Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Olá a todos,

É verdade, tem de existir um meio termo!

Mas desenganem-se se pensam que os únicos com problemas de "má vizinhança" são pessoas que vivem em apartamentos, hoje iniciei a construção da minha vivenda, às 8h30 estava a maquina pronta para iniciar o desaterro, às 8h45 estava uma futura vizinha (tem uma vivenda ao lado da minha futura casa) de chinelo e roupão a reclamar com o senhor e a dizer que ia fazer queixa pois ele estava a fazer pó!

Começo bem...venha a paciência!
  2.  # 42

Colocado por: MafP às 8h45 estava uma futura vizinha (tem uma vivenda ao lado da minha futura casa) de chinelo e roupão a reclamar com o senhor e a dizer que ia fazer queixa pois ele estava a fazer pó!

E com muita razão.
    Diga lá ao seu empreiteiro para regar as terras primeiro pois a Sra pode sofrer de asma

: ))))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MafP
  3.  # 43

Boas!
    Por acaso tive uma experiência com vizinhos num apartamento que estava a renovar para aluguer. É um r/chão e mal a vizinha por cima ouviu movimento lá veio a velhota pronunciar as leis (leis que não constam em lado nenhum) sobre barulho e dias que podíamos fazer trabalhos etc….Tivemos de refazer a cozinha toda e como também não conhecia as leis decidi informar-me junto a Câmara, não só vim a saber que não necessitava licença mas também podia trabalhar a vontade nos sábados (contrario as ´leis´ da minha vizinha). Lá iniciei a remodelação tranquila com a noção que estava no meu direito….e lá veio a vizinha fazer um barulho enorme. Simplesmente informei-a o tempo previsto para a obra, informei que queria minimizar o desconforto para os vizinhos mas ao mesmo tempo que ela tinha direito de apresentar queixa formal a entidade competente caso pensasse que estava no direito dela….Depois de tanto chatear (inclusivo ia ao cumulo de chegar a casa, subir as escadas e voltar 5 minutos depois de pijama para anuncia que estava a tentar dormir mas que não conseguia!!!!) a tal denuncia nunca veio….e porque? Porque estava completamente no meu direito.
    Aos colegas do fórum em situações semelhantes aconselho-vos a informarem-se sobre os vossos direitos e depois simplesmente ignorar o que é em efeito uma birrinha de criança….estas pessoas procuram atenção e quanto menos atenção lhe demos melhor!!!! Ao mesmo tempo se está a ser chateada constantemente por vizinhos a bater a porta (sem infracção) façam uma queixa de distúrbio da paz junto a polícia. De resto quando estas pessoas chateiam simplesmente pede que façam uma queixa formal a entidade competente.
  4.  # 44

Atenção que para uma empresa poder trabalhar aos sábados tem que ter aurorização da ACT.
    Basta que um vizinho faça um registo fotográfico e apresente uma queixa para que os Srs. da ACT na segunda demanhã estejam na obra.
    Como uma infracção destas dá direito a multa quer para a empresa quer para o dono de obra eles v~em logo a correr.
  5.  # 45

zedasilva há 36 minutos agradecer# 44citar
    Atenção que para uma empresa poder trabalhar aos sábados tem que ter aurorização da ACT.
    Basta que um vizinho faça um registo fotográfico e apresente uma queixa para que os Srs. da ACT na segunda demanhã estejam na obra.
    Como uma infracção destas dá direito a multa quer para a empresa quer para o dono de obra eles v~em logo a correr.

Se calhar fui mal informada mas a mim disseram que não necessitava de absolutamente nada dado que era considerado uma substituição e que tambem estava livre de trabalhar entre, salvo erro, as 8 horas da manha e 10 horas da noite
  6.  # 46

Isso tem a ver com as licenças camarárias e com as horas em que pode fazer barulho e está correcto.
    Contudo para qualquer empresa poder trabalhar tem que ter um horário de trabalho definido e para que possa trabalhar para além desse horário tem que ter uma autorização da ACT
  7.  # 47

por acaso escapou-me essa Zedasilva - assumo que a empresa contratar teria o seu horario de funcionamento legal - o seja não ia disponabilizar-se para fazer um trabalho no sábado sem autorização da ACT....e ainda mais ridiculo é que o proprietario pode ser multado por isso!!!!! Mas ainda bem que mencionou dado que essa informação é muito util para evitar futuros sarrilhos
  8.  # 48

Colocado por: MafPhoje iniciei a construção da minha vivenda, às 8h30 estava a maquina pronta para iniciar o desaterro, às 8h45 estava uma futura vizinha (tem uma vivenda ao lado da minha futura casa) de chinelo e roupão a reclamar com o senhor e a dizer que ia fazer queixa pois ele estava a fazer pó!

