Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Realmente...essa trabalheira toda podia ser evitada com umas simples pontas de tubo PVC.

Só o custo de uma broca para a caroteadora...
    • PT
    • 19 novembro 2012 editado

# 402

Colocado por: nandogonca
    E não dava para deixar esses tubos antes do enchimento? Assim de certeza que não apanhava ferro...
    Concordam com este comentário:j cardoso,dato

Fizeram 4 negativos, mas agora como apareceu a ideia de fazer mais 3, pela subdivisão criada na caixa do piso! representei a verde os existentes e a vermelho os novos. Vai receber manta, brita e tela pitonada a cobrir.
    Lembro que não é desvão sanitário/caixa ventilada, mas sim piso.
    Podem ver na imagem a manta no local do tubo (só para localizar).
      Esquema.JPG
      fotografia8.JPG
    • PT
    • 19 novembro 2012 editado

# 403

Inicio dos muros, betão ciclópico na parte enterrada e de pois irão aparecer os muros de betão aparente à semelhanças até agora apresentado.
    Como falávamos do nível freático há uns dias, agora vejo a terra a 3 metros completamente seca, tendo em conta que a escavação é ao lado de um grande escoamento de águas pluviais.
    Os presentes dizem que o nível freático se encontra mais à cota do rio.
    Algo a ter em conta para os muros?
    Pensei em colocar algum sistema para nas zonas de menos luz os muros não ficarem com "verdete" é ideal pensá-lo nesta fase?
      muros.JPG
    • PT
    • 20 novembro 2012 editado

# 404

Continuação da execução dos muros.
      fotografia9.JPG
      fotografia23.JPG
      fotografia32.JPG
      fotografia43.JPG
    • PT
    • 21 novembro 2012

# 405

URGENTE
    Podem ajudar na opinião destes valores?
    Rede de Drenagem exterior
    1.1 Execução de rede de drenagem exterior, constituido por ml fornecimento e colocação de tubo de dreno diametro
    110mm, envolto em geotextil.
    1.2 Execução de caixa de Brita, na envolvente do tubo de m3 drenagem, com 30cmx30cmx1.0m, incluindo trabalhos de
    colocação e demais necessários
    1.3 Execução de caixas de Visita, conforme projecto, incluindo un fornecimento de tampa em aço galvanizado, refundada,
    60x60cm~
    105,000 4,60 9,450 48,50 4,000 218,75
    483,00 458,32 875,00
    Total do Capítulo:
    1.816,32

Obrigado
  2.  # 406

trabalhos a mais?
    • PT
    • 21 novembro 2012

# 407

Colocado por: fernandoFerreiratrabalhos a mais?

Como assim? para a drenagem exterior não é necessário executar estes trabalhos?
  3.  # 408

pediu opinião sobre os valores... não estavam já no orçamento?
    • PT
    • 21 novembro 2012 editado

# 409

Tenho orçamento/trabalho em execução apenas para execução da estrutura/ movimento terras! e muros suporte/vedação. Impermeabilizações, drenagens... não estão incluídos.
  4.  # 410

Colocado por: PTImpermeabilizações, drenagens... não estão incluídos.

Mas deviam estar. Agora vai sair mais caro.
    • PT
    • 22 novembro 2012

# 411

Colocado por: Picareta
    Mas deviam estar. Agora vai sair mais caro.

A drenagem é normal fazer parte de um trabalho contratado para a estrutura, ainda que não venha explicito? Precisava mesmo saber! Já agora algum tipo de impermeabilização da estrutura também fará parte? Quando questionei a resposta foi, obviamente, que não estaria incluído, até pq se provavelmente a intenção passasse por para a construção na fase de estrutura, a drenagem ficaria obsoleta. Mas se até pudesse encontrar essa informação em algum local para "fazer prova" é que era!!! mas ainda espero resolver (convencer), até porque compreendo as duas posições.
  5.  # 412

Só faz parte de um trabalho aquilo que não sendo uma tarefa indespensavel à execução do mesmo tenha sido contratado.
    Na minha opinião a drenagem e impermeabilização não é um trabalho/tarefa indispensável à execução da estrutura. É sim um trabalho complementar no sentido de aumentar a qualidade da mesma. A função primeira de uma estrutura é suportar e resistir a cargas e movimentos não a de ser impermeável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PT
  6.  # 413

pois... é por estas e por outras que normalmente sai mais caro fazer a obra por fases adjudicando por várias subempreitadas...
    para quem não está muito bem dentro da área, não é de arriscar
  7.  # 414

Colocado por: fernandoFerreirapois... é por estas e por outras que normalmente sai mais caro fazer a obra por fases adjudicando por várias subempreitadas...

