Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva, já sou leitora deste forum há algum tempo e já me ajudaram com dicas em várias ocasiões. Venho agora pedir uma pequena ajuda.

    Herdei um monte alentejano no qual preciso fazer obras. Já o tive à venda, mas com a crise é complicado, e a verdade é que com o passar do tempo ele vai-se deteriorando e vai precisar de obras. Como já decido que afinal não vendo, queria dar-lhe uns toques para ficar uma casa de férias catita, e que se aguente largos anos sem precisar de novo investimento, assim como modernizá-la um pouco. O meu avô era pedreiro, pelo que foi fazendo o que podia.

    Posto isto:

    Sem intenções de ampliar, só remodelar, tenho o seguinte:
    • Uma casa, com cerca de 84 m2
    • Uma cabana/anexo agricola com aprox 62m2


    Posso mostrar fotos:Monte

    O Mais importante seria a cobertura, ver se as vigas estão ok e tratar. As telhas acho que estão ok, reparar algumas talvez.
    Daí para baixo é meter um bom isolamento e pladur ou algo do género mais rústico, madeira...ainda não sei. hj em dia é umas placas de madeira finas que o meu avô lá meteu. A casa é uma beca baixinha, nas zonas desse tecto falso, a altura é de 2.20, bato com a cabeça nos candeeiros.
    Há 2 grandes issues, um forno de pão interior e uma grande chaminé que quero substituir por uma pequena de canto com recuperador para a casa toda. No inverno a coisa é fria :)

    Ora para isto deixo de ter 2 chaminés, e se calhar com isto a câmara implica:

    chamine
    chamine2

    Dará para manter o exterior da chaminé e fazer uma coisa mais pequena dentro? Quanto ao forno de pão, tem de ficar chaminé para fazer uma cozinha, coisa que não tem.

    De resto, é o habitual:

    Picar e renovar chão e paredes, meter electricidade por dentro das paredes, substituir canalização, fazer nova (torneiras de cozinha e esquentador tem de ir para outro lado). Tem esgotos, vá lá!

    O Problema é que a coisa, dependendo dos custos pode ter que ser feita por etapas.

    Neste caso, com materiais de custo médio, quanto seria o preço por m2 da renovação? E quais seriam as etapas?

    Tipo, agora trato do tecto/telhado, para o anos paredes e chão, para o outro lá faço cozinha. Tem de ser bem pensado pois vai ter de ser com poupanças, não há cá empréstimos. E na volta, ficando gira, era tentar alugar para férias.

    Outra questão, sendo a obra em Santiago do cacem é melhor contratar localmente para não subir custos? É que malta a ir da zona de Montijo/Setubal para lá, sempre gasta mais. As referencias que tenho são aqui da margem sul, são 100km de distância.

    Depois, há o exterior, que tb precisava de um chão giro, alisar as terras, cerca à volta do terreno, uma zona de churrasco, mas não é prioritário. Piscina vai uma insuflável :D. E tenho furo e bomba.
    Acham que o melhor é fazer já um projecto, com arquitecto ou ir com um empreiteiro fazendo o que se pode?

    Conheço empreiteiros que dizem que tratam do projecto, para submeter à câmara e tal, mas não sei por onde ir. E depois os custos da papelada, o tempo de espera, ai jesus.

    Quanto à cabana, é coisa para outras nupcias, mas ficava um chalet/escritório espectaculares, mas com um arranjo brutal, pois as telhas estão a cair, e é apenas uma antiga cabana das burras que o meu avô cimentou e arranjou.

    cabana
  2.  # 2

    Boa tarde,

    acho que pode fazer uma bela casa de férias. Tanto com a casa como com a cabana.

    Fale com um gabinete de arquitectura para o ajudar. Este irá ajudá-lo não só nas soluções construtivas e espaciais como a planear a evolução das obras e a controlar o orçamento disponivel. Depois de ter o projecto aprovado na Câmara e o projecto de execução feito, faça um concurso com pelo menos 3 empreiteiros e depois escolha aquele que mais lhe agradar.

