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  1.  # 41

    Ainda assim pensava que fossem mais caros
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  2.  # 42

    Colocado por: civismoOk!

    Ja agora o que recomenda para limpeza dos injectores ?

    Ja ouvi algures sugerirem ultrasons


    Há quem faça assim como diz com injectores desmontados, há quem faça com uma máquina que liga directamente ao carro e faz a limpeza em circuito fechado com o motor a trabalhar, há quem meta aditivos no combustível para ir limpando, depende como estão. Na primeira hipótese é o ideal mas gasta muito mais, na última hipótese para evitar mexer e mais despesas eu já me dei bem com este:
    http://www.faher.pt/products/EC%E2%80%93EC%7B47%7DM-Diesel-%252d-Tratamento-de-Sistemas-de-Injec%C3%A7%C3%A3o-%28DIESEL%29.html
  3.  # 43

    Colocado por: civismoAinda assim pensava que fossem mais caros
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      screenshot.33193.jpeg
      screenshot.33194.jpeg


    Novos são caríssimos.
    Usados encontram-se bons negócios e maus negócios, é como tudo.
    Mas isso não funciona só assim como parece, não é só tirar um estragado e montar outro usado, cdi's há muitos e os injectores não são todos iguais, além de que têm que ser programados depois de montados.
  4.  # 44

    Boas! Pensava que bastava trocar por um injector com a mesma referencia

    Quanto a aditivos , é coisa que nunca usei em nenhum dos meus carros, mas constato que as prateleiras dos hipermercados e norautos e feuverts estão cheios disso ...

    Na realidade o meu carro ate gasta relativamente pouco, 6.5 litros de media se fizer uma conducao calma e autoestrada a 120 .

    Tem passado sempre nas inspeccoes sem reparos no que toca a fumos, contudo constato que se acelerar para ultrapassar por ex, que fuma bastante

    E ja tenho ido atras de carros destes na autoestrada e mesmo em uso normal nota-se sempre um bocadinho de fumo, por isso nao sei se é defeito ou feitio
  5.  # 45

    Comprei ha bocado estas chaves no leclerc a 1€ / cada, e acho que vou sacrificar uma delas para fazer um saca de injectores, ou seja vou cortar a parte da boca e coloca-la num angulo de 90 graus, para encaixar na parte onde costuma estar a peça 101

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  6.  # 46

    Por falar em limpeza de injectores, é de facto impressionante a oferta disponivel num unico hipermercado
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  7.  # 47

    Por esses preços não acredito que esses aditivos surtam algum resultado. Um aditivo bom custa à volta dos 20 paus.
  8.  # 48

    Colocado por: BricoleiroPor esses preços não acredito que esses aditivos surtam algum resultado. Um aditivo bom custa à volta dos 20 paus.

    as marcas que tem na foto são muito boas relação preço custo,a maior parte desses aditivos a mais de 20 paus so paga a marca e publicidade,basta pegar na embalagem e ver quantos litros tratam e quais os aditivos e depois vera que não existe diferenças aparte marcas jumbos!
  9.  # 49

    Colocado por: ramos1999
    as marcas que tem na foto são muito boas relação preço custo,a maior parte desses aditivos a mais de 20 paus so paga a marca e publicidade,basta pegar na embalagem e ver quantos litros tratam e quais os aditivos e depois vera que não existe diferenças aparte marcas jumbos!


    Num carro meu não deitava para lá um aditivo da redex nem que me pagassem.
  10.  # 50

    https://www.youtube.com/watch?v=ZyJINAI1nGY

    esta é a única maneira de limpar em condições os bicos dos injectores.

    esses aditivos são ligeiramente ácidos, e basta perceber a precisão dos injectores CR actuais para ver que não é boa ideia meter um acido lá para dentro.

    à tempos ouvi falar em 60€ nas bosch car service para fazerem esta limpeza, não sei como será actualmente
  11.  # 51

    Ja mudei a anilha da ponta do injector no meu motor 220CDi !

