Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: sisuEntão os inquilinos que não pagam são os que têm rendas baixas?! Então é só exigir uma renda alta e o senhorio livra-se do incumprimento por parte do inquilino é isso? Você descobriu a pólvora, tanta gente a ser enganada e afinal era só cobrar uma renda mais elevada e acaba-se logo o incumprimento

Se fosse assim tão fácil não havia ninguem a pagar de renda 35€ e 50€....
    Que é o resultado da não liberalização do mercado, pegue em rendas de 25 € e some-lhe 3% ao ano durante 30 anos e veja que aumento espetacular voce vai ter... para isso mais vale não lhe alugarem casa.
    • sisu
    • 13 agosto 2012

# 42

Colocado por: ruiga
    Se fosse assim tão fácil não havia ninguem a pagar de renda 35€ e 50€....
    Que é o resultado da não liberalização do mercado, pegue em rendas de 25 € e some-lhe 3% ao ano durante 30 anos e veja que aumento espetacular voce vai ter... para isso mais vale não lhe alugarem casa.

Mas já ninguém arrenda casas a esse valor. Isso são rendas antigas que foram congeladas.
    Entenda-se que também não estou de acordo com esse valor de rendas, mas normalmente quem tem essas rendas são pessoas idosas que também têm poucas posses. É um dilema um pouco complicado. :S
  2.  # 43

É um dilema um pouco complicado

Complicado para quem? Para o dono da casa é muito simples.
    Que quem de responsabilidade os ajude no pagamento duma renda normal.
    Normalmente os senhorios desses idosos também são idosos que também têm necessidades financeiras.
    Não havendo a possibilidade de serem auxiliados pelo governo, que os filhos ou os netos comparticipem no pagamento da renda dos seus idosos. Têm mais obrigação do que os donos das casas.
  3.  # 44

Colocado por: sisuPor isso aqui em Setúbal as rendas estão a baixar e não a subir e acho que a tendência será essa agora

Enquanto a oferta de casas continuar a subir a tendência será para baixar o valor pedido. Nota-se por todo o lado muita casa para arrendamento, mas continua muita gente à procura. Por vezes o difícil é arranjar uma pessoa séria e que estime a casa. Eu não consegui vender a minha casa em tempo razoável, arrendei-a e, parece que tive sorte, com a selecção dos potenciais inquilinos que apareceram. Trata-se de um t2 em Corroios arrendado por 370€. Pode parecer caro, (para o meu rendimento familiar era) mas ninguém discutiu o preço, a casa estava impecável, eu tinha feito obras de remodelação total há poucos anos e, deixei ficar esquentador novo, arca frigorífica, fogão, exaustor, 2 roupeiros e outros móveis que não trouxe para a nova casa. ( uma nova casa que não é uma casa nova...)
  4.  # 45

Estamos a comparar preços de rendas de casas em que o que é igual é, quanto muito, o número de quartos mas:
    - quais as áreas/comodidades/qualidade?
    - que estado está a casa (ruínas/muito usada/usada/nova/semi nova)?
    - zona/localização?

500€ por um T2 pode ser caro numa zona e baratissimo noutra.
    Alugar uma casa por 500€ sendo que a casa não vale nem 50.000€ é (poderá ser) caro mas, se a mesma custar 150.000€ o valor pode ser um valor bem aceitável.

Casas alugadas são como carros usados.... há quem queira comprar por menos de 1000€ e outros que não se importam de comprar um usado por 50.000€.... ambos são carros e andam mas estão a adquirir bens de valor e qualidade diferente....

Devemos ter bens à medida do nosso bolso.... se ganho 500€ não posso querer uma casa que tenha por base de renda 500€ e exigir a mesma por 100€ e dizer que o dono é gatuno por pedir 500€ (também admito que o valor possa estar inflacionado mas isso é uma questão de negociar...).
    Se não consigo uma de 500€ das duas uma, ou arranjo outro emprego ou escolho outra casa à minha medida nem que para isso tenha de passar por arrendar um quarto em vez de uma casa....
  5.  # 46

Por vezes o difícil é arranjar uma pessoa séria e que estime a casa

É como jogar na lotaria. É muito difícil acertar-se.
    O valor da renda é irrelevante nessa matéria.
    Arrendei o meu primeiro T2 no Cacém por 300 euros e o segundo T2, como o A. Madeira, em Corroios por 380 euros.
    Tanto um como outro deu em ..... muito pouca sorte.
    Que fazer? Antes de assinar o contrato, consultar um "vidente"?
    • sisu
    • 13 agosto 2012

# 47

Colocado por: mafgodEstamos a comparar preços de rendas de casas em que o que é igual é, quanto muito, o número de quartos mas:
    - quais as áreas/comodidades/qualidade?
    - que estado está a casa (ruínas/muito usada/usada/nova/semi nova)?
    - zona/localização?

