Estão representadas no piso 2, mas não no piso 1, não dá para ver a distância entre o final da escada de acesso ao piso 1 e o início da escada de acesso ao piso 2. O Dl 163/06 é o das acessibilidades, e parece-me haver por aí uma data de inconformidades, mas o seu projectista é que deveria saber. Já agora, as escadas de acesso ao piso 1, sem patamar intermédio, podem ser muito giras e economizar espaço, mas são pouco confortáveis, mas quanto a isso cada um sabe de si. A parte d'"o jantar está pronto, vão lavar as mãos" também parece pouco prática mas isso é da vida de cada um e eu não me meto.
As escadas do piso0 para piso1 são umas escadas a direito As escadas do piso1 para piso2 são umas escadas em U e estão representadas tanto no piso 1 como no piso2
... falta o quarto no piso 0, e o local para banheira na IS piso 0. a não ser que vá colcoar uma plataforma elevatória de raiz nas escadas - DL 163/2006
Desgosto da zona de circulação paralela à escada/ acesso cozinha/ sala. ainda nao está bem resolvido esse nó...
Sim passa por ai, possibilidade para colocação de plataforma. Mas penso que só é necessária esta possibilidade, não é necessária a colocação efectiva, correcto?
Essa zona de circulação também não gosto muito, mas também acho que para manter as linhas gerais do proj. não há muito a fazer, o que acha?
se não levar a mal posso só dizer se gosto ou não gosto?? sabe é que há casos em que fariamos tudo diferente e torna-se complicado com os dados disponiveis estar a sugerir um acerto aqui e outro ali. apenas lhe digo que tem ai um projecto com muito pouco trabalho, já reparou que o simples espelhar da planta do 1 piso lhe resolveria uma data de questões e por arrasto espelhar tambem a parte da frente da planta do rc lhe poderia permitir ter um estacionamento frontal mais desafogado assim como resolver o hall, ou seja neste momento chega com o carro e para ir á cozinha tem de passar por um corredor e acabar por ir á mesma ao hall principal. enfim foi buscar área quase até aos limites e no fundo em termos funcionais não vejo grande coisa.
espelhar quer dizer por simetrico ao que está. mas olhe uma coisa lhe digo, com tanta área disponivel acho que poderia ai ter n soluções bem mais simples e agradáveis. por exemplo como neste ligeiro esboço que fiz
Esta casa está inserida num loteamento, que tem algumas restrições (indicadas pelo técnico), passo a enumerar: 1- Tem que ter um lugar de estacionamento no interior da casa 2- O piso 1 tem uma saliência, ver na imagem do corte. Obriga a "amarração" dos pilares a qual vai diminuir a altura disponível, o que impossibilita a colocação das escadas para o piso2 (vão telhado) naquele local, ou então tinha de ficar com um patamar mais comprido. 3- Desenho exterior das casas já estar definido e não pode ser alterado.
Um dos lamentos da esposa é não ter uma lavandaria no piso0.
Obrigado pelos esboços, aquela parte frontal da casa, funcionava tipo alpendre?
fora a as duvidas já levantadas anteriormente, e que regra geral concordo, eu ainda não percebi como entra na garagem? Entra no alçado frontal ou no lateral? Se entra no frontal como é que vira o carro 90º, para o estacionar? Se entra lateralmente (alçado direito segundo a planta) como é que coloca o carro no logradouro perpendicular ao outro (desenho/carro)? Tem dois portões de garagem e de acesso ao terreno? Não é uma garagem mas é um alpendre? Peço desculpa pelas perguntas mas não percebo bem pelo desenho. As plantas ainda precisam de mais algum trabalho, tem circulações a mais, na minha opinião.
sim era uma parte em que o 1º andarestava balançado ou sustentado por pilar. olhe reafirmo que mesmo estando condicionado pelo desenho exterior, acho que tudo podia estar melhor.
- não se percebe muito no desenho mas.... não será vidro a mais (isto se as "paredes" com riscos aos meio forem janelas)? se sim.... escolha -os como deve de ser.... - Não deverá de ser muito cómodo no inverno em dias frios ir à IS do RC (falta de conforto térmico) - Hall de entrada/corredor com muita área e sem isolamento com o piso superior (prever uma porta no piso superior) - A IS do RC não tem janela para exterior - Tem de circular bastante da cozinha até à sala - do hall para a cozinha não há porta? - onde pensa passar a roupa a ferro? - suite muito larga.... e o closet aberto para a suite pode não ser muito prático se tiverem horários de entrada ao trabalho diferentes - no piso dos quartos, ter duas escadas não me parece bem - as ISs dos quartos, colocava-as ao alto e assim ambas teriam janela. Evitava ter IS dos quartos sem janela..
já reparou que vai ter que ter dois portões para entrar no terreno? Não seria melhor ter apenas um? Retire a despensa, que apenas ocupa espaço e, ao contrário do que se diz, não tem muita arrumação, substitua por um armário embutido (arrumação igual ou superior à despensa), e com esta mudança mais a eliminação do corredor paralelo às escadas, acho que consegue ter profundidade para o carro entrar pelo alçado frontal. Assim tem um carro na garagem e espaço para colocar o segundo no exterior. Com algum jeitinho ainda consegue ter garagem para os dois carros;) tudo depende das escadas e se consegue alterar a estrutura do alçado frontal, para assim ter um portão de garagem maior. Seja crítico com o sua maneira de viver e com o seu projecto.
O retirar a despensa realmente já tinha pensado. Mas acho que o grande problema reside na colocação das escadas não tanto do piso0 mas do piso1 para piso 2, devido a inclinação do telhado.