Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

E sobre as Rendas nada a dizer?
  2.  # 102

.
  3.  # 103

.
  4.  # 104

Oh pá parem lá c\essa m....ok?

Não têm mais q fazer?

Falta de assunto!!
  5.  # 105

.
  6.  # 106

Colocado por: Diane
    Essa agora!
    Não gosto nada do que vou dizer, mas este argumento merece esta resposta que ninguém gosta de ouvir: "todos somos livres. A porta serve para entrar e para sair".

Apetecia-me responder outra coisa, mas fico-me por aqui: por acaso reparou que a palavra obrigado estava entre aspas? E agora pergunto: entende português? Entende o sentido na frase da palavra "obrigado"? Só mais uma coisinha, eu não preciso que o meu patrão me aumente o ordenado, pois felizmente o que ganho chega perfeitamente.
    • dato
    • 21 agosto 2012

# 107

um t2 na zona do porto com 15 a 20 anos, com aspecto da idade q tem interior e exterior a valer no mercado a volta de 60mil euros(para quem os der) a pedir renda de 500€ é estupidamente caro

e n esqueçam dos impostos(esse apartamento deve estar avaliado em 20mil€, se ainda n foi avaliado recentemente)

por isso mm em crise as pessoas teimam em comprar

já disse mais que uma vez neste forum, q as pessoas são livres de pedir o q quiserem(para uma renda, uma venda) mas só dá quem quer

e nem vale a pena falar em picardias...tou registado neste forum a coisa de dois meses e já vi o q a casa gasta...lol
  7.  # 108

Os anos do imovel nao quer dizer nada! na condiçao que sejam feitas as obras de conservaçao que devem ser feitas, alugeui ontem um apartamento dos anos 1974 4 assoalhadas 2 casas de banho 2 varandas 90m2, por 300euros, valor de avaliaçao recentemente pelas finanças 63000 euros, Posso lhe garantir que ja vi predios na mesma zona muito mais recentes e que nao se encontram no mesmo estado de conservaçao.
    Por isso toda essa treta que os predios antigos devem ter as rendas mais baixas que recentes moradias , deixa me a rir!
    Concordam com este comentário: aquapego
  8.  # 109

ah e sabe quanto me pagava a arrendataria deste mesmo apartamento que esteve la durante 34anos! o ultimo mes que pagou foi em Junho pagava 92euros! e veem agora a dizer me que as rendas deveriam descer a pico ahaha, esta passou de 92 euros para 300 euros e tive mais de 30 pessoas interessadas pelo apartamento, Agora evidentemente ce certos pedem rendas altas por aquilo que vale nem metade isso hé la com eles
    • dato
    • 21 agosto 2012

# 110

por acaso leu o q escrevi?

(um t2 na zona do porto com 15 a 20 anos, com aspecto da idade q tem interior e exterior a valer no mercado a volta de 60mil euros(para quem os der) a pedir renda de 500€ é estupidamente caro)

parece q n leu!!!!
  9.  # 111

t2 na zona do porto
    ...
    renda de 500€ é estupidamente caro

claro que é.
    Penso que, por vezes, as pessoas ainda os estão a pagar ao banco e pedem a renda que precisam para reembolsar.
    os predios antigos devem ter as rendas mais baixas que recentes moradias , deixa me a rir

Tem toda a razão. As casas precisam de ser regularmente arranjadas, renovadas ao fim dum certo tempo e as fachadas limpas também regularmente. Isso devia de ser obrigatório e deviam de haver ajudas para isso.
    Também tive um T2, que tem sido regularmente arranjado e este ano acabou de ser renovado, na zona de Lisboa, supostamente mais cara que no norte do país, também por 300 euros, mas serviu-me de emenda.
    Gastei mais do que o que recebi durante o contrato em seguro, impostos, arranjos e pinturas, isto sem falar na canalização, casas de banho e cozinha, que eu pretendia modernizar.
    Estão muito caras na zona de Lisboa? Não!
    Como já disse, talvez alguém peça uma renda mais cara para poder reembolsar as dívidas ao banco.
  10.  # 112

As casas não são como a roupa, não se deitam fora ou perdem o valor com o tempo.
    Por vezes, a construção antiga é muito melhor que a recente.
  11.  # 113

Colocado por: datoum t2 na zona do porto com 15 a 20 anos

Tem fotos do apartamento?
    Qual a localização exacta?
  12.  # 114

Colocado por: JacintaIsso devia de ser obrigatório e deviam de haver ajudas para isso.