Ui Ui... Com vizinhos desses nem se atreva a não ter tudo, mas mesmo tudo certinho direitinho!
    É que vão haver queixas com toda a certeza...
    Realmente há cada um.
    • jma
    • 1 abril 2009

# 49

... os regulamentos de condominio normalmente estipulam regras e horarios para se fazerem obras... e normalmente passa também por avisar previamente os vizinhos... quanto a barulhos de obras entendo as duas posições: de quem tem de fazer as obras e de quem tem de "levar" com os barulhos dos outros, e todos sabem que nas obras não há sensibilidade para procurar não incomodar em demasia.....
    mas o decreto lei sobre ruido é bastante claro sobre ruído de vizinhança e não estipula os horários que a maioria das pessoas julga...
  9.  # 50

Quando a minha empresa faz remodelações de apartamentos, eu sugiro ao dono da obra que afixe préviamente no hall de entrada um aviso que irá fazer obras, pedindo antecipadamente desculpa pelo incómodo, e agradecendo que SE ALGUMA COISA NÃO ESTIVER A CORRER BEM, TELEFONEM PARA O ENGENHEIRO RESPONSÁVEL (seguido do MEU NOME e do meu numero de telemóvel).

Assim, que me lembre, os únicos telefonemas de vizinhos que recebi até hoje foi a pedir que lhes fizesse também (pequenos) trabalhos em casa, aproveitando o facto de já estarem lá no prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 51

Aqui há uns anos construí 3 prédios na zona do Alto dos Moinhos, em Lisboa. A dada altura, uma senhora de um prédio vizinho veio educadamente queixar-se/lamentar-se de que a roupa que ela estendia à janela (o que é proibido, sabem?) ficava cheia de poeira avermelhada proveniente da «minha» obra.

Como da minha obra já não saía assim tanta poeira, e a terra não era dessa cor, convidei-a a ver as vistas do último andar. Do outro lado da 2ª Circular, a mais de 500m de distância, estavam a fazer uma gigantesca movimentação de terras que levantava uma enorme nuvem de poeira avermelhada, onde se deixava de ver os carros que por ali circulavam. Eram as caves do C.C.Colombo (na altura, um dos maiores da Europa)...

Aposto que a senhora nunca lá se foi queixar de ficar com as cuecas cheias de pó vermelho! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  11.  # 52

lol ...tou a ler e acho uma piada enorme as medidas recorridas por vizinhos!!! Embora nao deve ter piada para os alvos. Isto dito tambem tenho uma vizinha fantastica no terreno onde vou construir - como a MafP estou certa que vai aparecer de chinelinhos no primeiro dia da obra!!!! isto tambem leva-me a uma pergunta relaccionada com a minha situacao. Acontece q vou ceder cerca de 200m2 para abrir uma rua ( onde existe um caminho estreito) para favorecer os vizinhos ( dar acesso para uma ambulancia etc) e porque junto a este caminho tenho uma entrada existente que seria uma mais valia aproveitar. Tamos a ceder alem da nossa obrigacao ( o seja somos obrigadoas a ceder 2.10m mas vamos ceder 4.20). SOmos obrigados a fazer uma escritura de cediencia na Camara. Infelizmente a minha vizinha teria de ceder tambem para (um pedacinho de +/- 10m2) dar um beneficio a todos. Tinha garantido que o fazia (verbalmente junto a Junta de freguesia) mas veio ter comigo com a conversa q afinal nao ia ceder mas sim abrir um portao ao fim da nova estrada para ter entao acesso.. o seja concluindo eu cedo 200m2 para ela estacionar o caro dentro de casa e os restantes vizinhos ficam sem acesso na mesma. Ora eu quero ceder para o bem de TODOS, e acho que se ela nao ceder eu nao devia doar 200m2 so para ela.... Apos a escritura de cedencia na camara podemos alterar? o seja se ela nao ceder (vou construir sem tocar no muro em questao....e so depois de ela ceder e que vou alterar o muro) posso dirigir-me a camara para explicar a situacao? Ou sera que apos a escritura vou ser obrigada a ceder na totalidade? a minha ideia era ceder so para aproveitar a entrada existente e continuar com o restante murro no local onde esta, deixando a vizinha sem acesso ate que ela resolve ceder tambem?
    Tambem penso que para abrir uma nova entrada a vizinha tera de conseguir uma licensa - sendo assim nessa alturar seria obrigada a recuar sendo assim resolvendo a situacao. Mas ao mesmo tempo pode recorrer a uma entrada ilegal ( a candonga) e embora os vizinhos ja avisaram que mal tocasse num tijolo para abrir entrada iam denunciar-la, eu nao queria ser obrigada a chegar a esse ponto. Toua ser injusta? Eticamente nao devia encostar-la a parede mas de outro lado e muito terreno para doar para ela entrar com o carro, e a minha intencao inicial era doar visto que a junta tinha informado que ela ia tambem doar sendo assim melhorava o acesso a pelo menos meia duzia de vizinhos
  12.  # 53