    O pé-direito do tecto que referiu não é regulamentar, o mínimo permitido para espaços habitacionais é de 2,40m, logo vai ter que o alterar ( mas se possivel mantenha o essas tabuinhas que fazem o forro do tecto).

    Boa sorte.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  3.  # 3

    SE tiver juizo essa caza fica um brinco, agora se coemeçar a inventar, tal como tirar uma chaminé...
    Concordam com este comentário: cleocadio
    •  
      imbs
    • 2 julho 2012

     # 4

    Estou roída de inveja! :(
    Concordam com este comentário: Isis, Rodrigo Cruz
  4.  # 5

    Colocado por: Paramontetal como tirar uma chaminé...


    não me tinha apercebido disto. Não cometa a asneira de tirar a chaminé! Um gabinete de arquitectura interessado ajuda-a a resolver todos os seus problemas e a valorizar a sua casa, que é muito bonita. Não a estrague;) que essa ainda está para durar muito tempo.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
  5.  # 6

    Viva cleocadio,

    Como dizem outros comentários, não tire a chaminé porque para além de ser uma operação que passa a exigir projecto de licenciamento irá alterar profundamente a imagem da sua casa. A operação de reduzir parcialmente a área funcional da mesma a partir do interior é possível, económica e muito mais pacífica em termos legais e estéticos.
    Penso que o melhor é fazer uma avaliação profissional do que tem, mesmo em termos estruturais e avaliar várias opções considerando custos e benefícios e só então depois partir para construção com completo conhecimento de causa e consciente de que está a fazer.
    Se vier já o empreiteiro vai dizer que sim a tudo e corre o risco de tomar opções irreverssíveis de que mais tarde se pode vir a arrepender.

    Cumprimentos, Tiago
    Concordam com este comentário: Paramonte, Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cleocadio
  6.  # 7

    Já tem aí um belo monte agora tirar as chaminés da forma como estão é suicídio.
  7.  # 8

    A casa é anterior a 1951? Se for, e se não fizer alterações estruturais e de fachada à casa, nem precisa de meter projecto na Cãmara. Quanto a empreiteiros, consulte vários, da zona e fora dela, e considere a hipótese de lhes dar dormida numa das casas como forma negocial de diminuição de custos (era isto que eu faria caso estivesse no seu lugar).

    Colocado por: cleocadio
      Viva, já sou leitora deste forum há algum tempo e já me ajudaram com dicas em várias ocasiões. Venho agora pedir uma pequena ajuda.

      Herdei um monte alentejano no qual preciso fazer obras. Já o tive à venda, mas com a crise é complicado, e a verdade é que com o passar do tempo ele vai-se deteriorando e vai precisar de obras. Como já decido que afinal não vendo, queria dar-lhe uns toques para ficar uma casa de férias catita, e que se aguente largos anos sem precisar de novo investimento, assim como modernizá-la um pouco. O meu avô era pedreiro, pelo que foi fazendo o que podia.

      Posto isto:

      Sem intenções de ampliar, só remodelar, tenho o seguinte:

      Uma casa, com cerca de 84 m2
      Uma cabana/anexo agricola com aprox 62m2


    Posso mostrar fotos:Monte

    O Mais importante seria a cobertura, ver se as vigas estão ok e tratar. As telhas acho que estão ok, reparar algumas talvez.
    Daí para baixo é meter um bom isolamento e pladur ou algo do género mais rústico, madeira...ainda não sei. hj em dia é umas placas de madeira finas que o meu avô lá meteu. A casa é uma beca baixinha, nas zonas desse tecto falso, a altura é de 2.20, bato com a cabeça nos candeeiros.
    Há 2 grandes issues, um forno de pão interior e uma grande chaminé que quero substituir por uma pequena de canto com recuperador para a casa toda. No inverno a coisa é fria :)

    Ora para isto deixo de ter 2 chaminés, e se calhar com isto a câmara implica:

    chamine
    chamine2

    Dará para manter o exterior da chaminé e fazer uma coisa mais pequena dentro? Quanto ao forno de pão, tem de ficar chaminé para fazer uma cozinha, coisa que não tem.