Já é obrigatório há muito anos.
    Ajudas?

Colocado por: JacintaComo já disse, talvez alguém peça uma renda mais cara para poder reembolsar as dívidas ao banco.

Isto é muito comum. As pessoas meteram-se em emprestimos e agora quem aluga é que tem de lhe pagar as casas... (pensam eles, claro)

Já agora deixo um desafio... alguem quer colocar um raciocinio "coerente" para calcular quanto pedir por uma renda?
    Uns acham caro, outros barato....
    • dato
    • 21 agosto 2012

# 115

Colocado por: Picareta
    Tem fotos do apartamento?
    Qual a localização exacta?

picareta, faça uma busca nas varias imobiliarias, ou então em motores de busca com zona própria para imóveis como o sapo, iol, olx, trovit
    encontra certamente inúmeros exemplos

qd digo zona do porto, é cidade do porto, matosinho maia, gondomar e gaia é mais barato, mas n mt
    • dato
    • 21 agosto 2012

# 116

Já agora deixo um desafio... alguem quer colocar um raciocinio "coerente" para calcular quanto pedir por uma renda?

um economista que estude o mercado de arrendamento deve saber,

mas quem manda é sempre o mercado da oferta e da procura..
    e apesar da crise, e como os bancos n emprestam..as rendas teimam em n baixar mt
  13.  # 117

Pois eu desafio, aqui em França passe se da seguinte maneira, compra casa ou apartamento, o que eu ja fiz , quando efetua o emprestimo hé logo relacionado com , o que vai vazer de esse investimento se hé para arrendar tem de o comunicar de seguida, ex; emprestimo bancario para arrendamento, lei Sellier, durante 9anos esse apartamento ou casa, nunca podera servir para a residençia prinçipal do proprietario, se o faz perde todas as avantagens de essa famosa lei.
    2)A nivel de juros bancarios o emprestimo aqui ronda por volta de 4% de juros a taxa fxa, quer dizer o seguinte tem na sua mao todos os dados para ver se esse investimento hé rentalvem ou nao, compra por x Valor, a regra geral hé a seguinte o valor da renda mais a desficalizaçao conforme a lei Sellier deve dar para o pagamento total do apartament ou da (casa) em maximo 20anos, ja agora sobre o assunto relaçionado por mim no post anterior, agora que tenho todos os elementos em meu poder, nao vou ficar de braços cruzados como muita gente ai o o faz, olha saiu que grande sorte eu tive! vou analizar tudo isto queixa no Tribunal de Justiça Europeu, eu tenho de saber porque razao essa inquilina pode la estar durante 34anos, com uma renda miseravel , e agora saiu e esse apartament rende 3 vezes mais, alguem tera de pagar esse prejuizo que me foi imposto durante decadas,ja tomei contacto com um advogado Frances a esse sujeito, quando tiver novidades eu as darei neste forum
  14.  # 118

as rendas tem de cair entre dois pilares: salários e preço das casas no mercado.

Por um lado, com cortes de salários efectivos (no sector público em 2012, que devem estender a todos em 2013) o poder de "arrendar" (em comparação com o poder de compra) cai. Os preços tem de seguir este efeito pela oferta e procura e pela necessidade de arrendar.
    Por outro lado com os preços do mercado de venda a cair pelo menos até 2016, altura em que as casas entregues aos bancos em 2013 chegam ao mercado, depois das execuções e retomas concluidas (demoram 3 anos em média). Sem adaptação do valor das rendas torna-se ainda mais aliciante comprar, ainda que os bancos estejam fechados.

