Iniciar sessão ou registar-se
    • PT
    • 25 outubro 2012

# 221

PSS para o ZédaSilva! Já alertei o responsável e a "chuva" já vai obrigando a cumprir as regras. Obrigado
    Concordam com este comentário: two-rok
      fotografia52.JPG
  1.  # 222

A minha solução que gostava de ver aqui discutida com os restantes foristas.
    Face inferior da laje de piso com camada de poliuretano projectado uma vez que vamos ter altura para efectuar esse trabalho
    Paredes do rés do chão assentes sob banda de tela asfaltica.
    P.S. Gostei de ver alí uns cogumelos, não deveria ser a chuva a obrigar a cumprir o PSS mas sim a consciencialização de todos os intervenientes em que o seu cumprimento não deveria ser encardo como uma obrigação mas sim como uma mais valia quer para a obra quer para os intervenientes
    Concordam com este comentário: two-rok, PT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
    • PT
    • 25 outubro 2012

# 223

Colocado por: zedasilvaA minha solução que gostava de ver aqui discutida com os restantes foristas.
    Face inferior da laje de piso com camada de poliuretano projectado uma vez que vamos ter altura para efectuar esse trabalho
    Isso é que era ;) Barulho sem ruído agradece-se!
    Agradeço a intenção.
  2.  # 224

Colocado por: zedasilvaFace inferior da laje de piso com camada de poliuretano projectado uma vez que vamos ter altura para efectuar esse trabalho

Caro zedasilva, se essa solução for um trabalho a mais, estamos a falar de que valor/m2? E se o isolamento térmico for aplicado sobre a laje? Não será mais eficiente?
    Cumprimentos.
  3.  # 225

Ao isolar por baixo da laje com poliuretano projectado a ideia não é tanto o isolamento térmico até porque essa zona vai estar sempre com temperaturas bastante amenas mas sim evitar humidades por capilaridade.
    Esta zona vai ser uma zona quente mas com um elavdo grau de humidade, humidade essa que vai ser absorvida pela laje e transmitida não só ao piso mas igualmente ás paredes, dai a minha sugestão de elas serem assentes num banda de tala asfaltica.
    Concordam com este comentário: PT
  4.  # 226

PT
    Com esta alteração da estrutura a cota do piso do rés do chão mantém-se ou vai sofrer alteração?
    • PT
    • 25 outubro 2012

# 227

Colocado por: zedasilvaPT
    Com esta alteração da estrutura a cota do piso do rés do chão mantém-se ou vai sofrer alteração?

A cota do piso 0 mantém-se. Para respeitar o licenciamento teve que subir-se a casa 1metro. Este é o "problema" que levou a umas reuniões extra ordinárias! Mas basicamente, segundo percebi mantém-se o desenho da casa, é como se a estrutura da casa (paredes e pilares) tivesse mais um metro a partir da sapata e depois a cota do piso 0 começa um metro acima da sapata.?! Não sei se fui claro? espero não ter confundido!
  5.  # 228

E esse metro a mais deve-se a quê? Foi feita uma escavação para chegar ao firme que não estava prevista em projecto?
    • PT
    • 25 outubro 2012

# 229

Deve-se precisamente ao tema que aborda. Pelas condições particulares do solo apareceram duas propostas: 1. fiscalização - executar sapata contínua, 2- dir.técnica - escavção de +- 1 metro e manter o projeto de sapatas isoladas. No terreno apareceram as duas soluções! Agora queria tirar o melhor partido disso?!,
  6.  # 230

Bem sendo assim não há problemas pois continua a cumprir as cotas de soleira. A alteração desta obrigaria a uma alteração ao projecto
    Concordam com este comentário: PT
    • PT
    • 25 outubro 2012 editado

