Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Boas,

    Regiões de turismo vão cortar 5% do pessoal por ano
    A secretária de Estado do Turismo propôs hoje aos sindicatos uma redução de 5% ao ano do número de trabalhadores das regiões do turismo durante três anos
    http://economico.sapo.pt/noticias/regioes-de-turismo-vao-cortar-5-do-pessoal-por-ano_148609.html

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 242

    Boas,

    Colocado por: j cardosoÉ o mercado, rapaz ... o Santo Mercado.


    E dos mercadistas;)

    Hoje apanhei esta engraçada:


    "
    Quanto ao general Pinochet, ele ao menos merece ser lembrado como o homem que impediu que seu país se tornasse o segundo satélite soviético no Ocidente, após a Cuba de Fidel Castro. E, assim como Cuba e a União Soviética, uma ditadura totalitária com uma população empobrecida e faminta.

    O general certamente não era nenhum anjo. Nenhum soldado pode ser. Ele foi repetidamente denunciado pela morte ou desaparecimento de mais de 3.000 cidadãos chilenos, além de acusado pela tortura de outros milhares. É bem provável que um número substancial de chilenos inocentes tenha morrido ou desaparecido ou sofrido tratamentos brutais como resultado das ações de Pinochet. Porém, em uma batalha para se evitar a imposição de uma ditadura comunista, é algo incontestável que a maioria daqueles que morreram ou sofreram torturas estava preparada para infligir um número excepcionalmente maior de mortes e uma escala avassaladoramente maior de sofrimento aos seus conterrâneos.
    "
    http://oinsurgente.org/2012/06/04/chove-em-santiago-e-em-atenas-2/


    "
    O Lado Negro de Mandela
    Mas, goste-se ou não, o senhor carismático e sorridente que hoje vemos na TV foi o responsável por numerosos atentados de uma violência semelhante ou superior à da maioria dos grupos terroristas que aprendemos a temer neste século XXI. Não deve também ser descorada a afeição de Mandela por ditadores como Castro ou Gaddafi, que sempre apoiou ou os seus laços com o PLO e Arafat. Não obstante a minha admiração por Mandela, não há aura de messias que apague o seu passado.
    "
    http://oinsurgente.org/2012/07/18/o-lado-negro-de-mandela/


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  3.  # 243

    Hoje apanhei esta engraçada:

    Um palerma com todas as letras ou: "Como é bonita a democracia mas só quando ganham os meus"
  4.  # 244

    Não vou dizer que uma ditadura comunista assassinaria mais pessoas que a ditadura de Pinochet assassinou, porque factos são factos e Pinochet foi um assassino brutal.

    Mas que em termos económicos, o Chile beneficiou e muito de não cair nas mãos dos comunistas isso também é inegável. O Chile dos anos 70, 80 e 90 foi o país da América Latina com melhor nível de vida, tanto no critério de PIB per capita, como em desenvolvimento humano.
  5.  # 245

    Isso é uma falácia, não pode adivinhar o resultado da governação de Allende a não ser que possua capacidades de adivinho. Por outro lado esquece-se de algo fundamental: Allende foi eleito democraticamente - ou a democracia só é aceitável quando ganham os "bons"?

    Seria interessante que explicasse em que consiste concretamente essa melhoria no desenvolvimento humano ... se é que isso existe.
  6.  # 246

    Colocado por: j cardosoIsso é uma falácia, não pode adivinhar o resultado da governação de Allende a não ser que possua capacidades de adivinho. Por outro lado esquece-se de algo fundamental: Allende foi eleito democraticamente - ou a democracia só é aceitável quando ganham os "bons"?

    Seria interessante que explicasse em que consiste concretamente essa melhoria no desenvolvimento humano ... se é que isso existe.

    Posso afirmar, porque são factos, que a economia chilena foi durante os anos Pinochet e ainda o é, a mais desenvolvida do continente Sul Americano.
    O que Allende conseguiria economicamente não sabemos, mas podemos calcular com algum grau de certeza que o seu modelo de desenvolvimento não deveria andar longe da miséria Castrista.

