Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Moramos num 3º andar, prédio com 25 anos, casa de banho com banheira. Nos ultimos tempos a nossa vizinha de baixo queixa-se que, sempre que tomamos banhos de seguida (2 adultos e 2 crianças) ela fica com uns pingos de água no teto do wc dela no 2º piso. Mas quando tomamos banho à vez, com 30 minutos de intervalo, isto não acontece.... (???)

Já cá vieram 2 canalizadores que disseram ser culpa da ligação da banheira que está destruida (desculpem mas não me recordo do termo técnico, mas é a zona onde assenta o ralo da banheira que está quebrada nas laterais. O material está tipo enferrujado/podre). Ambos colocaram um "vendante" branco e indicaram que deveriamos retirar a banheira e substituir aquela parte da canalização, pois deve está velha.

Entretanto queria saber as vossas opiniões sobre o que fazer, pois temos 3 opções:

1 - Colocar uma banheira nova.
    2 - Criar uma cabine de duche (como tenho visto em alguns tópicos aqui, daquelas bem bonitas feitas no chão)
    3 - Comprar uma cabine poliban no AKI e mandar colocar.

As nossas duvidas têm a ver com:

Preços (temos visto valores até 600 euros - é possivel?)
    Facilidade de execução (casa velha, canalizações velhas...)
    Fiabilidade do trabalho (queremos mesmo que isto não volte a dar problemas).

O que vos parece ser a melhor opção para um casal com 2 filhos e que não quer gastar uma fortuna, nem deseja um WC todo pimposo :) ?

Agradecidos!!
    •  
      imbs
    • 28 junho 2012

# 2

Colocado por: santiago40Preços (temos visto valores até 600 euros - é possivel?)

Em relação ao quê? Se for base de duche e cabines, sim é possível. Mas não compre uma coisa reles, isto de cabines.

Colocado por: santiago40Facilidade de execução (casa velha, canalizações velhas...)

Se a canalização está velha tem de mudar. Agora se o que quer dizer é que a canalização é de origem, não quer dizer necessariamente que está pronta para ir para o lixo. Desde que encomende isso a quem saiba fazer, não vejo problema. Se tiver possibilidade/oportunidade e a mexer nas ligações (se trocar de banheira para poliban possivelmente alterará a altura da torneira também - meta canalização já nova).

Colocado por: santiago40Fiabilidade do trabalho (queremos mesmo que isto não volte a dar problemas).

Contrate quem perceba do assunto e não volta a acontecer.

Minha opinião:

Poliban - esqueça! Coisa feia!
    Banheira - prático para quem tem miúdos pequenos...e... pronto é uma banheira.
    Base de duche: a minha opção. Em termos de instalação deve ser o que lhe fica mais caro.
    Cabine de Duche: Também acho boa aposta, se bem que ao retirar a banheira vai destruir-lhe o chão e terá de remendar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  2.  # 3

Prédio com 25 anos? Não será 35? :-)
    Convém saber em que é feita a canalização.
    Se é em ferro «galvanizado», se (ainda) não é a causa do problema, irá ser.

Apesar de ser muito frequente, achei interessante ambos os canalizadores terem apontado para um problema de ligação do ralo da banheira (canalização de esgoto)...
    SE for só isto, devia ser possível reparar sem grandes estragos (provavelmente, utilizando a mesma banheira).

MAS... SE a canalização for em ferro galvanizado a melhor opção é:
    . mudar TODA a canalização da casa de banho.
    . aproveitar para mudar os azulejos e mosaicos
    . e, se não costumam tomar banho de imersão, colocar uma bela de uma base de chuveiro, com uns 80x120cm, com um belo de um chuveiro (ou uma coluna de HidroMassagem / cabine de duche).
    •  
      imbs
    • 28 junho 2012

# 4

Colocado por: Luis K. W.e, se não costumam tomar banho de imersão, colocar uma bela de uma base de chuveiro, com uns 80x120cm, com um belo de um chuveiro (ou uma coluna de HidroMassagem).

Eu tenho, ainda não usei, mas dá cá uma vista à casa-de-banho!
  3.  # 5

Se a canalização é de ferro galvanizado, é melhor mudar a canalização toda da casa de banho,

Se for tirar a banheira da casa de banho, e por uma base de chuveiro fica melhor e mais prático em tudo, tem que se encher as paredes e chão no sitio da banheira e por tijoleira e azulejo igual a casa de banho, com tudo perfeito.

