Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá amigos, preciso da vossa ajuda.
    Agora que tenho a minha futura casa em fase de acabamento de pedreiro apareceu-me uma duvida que me tem consumido a paciência.
    Esta projectado que a cobertura plana (são duas placas de mais ou menos 100m2/cada, quadradas e uma delas mais alta em cerca de 1,5m) seria isolada com telas e com as ditas placas Roofmate.
    No entanto, desde o inicio que tinha comunicado ao arquitecto que pretendia cobrir a moradia com placas tipo "sandwich", sempre camufladas pela altura da platibanda, mas o facto é que o projecto entrou na câmara usando os métodos standard.

    De qualquer das formas, a minha duvida é a seguinte.

    O único sitio que não fica isolado é a zona que vai levar os calões em inox, de resto, toda a cobertura ficará isolada pelas placas tipo "sandwich".
    Como as placas a usar têm isolamento de 5 ou 6 cm, será necessário colocar outro tipo de isolamento sobre a lage?
  2.  # 2

    E qual é o seu interesse em montar as chapas sandwich? Isolamento térmico? protecção contra a entrada de água? ter uma cobertura inclinada?
  3.  # 3

    Deve colocar isolamento, pelo menos sob as caleiras...
    Se está a utilizar Sandwish... está incorrecto. Porque o isolamento térmico, no seu caso, deverá ser colocado sobre a laje de esteira.

    PS: Em vez se sandwich.. coloque chapa simples, para efectuar a pendente (3 a 5%) e o isolamento em roofmate (XPS) sobre a laje horizontal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2970713
  4.  # 4

    De uma forma muito simples, direi que se consegue juntar o útil ao agradável.
    Ou seja, com calões em Inox e chapas sandwich erradica-se a infiltração de humidades e possivelmente consegue-se uma boa solução de isolamento térmico.
    Esta é a minha opinião, se calhar devido aos enumeros anos que passei em armazéns com coberturas desse tipo.

    Depois, por fim, temos a durabilidade que será bastante superior ás ditas telas, com acabamento em godo lavado.
    Tudo isto por pouco mais.

    A duvida é mesmo referente á capacidade de isolamento térmico dessas placas, pois não queria posteriormente ter de levantar essa cobertura para projectar um isolamento.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasDeve colocar isolamento, pelo menos sob as caleiras...
    Se está a utilizar Sandwish... está incorrecto. Porque o isolamento térmico, no seu caso, deverá ser colocadosobre a laje de esteira.

    PS: Em vez se sandwich.. coloque chapa simples, para efectuar a pendente (3 a 5%) e o isolamento em roofmate (XPS) sobre a laje horizontal.


    As perdas no caso do sandwich são elevadas?
    Sempre pensei que efectuando um isolamento na zona das caleiras era o suficiente para se conseguir minimizar as perdas térmicas.

    Alias, por essa razão é que pensei em projectar Poliuretano (ou lá o que é) na esteira antes de colocar as placas.
  6.  # 6

    O importante é isolar directamente sobre a envolvente que fará as trocas térmicas, neste caso é a laje horizontal.
    O desvão não util.. não interessa.
  7.  # 7

    Então depreendo que ao colocar as placas sandwich, estou a deitar dinheiro fora, pois não conseguirei ter um isolamento razoável.
    É isso?
    •  
      alv
    • 22 dezembro 2008

     # 8

    Vivam!
    É com diz o Pedro Barradas, ao usar a sandwish está a deitar dinheiro fora que poderá usar ao isolar directamente toda a área da esteira com XPS e depois sobre esse isolamento colocar as caleiras e a tal cobertura em chapa simples a fazer a pendente deixando bastante ventilação. Eu compreendo a sua preocupação em ão usar as coberturas planas e telas. É raro não darem problemas ao fim de alguns anos e se tem a platibanda que lhe oculta a pendente, então não exite. Não se esqueça de deixar nos topos das caleiras umas valentes "gárgulas", ou escoadores superficiais, que fazem com que a água se escape quando há uma tromba ou quando as caleiras se queixarem da falta de manutenção, evitando que a água extravaze para o interior da casa. Seja também generoso na entrega da caleira.
    "Fassam" parte.
  8.  # 9

    Colocado por: alv Seja também generoso na entrega da caleira.
    "Fassam" parte.