Muitos apartamentos no nosso país estão tão mal construidos que mais parecem caixas de fósforos. Ouve-se quase tudo o que se passa na casa dos vizinhos. A vizinha do r/c sabe quantas vezes e do primeiro vai vomitar à casa de banho e imagina logo que deve de estar novamente grávida e normalmente não se engana. Quanto a vizinhos implicantes, eu não sou esquisita e aceito dentro dos limites o barulho dos outros, e raramente reclamo, mas também, para esquisito, esquisito e meio. Se alguém me incomodasse a meio da noite porque os meus passos o incomodam, acreditem que chamava a polícia porque estava a ser incomodada.
  13.  # 54

boa noite
    no que se refere a vizinhos implicativos estou a passar por uma péssima experiência que não desejo a nenhum dos leitores.
    Moro num quarto andar, e por baixo de mim vive um certo senhor que pura e simplesmente não deve ter vindo muito à bola comigo e com a minha familia. Tudo começou quase à um ano quando sou acordado perto das 4:30h da manhã por dois agentes da PSP, devido a queixa do vizinho de baixo pelo barulho que havia em cima... pois bem... em cima não se passava nada e todos dormiamos até então que nem uns anjinhos!!! Os agentes pediram desculpa pelo incomodo e deram uma lição de moral ao senhor o que o acalmou por algumas semanas.
    Não conseguindo implicar connosco pela noite dentro, começou a retaliar de dia, colocando a sua aparelhagem a um nivel ensurecedor que fazia estremecer o prédio todo. Resistimos algumas vezes, até que, apesar ser de dia fomos "obrigados" a chamar a PSP, a qual nem precisou de olhar para os numeros das portas, pois o som era bem audivel do exterior do edificio. Voltou a ser repreendido e acalmou mais umas semanas, passadas as quais voltou ao ataque:
    Arrastava a aparelhagem pela casa, colocando-a por baixo das divisões que nos sentia. Fomos obrigados a chamar a PSP, mas o sr foi rápido a desligar a musica e apesar de ter assumido que o fazia para implicar, ficou novamente tudo em aguas de bacalhau.
    A derradeira bomba estoirou na 5ª feira passada, quando para atacar telefenou para a PSP alegando ruidos vindos do apartamento de cima... isto às 4:30h da manhã novamente... voltamos a ser acordados pela PSP, a qual pediu novamente desculpas e se foi embora... Nós em casa "doidos" de raiva perdemos o resto da noite de sono... HOJE IGUAL... 5:00h da manhã novamente a PSP por ruidos... bem passei-me de todo... começo a ficar farto que me interrompam os sonhos, fora o horrivel que é começar o dia às 5 da manhã com uma pilha de nervos brutal para quem vai ter de trabalhar até à 1 da manhã do dia seguinte...
    Que posso fazer legalmente a uma besta destas??? A minha mulher está grávida e tem passado muito mal estes dias pela tensão provocada pelo nervosismo!!!
    ISTO É UM PAIS DE LOUCOS!!!
  14.  # 55

Viseu73, Eu a esse boi arrombava-lhe era a porta e rebentava-lhe os timpanos à chapada! e aos senhores da psp dizia logo que queria apresentar queixa a quem os tinha chamado.. (mas isto sou eu a dizer..)

