Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde a todos os membros

    Actualmente tenho uma moradia de r/c + 1.º andar com mais de 100 anos na qual pretendo fazer obras para futuramente habitá-la. Devido à construção de então a placa é assente em vigas de madeira, as paredes exteriores são em pedra e as divisões são muito pequeninas... Quanto às vigas de madeira quero substituir por placa de betão uma vez que a madeira está bastante deteriorada, as paredes de pedra vou restaurar pois gosto bastante e não quero descaracterizar completamente a habitação. O problema está nas divisões... queria abrir e fechar determinadas paredes e aumentar nas traseiras para poder ficar com uma sala maior e aproveitar uma placa de cimento já existente. O construtor com quem tenho tratado, aconselhou-me fazer o alargamento em pré-fabricado, mas confesso que ainda tenho um pouco de receio...Talvez por falta de conhecimento. Mas o que acham? Alguém já construiu assim? Valerá a pena para o futuro? é que outra situação prende-se com o 1.º andar, que actualmente tem só uma divisão (não acompanha a profundidade da casa). Queremos construir o 1.º andar com toda a profundidade da casa, pois passariam para esse andar os quartos.. Será que ficará seguro sendo em pré-fabricado?
  2.  # 2

    Colocado por: dianaanjosO construtor com quem tenho tratado, aconselhou-me fazer o alargamento em pré-fabricado

    Já está a começar mal. Contactou um construtor (que ainda por cima não percebe nada do assunto) quando deveria contactar um gabinete de projectos. Para esse tipo de obra É OBRIGATÓRIO um projecto (*), que terá que ser aprovado, e só depois é que deve contratar um construtor para lhe construir a casa.

    (*) - Quando digo um projecto, digo: proj de arquitectura, estabilidade, águas e esgotos, térmica, acústica, telecomunicações, electricidade,.....
    Concordam com este comentário: ccdesign, Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  3.  # 3

    Viva Diana,

    De facto, para as alterações que refere será necessário contar com o apoio de uma equipa projectista que a deverá ajudar a programar a intervenção e acompanhar a referida obra.
    O construtor deverá participar na construção depois de saber exactamente o que quer e pode fazer, caso contrário, corre o risco de andar permanentemente a alterar a obra ao longo da mesma, que é a situação ideal para gerar conflitos e insatisfação com o resultado final.
    A equipa projectista deverá incluir engenheiro que irá efectuar os cálculos para confirmar a segurança e adequação da intervenção. Pelo tipo de alterações que refere nenhuma câmara irá permitir a obra sem licenciamento.

    Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  4.  # 4

    Caros membros

    Estou de acordo com o que foi dito anteriormente. Mas a questão é a seguinte: contactei um engenheiro e mediante o que pretendíamos para a moradia, apresentou-me um projecto que nada tinha a ver! E ainda por cima ficou todo ofendido por eu dizer que não era o que queria... Oh pá, mas afinal quem vai morar lá? Eu ou ele? Será que é assim tão difícil eles fazerem o que o cliente pede? É que nós sabemos exactamente o que queremos... e o construtor que trabalha com esse engenheiro de difícil carácter pareceu-me muito acessível e percebeu logo tudo à primeira...
    Provavelmente fui eu que induzi os membros em erro... o construtor só faz a obra mediante a apresentação dos trabalhos da especialidade e projecto. A minha grande questão é ser em pré-fabricado?! O que acham? É que eu gosto tanto da pedrinha... Mas ficará mais caro e demorado, não é? O que aconselham?
    Concordam com este comentário: j cardoso, treker666
  5.  # 5

    Colocado por: dianaanjoscontactei um engenheiro

    Pois...mas os engenheiros não percebem nada de arquitectura!!!

    Isto vai levar uma carrada de "concordar" dos arquitectos cá do forum :))
    Concordam com este comentário: j cardoso, marco1, dianaanjos, Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  6.  # 6

    Viva Diana,

    Possivelmente o construtor terá aconselhado um método construtivo específico por ser aquele com que está habituado a trabalhar. Pode ser o mais indicado, mas também pode não ser.
    Numa construção nova podemos ter mais alguma liberdade para escolher materiais e técnicas construtivas. Mas como indicou que pretende reabilitar e ampliar uma moradia com mais de 100 anos. Será aconselhável ter em atenção as características e condição da construção existente. Pois em grande parte serão essas propriedades que irão condicionar as escolhas seguintes para que no fim o resultado seja harmonioso. Sem mais elementos é complicado dar uma opinião sobre o que é indicado ou não. Talvez seja melhor investir um pouco mais na fase de projecto e na escolha de uma equipa projectista com a qual se identifique mais.

    Cumprimentos, Tiago
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaIsto vai levar uma carrada de "concordar" dos arquitectos cá do forum :))
    Discordam deste comentário:raulschone

    Não me leve a mal mas estava a mesmo a "pedir" e olhe que não sou eng.º ....
    Concordam com este comentário: Picareta
  8.  # 8

    Pois...mas os engenheiros não percebem nada de arquitectura!!!