Boa noite
  4.  # 6

Santiago40 desculpe utilizar o seu tópico mas vou aproveitar para colocar a seguinte questão uma vez que também estou com algumas dúvidas em relação ao meu wc.
    Visto só ter um wc é viável ou até cumpre as normas retirar a banheira e colocar base de duche?
    Um dia mais tarde para vender o imóvel não será mais "fácil" ser bem aceite por possiveis futuros compradores ter banheira e não base de duche?
    Apesar de achar de todo mais prático uma base de duche do que uma banheira.
    •  
      imbs
    • 28 junho 2012

# 7

Colocado por: metralha80Um dia mais tarde para vender o imóvel não será mais "fácil" ser bem aceite por possiveis futuros compradores ter banheira e não base de duche?

Banheira 0 - Base de Duche 1

É que nem pensava duas vezes. Mais fácil de entrar, mais fácil de sair, mais espaço (depende da base ok), e para mim, mais fácil de limpar! Mais bonito... enfim... mais moderno!

No que toca a cumprir ou deixar de cumprir, não está a fazer de raiz por isso acho que não tem que cumprir nada
    Não acho de todo que desvalorize o imóvel, na minha opinião, até valoriza.
    Concordam com este comentário: Nia_
  5.  # 8

Colocado por: imbs

Banheira 0 - Base de Duche 1

É que nem pensava duas vezes. Mais fácil de entrar, mais fácil de sair, mais espaço (depende da base ok), e para mim, mais fácil de limpar! Mais bonito... enfim... mais moderno!

No que toca a cumprir ou deixar de cumprir, não está a fazer de raiz por isso acho que não tem que cumprir nada
    Não acho de todo que desvalorize o imóvel, na minha opinião, até valoriza.

Até a data tenho pensado dessa forma,mas tenho a mulher a dizer-me que a banheira é mais prática para dar banho ao puto.
    Como descalço esta bota?
    E eu que tinha em mente algo do género disto...
    http://www.panavainteriorismo.com/imagenes/ofertas/mampara.jpg
  6.  # 9

Colocado por: metralha80...mas tenho a mulher a dizer-me que a banheira é mais prática para dar banho ao puto.
    Como descalço esta bota?
    Lembre-se que o seu puto vai crescer NUM INSTANTE.

Em contrapartida, os vossos pais/sogros e vocês os dois não estão a caminhar para mais jovens.
    E, garanto-lhe, é muito mais prática dar banho a um idoso numa base de chuveiro que numa banheira!

(isto para não falar na ENORME economia em água e em energia para aquecê-la!)
  7.  # 10

A substituição de uma banheira por base de duche traz vantagens não só traduz um espaço maior do wc como elimina as barreiras das acessibilidades, facilitando a sua entrada e saida sem grandes problemas, embora pareça uma situação futil é bastante util, até para as pessoas de mobilidade reduzida.

Ao retirar a banheira existe um espaço oco não preenchida por azulejo e que na esmagadora das situações tem-se dificuldade em arranjar azulejos iguais.

Sem confusão de obras, minimizando custos, existe o conceito de SUBSTITUIÇÃO DE BANHEIRA POR BASE DE DUCHE EM 8 HORAS, aplicam~se paineis laterais e frontais em pmma(tipo fibra de vidro) resistentes com garantia absoluta e aplica-se uma base de duche anti derrapante a qualquer medida da banheira existente, esta base de duche tem abas simetricas que podem ser cortadas há media do vão existente.

Um método muito eficaz, vejam a foto de uma montagem:
      3cp.jpg
  8.  # 11

Mais una foto em pormenor:
    Concordam com este comentário: João S. Domingos
      33cp.jpg
  9.  # 12

Mais uma foto com aplicação de porta em vidro, o conforto e o bem estar no seu WC:
      34cp.jpg
  10.  # 13

Colocado por: TROLHA...Costa53

já comprou máquina de fotografar?

Já deram-me como prenda de anos, até que enfim, qualquer dia post aqui umas fotos de trabalhos, mas daqueles clientes que paguem bem e que não discutem preço para eu caprichar!
  11.  # 14

Ah já me esquecia!

Também temos para estilos minimalistas e arrojados paineis em cores(7), aqui vai um:
      26.jpg
  12.  # 15

Colocado por: Luis K. W.Prédio com 25 anos? Não será 35? :-)
    Convém saber em que é feita a canalização.
    Se é em ferro «galvanizado», se (ainda) não é a causa do problema, irá ser.

