Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Rui A. B.

Impossível, as portas, tanto do router como da Box estão em perfeito funcionamento.

Só pode ser o cabo ou pouca "força" no envio de dados... Mas como eu não mexi em nada, foi só a trovoada, não sei o que poderá estar na origem disso.

Quem cravou o cabo dos 60mt? Consegue colocar uma foto das fichas em pormenor?
  2.  # 22

Colocado por: alexp

Quem cravou o cabo dos 60mt? Consegue colocar uma foto das fichas em pormenor?

Fui eu que cravei...

Não tenho fotos das fichas em pormenor mas posso tirar mais logo. Eu só queria perceber o que é que a trovoada tem a ver com o problema no cabo/fichas...
  3.  # 23

Colocado por: alexpEu só queria perceber o que é que a trovoada tem a ver com o problema no cabo/fichas...

Duvido muito que seja um problema no cabo, quando um eventual pico que tenha passado pelos equipamentos ativos, não tenha também danificado o(s) equipamento(s).

cumps
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 24

Colocado por: electrao

Duvido muito que seja um problema no cabo, quando um eventual pico que tenha passado pelos equipamentos ativos, não tenha também danificado o(s) equipamento(s).

cumps

Os equipamentos estão perfeitos. A box, quando colocada noutro cabo qualquer que sai do mesmo router funciona. Se trocar as portas também funciona, desde que não seja com esse cabo.

Das duas uma, ou é problema no cabo/fichas, ou a operadora reduziu os débitos para aquela linha e ficou insuficiente para percorrer os 60 metros de cabo até aos equipamentos.

NOTA: Os equipamentos ligados nesse cabo de 60 metros dão sinal, actualizam hora por exemplo, abrem imagem, mas fica parada, não tem capacidade para abrir internet nem continuar com Tv...
  5.  # 25

Colocado por: Rui A. B.

Os equipamentos estão perfeitos. A box, quando colocada noutro cabo qualquer que sai do mesmo router funciona. Se trocar as portas também funciona, desde que não seja com esse cabo.

Das duas uma, ou é problema no cabo/fichas, ou a operadora reduziu os débitos para aquela linha e ficou insuficiente para percorrer os 60 metros de cabo até aos equipamentos.

NOTA: Os equipamentos ligados nesse cabo de 60 metros dão sinal, actualizam hora por exemplo, abrem imagem, mas fica parada, não tem capacidade para abrir internet nem continuar com Tv...

ok percebido.

Provavelmente o seu problema é uma quebra na qualidade da linha, com a respectiva quebra de velocidade.

Como a largura de banda da linha é partilhada por todas as actividades, NET, TVBox1, TVBox2, se a linha baixou para 4mb por exemplo, não dá para as 3 funcionalidades em simultâneo. Desligue a 1ª box e teste só com a segunda (a tal dos 60mt)

http://forum.meo.pt/t5/Servi%C3%A7o-TV/Perda-de-Canais-HD/td-p/20171
  6.  # 26

Já desliguei tudo e deixei só esse cabo ligado a um acesspoint, resultado: népias.

Vou cravar fichas novas a ver...
  7.  # 27

Ola Rui

Esse cabo está completamente protegido no interior de uma parede ou algumas zonas estão a descoberto para o exterior? E tem muitas curvas e vincos?
  8.  # 28

Colocado por: lopcarloOla Rui

Esse cabo está completamente protegido no interior de uma parede ou algumas zonas estão a descoberto para o exterior? E tem muitas curvas e vincos?

Algumas zonas estão a descoberto, curvas e vincos quase nada...
  9.  # 29

Fichas novas cravadas e nada. Só pode ser do cabo, morreu com a trovoada...
  10.  # 30

pode ser do cabo algum bicharoco assustado ou uma rabanada de vento que detriorou a qualidade do cabo, ou então pode ser uma pequena quebra na qualidade das portas ethernet num pico de corrente que só se nota num cabo de maior comprimento
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 31

Bem, liguei a box e consigo imagem corrida mas com bastantes paragens. Eu penso que devo ter mais de 60 metros de cabo, amanhã vou cortar o cabo que sobra e experimentar novamente...
  12.  # 32

O ideal seria testar o cabo com um testador, custam uns 10€

Ou entao com um multimetro tambem da , apesar de ser mais trabalhoso

Tenho quase 100% de certeza que nao é do cabo ... a menos que o isolamento esteja estalado ou tenha infiltracoes de agua ou esteja quebradiço com o sol

Vou mais que o equipamento (router / switch) tenha ficado afectado e agora so funciona bem com distancias pequenas

Mas ha varios testes que pode fazer ... o primeiro seria o tal com o testador / multimetro

Se tudo estiver Ok, ja experimento ligar um portatil ou pc directamente na ponta do cabo de 60 metros ?

Por ultimo, qual a sequencia de cores que esta a usar no cabo ?

Deve seguir as normas da 568A ou B

Nao interessa se vai fazer com 568A ou B , TERÁ É QUE FICAR IGUAL DE AMBAS AS PONTAS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
      568A_and_568B_standard500x167[1].jpg
  13.  # 33

Boas

Novidades! Ontem cravei fichas novas e testei, resultado: Já aparecia imagem mas tinha bastantes paragens e nada de internet.

Hoje, chego a casa e tenho televisão sem paragens e internet em tudo que é dispositivos.