500€ por um T2 pode ser caro numa zona e baratissimo noutra.
    Alugar uma casa por 500€ sendo que a casa não vale nem 50.000€ é (poderá ser) caro mas, se a mesma custar 150.000€ o valor pode ser um valor bem aceitável.

Casas alugadas são como carros usados.... há quem queira comprar por menos de 1000€ e outros que não se importam de comprar um usado por 50.000€.... ambos são carros e andam mas estão a adquirir bens de valor e qualidade diferente....

Devemos ter bens à medida do nosso bolso.... se ganho 500€ não posso querer uma casa que tenha por base de renda 500€ e exigir a mesma por 100€ e dizer que o dono é gatuno por pedir 500€ (também admito que o valor possa estar inflacionado mas isso é uma questão de negociar...).
    Se não consigo uma de 500€ das duas uma, ou arranjo outro emprego ou escolho outra casa à minha medida nem que para isso tenha de passar por arrendar um quarto em vez de uma casa....

No meu caso a primeira casa tinha 40 anos estava em razoável estado de conservação mas depois com o uso começaram a surgir humidades no tecto do wc e perto da banheira ( o Wc não tinha janela apenas um ventilador que se mostrava pouco eficiente). Comecei depois a reparar que nas zonas onde estava a aparecer humidade tinham colocado massa, o que me levou a pensar que possivelmente colocaram massa para 'mascarar' a humidade que já ali tinha aparecido previamente.)
    A senhoria era minha vizinha pelo que terá comprado aquela casa para a unir á sua. Uma parede da cozinha estava tapada com uma parede falsa em pladur que fazia com que passasse o cheiro todo dos cozinhados dela para a minha casa. Era chegar a casa á hora de almoço e ter uma nuvem de fumo e um cheiro a sardinhas assadas que não se podia e ficar com o sofá e roupa acabada de lavar a cheirar aos seus cozinhados.
    E o isolamento acústico do prédio também era para esquecer, acordava ás 7 da manhã quando a senhora de cima calçava os saltos altos meia hora antes de ir trabalhar.
    E para terminar ainda tinha 2 marquises mal dimensionadas que não se fechavam totalmente pelo que a casa estava sempre em constante corrente de ar
    A casa nova é mais recente, tem 5 anos, uma assoalhada a mais, não tem paredes falsas por onde possa entrar o fumo da comida dos vizinhos e está numa zona muito central em que se pode ir a todo o lado a pé.

Ora 380€ por uma casa numa zona longe em que precisava de carro para tudo, em que não conseguia dormir uma noite inteira sem sobressaltos, com o cheiro dos cozinhados da senhoria a entrar-me pela casa a dentro, humidade na casa de banho e no tecto, e constante corrente de ar a trocar por uma casa mais recente com mais uma assoalhada no centro de tudo e a um valor de renda mais em conta até agora ( até agora que ainda não sei quanto ao isolamento acústico) esta última está a ganhar.
    380€ por uma casa nas condições em que a outra estava sinceramente para mim era um absurdo de renda.
    Até este momento estou contente com a minha decisão. ;)
  6.  # 48

Colocado por: Jacinta
    É como jogar na lotaria. É muito difícil acertar-se.
    O valor da renda é irrelevante nessa matéria.
    Arrendei o meu primeiro T2 no Cacém por 300 euros e o segundo T2, como o A. Madeira, em Corroios por 380 euros.
    Tanto um como outro deu em ..... muito pouca sorte.
    Que fazer? Antes de assinar o contrato, consultar um "vidente"?

Pois, quem sabe, talvez o "vidente" tenha a solução para o inquilino ideal. Mas, agora a sério, talvez um dia a Justiça em Portugal funcione e, os prevaricadores, caloteiros, etc, etc, sejam responsabilizados pelos actos praticados.
  7.  # 49

talvez um dia a Justiça em Portugal funcione

Em Corroios funcionou. O advogado ganhou, mas ainda está à espera de poder aplicar a decisão.
  8.  # 50

E por acaso a Sra. fez algum desses contratos tendo a precaução de pedir fiador ?