Apesar de ser muito frequente, achei interessante ambos os canalizadores terem apontado para um problema de ligação do ralo da banheira (canalização de esgoto)...
    SE for só isto, devia ser possível reparar sem grandes estragos (provavelmente, utilizando a mesma banheira).

MAS...SEa canalização for em ferro galvanizado a melhor opção é:
    . mudar TODA a canalização da casa de banho.
    . aproveitar para mudar os azulejos e mosaicos
    . e, se não costumam tomar banho de imersão, colocar uma bela de uma base de chuveiro, com uns 80x120cm, com um belo de um chuveiro (ou uma coluna de HidroMassagem / cabine de duche).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40

Viva Luis, obrigado.

O prédio tem mesmo 25-26 anos, mas a nível de canalizações tem dado algumas chatices noutros apartamentos, especialmente na zona do wc. Nós sabemos que podiamos abrir um buraco na lateral da banheira de modo a que os canalizadores pudessem "trabalhar" o tal problema, mas já que vamos ter que partir alguma coisa, que seja para ficar bem feito, não concordam? :)

A base de duche é mesmo a nossa opção, mas queria sondar os preços médios dessa obra, duração, e que tipo de garantias as empresas dão.

Os tais 600 euros de obra são mesmo reais na criação da tal base de duche? Ou são normais para outras obras de colocação de cabines já fabricadas e comparadas no AKI?

Viva Costa53, obrigado, entretanto a minha esposa tem umas perguntas para si:

1- Esse tipo de instalação tem garantia de quantos anos?
    2 - Preço médio de uma instalação em branco em Santarém?
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 16

600€ para base de duche é pouco, isto partindo do princípio que quer colocar um vidro, ou uma protecção.

Para as cabines, pelos preços que tenho visto, acho possível. Se fica bem servido ou não é que já não sei. Procure, procure em aki's, em casas de rua, mas procure. Quanto mais procurar, mais informação terá, quanto mais informação tiver mais começa a perceber do assunto e melhor decisão poderá tomar.
  13.  # 17

Colocado por: imbs600€ para base de duche é pouco, isto partindo do princípio que quer colocar um vidro, ou uma protecção.

Para as cabines, pelos preços que tenho visto, acho possível. Se fica bem servido ou não é que já não sei. Procure, procure em aki's, em casas de rua, mas procure. Quanto mais procurar, mais informação terá, quanto mais informação tiver mais começa a perceber do assunto e melhor decisão poderá tomar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40

Olá imbs, bom dia.

Sim, queríamos ficar com isto bem protegido, obviamente. Então vamos ver os preços com calma no AKI e em outros locais.

P.S. - Entretanto a minha esposa está neste momento ao telefone com a seguradora da CGD que já nos está a lixar - afinal HÁ agravamento mesmo em obras pequenas!!! ai ai ai....

Editado: Então não é suposto o seguro da habitação cobrir as despesas se tivermos problemas num WC que está a deitar água para o vizinho de baixo? Eu nem tinha pensado nesta solução de meter isto no seguro, mas confesso que esperava que o seguro nos "protegesse" neste tipo de situações sem termos agravamento! Mas que raio. Eu sou meio leigo nisto, mas esperava outro apoio por parte da CGD.
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 18

Colocado por: santiago40Então vamos ver os preços com calma no AKI e em outros locais.

Não compre só porque diz Antes 399€ Agora 299€. Só em grandes promoções e quando compram em grandes quantidades é que os aki's conseguem combater as casas da especialidade em qualidade e preço simultaneamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    •  
      imbs
    • 29 junho 2012

# 19

No meu caso, a minha base de duche foi do leroy merlin, marca branca, 120x80, pois fora das grandes superfícies os preços disparavam para os 200 e muitos.

Nada como pesquisar, e muito.
  14.  # 20

Boas,

Já vi algumas opções por cerca de 200 euros, inclusivamente no leroy merlin. Boa dica ;)

Entretanto uns "avaliadores" do seguro vêem cá para a semana ver o que se passa, e o que tem/pode ser feito. A minha esposa decidiu meter o seguro ao barulho porque, no entender dela o seguro devia pagar estas obras - se bem que eles devem pagar é a troca da banheira e mais nada, certo?

:)

enfim... resta aguardar e ver o que dizem.

Eu preferia mandar isto tudo abaixo e fazer uma base de duche toda porreira e às nossas medidas, com as nossas cores, etc etc.

0.0265 seg. NEW