Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: joalage

Sem dúvida que é preferível gastar 60€. Além de que consegue uma serra circular por uns 40€, para pequenos trabalhos.
    Os acidentes com rebarbadora e serra para madeira são muito, muito, graves.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

E convém não esquecer que no dia que facilitamos é no dia que nos magoamos. Ainda há poucos dias estava a cortar uma peça de soalho e só por sorte não me magoei a sério. O corte era pequeníssimo e por puro facilitismo não coloquei a serra circular na guia, apanhou um nó da madeira saiu logo disparada. Cuidado!!
    Concordam com este comentário: treker666, two-rok, branco.valter, rafaelisidoro, joalage
  2.  # 902

Colocado por: TyrandeAcham que mais vale a pena gastar 60€ com uma serra circular?

SIM!!!!!!!! Definitivamente, não use uma rebarbadora para cortar madeira!
    Concordam com este comentário: two-rok, Joao Dias
  3.  # 903

Hoje aconteceu-me uma coisa engraçada...fui-me logo lembrar aqui do pessoal do fórum =)

Estava a cortar tijolo em frente à minha casa (já está quase !!!) e estava um rapaz a cortar lenha no terreno em frente ao meu.
    Para cortar o dito cujo uso óculos de protecção e supressores de ruído...só... e depois tenho uma bancada improvisada para segurar os tijolos, para que eles não se mexam.
    No final do dia, tava o rapaz prestes a ir embora, chega ao pé de mim e pergunta-me:

- olha, os óculos eram pra que? Pra não ir o sangue pros olhos?
    Fiquei tipo: ????!?!?!?
    Saca de uma luvas e dá-me!
    - nunca uses rebarbadora sem luvas!
    E pumba, vai-se embora ...

Lembrei-me logo do pessoal cá do fórum =)
    E prontos. Acabei o dia com uma "chamada de atenção"... e umas luvas novas =)

A serra circular vai ter de esperar até pro mês. Já estourei o meu limite de compras este mês...hehehe
    Concordam com este comentário: branco.valter, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, two-rok
  4.  # 904

Colocado por: civismoBoas , ando a reparar um problema num injector na minha mercedes 220CDI, como podem ler aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/38618/3/topico-das-duvidas-dos-mecanicos-bricoleiros-mercedes/#Comment_794053

Apesar de ja nao ter duvidas sobre o valor do aperto a dar ao parafuso do injector, li bastante numa série de foruns e todos são consensuais em :

Aperto de 7NM , e no final mais um aperto de 90 graus, e mais um de 90 graus,

Ou seja, apos apertar 7NM com a dinamometrica, ainda leva dois apertos de mais 1/4 de volta cada

Ainda tenho é algumas duvidas sobre as dinamométricas: Tenho aqui esta chave que me emprestaram, mas a escala de NM começa muito acima dos 7NM... Possivelmente é para coisas mais brutas, como apertar pernes das rodas , por ex ...

Que chave recomendam para este efeito ??

Eis um artigo interessante de como usar uma chave dinamometrica, mas pelos vistos esta dos exemplos tambem nao da para estes trabalhos mais precisos com valores tão baixos como 7NM:

http://forum.care4wheels.com/viewtopic.php?f=13&t=575

chave para 7nm procure numa loja de bicicletas => aqui
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 905

eu tenho uma proxxon MC15, para s bicicletas...

Comprei aqui:
    http://www.bike-discount.de/en/shop/torque-wrenches-542?currency=1&delivery_country=139
  6.  # 906

Emprestaram-me uma da Wurth entretanto :)
      wurth.jpg
  7.  # 907

Hoje vou voltar a escrever sobre um assunto que gosto:

Tenho varias aparafusadoras sem fios, com as baterias viciadas, e já as tinha ligado a uma bateria de ups, constatando que a sua performace

era muito superior quando comparado com as proprias baterias.

Entretando fiz uma experiencia, liguei directamente a uma fonte ATX de computador , e o resultado é bastante bom.

Experimentei várias, e conclui que quando mais rascas são, melhores são para este caso.
    Isto porque as fontes de gama média / alta têm mais protecções, e desligam-se com mais facilidade quando se puxa por elas.

