido por vários abatimentos)
    como calculo as mais valias??

um colega indicou-se que o cálculo seria o valor de venda - o valor em dívida ao banco
    120.000€-45.000€ = 75.000€ sobre estes 75.000 incidiam mais valias?? isto deve dar uma enormidade
    só me podem estar a enganar!!!

As suas mais valias são 120.000€-90.000€=30.000€ (valor de escritura de compra - valor de escritura de venda= mais valia)

O que significa que 50% destes 30.000€ (ou seja, 15.000€ são acrescentados aos seus rendimentos desse ano e é tributado de acordo com o escalão em que ficar.

Em algumas situações, em que a mais comum é a venda de uma Habitação Própria Permanente e o reinvestimento do dinheiro que se ganha noutra HPPermanente, pode ficar isento da totalidade ou de parte da tributação dessas mais valias.

E aqui, como é que faz as contas?
    É fácil e é doloroso...Para não ser tributado a 50% dos 30.000€, tem que investir os 120.000€ que ganhou. E entretanto pode ir tirando a este investimento que tem que fazer alguns valores:
    Ex. Dos 90.000€ que comprou inicialmente o apartamento, vamos imaginar que pediu empréstimo e ainda está a dever 45.000€ (tem que ser empréstimo à habitação)- aqui pode logo tirar estes 45.000€ aos 120.000€ que tem que investir. Só já terá que investir 75.000€
    Agora imagine que fez obras na casa que vendeu (e tem as facturas!) no valor de 9.000€- também pode tirar aos 75.000€. Só já terá que investir 66.000€

Chega assim ao valor de reinvestimento total que tem que fazer para não ser tributado pelas mais valias que teve (que foram os 30.000€)

Se entretanto, no prazo de 3 anos, comprar outra casa para HPP e se reinvestir estes 66.000€, não vai ser tributado pelas mais valias. Mas atenção! Se comprar uma casa por 166.000€, só pode pedir ao banco 100.000€ para Crédito à Habitação. Isto porque se pedisse os 166.000€, as finanças considerariam que continuava com os 66.000€ na sua posse e não os tinha reinvestido.

Confirme isto com outras pessoas aqui do Fórum.

0.0183 seg. NEW