    Qundo falei em desenvolvimento humano estava a referir-me ao indíce que é publicado por uma organização (não me lembro do nome), e no qual entram vários critérios: alfabetização, nível escolar, cuidados de saúde, entre outros.

    Nunca defendi o golpe militar do Pinochet, naturalmente que acho que os governos devem ser democraticamente eleitos. Nem acho também, que um modelo económico por muito sucesso que tenha, compense falta de liberdades políticas, repressão e tortura.
  7.  # 247

    O que Allende conseguiria economicamente não sabemos, mas podemos calcular com algum grau de certeza que o seu modelo de desenvolvimento não deveria andar longe da miséria Castrista.

    Comparar Allende com Castro? Nem comento.
  8.  # 248

    Colocado por: j cardosoComparar Allende com Castro? Nem comento.

    Acha que Allende era muito diferente de Castro? Eu acho é ele não teve foi tempo suficiente para construir (destruir) a sociedade socialista que desejava e que acredito que não fosse muito diferente do regime Cubano.
  9.  # 249

    Boas,



    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  10.  # 250

    Boas,

    Colocado por: J.FernandesO Chile dos anos 70, 80 e 90 foi o país da América Latina com melhor nível de vida, tanto no critério de PIB per capita, como em desenvolvimento humano.


    Gostava de ver esses dados ...

    Desemprego a rondar os 20%
    População abaixo do limiar da pobreza acima dos 35%
    Mais de 30% da população a viver de programas de assistência
    Nos 17 anos de poder o pib cresceu em média menos que os 17 anos antes de Pinochet

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  11.  # 251

    Boas,

    Colocado por: J.FernandesO Chile dos anos 70, 80 e 90 foi o país da América Latina com melhor nível de vida, tanto no critério de PIB per capita, como em desenvolvimento humano.


    O "milagre" do Chile na era Pinochet tem duas fases, a primeira que de milagre não tem nada, e a segunda que é um milagre muito duvidoso desde que os moços de Chicago se puseram a andar e o liberalismo foi "aliviado".

    De resto, quando perguntaram a opinião a um dos ícones do liberalismo sobre o Chile, disse algo como isto: há muitas coisas que não se podem fazer em democracia.

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  12.  # 252

    Já que você foi googlar umas coisas sobre a economia chilena, podia ter também procurado algo que mostrasse como é que o Chile esteve e está, comparativamente aos seus vizinhos sul americanos.
  13.  # 253

    Boas,

    Colocado por: J.FernandesJá que você foi googlar umas coisas sobre a economia chilena, podia ter também procurado algo que mostrasse como é que o Chile esteve e está, comparativamente aos seus vizinhos sul americanos.


    Olha, só tu é que podes saber umas coisas?
    E sim, o google "têm" esses dados, logo não é difícil aceder-lhes ...

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  14.  # 254

    Boas,

    BE apresenta projecto de lei para legalizar o consumo e cultivo de cannabis
    O BE apresentou, esta quarta-feira, na Assembleia da República, um projecto de lei que legaliza e regula o consumo de cannabis. O deputado João Semedo esclareceu a proposta e disse que, por um lado, pretende a “criação de clubes sociais de cannabis”, que disponibilizarão a planta aos seus associados. A outra bandeira do projecto de lei é a “legalização do cultivo para consumo próprio”, avançou o bloquista.
    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/be-apresenta-projecto-de-lei-para-legalizar-o-consumo-e-cultivo-de-cannabis--1555447

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  15.  # 255

    Boas,

    Será desta que a coisa "pega fogo"?
    Posso estar redondamente enganado, mas parece-me a Espanha será o pior país do euro para "brincar" e o que terá mais cojones para virar esta coisa toda de pernas para o ar ...