Fiz 3 até ao momento, e os melhores resultados obtidos foi com uma vulgar LPK de 400W com ventoinha de 12CM. Ainda para mais é muito espaçosa

no interior.

Quanto aos terminais, em aglumas usei femeas bananas de painel, e em outras usei terminais de coluna, com mola.

Normalmente faço uma saida para os +5V e outra para os + 12V

Para ligar uma fonte atx, basta ligar o fio verde com um preto. MAS isso não chega, a maioria das fontes precisam de uma carga minima na linha

dos 5V, para os 12V funcionarem bem. Ha quem use uma resistencia:

Eu preferi usar uma lamopada, neste caso opto por uma lampada laranja de 21W dos piscas de automovel, a qual gasta cerca de 1A quando ligada a

5V

De resto, ja modifiquei varias aparafusadoras - Makita, Bosch, Black decker e Brosxe , depois coloco aqui mais fotos de como ficaram

Em quase todas coloquei um fio de 1mm, quase todos provenientes de aspiradores avariados, com cerca de 7 metros / cada
    As perdas não sao significativas, apesar das correntes envolvidas

Por falar em correntes, este sistema de ligar uma aparafusadora a uma fonte ATX fica quase tão bom como ligar a uma bateria de 12V / 18Ah ,

pois a fonte ATX consegue facilmente chegar aos 20 Amperes quando a aparafusadora esta em esforço

Ja a bateria que vem originalmente com as aparafusadoras dificilmente consegue mandar picos tão altos, dai que com esta modificação conseguimos

ter um binario numa aparafusadora de 20 euros equiparavel as de 100 e tal

A titulo de exemplo, a minha velhinha Einhell Bavaria (gama baixa) de 18V tem uma força imparavel quando ligada a fonte ATX , parece uma Berner

com a qual trabalhei ha uns meses !!!

Ah, mesmo as de 18V podem ser ligadas a 12V sem problema, é só por dizer que tem ligeiramente menos rotação , mas a força está la na mesma

Experimentei a agarrar a bucha com uma luva, e em quase todas foi muito dificil para-las , tal é a força / binario.

Liguei a fonte ATX a um medidor de energia, e a fonte ATX chega a mandar picos de 500W quando tento parar a aparafusadora com uma luva.
    O normal é andar nos 100W a trabalhar com alguma força, e 20W em vazio (porque só a lampada laranja gasta 10W)

=============================================================================
    Vantagens deste sistema de adaptar uma Aparafusadora a uma fonte ATX :

>Uma aparafusadora é muito melhor que um berbequim no que toca a binario a baixa rotação e precisão para trabalhos de precisão: Aparafusar,

Madeiras, metais leves, etc.

>Com este sistema nao ha necessidade de esperar que a bateria esteja carregada, nem perde potencia à medida que a bateria descarrega

>Conseguem-se boas aparafusadoras usadas com baterias viciadas nos classificados da internet a partir dos 20€ , já as novas de qualidade

começam nos 100 e tal

>Uma unica fonte ATX pode alimentar duas ou tres aparafusadoras ao mesmo tempo, uma vez que não vao estar todas a trabalhar ao mesmo tempo.
    Ou seja, pode estar uma com uma broca pequena, outra com uma broca grande e outra com a ponteira para aparafusar .

Desvantagens deste sistema de adaptar uma Aparafusadora a uma fonte ATX :

>Deixa de haver a portabiliade da bateria

>Os cabos enrolam-se por vezes, e sem fios nao ha esse problema

>É preciso testar varias fontes para encontrar a melhor
    >Modificar uma fonte exige conhecimentos tecnicos que nem todos têm.