    Falo por mim: é verdade, sou incapaz de fazer "arquitectura". Apesar disso sou perfeitamente capaz de detectar a má arquitectura quando a vejo e, acredite, vejo muita arquitectura realmente ... MÁ - a esmagadora maioria! Refiro-me a trabalho de arquitectos, claro, a projectos de engenheiro não chamo arquitectura.
    Concordam com este comentário: Picareta, Empenho Permitido
  9.  # 9

    A casa que pretende restaurar encontra-se onde? Tem fotos?

    É que o pessoal quer é fotos, muitas fotos....
  10.  # 10

    Caros Membros

    De facto sou obrigada a concordar com comentários anteriores, mas como em muitas outras profissões, há bons e maus profissionais...
    Informo que esta situação com o engenheiro surgiu por um mero acaso até porque íamos contactar com um arquitecto, mas caso se pudesse saltar a parte dos honorários do arquitecto melhor... Não são poucos tostões! Mas caríssimos, já percebi! Vou mesmo contactar com o arquitecto! Não quero estar a gastar dinheiro e ficar com problemas no futuro...
    Tenho que mandar fazer plantas da casa porque estão não existem, fui informada agora pela câmara... Engenheiro ou Arquitecto?

    speedsteer : A casa é em Vila Nova de Gaia e, quanto a fotos vou postá-las mais logo pois não as tenho aqui comigo. Assim também dão uma opinião sobre o que acham melhor mediante a situação.
  11.  # 11

    Colocado por: dianaanjosEngenheiro ou Arquitecto?

    Nesta fase deve contactar um arquitecto.

    Só um aparte. Disse num post lá atrás que os engenheiros não percebem nada de arquitectura, mas alguns arquitectos também não, por isso muito cuidado com a escolha do arquitecto. Existem muitos tópicos neste forum a explicar como deve proceder.
  12.  # 12

    Caros membros

    Como ainda não me foi possível publicar as fotos da casa, deixo aqui +/- um esquema. É só para terem uma ideia daquilo que pretendemos e darem a vossa opinião a ver se será viável...
    Anexo um esboço da casa actualmente, do que existe e outro esboço de como queríamos que ficasse.

    P.S. - A qualidade dos desenhos foi o melhor que consegui. Aviso que os desenhos não estão à escala.

    Gracias...
  13.  # 13

    Segue agora o esboço do que queríamos para a casa...
  14.  # 14

    Cara Diana,

    os seus desenhos, são um pouco dificeis de compreender, e não há mal nenhum por isso, mas se tem uma casa antiga, faça um esforço e tente respeitá-la, certamente que é possivel conciliar isso com uma optima solução de projecto para a tornar confortável para si e para a sua familia.

    Se tem uma ideia do que quer, optimo, vá falar com um gabinete de projectos/arquitecto e deixe que a ajudem. Com um diálogo produtivo certamente irá encontrar novas maneiras de comprender a sua casa antiga e de a valorizar.

    Seja exigente consigo e com os seus técnicos e ao mesmo tempo tenha a mente aberta, eles irão apreciar isso, ficarão entusiasmados com o projecto (o que é obrigatório!) e quem ganha com isso é a Diana e a sua casa.
    Não se esqueça que boas soluções não significam serem soluções mais caras. Estabeleça um tecto orçamental (realista) e avance a partir daí.

    Boa sorte e vá postando as novidades.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Concordam com este comentário: tiagot
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  15.  # 15

    diana

    a mim o que me choca é que demonstra um grau de ignorância significativo nesta área ( o que não tem mal nenhum) mas no entanto não se coibe de dizer que um arquitecto é caro e que queria passar por cima dessa "despesa".

    definitivamente faça um favor a si mesmo e para já não perca muito tempo pelos foruns, ou seja defina um plafond do que pretende gastar e tenha sorte com o arquitecto que contratar. para ter essa sorte marque ai pelo menos 3 reuniões com diferentes gabinetes e exponha-lhes as suas pretensões e plafond. qualquer um deles terá que previamente sem compromisso elucidá-la/ orientá-la minimamente do caminho a seguir nessa remodelação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  16.  # 16