Colocado por: Jacinta
    Em Corroios funcionou. O advogado ganhou, mas ainda está à espera de poder aplicar a decisão.
  9.  # 51

mas não existem ferramentas que possam defender os senhorios?

garantias bancárias, seguros, etc..
  10.  # 52

Não estou a ver garantias bancarias, que são caras, a "terem saída" em rendas abaixo dos 900/1000 euros. Já seguros, creio que seria uma boa opção para o mercado de arrendamento, embora creia que ainda estão, pelo menos em Portugal, muitos inexplorados e incipientes nesta área.

Colocado por: palmstrokemas não existem ferramentas que possam defender os senhorios?

garantias bancárias, seguros, etc..
    •  
      GF
    • 16 agosto 2012

# 53

Com a quantidade de incumpridores que temos por cá, imagino o preço desse tipo de seguros...
    É que funcionaria quase como uma garantia bancária, em caso de incumprimento, a seguradora teria de pagar as rendas em falta...
  11.  # 54

Esse tipo de seguros exigem que o inquilino esteja no quadro da empresa e que a renda não supere 40% do seu salário. O preço não é caro, mas não é fácil encontrar inquilinos que reunam esses dois requisitos
  12.  # 55

Colocado por: sisu

Mas já ninguém arrenda casas a esse valor. Isso são rendas antigas que foram congeladas.
    Entenda-se que também não estou de acordo com esse valor de rendas, mas normalmente quem tem essas rendas são pessoas idosas que também têm poucas posses. É um dilema um pouco complicado. :S

idosos com poucas posses mas com os filhos ricos, pois muitos puderam pagar bons estudos aos filhos por terem rendas congeladas....

engraçado que houve um iluminado que já não me lembro o nome, que afirmou na opinião publica que era inconstitucional mexer em contratos de arrendamento antigos, vulgo congelados, e então também não foi inconstitucional congelar as rendas ? ou será que esse iluminado está com medo que lhe vão ao bolso...

ps: se me lembrar do nome do tipo, postarei aqui.
  13.  # 56

lol nao hé preçiso postar aqui esse tipo, como esses ha muitos, eu tinha uma tipa como arrendataria, que tinha mensalmente um valor de cerca de 2000euros e pagava de renda 92 euros esteve la 34anos! So agora é que eu consegui praticamente a pola na rua, custou mas foisse!
  14.  # 57

Colocado por: anadesousaEsse tipo de seguros exigem que o inquilino esteja no quadro da empresa e que a renda não supere 40% do seu salário. O preço não é caro, mas não é fácil encontrar inquilinos que reunam esses dois requisitos

mas isto para mim é a solução perfeita. não só o seguro não é caro, como valida ao mesmo tempo que o inquilino tem pouco risco..
    é que para alugar com risco, acho que mais vale vender a casa! :)
  15.  # 58

Esse tipo de seguros encontrei o na pagina da net do Credito Agricola, chegeui a velo varias vezes, mas desapareçeu, para tirar as minhas duvidas e como sou cliente de esse banco enviei lhes un e mail, nao obtive resposta, vou de novo a essa pagina do net, e nao o encontrei mais, penso que devido a crise atual e sobretudo a confrontaçao de incumprimentos atualmente, eles desistiram de efetuar esse seguro, no entanto ainda vou tentar saber se o fazem ou nao
    •  
      GF
    • 16 agosto 2012

# 59

Gostava de saber o que tem de segurança alguem que "é dos quadros", nos dias que correm.
    Concordam com este comentário: mar_ju, Vitor Azevedo
  16.  # 60

Colocado por: palmstrokenão só o seguro não é caro, como valida ao mesmo tempo que o inquilino tem pouco risco..
    é que para alugar com risco, acho que mais vale vender a casa! :)

Hoje em dia não é segurança nenhuma ser efectivo seja em que empresa for. Vem embora com meia dúzia de trocos e está feito!

E da maneira que o mercado de trabalho está a ficar, é só contratos a prazo, recibos-verdes, contratos precários, desta forma não aluga a casa a ninguém.

Ah! e boa sorte a vender a casa a estas pessoas a quem o Banco tb já não empresta dinheiro.

Se não há segurança nenhuma para os bancos que pedem documentação da nossa vida toda e todas as garantias, muito menos há para os senhorios, infelizmente.

0.0266 seg. NEW