    Sim, por isso é que tenho chamado calões às caleiras... Estou a pensar numas caleiras generosas.

    Quanto ao resto, estava a ver se fugia ao isolamento na esteira, mas já vi que é má ideia.
    Se calhar vou optar por isolamento projectado.

    Já as placas, tenho a impressão que se forem de chapa simples, terei alguma ressonância (barulho) dentro de casa, aquando de uma chuva mais forte.

    Por isso, à priori, vou aplicar o que já tinha orçamentado, ou seja, projectar o isolamento e colocar placas sandwish.
    •  
      alv
    • 23 dezembro 2008

     # 10

    Vivam!
    É evidente que se usar sandwish é melhor que chapa, mas evite o isolamento projectado. Pelo mesmo dinheiro consegue um XPS de uma espessura superior, que se bem aplicado funciona melhor que o projectado em que não consegue controlar a espessura e já todos sabemos como é: Compra 30mm e projectam-lhe 20 que custam o mesmo que 40 ou 50 em placa. Mas de preços temos aqui quem saiba melhor o custo do projectado e do XPS.
    Continuo a falar-lhe das saidas das caleiras, ou aberturas nos topos delas para o exterior, para que quando transvazarem, o fazerem para o exterior e não para o interior.
    "Fassam" parte.
  9.  # 11

    Sim é um facto que têm-me aconselhado a optar por colocar as placas XPS.
    Se eu optar por essa solução, como o deverei fazer?

    Eu estava a pensar colocar a estrutura metálica de suporte ás placas sandwish e depois colocar as p'lacas XPS fixas com aquelas buchas plásticas.
    Terei de cobrir o isolamento com alguma argamassa?
  10.  # 12

    Colocado por: 2970713Terei de cobrir o isolamento com alguma argamassa?

    Não

    Colocado por: 2970713Eu estava a pensar colocar a estrutura metálica de suporte ás placas sandwish e depois colocar as p'lacas XPS fixas com aquelas buchas plásticas.

    A chapa sandwich já tem isolamento térmico, não necessita de meter placa xps á parte. pode sempre usar chapas sandwich com maior espessura
  11.  # 13

    Colocado por: PauloCorreia
    A chapa sandwich já tem isolamento térmico, não necessita de meter placa xps á parte. pode sempre usar chapas sandwich com maior espessura


    Essa era a minha primeira ideia. Usar chapas Sandwish de 5 ou 6 e não colocar XPS.

    Mas se a solução não se apresentar confortável, mais vale gastar uns 1000€ nesta fase, do que depois pagar o dobro.
  12.  # 14

    Boa noite 2970713,

    A sua opção de por chapa com isolamento tem toda a lógica. De facto as impermeabilizações têm muitos problemas térmicos e de impermeabilização por deficiente execução e projecto. Claro que o isolamento termico na chapa sandwich vai funcionar, ao contrario do referido por alguem. desde que o desvão da cobertura seja fracamente ventilado. Claro que vão haver trocas térmicas pela platibanda de betão que se transmitem á lage, a não ser que isole tudo o que for betão. Mas isso é válido em qualquer caso.
    Para aplicar a chapa tem que a aplicar em muretes,vigotas, vigas metálicas, etc com afastamento de cerca de 2, 5 m com alguma inclinação. mas eu gosto sempre de calcular cada caso concreto.
  13.  # 15

    Colocado por: francisco2Boa noite 2970713,

    A sua opção de por chapa com isolamento tem toda a lógica. De facto as impermeabilizações têm muitos problemas térmicos e de impermeabilização por deficiente execução e projecto. Claro que o isolamento termico na chapa sandwich vai funcionar, ao contrario do referido por alguem. desde que o desvão da cobertura seja fracamente ventilado. Claro que vão haver trocas térmicas pela platibanda de betão que se transmitem á lage, a não ser que isole tudo o que for betão. Mas isso é válido em qualquer caso.
    Para aplicar a chapa tem que a aplicar em muretes,vigotas, vigas metálicas, etc com afastamento de cerca de 2, 5 m com alguma inclinação. mas eu gosto sempre de calcular cada caso concreto.


