Tenho uma laje antiga composta por abobadilhas de barro sem vigotas e apenas um armadura superior, esta laje esta apoiada em paredes resistentes. Pretende-se retirar uma dessas paredes e fazer a amarração dessa laje a uma outra que vai ser construída ao lado. Não há hipóteses de fazer uma viga de apoio que substitua a parede apenas uma viga rasa ou invertida de ligação entre as duas lajes. isto é viável?
Gostava de saber que armadura tem essa laje e que espessura de betão. Uma armadura do tipo armadura negativa de laje: talvez uns varões de 10 mm // 15 cm. Depende se vai aumentar a espessura da laje existente e colocar uma nova armadura de distribuição (malhassol)
A armadura daquela laje é uma incógnita pois é uma existência com cerca de 40 anos. Segundo o DO a armadura seria apenas um varão entre cada abobadilha. Os exemplos que encontrei de situações idênticas fazia referência a uma armadura superior com 1ferro de 3/16" por tijolo. O aumento da laje existente será sempre inevitável pois esta terá na ordem do 16 cm e seria para nivelar com a adjacente, pelo que é possível incluir uma armadura de distribuição.
Isso quase que era preferível eliminá-la e fazer uma nova e a única situação que pode ser problemática são aqueles 3 m que vai ficar sem parede de apoio.
Ela neste momento já é uma laje de piso. Trata-se de uma moradia de r/chão e andar onde vai ser demolido todo o andar. Vai ser feita uma estrutura independente para apoiar a nova laje de aumento do piso do andar bem como de toda a laje de tecto
Se eu puser ali uma viga de apoio à laje tenho o problema resolvido certo? O problema é não haver um pé direito suficientemente alto para ter ali uma viga pendurada. Se colocar um perfil metálico assim a olho qual seria a altura mínima para esse perfil?