1) Não estou a ver porque é que o que falta não podia estar projectado e medido. Se o estivesse não seria possível esse método sem erro?
    2) Se o erro total for 1.816,32€ não é nenhuma tragédia. (estou a entender mal?)
    • PT
    • 22 novembro 2012 editado

# 415

Colocado por: fernandoFerreirapois... é por estas e por outras que normalmente sai mais caro fazer a obra por fases adjudicando por várias subempreitadas...

Subempreitada fazem mais os empreiteiros do que os DO (gosto do meu e acabei de o recomendar, e os trabalhos foram sub contratados!)! Mas sei o que quer dizer. No meu caso quis desde o inicio fazer uma empreitada só e continuo a querer, apenas dividi em estrutura/alvenarias e fases seguintes. Isto porque as fases seguintes tem uma série de soluções/opções para as quais infelizmente não tenho detalhe suficiente para avaliar. E contratar no vazio ou com elementos tipo para mim seria ainda mais penoso. Mas terei até que deixar para o futuro algumas soluções e pensar apenas na pre da solução final e para a qual preciso da opinião de todos.
  8.  # 416

Colocado por: danobrega2) Se o erro total for 1.816,32€ não é nenhuma tragédia. (estou a entender mal?)

esse é o erro que existe nesta fase da obra.... aumentará à medida que a mesma prossegue... (esperemos que não... :) )
  9.  # 417

a seguir vem o subempreiteiro das alvenarias dizer que não contemplou a colocação do isolamento... mais xxx €
    depois diz que a empreitada dele é só tijolo e que não fornece nem assenta caixas de estore... mais XXX €
    depois vem o canalizador e o electricista dizer que não abre roços que não estavam no orçamento... mais XXX €
    e a tragedia continua... :) até a obra acabar
  10.  # 418

Colocado por: fernandoFerreiraa seguir vem o subempreiteiro das alvenarias dizer que não contemplou a colocação do isolamento... mais xxx €
    depois diz que a empreitada dele é só tijolo e que não fornece nem assenta caixas de estore... mais XXX €
    depois vem o canalizador e o electricista dizer que não abre roços que não estavam no orçamento... mais XXX €

É para isso que servem os cadernos de encargos que devem fazer parte dos contratos de adjudicação de cada empreitada.
    Tá no papelinho não há mais dinheirinho. Não está toca a faturá
    Concordam com este comentário: two-rok, PT
    • PT
    • 22 novembro 2012

# 419

Colocado por: fernandoFerreiraa seguir vem o subempreiteiro das alvenarias dizer que não contemplou a colocação do isolamento... mais xxx €

Tem toda a razão. Mas estou a trabalhar para minimizar os efeitos colaterais. Os serviços de abre e fecha de roços e demais preparativos a receber materiais estão orçamentados, até porque tinha deixado uma série de itens separadamente, desde sistema de aquecimento a caixilharias... até ao chuveiro ou forno. É como lhe disse a empreitada é de intenção geral. Mas não vou deixar de consultar o mercado para serviços independentes, pelas razões que acho que compreendeu.
  11.  # 420

Colocado por: zedasilvaÉ para isso que servem os cadernos de encargos que devem fazer parte dos contratos de adjudicação de cada empreitada.
    Tá no papelinho não há mais dinheirinho. Não está toca a faturá

pois só que nas moradias que por cá se fazem esses cadernos de encargos ficaram esquecidos... ou não se quiseram pagar
    a maior parte dos orçamentos que se fazem para moradias não tem caderno de encargos... cada um orçamenta á sua maneira... poupa-se no trabalho do projectista, e depois gasta-se em dobro na obra... mas isso já há carradas de tinta aqui no forum sobre o assunto... :)

0.1159 seg. NEW