Iniciar sessão ou registar-se
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 1

Bom dia,

Gostaria de obter as vossas opiniões acerca do projecto que anexo.

Obrigado
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 2

1.  # 3

As escadas de acesso ao piso 2 não estão representadas no piso 1.
    E é uma interpretação muito optimista do DL 163/06.
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 4

Estão representadas, são umas escadas em U
    O que quer dizer com a interpretação optimista do DL? era da falta de representação das escadas?

Obrigado
  2.  # 5

Estão representadas no piso 2, mas não no piso 1, não dá para ver a distância entre o final da escada de acesso ao piso 1 e o início da escada de acesso ao piso 2.
    O Dl 163/06 é o das acessibilidades, e parece-me haver por aí uma data de inconformidades, mas o seu projectista é que deveria saber.
    Já agora, as escadas de acesso ao piso 1, sem patamar intermédio, podem ser muito giras e economizar espaço, mas são pouco confortáveis, mas quanto a isso cada um sabe de si.
    A parte d'"o jantar está pronto, vão lavar as mãos" também parece pouco prática mas isso é da vida de cada um e eu não me meto.
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 6

As escadas do piso0 para piso1 são umas escadas a direito
    As escadas do piso1 para piso2 são umas escadas em U e estão representadas tanto no piso 1 como no piso2

Estas duas escadas não estão no mesmo alinhamento

Realmente o wc do piso0 está um pouco longe...
  3.  # 7

... falta o quarto no piso 0, e o local para banheira na IS piso 0. a não ser que vá colcoar uma plataforma elevatória de raiz nas escadas - DL 163/2006

Desgosto da zona de circulação paralela à escada/ acesso cozinha/ sala. ainda nao está bem resolvido esse nó...
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 8

Sim passa por ai, possibilidade para colocação de plataforma. Mas penso que só é necessária esta possibilidade, não é necessária a colocação efectiva, correcto?

Essa zona de circulação também não gosto muito, mas também acho que para manter as linhas gerais do proj. não há muito a fazer, o que acha?
  4.  # 9

M_A

se não levar a mal posso só dizer se gosto ou não gosto??
    sabe é que há casos em que fariamos tudo diferente e torna-se complicado com os dados disponiveis estar a sugerir um acerto aqui e outro ali.
    apenas lhe digo que tem ai um projecto com muito pouco trabalho, já reparou que o simples espelhar da planta do 1 piso lhe resolveria uma data de questões e por arrasto espelhar tambem a parte da frente da planta do rc lhe poderia permitir ter um estacionamento frontal mais desafogado assim como resolver o hall, ou seja neste momento chega com o carro e para ir á cozinha tem de passar por um corredor e acabar por ir á mesma ao hall principal. enfim foi buscar área quase até aos limites e no fundo em termos funcionais não vejo grande coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M_A
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 10

marco1,

Obrigado pelo comentário, o que quer dizer com o espelhar?
  5.  # 11

espelhar quer dizer por simetrico ao que está.
    mas olhe uma coisa lhe digo, com tanta área disponivel acho que poderia ai ter n soluções bem mais simples e agradáveis.
    por exemplo como neste ligeiro esboço que fiz
  6.  # 12

• M_A
    • 20 junho 2012

# 13

marco1,

Esta casa está inserida num loteamento, que tem algumas restrições (indicadas pelo técnico), passo a enumerar:
    1- Tem que ter um lugar de estacionamento no interior da casa
    2- O piso 1 tem uma saliência, ver na imagem do corte. Obriga a "amarração" dos pilares a qual vai diminuir a altura disponível, o que impossibilita a colocação das escadas para o piso2 (vão telhado) naquele local, ou então tinha de ficar com um patamar mais comprido.
    3- Desenho exterior das casas já estar definido e não pode ser alterado.

Um dos lamentos da esposa é não ter uma lavandaria no piso0.

Obrigado pelos esboços, aquela parte frontal da casa, funcionava tipo alpendre?
  7.  # 14

Bom dia,

fora a as duvidas já levantadas anteriormente, e que regra geral concordo, eu ainda não percebi como entra na garagem?
    Entra no alçado frontal ou no lateral? Se entra no frontal como é que vira o carro 90º, para o estacionar? Se entra lateralmente (alçado direito segundo a planta) como é que coloca o carro no logradouro perpendicular ao outro (desenho/carro)? Tem dois portões de garagem e de acesso ao terreno? Não é uma garagem mas é um alpendre? Peço desculpa pelas perguntas mas não percebo bem pelo desenho.
    As plantas ainda precisam de mais algum trabalho, tem circulações a mais, na minha opinião.

Cumprimentos,

Rodrigo
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 15

Já agora o acesso ao vão do telhado é limitado, pelo desenho exterior da casa (ver corte)
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 16

Rodrigo Cruz,

Existem dois acessos (estacionamentos). Um frontal que fica descoberto, mas dentro do lote e outro na lateral que fica dentro da casa.

Tambem acho que tem areas de circulação a mais.
  8.  # 17

sim era uma parte em que o 1º andarestava balançado ou sustentado por pilar.
    olhe reafirmo que mesmo estando condicionado pelo desenho exterior, acho que tudo podia estar melhor.
  9.  # 18

Alguns breves comentários:

- não se percebe muito no desenho mas.... não será vidro a mais (isto se as "paredes" com riscos aos meio forem janelas)? se sim.... escolha -os como deve de ser....
    - Não deverá de ser muito cómodo no inverno em dias frios ir à IS do RC (falta de conforto térmico)
    - Hall de entrada/corredor com muita área e sem isolamento com o piso superior (prever uma porta no piso superior)
    - A IS do RC não tem janela para exterior
    - Tem de circular bastante da cozinha até à sala
    - do hall para a cozinha não há porta?
    - onde pensa passar a roupa a ferro?
    - suite muito larga.... e o closet aberto para a suite pode não ser muito prático se tiverem horários de entrada ao trabalho diferentes
    - no piso dos quartos, ter duas escadas não me parece bem
    - as ISs dos quartos, colocava-as ao alto e assim ambas teriam janela. Evitava ter IS dos quartos sem janela..
  10.  # 19

Caro M_A,

já reparou que vai ter que ter dois portões para entrar no terreno? Não seria melhor ter apenas um? Retire a despensa, que apenas ocupa espaço e, ao contrário do que se diz, não tem muita arrumação, substitua por um armário embutido (arrumação igual ou superior à despensa), e com esta mudança mais a eliminação do corredor paralelo às escadas, acho que consegue ter profundidade para o carro entrar pelo alçado frontal. Assim tem um carro na garagem e espaço para colocar o segundo no exterior. Com algum jeitinho ainda consegue ter garagem para os dois carros;) tudo depende das escadas e se consegue alterar a estrutura do alçado frontal, para assim ter um portão de garagem maior.
    Seja crítico com o sua maneira de viver e com o seu projecto.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M_A
    • M_A
    • 20 junho 2012

# 20

Rodrigo Cruz,

O retirar a despensa realmente já tinha pensado. Mas acho que o grande problema reside na colocação das escadas não tanto do piso0 mas do piso1 para piso 2, devido a inclinação do telhado.

0.0183 seg. NEW