    Juros da dívida de Espanha já superam os da Irlanda em todos os prazos
    ressão dos mercados está hoje invulgarmente concentrada sobre um único país do euro: Espanha. Pela primeira vez, em seis sessões, a "yield" a dez anos está acima de 7%.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=569129


    Espanha financia-se a custos mais elevados e procura diminui no leilão (Act.)
    O Tesouro espanhol emitiu dívida a custos mais elevados esta manhã, nos leilões de obrigações a dois, cinco e sete anos em que registou uma procura mais baixa do que em operações equiparáveis. Na emissão a cinco anos, Espanha pagou o juro mais alto de sempre.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=569123


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  16.  # 256

    https://www.bigonline.pt/InformacaoMercados/Noticias/Index/166688

    Espanha tem lições a aprender com Portugal na gestão da crise
    19-07-2012 13:31:00
    A centralidade e autoridade que Vítor Gaspar dispõe no Governo português e o “mantra neoliberal” que consistentemente é entoado pelo primeiro-ministro são ensinamentos que Espanha devia retirar do vizinho mais pequeno, que já leva um ano de intervenção externa.
    A conclusão é da Reuters, que ontem divulgou um longo texto de análise intitulado “Líder de Espanha podia aprender algumas lições de Portugal”, depois de constatar que nem a promessa europeia de ajuda à banca, nem o novo pacote de austeridade, deram alento aos investidores, que continuam a cobrar prémios de risco crescentes para financiar o estado espanhol.
    “O primeiro-ministro Mariano Rajoy poderia aprender algumas lições de comunicação de Portugal numa altura em que está a batalhar para restaurar a confiança nas finanças públicas de Madrid e evitar um resgate internacional”, escreve Reuters.
    Enquanto Passos Coelho e os seus ministros adoptaram “um duro mantra neo-liberal”, Rajoy ensaiou um “discurso de desafio, nacionalista”, enviando mensagens “contraditórias” sobre o que era relevante para os mercados: a situação do défice; o que ia fazer com as regiões que não cumprem os limites de despesa; e o real estado da banca, em particular das antigas cajas.
    “Mariano Rajoy fez coisas certas. Quando se olha para a substância, foi até longe nas reformas, mas é verdade que a comunicações nem sempre foi um sucesso” o que “teve consequências nos mercados”, diz Gilles Moec, economista no Deutsche Bank.
    Portugal favorecido pela percepção de que há um rumo e uma só linha de comando
    Passos Coelho, que alinha politicamente à direita com Rajoy, ganhou a reputação de seguir com “obediência rigorosa as dolorosas receitas impostas pela Alemanha”. Conjuntamente com Vítor Gaspar e outros ministros, essa mensagem tem sido levada aos mercados, por vezes em encontros “individuais com grandes investidores na Alemanha, China e Estados Unidos”, escreve a agência noticiosa que disputa com a Bloomberg a liderança mundial na informação económica.
    A Reuters cita ainda um “senior buy-side”, um gestor de activos possivelmente de um grande fundo de investimento, que esteve com os dois Governos e não tem dúvida de que Portugal tem sido mais eficiente a passar a sua mensagem. "O Governo português tem sido melhor a comunicar a sua estratégia aos investidores de forma consistente e credível”. “Os responsáveis mais seniores são articulados e convincentes e parecem estar genuinamente comprometidas com a implementação do programa de reformas”, acrescenta.
    Na comparação Madrid-Lisboa, a capital portuguesa leva ainda melhor nota dos investidores pela centralidade e autoridade incontestadas que percebem no ministro das Finanças, e no inteiro apoio que lhe é fornecido pelo primeiro-ministro.
    Já em Espanha, a linhas de responsabilidade são muito fragmentadas. Escreve a Reuters que os investidores não sabem a quem dar ouvidos, porque não se perceba bem onde começa e acaba o campo de actuação de Luis de Guindos, ministro das Finanças, e de Cristobal Monto, ministro do Orçamento. Ministros que ficaram com o ónus de explicar o rumo ziguezagueante de Rajoy, que começou por prometer disciplina orçamental para depois flexibilixar unilateralmente a meta do défice, enquanto pedia, em vão, ao BCE para continuar a intervir no mercado de dívida para acalmar a subida das "yields".
  17.  # 257