    De resto, é o habitual:

    Picar e renovar chão e paredes, meter electricidade por dentro das paredes, substituir canalização, fazer nova (torneiras de cozinha e esquentador tem de ir para outro lado). Tem esgotos, vá lá!

    O Problema é que a coisa, dependendo dos custos pode ter que ser feita por etapas.

    Neste caso, com materiais de custo médio, quanto seria o preço por m2 da renovação? E quais seriam as etapas?

    Tipo, agora trato do tecto/telhado, para o anos paredes e chão, para o outro lá faço cozinha. Tem de ser bem pensado pois vai ter de ser com poupanças, não há cá empréstimos. E na volta, ficando gira, era tentar alugar para férias.

    Outra questão, sendo a obra em Santiago do cacem é melhor contratar localmente para não subir custos? É que malta a ir da zona de Montijo/Setubal para lá, sempre gasta mais. As referencias que tenho são aqui da margem sul, são 100km de distância.

    Depois, há o exterior, que tb precisava de um chão giro, alisar as terras, cerca à volta do terreno, uma zona de churrasco, mas não é prioritário. Piscina vai uma insuflável :D. E tenho furo e bomba.
    Acham que o melhor é fazer já um projecto, com arquitecto ou ir com um empreiteiro fazendo o que se pode?

    Conheço empreiteiros que dizem que tratam do projecto, para submeter à câmara e tal, mas não sei por onde ir. E depois os custos da papelada, o tempo de espera, ai jesus.

    Quanto à cabana, é coisa para outras nupcias, mas ficava um chalet/escritório espectaculares, mas com um arranjo brutal, pois as telhas estão a cair, e é apenas uma antiga cabana das burras que o meu avô cimentou e arranjou.

    cabana
  8.  # 9

    Colocado por: tiagotViva cleocadio,

    Como dizem outros comentários, não tire a chaminé porque para além de ser uma operação que passa a exigir projecto de licenciamento irá alterar profundamente a imagem da sua casa. A operação de reduzir parcialmente a área funcional da mesma a partir do interior é possível, económica e muito mais pacífica em termos legais e estéticos.


    Por fora gostava que a chaminé ficasse, por dentro não, já que não quero curar chouriças :D Quero apenas uma lareira pequena, que aqueça a casa. Se isso é possível, melhor, calhando é só subir a sustentação/trave da chaminé e depois por cima do tecto solucionar fumos e recuperador. Não sei...Não quero descaracterizar a casa :)
  9.  # 10

    Colocado por: carlosj39A casa é anterior a 1951? Se for, e se não fizer alterações estruturais e de fachada à casa, nem precisa de meter projecto na Cãmara. Quanto a empreiteiros, consulte vários, da zona e fora dela, e considere a hipótese de lhes dar dormida numa das casas como forma negocial de diminuição de custos (era isto que eu faria caso estivesse no seu lugar).

    Não tenho aqui os papeis, mas acho que ou é 47 ou 57.

    Mesmo se cá fora pavimentar com tijoleira ou fazer zona de churrasco nas traseiras? OU até um avançado para sombra? Onde posso consultar info a esse respeito?

    LOL, acho que os tipos n iam querer dormir na cabana, n há condições, embbora tenha lá um catre.
  10.  # 11

    Colocado por: Rodrigo CruzBoa tarde,
    O pé-direito do tecto que referiu não é regulamentar, o mínimo permitido para espaços habitacionais é de 2,40m, logo vai ter que o alterar ( mas se possivel mantenha o essas tabuinhas que fazem o forro do tecto).
    Rodrigo


    Não, as tabuinhas é o tecto, tem de ir a vida p poder tratar das vigas e fazer um forro decente.
  11.  # 12

    Será possível e aconselhável tratar da chaminé por dentro com cuidado, porque uma vez que não faz mais fumeiro, manter a chaminé toda aberta faz com que no Inverno todo o calor que cria dentro de casa sai por aí facilmente.
    Não será necessário projecto de licenciamento camarário se entre outras coisas não forem consideradas obras de escassa relevância urbanística

    Veja também aqui, https://forumdacasa.com/discussion/20219/obras-de-escassa-relevancia-urbanistica/

    Cpts, Tiago
  12.  # 13

    Humm, esse termo de escassa relevância, deve depender de muita coisa.