>CUIDADO nas fontes ATX e comutadas , pois os condensadores grandes por vezes ficam carregados por muitos dias com 300V, mesmo apos desligar.
    Solucao: Ou nao mexer nessa zona, ou medir com um voltimero a confirmar, e se necessario ligar uma lampada incandescente em paralelo com esses

condensadores para assegurar que estao descarregados

Estas pessoas agradeceram este comentário: joalage
  8.  # 908

Muito bom!
    Tenho uma aparafusadora já com alguns anos da black & decker, desisti de comprar baterias por serem muito caras. Pedi a um técnico de electrónica para me adaptar a aparafusadora a um transformador, mas a máquina ficou quase sem força e velocidade, acabei por guardá-la. Talvez venha a experimentar esta sua criatividade.
    • 20
    • 13 julho 2015

# 909

Uma fonte de alimentação de 12v e 20A no ebay já se encontra por 20€

Ficam é como o civismo disse com os fios atrás..
    Concordam com este comentário: civismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo, joalage
  9.  # 910

Colocado por: joalageMuito bom!
    Tenho uma aparafusadora já com alguns anos da black & decker, desisti de comprar baterias por serem muito caras. Pedi a um técnico de electrónica para me adaptar a aparafusadora a um transformador, mas a máquina ficou quase sem força e velocidade, acabei por guardá-la. Talvez venha a experimentar esta sua criatividade.

Isso é sintoma de pouca amperagem.
    Concordam com este comentário: civismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joalage
  10.  # 911

Estive agora no ebay e realmente encontrei estas a 22€

Mas estou com o feeling que uma ATX de computador é mais potente que esta do Ebay, e que desliga-se com menos facilidade quando a aparafusadora esta em esforço

Para alem disto, é uma pena a caixa ser assim, seria sempre preciso coloca-la dentro de uma caixa plastica / isolada, sobretudo por causa da zona da ligação dos fios

• 20
    • 13 julho 2015

# 912

Colocado por: civismoEstive agora no ebay e realmente encontrei estas a 22€

Mas estou com o feeling que uma ATX de computador é mais potente que esta do Ebay, e que desliga-se com menos facilidade quando a aparafusadora esta em esforço

Para alem disto, é uma pena a caixa ser assim, seria sempre preciso coloca-la dentro de uma caixa plastica / isolada, sobretudo por causa da zona da ligação dos fios

30A 27€

http://www.ebay.co.uk/itm/DC-12V-2A-5A-10A-15A-20A-30A-Regulated-Transformer-Power-Supply-For-LED-display-/281670421908?pt=LH_DefaultDomain_3&var=&hash=item4194dd8d94
    • 20
    • 13 julho 2015

# 913

11.  # 914

Não precisas de ir ao ebay, no mauser tens disso aos potes.
    • 20
    • 14 julho 2015

# 915

Colocado por: ultrahipermegaNão precisas de ir ao ebay, no mauser tens disso aos potes.

Mencionei ebay porque se tratava de bricolage e não para uso profissional

Verifique o valor de uma fonte de 20/30A 12V e compare com as que indiquei, e sim não podemos comparar a qualidade e garantia
  12.  # 916

Nas vossas opiniões, que 5 ferramentas são as mais importantes e primeiras a adquirir por quem tem uma pequena oficina?
    1 um torno;
    2 um berbequim;
    3 um jogo de chaves;
    4 uma rebarbadora;
    5 uma bancada de trabalho (não é ferramenta mas para mim um pormenor importante para trabalhar)
  13.  # 917

2, 3 e 4 - qualquer mortal tem em casa.
    1 - necessita do 5 para trabalhar em segurança.
    Logo só sobra o 5, portanto o mais importante é o item 5.
  14.  # 918

OK. O que coloquei em cima foi a minha opinião das 5 primeiras. Queria saber as vossas opiniões das vossas escolhas.
  15.  # 919

Colocado por: nandogoncaOK. O que coloquei em cima foi a minha opinião das 5 primeiras. Queria saber as vossas opiniões das vossas escolhas.

Esta na minha opinião é indispensável. A sua versatilidade é incomparável e tornou-se numa grande amiga ao longo dos últimos Meses. O facto de se poder transportar as mais diversas ferramentas numa só mala é uma das suas características mais atrativas.
    Este modelo em particular é muito mais caro do que a grande maioria dos equipamentos semelhantes da concorrência mas se for para uso profissional/diário é na minha opinião o investimento mais acertado.
  16.  # 920

;
      image23.jpg

0.0352 seg. NEW