Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Estou a pensar restaurar uma casa térrea que tem estado abandonada. Esta até está conservada para a sua centena de anos.. :) o único problema é a cobertura que está em mau estado e em certas paredes tem muito salitre e algumas rachas.

    Pessoal preciso dos vossos conhecimentos:

    1º Gostaria que me ajudassem a pensar na melhor técnica de construção de uma cobertura. Esta tem de ser leve, pois a casa é velha e não queria fazer qualquer projecto.

    2º Gostaria de saber quais as melhores soluções para resolver o salitre, problemas de rachas e desfarolamento de certas zonas nas paredes.

    3º Com a remodelação queria abrir umas portas, fechar outras e o mesmo para as janelas. Então gostaria de saber qual o método para a abertura e suporte de janelas e portas em edifícios muito antigos.
      280620121024.jpg
  2.  # 2

    Como podem ver são casas muito fechadas e com paredes muito grossas, e por isso preciso mesmo de umas janelas
      280620121010.jpg
  3.  # 3

    Se quer abrir umas portas e fechar outras bem como janelas isso implica obrigatoriamente a existência de projecto e respectivo licenciamento.
    Concordam com este comentário: ntqf, Rodrigo Cruz
  4.  # 4

    Colocado por: jrsccardoso...o único problema é a cobertura que está em mau estado e em certas paredes tem muito salitre e rachas
    o "único" problema !?
    É começar na cumeeira e acabar nas fundações.
    A demolição, entendeu?
    E depois é só fazer de novo, com as janelas e portas como pretende.

    Gostaria que me ajudassem a pensar na melhor técnica de construção de uma cobertura. Esta tem de ser leve, pois a casa é velha e não queria fazer qualquer projecto.
    fazer um projecto é ISSO MESMO!
    Colocar por escrito o que pensamos fazer.
  5.  # 5

    Punhamos a coisa nestes termos.
    Dão-lhe 25mil euros para gastar numa das 2 opções:
    A) tentar ressuscitar uma pessoa morta há anos;
    B) ajudar a crescer, forte e saudável, um recém-nascido.

    Em qual das opções gastava o dinheiro?

    (editado)
  6.  # 6

    Ui. Com esta mentalidade vai ser dificil.

    jrsccardoso, o que precisa é de por maos à obra. Vai ver nem precisa de pedreiro, porque o que tem ai o senhor consegue fazer. Vai ver que isso até nem revela grande dificuldade em fazer, e que num fim de semana faz as obras todas. Vai ver que consegue...

    Agora falando a sério: A construção revela algumas anomalias que devem ser vistas a aferidas por um técnico habilitado para tal, Seja Eng. ou Arq. Isto para garantir a sua segurança quando a casa estiver pronta. Mas se for de seu interesse não obter resultados fidedignos e seguros, esqueça o que eu disse. Se for de seu interesse fazer as alterações de fachada, onde é obrigatório a apresentação de projecto à camara municipal, esqueça o que eu disse. Se for de seu interesse não investir na qualidade construtiva e emocional para a sua casa, esqueça o que eu disse. Se for de se interesse uns dias mais tarde chover dentro de casa, esqueça o que eu disse.
    Mas se for de seu interesse apostar na sua qualidade de vida com esse investimento, não esqueça o que disse atrás.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 7

    Li o que o senhor quer da obra e fazer sim?
    Primeiro tirar licença da câmara para abrir porta e janelas e fechar outras, sobre o telhado por um telhado novo de Sandwich reparar primeiro as vigas para este telhado, o restante tudo da obra humidades divisórias canalizações etc tudo isso tem que se ver no sitio da obra sim?
    Construção civil sou do Porto
    [email protected]

    M.Dias
  8.  # 8

    Caro Cardoso,

    Tendo em conta qus os técnicos que o aqui provavelmente o vão ajudar vendem projetos, não me parece que o queirão ajudar nesses moldes.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: jrsccardoso
  9.  # 9