    Tipo, algo assim:

    casa1

    Uma sombra e um pequeno muro em volta. è muito ou pouco relevante :D
  13.  # 14

    Colocado por: Rodrigo CruzFale com um gabinete de arquitectura para o ajudar. Este irá ajudá-lo não só nas soluções construtivas e espaciais como a planear a evolução das obras e a controlar o orçamento disponivel. Depois de ter o projecto aprovado na Câmara e o projecto de execução feito, faça um concurso com pelo menos 3 empreiteiros e depois escolha aquele que mais lhe agradar.


    Existe valores para este tipo de consultoria? É que o empreiteiro diz que tem pessoas que fazem o dito projecto para a camara, e um outro é eng civil, tb faz tudo, desde o planeamento, até ao relatório que se entrega na câmara, e diluem nos trabalhos.

    Quantos projectos são precisos?
  14.  # 15

    É "relevante". Se mexer nas fachadas ou na forma dos telhados, precisa de Licenciar a alteração.
    De qualquer forma a minha opinião é que deve sempre mandar desenhar antes de mandar fazer. Vê antecipadamente como vai ficar, tem um instrumento de controle de obra nas mãos para poder exigir como quer as coisas, etc.
    Caso não altere nada por fora (telhados ou chaminés) não precisa de Licenciar o projecto. Se assim for, vá pedindo opiniões que o pessoal ajuda.
  15.  # 16

    Dependendo do tipo de intervenção pode até nem precisar de projecto para a Câmara, apenas para a obra.
    Aconselho-o a consultar um técnico com disponibiilidade e sensibilidade para com esse tipo de construções, para lhe conduzir direito o procedimento. ainda mais se for fazer por fases.
    Mas qual "relatório"...
    Diluem os honorários de projecto/ consultadoria nos trabalhaos de contrução civil... ?!?!? deve ficar com um "projecto" barato e isento...

    Quanto à "cabana", mas qual cabana, só vejo um edificio. Está legal, já verificou isso nas conservatória do registo predial?

    A legalização das contruções existentes, se possível , deverá ser o 1º passo a tratar/ averiguar.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cleocadio
  16.  # 17

    mais info da caderneta referente a "CADERNETA PREDIAL URBANA"

    ÁREAS (em m²)
    Área total do terreno: 172,6700 m² Área de implantação do edifício: 172,6700 m² Área bruta de construção:
    172,6700 m² Área bruta dependente: 77,9500 m² Área bruta privativa: 94,7200 m²
    DADOS DE AVALIAÇÃO
    Ano de inscrição na matriz: 1937 Valor patrimonial actual (CIMI): €25.040,05 Determinado no ano: 2010


    Ora aí está, ano é 1937, isto são boas noticias para mim, presumo :D

    E aqui estão as plantas que eu fiz do que existe
  17.  # 18

    Realmente... que "relatório" será esse? :D
    Bom, realmente há empresas de construção que têm nos quadros arquitectos, engenheiros, ou ambos, como conheço algumas. Algumas com técnicos bastante competentes e que prestam um óptimo serviço ao cliente, desde o projecto à obra. Agora, a (já com barbas) história do "dilui-se o projecto no custo da obra" ou a nova "entrega o relatório na câmara" cheira-me a conversa de "pato-bravo". Se fosse eu, ia querer saber o preço do projecto e o preço da obra, separadamente, por escrito...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, cleocadio, Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cleocadio
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas

    quanto à "cabana", mas qual cabana, só vejo um edificio. Está legal, já verificou isso nas conservatória do registo predial?

    A legalização das contruções existentes, se possível , deverá ser o 1º passo a tratar/ averiguar.


    Demorei 2 anos, com muita burocracia, no registo, nas finanças, mas finalmente ficou tudo legal, até porque para vender assim tinha de ser. Entreguei a um notário e ele ajudou. Tenho a caderneta, tudo ok :d
  19.  # 20

    LOL, quanto a relatorio, falo dos projectos, quantos são precisos afinal?
 
0.0250 seg. NEW