Iniciar sessão ou registar-se
    • sia82
    • 5 junho 2012 editado

     # 1

    Preciso da vossa ajuda.

    Assinei um contrato de arrendamento no passado dia 22 de Maio que não foi nem vai( penso eu) ás Finanças.

    No dia seguinte fui á casa tirar as medidas do armario do exaustor (como a senhoria não o quis limpar mandou-o fora) para comprar um novo.

    Fui dar uma vista de olhos pela casa para ver o estado dela (pois nem ma deram limpa) e quando fui ao WC e abri as portas da cabine do poliban vi que o mesmo era minusculo, mesmo, o meu filho de 10 anos entra mas nao se mexe, o meu marido nem entra, ou seja e impossivel tomar banhbo naquela casa.

    Liguei de imediato á senhoria (nem 24 horas depois de assinar o contrato) a comunicar que tinhamos um problema pois naquele momento era impossivel habitarmos lá pois na verdade não nos dá condiçoes de higiene pessoal.
    Ela disse que não havia problema, bastava comprar um poliban novo, maior e ficava resolvido.Ate aqui tudo bem, eu disse que este tipo de coisas eram os senhorios a pagar pois a toda a estrutura depois fica na casa, não a trago comigo um dia mais tarde e ela concordou.

    Ainda não fiz a mudança toda para a casa, apenas algumas coisas basicas ate porque estou pendente das montagens do wc, do exaustor e do gas, ela nunca teve e agora eu vou ter que pagar a instalaçao mas tudo bem.

    Na assinatura dei logo o mes de cauçao e ficou escrito que o mes de renda era pago no dia da entrada da casa que por este andar não sei bem qual será.

    Hoje a senhoria mandou-me sms a perguntar quando eu fazia as mudanças e expliquei que já tinha começado mas a pouco gas porque estou pendente de muita coisa e ela perguntou-me quando é que então eu lhe pagava a renda.Eu pensei que era quando me mudava definitivamente porque senao tenho que pagar renda em duas casas mas mesmo assim tudo bem, eu pago já sem problema.
    Disse-lhe que ia deduzir o valor do poliban e ela agora diz que nao, que e alheia e não tem nada a ver com isso e que isso e uma benfeitoria e que esta escrito no contrato que todas as obras de benfeitoria que eu faça na casa são deles mas que não tem que me pagar nada.
    A minha pergunta é: eu criar condiçoes para poder tomar banho sao obras de benfeitoria???Nao é suposto tomarmos duche em casa? Eu disse-lhe que isto sao apenas condiçoes de habitaçao normais e não melhoramentos e que se não aceitam eu ainda estou dentro dos 15 dias em que se pode rescindir um contrato e como tal quero o meu dinheiro de volta.

    Ajudem-me, sou eu que estou a agir mal?Eles tem razao?
    Que faço?
    Obrigada
  1.  # 2

    O poliban encolheu depois de você ter visto a casa e decidido ficar?

    O contrato não vai às Finanças? Porquê? E que tem isso a ver com o caso?

    Já agora, quais são as medidas do poliban, em centímetros?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sia82
  2.  # 3

    Boa noite,

    passo a responder:

    1-como obvio o poliban não encolheu, a cabine estava fechada o que não me permitiu ter a noçao real do tamanho, e realmente na altura da visita a casa se calhar devia-o ter aberto e me metido lá dentro,isso não deve ser muito normal e nunca pensei fazer uma coisa dessas mas a partir de agora vai ter que ser.

    2- Disse que o contrato não vai as Finanças porque os senhorios disseram que para eles era melhor assim, o que eu quero saber é se esse facto define a validade do contrato ou não, porque quando tentei abrir a agua em meu nome na camara mao me deixaram pois nao aceitam o contrato sem o carimbo das finanças.

    3- A base tem 60 cm, claro que depois com a estrutura da cabine e a base do chuveiro fica muito menos.

    Obrigada
  3.  # 4

    Deveria ter visto antes de alugar.

    O contrato é válido independentemente de ir ou não às finanças.
  4.  # 5

    60 centímetros de largura do poliban é pouco mas ... com algum "jeito" costuma remediar.
    Fale com o senhorio e "obrigue-o" a levar o contrato às Finanças. Se na Câmara lhe disseram isso, diga ao senhorio. Ele só gasta 10% da renda de um mês para "carimbar" o contrato; se calhar fica-lhe mais barato do que se não for às Finanças ...

    Mais complicado poderá ser a questão da substituição do poliban .

    Qual a data de início que está escrita no contrato? Já tem as chaves da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sia82
  5.  # 6

    Entao estou presa a uma casa onde nao podemos tomar banho ou entao meto novo, fica para eles mas quem paga sou eu.

    Sim porque esta de facto no contrato que as benfeitorias que sejam feitas sao deles mas nao pagam nada mas eu acho que isto nao e uma benfeitoria, enfim...

    Nao ha nenhum periodo depois de assinar em que ainda possa resolver o contrato?
  6.  # 7

    Colocado por: JOCORFale com o senhorio e "obrigue-o" a levar o contrato às Finanças.

    Qual é o interesse para o inquilino?
  7.  # 8

    Colocado por: JOCOR60 centímetros de largura do poliban é pouco mas ... com algum "jeito" costuma remediar.
    Fale com o senhorio e "obrigue-o" a levar o contrato às Finanças. Se na Câmara lhe disseram isso, diga ao senhorio. Ele só gasta 10% da renda de um mês para "carimbar" o contrato; se calhar fica-lhe mais barato do que se não for às Finanças ...

    Mais complicado poderá ser a questão da substituição do poliban .