    Boas,


    Sobre o tema já fizeram discussões muitas e já produziram documentos bastantes. Nenhum deles tem a capacidade de, em escassos dois minutos e 45 segundos, sintetizar o que está em causa. Segue-se um resumo, em tradução livre, de uma cena do inefável "Sim, senhor ministro" (série da BBC, 1980-84).

    Bernard Wooley (BW), secretário particular do ministro, fala com Humphrey Aplleby (HA), secretário do ministro.

    BW - Acho que está na altura de pensar nos governos locais......

    HA - Acha mesmo? Uma vez criadas genuínas e democráticas comunidades locais, isso não parará!...

    BW - Como assim?

    HA - Claro que não parará! Uma vez estabelecidas, insistirão em ter mais poder. E os políticos não as conseguirão parar. Por isso, teríamos governos regionais.

    BW - E isso é um problema?

    HA - O que acontece se, havendo umas terras abandonadas, por exemplo em Nottingham, nos chega alguma proposta para a criação de um hospital ou de um aeroporto?

    BW - Montamos um comité interdepartamental: departamento da saúde, da educação, dos transportes, das finanças...... Pedimos papéis, marcamos reuniões, discutimos, revemos tudo uma e outra vez......

    HA - Precisamente: meses de trabalho frutífero que nos levam a uma conclusão madura. Se tivermos governos regionais, eles decidem tudo em Nottingham, provavelmente num par de reuniões. Completamente amadores!...

    BW - É a cidade deles......

    HA - E o que nos acontece a nós?

    BW - Teremos menos trabalho!

    HA - Muito menos trabalho (...) e muito menos poder! Se as pessoas corretas não têm poder, sabe o que acontece? As pessoas erradas passam a tê-lo....Políticos, conselheiros, eleitores normais......

    BW - E não é suposto ser assim?

    HA - Esta é a democracia britânica! E a democracia britânica reconhece que é necessário um sistema para tratar das coisas importantes da vida e não as deixar nas mãos dos bárbaros. Coisas como a ópera, a lei, as universidades.... Nós somos esse sistema!

    Em Portugal, o resultado do "sistema" está à vista: o Estado central e incompetente abandalhou-se. Bem sei que a regionalização é palavra proibida nos próximos anos. Mas as autarquias, as comissões de coordenação regional, as comissões intermunicipais têm a obrigação de lutar contra este crime de lesa-pátria. Ou isso, ou deixam de fazer sentido.


    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=568985&pn=1


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  18.  # 258

    Boas,

    Professores contratados há vários anos passam aos quadros
    Ministro prometeu hoje no Parlamento a vinculação extraordinária de docentes a contrato.
    http://expresso.sapo.pt/professores-contratados-ha-varios-anos-passam-aos-quadros=f740836


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  19.  # 259

    Relato directo de Madrid:
    Acabo de sair agora ta tudo um caos, policia a carregar frente a sede da cOmunidad de Madrid.
    Para piorar, 38 graus as 21.35
  20.  # 260

    Boas,

    Protesto anti-austeridade reúne milhares em Espanha
    Manifestações em 80 cidades espanholas reuniram milhares de pessoas contra os cortes salariais e o aumento de impostos. Há pelo menos sete detidos em confrontos com a polícia.
    Cerca de 100 mil pessoas protestaram esta quinta-feira, em Madrid , contra as medidas de austeridade do Governo de Mariano Rajoy, a que se juntaram outras 79 cidades - como Barcelona, Bilbau, Sevilha e Valência
    http://expresso.sapo.pt/protesto-anti-austeridade-reune-milhares-em-espanha=f740955

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
 
0.0605 seg. NEW