    Viva jrsccardoso,

    Não fuja aos projectos como se fossem uma despesa...tente antes tirar partido deles como um investimento, que enquanto profissionais já estamos um pouco cansados de ser chamados pra ir a casa do amigo ou dos vizinhos pra ver umas paredes que estão a ficar rachadas e a abrir (sem razão aparente) ...quase sempre uns meses/anos depois de fazerem obras sem qualquer tipo de aconselhamento nem sensatez.
    Há cargas pesadas e uma infinidade de factores a considerar nas obras que pretende fazer. Proteja o seu investimento, porque no fim não há nada pior do que gastar dinheiro e ver paredes acabadas a rachar, espaços mal aproveitados, situações desconfortáveis, etc...
    Seja qual for a intervenção que pretende fazer, valorize o seu investimento e o seu imóvel. O País tem (e já teve muito mais) tanto património valioso para recuperar que tem sido destruído por intervenções descontroladas, não queira ter mais uma!
    Se a intervenção que pretende não é complexa, os projectos também poderão ser simples. Mas seja exigente para não acabar a deitzr dinheiro para o lixo.

    Cpts, Tiago
    Concordam com este comentário: LuB, RC | ARQ, Rodrigo Cruz, Castela, jrsccardoso, ruiga
  10.  # 10

    Peço desculpa por não ter respondido ainda e obrigado pelas respostas cheias de energia e alegria..hehe calma pessoal!

    Já me decidi em relação aos projectos e demolições etc etc..

    Sou Eng.º estagiário mas sou..e por isso decidi não arriscar e já fiz um projecto de estabilidades, mas com alguns pormenores. Vou fazer uma estrutura com fundações, pilares e vigas, mas toda embutida nas paredes da casa. Vou abrir roços nas paredes com 20 cm de profundidade (pilares 20x20), fundações excêntricas ocupando somente o interior da casa, construindo também por esse mesmo motivo vigas de equilíbrio de fundação entre sapatas.
    Em relação a cobertura vou fazer uma boa estrutura em madeira com forro, roofmate, ripado e telha cerâmica.

    Se sou um rebelde por não querer entregar projecto a câmara?!? sim sou! e quero uma moradia com 100 e tal anos e não uma moradia qualquer. Se vou gastar mais dinheiro?!? gostava que não!! Vou pedir orçamentos para a estrutura e para a cobertura de resto vou ao pedreiro do sitio que não me pede 50% ou 40% de entrada de adjudicação e vou pagando e fazendo a obra a medida do meu bolso

    Mas como eng. pouco experiente que sou, digam-me o que acham!! as vossas opiniões são muito importantes!
  11.  # 11

    Mais uma foto
      net.jpg
  12.  # 12

    Colocado por: jrsccardosoSe sou um rebelde por não querer entregar projecto a câmara?!? sim sou! ...
    Se fosse só isso...
    Suponho que não tirou o curso de ética na profissão da Ordem, pois não ?

    Já não sou estagiário há muitos anos, pelo que não sei se a minha opinião será, para si, suficientemente abalizada. Deve ser por isso que, aparentemente, você não teve em conta o que escrevi lá em cima... que mantenho.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  13.  # 13

    Concordo com o Luis K. W., pois se ainda enquanto estagiário, a "formação" já é esta, dizer que não é nada bom, já roça o elogio...

    Mas também não querendo ser demasiado benevolente com o caro Luis K. W., e subindo ao início do tópico, embora perceba o pragmatismo, não partilho da teoria da "bola de aço"...

    Se se puder conservar, por pouco que seja, alguma história ou recorte, por muito pouco grandiloquente que seja, já se a está a acrescentar algo que não se vende numa loja de materiais de construção...

    Mas se calhar sou romântico.
  14.  # 14

    Colocado por: Castela....não partilho da teoria da "bola de aço"...
    Mas se calhar sou romântico.

    É mesmo romântico!
    Essa casa enferma de todas as patologias que conheço e de mais algumas de que nunca ouvi falar nem ainda devem ter tratamento adequado.
    Eu dava-lhe já a extrema unção.

    Até porque o valor de tornar aquilo habitável ou de fazer uma nova como deve de ser.. não há-de ser muito diferente.

    Boa sorte.
  15.  # 15

    Caros colegas, acho que estão a ser demasiado duros para com a minha forma de pensar. Eu tenho pouca experiência, mas já deu para perceber a corrupção que existe em certas câmaras ao ponto de referirem ao dono de obra e ao meu patrão que ainda não pagaram o colegio dos filhos este mês.