    Caro Membro Marco

    A mim parece-me que será uma daquelas pessoas que não aceita, provavelmente, qualquer comentário ou observação que se faça relativamente à sua profissão.
    Se não tenho conhecimento mínimo?? Provavelmente não.. E será um dos motivos pelos quais não trabalho em nenhuma destas áreas. Se um arquitecto tem os honorários elevados??Tem, claro que tem! Pelo menos para pessoas que como eu não tem nenhum familiar, amigo ou conhecido... Mas devo dizer-lhe que muito me espanta ler o que escreveu: "(...) ou seja defina um plafond do que pretende gastar e tenha sorte com o arquitecto que contratar."Ou seja, por outras palavras, está a dizer-me que existem bons e maus profissionais. Que existem profissionais sérios e outro menos sérios. Ainda mais me espanta quando me sugere deixar o fórum, espaço livre de partilha, informação e meio de contactos e conhecimentos, para ir para um gabinete de um arquitecto. Irei certamente, mas não acha um pouco "redutor" para não utilizar outra palavra, quando anteriormente me diz por meias palavras que nem todos os profissionais são competentes e éticos?! Não acha correcto que as pessoas, futuros clientes, se informem antecipadamente com outras pessoas e procurem perceber todo o processo necessário?! Não acha necessário que os futuros clientes ao abordar um arquitecto saibam no mínimo do que falam?! Eu acho e penso que sim... Aliás, agradeço-lhe o seu comentário mas, informo que como demonstro "um grau de ignorância significativo nesta área" e, como não quero ir para um gabinete de arquitectura tratar do projecto da casa da minha vida de olhos fechados, lamento desiludir mas continuarei por cá durante o tempo que eu ache necessário e enquanto houver membros dispostos a esclarecer-me as dúvidas que eu tiver e, enquanto houver outros membros que queiram uma opinião... Claro está, que terão que se tratar de membros menos "donos da verdade" do que o Caríssimo...
    Concordam com este comentário: nidia.simao
  17.  # 17

    faça como entender, apenas não entende o que eu quis dizer ( não é obrigada a isso) e tambem eu já gastei muito latim por aqui e sinceramente não estou para fazer aqui um relatório exaustivo das razões porque lhe dei essa opinião, outros concerteza o poderão fazer, apenas lhe digo não fique tão ofendida pois um dia poderá vir a perceber o quão construtivo terá sido o meu comentário.
    boa sorte para si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  18.  # 18

    Colocado por: dianaanjosSe um arquitecto tem os honorários elevados??Tem, claro que tem!


    diana antes de dizer se os honorarios são altos ou baixos tente saber em que é que consiste o trabalho de um arquitecto. Quando souber o que é que implica, o tempo e esforço necessários para se fazer um trabalho decente, de certeza que vai mudar de ideias. Um projecto (completo e competente) é algo que demora muito tempo (às vezes demora anos) e o pagamento é também diluido no tempo. Com isto quero dizer que um mau projecto ou um projecto inexistente é muito mas muito mais caro (sem falar no desgaste emocional) e o DO é que só dá conta disso quando faz as somas (se as fizer) no final da obra.
    A diferença está na apresentação dos honorários do arquitecto onde cliente só vê o valor global e não vê o tempo e as fases de pagamento (porque não está atento, porque tem de estar tudo lá explicado).

    Aqui no forum existem umas discussões sobre os honorários e no site da ordem dos arquitectos explica lá tudo o que precisa de saber (apenas tem que ter a paciência de ler).

    Tenha calma e paciência, porque se vai construir/remodelar ainda lhe falta algum tempo até ter tudo pronto para poder ir viver para a sua nova casa.

    Outra coisa, e não leve a mal por favor, mas apesar de achar que sabe o que quer fazer, na realidade não sabe ou sabe muito pouco, e não há mal nenhum nisso porque a grande maioria das pessoas também não sabe (apesar de pensarem que sim), ainda para mais quando não tem qualquer tipo de experiência. Sabe como quer viver e do que gosta, o que é muito importante, mas apenas isso, e é isso que terá de explicar ao arquitecto e depois ouvir, pensar e criticar as soluções que lhe forem sendo apresentadas, sempre numa óptica do "geral para o particular" e sempre com a mente aberta.
    Todo o processo mental de composição e organização, conhecimentos espaciais, formais e construtivos, interpretação de legislação e experiência a diana não tem, e não tem que ter, porque é para isso que contrata um arquitecto.

    Aproveite esta oportunidade para aprender mais um pouco e vai ver que vai ficar surpreendida com o que se pode fazer em arquitectura. E correndo o risco em repetir-me, lembre-se que a boa arquitectura não é mais cara que a má. Se vai fazer a casa da sua vida, que será certamente o investimento da sua vida, não desperdice o seu tempo e dinheiro. Seja exigente!

    Cumprimentos,

    Rodrigo

    PS - dê uma vista de olhos nestes sites:

    www.ultimasreportagens.com
    www.photo.joaomorgado.com
    www.archdaily.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  19.  # 19

    ... e no site da ordem dos arquitectos explica lá tudo o que precisa de saber (apenas tem que ter a paciência de ler).

    E muita boa vontade para não vociferar contra tanto disparate.
    Nada de confusões, defendo a arquitectura para arquitectos, mas como uma opção consciente e não como resultado de um texto ridículo de tão corporativo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
  20.  # 20

    pois j cardoso concordo, mas a mim apetece-me vociferar é quando dizem com a maior das certezas como se já andassem nisto há muito tempo, que o trabalho dos arquitectos é caro e coisa e tal, bolas salta-me a tampa e é mesmo pena que certos DO não venham depois aqui ao forum contar as suas enormes economias e plena satisfação com as suas obras resultado de ter passado ao lado pela "fase do arquitecto".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dianaanjos
 
0.0209 seg. NEW