# 231

Colocado por: zedasilvaBem sendo assim não há problemas pois continua a cumprir as cotas de soleira. A alteração desta obrigaria a uma alteração ao projecto
    Concordam com este comentário:PT
    E posto isto pode continuar a discutir-se a ideia, citar ZédaSilva ..."Face inferior da laje de piso com camada de poliuretano projectado uma vez que vamos ter altura para efectuar esse trabalho
    Paredes do rés do chão assentes sob banda de tela asfaltica"...
    Ou não já se aplica a discussão?!
  7.  # 232

Estou a gostar de acompanhar. Um DO que ouve os conselhos dados no FdC, e mais importante, põe-los em prática :)
    • PT
    • 25 outubro 2012 editado

# 233

Colocado por: two-rokEstou a gostar de acompanhar. Um DO que ouve os conselhos dados no FdC, e mais importante, põe-los em prática :)

Papel de árbitro, uns jogam ao ataque..., outros defendem o resultado... e ainda temos os que distribuem, onde a zona de ação é no centro da obra.
    Bola pra frente!
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgealves
  8.  # 234

Colocado por: PTA primeira lage passa a estar a 1 metro da sapata!

Caro PT, o desvão sanitário vai ser ventilado?
    • PT
    • 25 outubro 2012

# 235

Colocado por: rui moreira

Caro PT, o desvão sanitário vai ser ventilado?

Coloquei essa questão logo que me falaram em "espaço entre a laje e a sapata" mas a resposta foi algo do género : - não é ventilada pq a soleira e o terreno estão á (quase) mesma cota. E percebi que não valorizaram o assunto ventilação e acho que nem passará o que quer que seja por baixo da laje, mas isto estou a falar de cor e é apenas uma suposição. Mas se for pertinente posso voltar ao assunto.
    Obrigado
  9.  # 236

Colocado por: PTColoquei essa questão logo que me falaram em "espaço entre a laje e a sapata" mas a resposta foi algo do género : - não é ventilada pq a soleira e o terreno estão á (quase) mesma cota. E percebi que não valorizaram o assunto ventilação e acho que nem passará o que quer que seja por baixo da laje, mas isto estou a falar de cor e é apenas uma suposição. Mas se for pertinente posso voltar ao assunto.
    Obrigado

É possível ventilar sem grandes gastos. Deixaram negativos nas paredes em betão?
  10.  # 237

parece que existe uma malapata contra as lajes terreas, ou seja sem desvão sanitário.
    a meu ver se o nivel friático é baixo, acho que em termos termicos é bem melhor do que ter o tal desvão.
    Concordam com este comentário: zedasilva, rui moreira, Picareta
  11.  # 238

Não concordo com a não ventilação do desvão sanitário.
    Vou tentar encontrar umas fotos de um em que em pleno Agosto a parte inferior a laje está completamente encharcada de humidade ao ponto de pingar.
    A malapata que o Marco fala contra as lajes térreas creio que advém da não preocupação dos técnicos em impermeabilizar e drenar correctamente estas zonas enterradas. Faz-se uma laje de piso e pronto nunca mais há humidades
    Concordam com este comentário: Carlos M Silva
  12.  # 239

Colocado por: zedasilvaNão concordo com a não ventilação do desvão sanitário.
    Vou tentar encontrar umas fotos de um em que em pleno Agosto a parte inferior a laje está completamente encharcada de humidade ao ponto de pingar.
    A malapata que o Marco fala contra as lajes térreas creio que advém da não preocupação dos técnicos em impermeabilizar e drenar correctamente estas zonas enterradas. Faz-se uma laje de piso e pronto nunca mais há humidades

como é que aconselha que se faça a ventilação do desvão?
  13.  # 240

Por norma a forma e o tipo de ventilação vem descrita nos pormenores de execução e no projecto de térmica
    O mais habitual é que sejam umas pontas de tubo de 110 colocadas em locais mais ou menos discretos de forma a não poluir visualmente as fachadas e dispostas de modo a que promovam uma ventilação cruzada de todo o desvão sanitário

0.0330 seg. NEW