    Ainda passei pela mercedes para perceber quanto custaria fazer lá este serviço, e a estimativa de 100€ deu-me animo para arriscar um DIY (Faça Você Mesmo).



    O processo foi demorado , cerca de 5 horas (mais uma ou duas a reunir todas as ferramentas) , e é um trabalho sujo
    Felizmente tive a ajuda de um amigo apaixonado por mecanica, se bem que a area dele é mais a dos motores a gasolina.

    Muitas vezes pensei que mais valia ter pago os 100€ , contudo tambem obtive algum prazer na realização deste trabalho . Mas percebi que 100€ (ja com iva) de facto é um valor adequado e mais do que justo para este serviço !!!

    Na net chamam a estas fugas comuns nos injectores dos mercedes de "Black Death, e percebe-se porque !
    É incrivel a quantidade de caramelho preto que se gera a volta do injector, no meu caso iniciei o processo com o motor a quente, uma vez que assim é muito mais facil remover o injector.
    Nao precisei de ferramentas especiais, o injector estava bastante solto e duas pessoas a puxar foi o suficiente










    O mais dificil e demorado foi mesmo limpar tudo : colocamos um rolhão de pano no orificio do injector , para evitar que caissem residuos para dentro do motor, e raspamos tudo muito bem .
    O mais demorado talvez tenha sido mesmo limpar o orificio do parafuso de aperto, estava cheio de caramelo / alcatrao.
    Foi um trabalho de muita paciencia, em que foi saindo aos bocadinhos.
    Segui ainda uma dica que tinha lido algures na net: aproveitei o parafuso velho e dei-lhe dois golpes ao longo da rosca, para ajudar a escariar o lixo que havia na rosca. Antes de o levar ao orificio, corri-o numa porca para ter a certeza que a rosca estava OK.

    Limpar o orificio do Injector foi a proxima dificuldade. Optamos por um rolhão de pano com petroleo, a volta de um tudo VD de electricidade.
    como a zona onde assenta a anilha de cobre estava algo carbonizada derivado ao tempo em que a fuga durou, foi necessario colocar uma lixa muito fina na ponta do tudo VD , paa ajudar a limpar


    Claro que ha ferramentas proprias , seguem exemplos :

    http://www.klann-online.de/en/Service/Mobile/WebCatalogue/ProductCard/tabid/264/eid/14933/Default.aspx



    Pelos vistos limpar a zona da anilha é mesmo uma das partes mais delicadas, pois ha o riscos de novas fugas, como aconteceu a este :
    http://www.benzworld.org/forums/v-class/1510724-injector-seat-cleaning-tool.html

    Deve ainda haver cuidado em evitar deixar cair lixo para dentro do motor.
    Ha quem retire uma vela e injecte ar comprimido ,por forma a obrigar o lixo a sair pelo buraco do injector.
    Optei por outro truque que li: Dar à chave por uns segundos , e usar o proprio cilindro para soprar :)

    Depois limpei o injector :



    Nesta foto nota-se um dos orificios injectores na ponta. Salvo erro sao 5 ou 6 no total





    Nao fiquei nada contente foi com o facto do batente da anilha de cobre do lado do injector estar a ficar corroido, possivelemente derivado à fuga que deve ter durado algum tempo, nota-se que nao esta uniforme , espero que a anilha de cobre vede bem .
    Por acaso li algures sobre um tipo que usa antes as anilhas de cobre dos motores 2.2cdti da honda, pois supostamente sao similares mas melhores




    Apliquei ainda a massa branca no injector antes de o montar de volta.
    Montei tudo de volta, ja fiz uns kilometros, e até ao momento tudo Ok
    Vou andar de olho em eventuais fugas





    Por ultimo, ficam as medidas da peça que prende o injector.
    Ou seja, são 12mm, por isso se algum dia tiver que fazer um saca para injectores o ideal sera faze-lo com 12.5 ou 13 mm

  12.  # 52

    Por ultimo, reafirmo que fiz isto mais por aventura do que por outra coisa.