    Caro Francisco,
    Obrigado pela sua resposta.

    Só fiquei com duvidas se é apologista em colocar xps na lage (esteira), ou se o mesmo passa a ser evitável.
    •  
      alv
    • 25 dezembro 2008

     # 16

    Vivam!
    Resumindo:
    Ou aplica chapa sem isolamento e isola sobre a laje e aí tem de ventilar, ou aplica sandwich sem isolamento sobre a laje e aí não pode ventilar.
    Muitas vezes as respostas desgarradas trazem alguma confusão e não deixamos todos de ter razão.
    Ainda assim, e se me é permitido ter opinião, se optar pelos dois, como me pareceu deduzir dos seus textos, ai, terá de ventilar, e o isolamento da sandwich não está lá a isolar, mas a funcionar como reforço estrutural e acondicionador do ruído, pelo que se puder valorize o isolamento da laje em deterimento da espessura da sandwich.
    "Fassam" parte.
  14.  # 17

    Não vejo necessidade de duplicar o isolmento, ponha a maior espessura possível na chapa sandwich. só tem que proteger a lage do ar exterior.
    •  
      alv
    • 26 dezembro 2008 editado

     # 18

    Vivam!
    Francisco, estamos a dizer mais do mesmo. Foi exactamente o que afirmei ao concordar com o Pedro Barradas nos primeiros post´s sobre este tema.
    Para terminar, porque já vai longo e esclarecido, ambas as soluções são de considerar, mas, eu, pessoalmente, prefiro ventilar, com ou sem sandwich, e isolar muito bem a laje, porque diminuo o volume a aquecer, porque mantenho a laje a uma temperatura inferior á da cobertura no periúdo de arrefecimento, etc., etc. e muito mais se poderia dizer sobre o assunto, mas parece-me que já é discutir o sexo dos anjos.
    Parece-me que o 2970713 já tem elementos de sobra, agora só se eu baralhasse um pouquinho mais e sugerisse um isolamentosito sobre a laje.....s´tou a brincar....
    Fico-me por aqui.
    "Fassam" parte.
  15.  # 19

    Bom Dia
    Tenho na minha casa isto :
    Nao existe laje.
    1º Barrotes com bastantes anos e em bom estado.
    2ºDepois forro em madeira antigo
    3º Manga de plastico preto (puzeram para nao se ver a cor azul das chapas de xps que colocaram por cima pelas frestas do forro de madeira)
    4º Roofmate
    5ª Placa de Sandwich com alcatrao e isolamento e acabamento cor e formato de telha aparafusada .
    ..........
    Na altura usou-se as placas sandwich por serem bem mais leves e pelo receio de tornar uma cobertura pesada para o predio que é centenario , e foi uma solução mais barata e mais rapida.
    Havia impossibilidades de varias ordens para fazer ou laje ou mudar todos a estructura da cobertura para receber telha.
    Em conclusao a casa esta virada a sul , tem um bom isolamento termico , eu durmo numa mezzanine junto ao forro e nao sinto nem calor do pico de verao nem frio, e nao tenho nem goteiras , nem humidade , se existe alguma condensação interiormente ela nao aparece ou é absorvida pelo forro . Mas na verdade a condensação aparece em cima do telhado para o exterior, em muitas noites nao esta a chover mas os beirais estao sempre a pingar.
    Gostava de ver comentarios vossos , sobre o assunto , e tentar saber se alguem tem ideia da duração destas ditas chapas em sandwich ????
    cumprimentos virtuais
  16.  # 20

    vir2al.. em principio.. durará a sua vida restante, pelo que se corre tudo bem (pelo que depreendo da dua intervenção), NÃO SE PREOCUPE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vir2al
 
0.0186 seg. NEW