Conclusão: Cada vez percebo menos!

Obrigado a todos que me ajudaram neste tópico!
  14.  # 34

Já me aconteceu com a zon ter de retirar um atenuador de sinal após um temporal e ao fim de uns ter de voltar a coloca-lo, aí fiquei sem tv mas conseguia apanhar net. Mas não sei se aplica ao seu caso porque sempre teve tv em cabos mais curtos. Alem de me parecer que tem um serviço fibra o que não foi o meu caso mas também este está associado a uma potencia de sinal.

Em todo o caso aconselho a verificar a integridade desse cabo e mesmo a qualidade do Cat5e porque dentro da mesma categoria existem uns melhores que outros e como o cat5e está meio que banalizado as vezes pode-se comprar gato por lebre.
  15.  # 35

Qualquer cabo de rede cat5 por mais manhoso que seja tem obrigacao de fazer 100 mbps em 60 metros ...

E o sinal do router ate a box atraves deste cabo nada tem a ver com o que esta para tras, ou seja sao trocos independentes de sinal

Por ex ate podem usar o cabo para passar dados de rede interna ou streaming , e o cabo da internet estar desligado

Por acaso esse teste era fixe : Meter dois computadores com pastas partilhadas, um de cada lado do cabo, e perceber se a copia de ficheiros esta rapida
    • hangas
    • 6 novembro 2014 editado

# 36

Colocado por: civismoQualquer cabo de rede cat5 por mais manhoso que seja tem obrigacao de fazer 100 mbps em 60 metros ...

Mais ou menos.. há por ai cabos muito manhosos que nem de cobre são.
    São cabos CCA (Copper Clad Aluminium) e como são muito mais baratos muitas vezes os instaladores enfiam isto sem saber o que estão a fazer.
    E digo sem saber o que estao a fazer não por neglicencia mas mesmo por ignorancia. Porque não sabem a diferença e os riscos.
    No entanto a utilização de cabos CCA é proibida por algumas normas incluindo a norma europeia CENELEC.

Para além de não terem a mesma capacidade electrica do cobre são também mecanicamente mais frageis e partem facilmente se forem passados "à bruta" ou com curvas muito apertadas.
    Além disso são um factor de risco de incendio quando é usado Power over Ethernet nesses cabos, especialmente nos dispositivos class 4 que podem exigir até 25W.

mais info:
    http://www.cetecglobal.com/technologies/cabling/cca.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, electrao, radikal
  16.  # 37

Boas, concordo em parte com o que dizes

Ha imensos cabos desses por ai , inclusive tenho ali dois rolos de 300 metros, um unifilar , outro multifilar.

Muitos distribuidores e lojas de informatica é o que vendem.

E é a unica forma de um rolo de 305 metros custar menos de 100€

Da minha experiencia, costumo aplicar sempre cabos de qualidade em instalacoes fixas, mas para chicotes e cabos temporarios estes servem perfeitamente

Quanto ao que dizes de 25W poder provocar um incendio , isso nao faz sentido : ate porque o POE funciona a 48V, por isso 25W sera 0.5A , o que é insuficiente para aquecer o cabo.

Mesmo que aqueça um bocadinho, essa temperatura sera sempre dispersada ao longo do cabo, logo nunca aquecera pra provocar incendio.

Comprei ha dias uns cabos de bateria no lidl, e tambem sao aluminio banhado a cobre. Mas é grosso , para o efeito aquilo serve.

Voltando aos cabos de rede: para 100 mbps quase que fio de telefone dá (dependendo da distancia, pois o entrelacamento é diferente do CAT5/5E
  17.  # 38

Colocado por: civismoQuanto ao que dizes de 25W poder provocar um incendio , isso nao faz sentido : ate porque o POE funciona a 48V, por isso 25W sera 0.5A , o que é insuficiente para aquecer o cabo.

Quando li esse risco pela primeira vez também achei que poderia ser excesso de zelo. Mas há papers e relatorios de acidentes que indicam isso como a causa. Um cabo ou outro também não acredito que cause um problema. O risco ganha outra dimensão quando falamos de galerias com centenas destes cabos todos eles usados com PoE seja para alimentar sistemas de CCTV, telefones, etc. Com muitos cabos a acumulação térmica começa a não ter por onde dissipar. Começam isolamentos a derreter, curto-circuitos, faicas em galerias tecnicas cheias de pó, etc. consigo conceber que nas condições certas possa acontecer.

No entanto também duvido que um unico chicote numa mesa pegue fogo só por isso!

É preciso também ver que o aluminio não é bom condutor e é muito estaladiço. Embora a corrente circule sempre pela camada exterior do cabo, e dai a teoria de revestir o cabo a cobre, o aluminio acaba por estalar com a aplicação e com o tempo com dilatações e contrações termicas e acaba por não garantir um caminho continuo no cobre, fazendo corrente passar apenas pelo aluminio.

Um relatório com data de 2007 aponta também os riscos de incendio em casas com instalação de aluminio (parece que no passado era comum)
    http://www.guidedinspections.com/files/Reducing_the_fire_hazard_in_aluminum_wired_homes.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  18.  # 39

Concordo com tudo o que dizes ;)
  19.  # 40

Boa tarde! A minha instalação agora foi de vez... Alguém me indica um cabo Utp (min. Cat5e) para fazer 130 metros para exterior a bom preço??

0.0285 seg. NEW