O que julgo estar a acontecer sistematicamente são casas de empréstimos que se tornaram insuportáveis irem para o mercado de arrendamento. Com renda indexada ao valor da prestação, como já foi dito. Esta lógica funcionaria num mercado estável, é um valor razoável para a renda.
    O que muitas destes "donos" se esquecem é que o preço do apartamento está em queda. O que pagaram e devem ao banco já não é o que o apartamento vale. 5%, 10%, 20% são desvalorizações normais para os preços de pico de 2002-2005.
    Se este "senhorios" não interiorizarem que vão perder dinheiro com a compra e que devem é minimizar as perdas arrendando a um preço indexado ao mercado actual, vamos assistir a um colapso total do mercado imobiliário. Precisam de esquecer a prestação e pensar na renda indexada ao mercado actual, e aguentar a perda de um mau negócio. A alternativa é deixar o banco executar.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, mar_ju
    •  
      FD
    • 21 agosto 2012

# 119

Colocado por: PBarataJá agora deixo um desafio... alguem quer colocar um raciocinio "coerente" para calcular quanto pedir por uma renda?

Para mim, de forma simples e acessível:
    -> soma todas as rendas das casas vizinhas similares, que estejam para arrendar há mais de 3 meses
    -> divide pelo número de casas, encontra a média
    -> retira 10% a 20% à média, o necessário para que se arrende com certeza quase absoluta e encontra a renda certa

Essa renda certa é inferior a aquilo que procurava ganhar? Fez um mau investimento (na sua perspectiva) ao comprar, problema seu.
    Essa renda certa é superior a aquilo que procurava ganhar? Fez um excelente investimento ao comprar, sorte (ou saber) a sua.

Somar empréstimos ao banco, com despesas de condomínio, IRS e outros custos e com base nisto decidir a renda é tentar encaixar o mercado na sua casa.
    As coisas não funcionam assim: a casa é que deve encaixar no mercado!

Se quiserem fazer à maneira antiga (e segundo a qual quase toda a gente faz):
    -> a casa vale 100
    -> o melhor produto financeiro seguro e com capital garantido no mercado para investir 100 dá 3% ao ano
    -> as despesas anuais com a casa representam 1, incluindo custos do trabalho (do senhorio), condomínio, IMI, IRS, seguro, saneamento, 1 renda para rotação entre arrendatários, coeficiente de desvalorização do imóvel (para obras, por exemplo), etc.
    -> se investir no produto financeiro ganha 3/ano
    -> se investir no arrendamento tem que ganhar pelo menos esses 3/ano + 1 para as despesas + 1 como prémio pelo risco e pelo trabalho (aqui cada um entende cobrar o que quiser)
    -> o "lucro" no arrendamento tem que ser 5%, logo, 100 * .05 = 5 / 12 = renda de 0,42

Claro que nesta altura pode chegar à conclusão que 0,42 é muito mais do que as casas vizinhas estão a pedir. E é nessa altura que percebe que está a fazer um mau investimento.
    Ou então, diz simplesmente que as rendas estão baixas, que o mundo se virou contra si, que isto é tudo uma injustiça, que não há apoios, etc...
    Concordam com este comentário: mar_ju, Erga Omnes
  15.  # 120

Acho que o problema de fundo é mesmo esse. Muitas casas agora disponíveis no mercado do arrendamento só o estão porque os proprietários deixaram de as conseguir pagar e querem à viva força que a renda cubra o empréstimo ao banco e se possível mais uns trocos de lucro. Não dá!

Desde que vi no telejornal há uns anos uma família dizer que preferia viver com enormes dificuldades, estrangulados financeiramente todos os meses, do que vender o seu aparmento T4 abaixo do valor de mercado porque não admitiam "perder" dinheiro com uma casa tão boa... é o pensamento de muitos portugueses.

0.0395 seg. NEW