    E como referi anteriormente a fachada vai ficar intocada, apesar de isso não ser desculpa. De qualquer das formas não acho que tenha alguma coisa a ver com ética. Estou a falar de uma moradia que é minha, e vou ser eu que vou estar a frente da obra com os meus projectos. Sinceramente acho não ser necessário mais burocracias.

    A vossa opinião é tão importante que resolvi fazer projecto de estruturas. Agora eu trabalho e tenho patrão e tenho colegas e aconselhei-me e segui alguns conselhos, e demolição é para mim a ultima de uma vasta lista de ideias e opções que contabilizei.

    Sou contra os algarves deste país! demolição atraz de demolição, património perdido!! Pescadinha de rabo na boca.. os "antigos" encheram o bucho enquanto poderam sem pensar no futuro e por isso é esta a área com mais dificuldades no país.

    Voltando ao tema o Sr. Luis K. W tem razão vai custar pouco menos, mas para mim ter uma moradia com 100 anos resistente e pronta a resistir mais 100 anos tem muito mais valor!

    Já vi trabalhos de restauro extraordinários e outros que nem por isso.. mas vou lutar por isso e daqui a uns meses vou colocar aqui valores totais, e fotos e nessa altura vamos ter a resposta a todas as nossas dúvidas! Se entretanto a obra for embargada.. paciencia tenho que envolver os corruptos!! (não são todos assim)
    Concordam com este comentário: CMartin, Pedro Miguel Galha
  16.  # 16

    ... mas já deu para perceber a corrupção que existe em certas câmaras ao ponto de referirem ao dono de obra e ao meu patrão que ainda não pagaram o colegio dos filhos este mês.

    E qual a diferença entre a atitude deles e a sua? Eu não vejo diferença: ambos armados em "chico-esperto", são as duas faces da mesma moeda.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 17

    Felizmente para este tipo de "chico espertismo" já vai havendo remédio.
  18.  # 18

    Talvez...já me estão a fazer sentir mal!!! Vocês são lixados e sem rodeios!!! GOSTO DISSO!! não se combate a **** com ****!

    Não sei.. não sou só eu que decido. Tem que ser bem pensado.

    Agradeço a vossa disponibilidade e seriedade!

    Continuem a expor as vossas opiniões!
  19.  # 19

    Colocado por: jrsccardoso...já me estão a fazer sentir mal!!!

    A ideia era mesmo essa.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  20.  # 20

    Repare na sua falta de experiência... :-)

    Começou por falar na cobertura quando, quanto a mim, a resolução dos problemas da casa tem de começar pelas FUNDAÇÕES. Convém fazer uma sondagem (buracos por dentro e por fora da casa) para ver o que lá está. Se é que está alguma coisa sob as paredes...!
    Se não estiver lá nada, ou se as "fundações" não forem de confiança, DESISTA da «remodelação» e parta imediatamente para a demolição!

    Segue-se a respectiva impermeabilização (das fundações)... (se lá estiverem!).

    E terá de fazer uma rede de drenagem do piso, para evitar humidades por capilaridade ;

    Para abrir vãos novos a técnica é sempre a mesma: fazer um lintel (ou viga) sobre a verga da futura porta/janela - eventualmente abrindo apenas metade da espessura da parede de cada vez - e depois dessa "viga" pronta, abrir o resto do buraco para baixo.

    Eu reforçaria a (inexistente) estrutura das paredes com pilares em ferro ou betão armado embutidos na alvenaria. Mas
    acho que você já concordou com esta parte .

    Quanto à cobertura em telhado, mesmo que seja "leve" (entre aspas porque... as telhas não são assim tão leves, e são à dúzia por m2), convém criar um lintel em todo o perímetro.
    Como você o pretende "leve", recomendo estrutura em vigas, barrotes, etc. em casquinha tratada; Painel sanduiche (Mdf hidrófugo em cima + isolamento térmico no meio + acabamento inferior em baixo); SubTelha; Telhas Lusa.

    Por último, um aviso (*): uma obra embargada pode ter consequências financeiras E PROFISSIONAIS desastrosas.


    (*)... e quem te avisa...
    Concordam com este comentário: minhodesign, jrsccardoso
 
0.0221 seg. NEW