Ja agora, eu também devo ser um mau vizinho, mas tenho noção disso e tento sempre melhorar..
    Eu e a minha namorada mudámos para este apartamento hà uns meses, e como não temos assim muito dinheiro de sobra, a nossa sala só tem um sofá e um móvel (com meio metro) para a televisão, nem carpete temos! Então é claro que isto até faz eco, e certamente que os vizinhos nos ouvem. E para agravar, jovens que somos, recebemos pessoal tambem jovem pelo menos umas 3 vezes por semana, até um bocadito tarde, e falam um bocadito alto (é pessoal de vivendas, vê-se logo), então, acredito que os vizinhos não nos gramem muito..

No entanto a unica queixa que recebemos foi uma vez um papel na garagem (parqueamento aberto, e é logo o primeiro lugar quando se entra) a dizer para arrumar aquilo, (eu tinha arranjado lá o carro e tava cheio de oleo e areia e tijolos e isso, e tambem tinha caixotes que ainda não tinhamos arrumado), mas como eu não tinha tempo na altura, não arrumei logo, no entanto um dia cheguei lá e estava tudo varridinho para o canto!.. Ora, acho que tenho os melhores vizinhos que se pode desejar! (até agradecia mas não sei quem varreu). O mais estranho é que aqui é só gente jet-7 e coiso e tal,com empregadas de limpeza, nem sei como tiveram coragem para ir para lá varrer.. =)
  15.  # 56

Colocado por: tiago_ferreirano entanto um dia cheguei lá e estava tudo varridinho para o canto!..
    Chama-se a isso: «chapada de luva branca».
    Se só os seus vizinhos podem ter razão de queixa de si e não o contrário, estime-os e passe a pensar mais neles. ;-)

Caro viseu73,
    O que poderá ter provocado essa implicância do seu vizinho de baixo? Alguma coisa terá acontecido para que ele tenha começado a chamar a polícia e a pôr a música aos berros às 4h30... É que só sabendo de onde isso começou poderemos saber o que fazer para reverter esse comportamento.

Provavelmente só há duas maneiras de sair desse embróglio:
    1. Com falinhas mansas - mas não (NUNCA) dando o flanco, ou revelando qualquer fraqueza.
    Para isto recomendo uma passagem por um advogado que seja DURÍSSIMO. Uma carta bem escrita, com as devidas ameaças veladas, pode fazer milagres.

2. Em guerra aberta, para o que aconselho umas visitas a uns ginásios de boxe e de culturismo. Ou fazer amigos na equipa de basketball da selecção de Angola.
    O nosso grande Afonso de Albuquerque era partidário das «boas guerras», que são as que fazem dos nossos inimigos os nossos melhores aliados (depois de lhes termos enfiado um enxerto de porrada memorável - isto em linguagem do séc. XXI, claro).
    •  
      FD
    • 21 julho 2009

# 57

Fica aqui uma pequena referência para "evitar" (e não remediar/resolver) estes problemas: https://forumdacasa.com/discussion/5444/procuro-bons-vizinhos-o-seu-vizinho-esta-a-vender-a-casa/

Como diz o Luis, devem ter feito (ou ainda fazem mas não se apercebem) algo que o irritou e agora é assim. Ou vão lá com diplomacia e fumam o cachimbo da paz ou aguentam.
    • AnaT
    • 21 julho 2009

# 58

Viseu73, infelizmente, existem pessoas com uma vida tão pequenina que a única maneira de a tornarem maior é implicar com quem os rodeia.
    Como diz o Luis, o melhor é mesmo uma cartinha dum advogado ameaçando com um processo por perseguição e danos morais. E queixa na PSP (se já existem antecedentes...)
    Eu detesto o sítio onde moro actualmente. Detesto o prédio, a casa, o barulho (de carros) mas adoro os meus vizinhos. Todos. São a única coisa boa e já não é pouco.
    •  
      FD
    • 21 julho 2009

# 59

Colocado por: AnaTo barulho (de carros)

Umas boas janelas conseguem minimizar muito esse barulho. ;)
    • AnaT
    • 21 julho 2009

# 60

:)
    Pois minimizam. E até tenho umas bem boas que, quando fechadas, deixam o barulho todo do lado de fora.
    O problema é quando quero arejar um bocadinho a casa... E eu gosto MUITO de ar fresco. É impossível manter uma janela aberta. Os engarrafamentos começam às 7h30 da manhã e prolongam-se até às 9 da noite. Fora isso, há trânsito todo o dia, 7 dias por semana. 4 faixas de rodagem e, para rematar, um semáforozinho só para o aperitivo das apitadelas (Já tá verde, oh palhaço!!!).

0.0275 seg. NEW