    Qual a data de início que está escrita no contrato? Já tem as chaves da casa?


    O contrato foi assinado a 22 de Maio e na altura deram-me umas chaves para tirar as medidas do exaustor e ficaram de la ir ainda buscar umas coisas deles mas que nunca foram.
    Esta tambem escrito no contrato que a primeira renda seria paga em Junho no dia em que eu entrasse na casa, eu ainda nao estou la a morar, nao tenho gas, nem o poliban instalado, levei apenas umas caixas...
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    Qual é o interesse para o inquilino?


    Colocado por: Picareta
    Qual é o interesse para o inquilino?


    Deduzir as rendas, abrir a agua no seu proprio nome, a senhoria diz que assim fica em nome dela, vai para a casa dela e todos os meses me traz para pagar...
  9.  # 10

    Ha pouco mostraram-me este artigo, sera que me posso basear nele ?

    Artigo 1032.o
    Vício da coisa locada
    Quando a coisa locada apresentar vício que lhe não permita realizar cabalmente o fim a que é destinada, ou carecer de qualidades necessárias a esse fim ou asseguradas pelo locador, considera-se o contrato não cumprido:
    a) Se o defeito datar, pelo menos, do momento da entrega e o locador não provar que o desconhecia sem culpa;
  10.  # 11

    Caro "Picareta", a forista "sia82" diz no seu 2º post que a Câmara não lhe liga a água sem o contrato estar carimbado pelas Finanças; já para não falar da equidade fiscal ...
    Concordam com este comentário: fernandoR, mfsf1967
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sia82
  11.  # 12

    Eu no seu lugar ia já falar com um advogado para não vir a sofrer mais dissabores. Provavelmente não poderá obrigar o senhorio a colocar um novo poliban, mas pelo menos previne algum contratempo que poderá vir a ter quando não pagar a renda de Junho. E tem coisas valiosas na casa? Cuidado!!!
  12.  # 13

    Mas se eu realmente não me posso livrar do contrato de maneira nenhuma eu pago a renda, nao ha problema, é so que ja estou farta de gastar tempo e dinheiro em exaustor, instalaçao do gas, agora do poliban...e agora de repente pedem-me a renda já quando sabem muito bem que por causa de tudo isto eu nao posso mesmo la morar e tive que pagar novamente a renda da casa onde estou e depois de me terem dito que pagavam agora fazem-se de despercebidos.

    Tudo bem, eu pago tudo, sem stress, os senhorios é só para a engorda (mesmo que não todos, a maioria) Ah e porque o contrato nao foi as finanças tambem nao pude concorrer a porta 65, é so coisas boas...
    Obrigada
  13.  # 14

    Mas se você quiser dar uma "gorgeta" a esse senhorio pode você mesmo levar o contrato às Finanças e paga você o imposto de selo em nome do senhorio. Fica a poder apresentar o contrato no PORTA65 e a poder ligar a água em seu nome
  14.  # 15

    Posso???Nao sabia...nao e preciso o senhorio assinar nada?
    Isso e muito bom mas apesar de tudo nao quero prejudicar ninguem, mas tambem nao quero ser eu a prejudicada, eu disse-lhes que tinha assinado ha menos de 15 dias e como e so complicaçoes e nao tenho as condiçoes que julgo razoaveis de habitaçao pedi a devoluçao do dinheiro.Duvido que me deem, o mais certo e ficar la, pagar tudo do meu bolso e refilar sozinha, mas nesse caso pode crer que vou as finanças.Nao sabia mesmo que podia...
  15.  # 16

    Ah ja me lembro porque e que nao queriam tambem que o contrato fosse as finanças, para nao terem que pedir um certificado que acho que e obrigatorio, certificado energetico acho eu.
    •  
      imbs
    • 6 junho 2012

     # 17

    Cuidado com isso do gás, água e luz em nome do senhorio.

    Se não ficar nada em seu nome, eles a qualquer momento lhe podem desligar as coisas.
    Eu encostava-os à parede - se bem que você pelos vistos concordou com as condições, quando assinou o contrato e falaram em não levar às finanças. Ou é tudo às claras e tudo direitinho, ou não há nada para ninguém. 'Você não quer prejudicar ninguém' - com essa atitude está a enfatizar o que disse anteriormente:

    Colocado por: sia82Tudo bem, eu pago tudo, sem stress, os senhorios é só para a engorda (mesmo que não todos, a maioria)
  16.  # 18

    O Certificado Energético é obrigatório por lei mas as repartições de Finanças não o costumam pedir. O contrato pode ir às Finanças onde quiser, não é obrigada a levá-lo à repartição correspondente à localização da casa. Qual é o concelho da casa?

    Relativamente a ser você a levar o contrato às finanças, como tem um original do contrato, só precisa de fazer uma fotocópia autenticada do contrato e ir pagar o imposto de selo (é 10% da renda mensal); atenção que se deixar acabar o mês de Junho depois já há multa / coima a pagar (que não seria da sua responsabilidade, mas se quer mesmo apresentar nas finanças o contrato também teria que arcar com a multa).

    Relativamente à falta do certificado energético, até é possível que o senhorio não esteja suficientemente informado; com uma renda mensal paga o certificado - qualquer que seja o resultado (A, B, C, D, ...) - e fica com o problema resolvido para muitos anos.
  17.  # 19

    Colocado por: Picareta
    Qual é o interesse para o inquilino?


    É do interesse não só da inquilina como de todos os portugueses.
    Concordam com este comentário: mfsf1967
  18.  # 20

    Colocado por: fernandoRÉ do interesse não só da inquilina como de todos os portugueses.

    porquê?
 
0.0202 seg. NEW