    O carro ja tem 15 anos, e tenho uma carrinha peugeot partner para alem desta mercedes, por isso mesmo que algo corresse muito mal, nao ficava a pé ;)

    Reafirmo ainda que os 100€ que a marca pede para este serviço são mais que justos !

    Depois ha ainda o lado pratico da coisa , no meu caso tenho imensa ferramenta, mas ha sempre algo que falta, ainda tivemos que inventar um raspador para remover o alcatrao da rosca a partir de um bocado de arame.
    E não tenho uma oficina ou local coberto para fazer isto, por isso foi mesmo na rua, sob o sol , vento e ameaças de chuva :)
    E depois ha sempre aquela emoçao de a qualquer momento poder passar uma patrulha da PSP e dizer que a rua nao é oficina e que nao poderia estar ali a fazer aquilo :)



    Depois ha ainda as partes que correm mal, sobretudo quando estamos a falar de borrachas de plasticos e borrachas ressequidos com 15 anos , como aconteceu com este tubo de retorno que partiu-se (mas o meu amigo bricoleiro deu-lhe um jeito )





    Por ultimo ha ainda as duvidas que vão surgindo , umas delas faceis de encontrar no google, outras nem por isso .

    A maior duvida que me surgiu foi mesmo qual o valor do aperto que se deve dar no final com a chave dinamometrica ao parafuso torx ??

    Li sitios onde debatiam se eram 7 ou 70 , lol

    O mais consensual pareceu-me ser os 42nm

    O meu amigo apertou a olho, mas gostava de saber qual o valor exacto, pois receio que possa estar menos apertado do que deveria.

    A chave que usamos é igualzinha a esta:



    (e aqui esta um tutorial que explica como usar: http://forum.care4wheels.com/viewtopic.php?f=13&t=575 )
  13.  # 53

    Colocado por: civismoPor ultimo ha ainda as duvidas que vão surgindo , umas delas faceis de encontrar no google, outras nem por isso .

    A maior duvida que me surgiu foi mesmo qual o valor do aperto que se deve dar no final com a chave dinamometrica ao parafuso torx ??

    Li sitios onde debatiam se eram 7 ou 70 , lol

    O mais consensual pareceu-me ser os 42nm

    O meu amigo apertou a olho, mas gostava de saber qual o valor exacto, pois receio que possa estar menos apertado do que deveria.

    A chave que usamos é igualzinha a esta:



    e no forum da mercedes,ninguem tera essa informação??sera muito dificil encontrar na net sobretudo a mercedes,mas è muito importante apertar com a chave e não a olho!
  14.  # 54

    Colocado por: civismoA maior duvida que me surgiu foi mesmo qual o valor do aperto que se deve dar no final com a chave dinamometrica ao parafuso torx ??

    O AutoData quase de certeza tem isso, eu por acaso não o tenho instalado, mas tente instalar, ou veja alguém que tenha.. Quase de certeza que está lá a dizer!
  15.  # 55

    Vou ter que pesquisar melhor :)
  16.  # 56

    Colocado por: manelvcNao precisei de ferramentas especiais, o injector estava bastante solto e duas pessoas a puxar foi o suficiente


    Teve sorte! Muita sorte!
    Ainda bem que correu assim e conseguiu fazer, todos os que dizem que as oficinas são xulas a levar 100 ou 100 e tal euros por trabalho destes deviam experimentar a meter as mãos nisso que rapidamente mudam de ideias.
  17.  # 57

    Boas !

    Tenho uma Carrinha Classe E do ano 2000, W210 , 143CV.

    Costumo usar pneus 215/55 R16, mas são bastante caros , talvez por ser uma medida pouco standarizada.

    Sera que posso mudar para 205/55 R16 , os quais ha em mais abundancia e sao muito mais baratos (muitas marcas chegam a ser metade do preço para o mesmo pneu)

    Ja li algues que nao se pode usar pneus de dimensoes que nao constem no livrete, mas também já ouvi dizer que existe uma pequena tolerancia, salvo erro 5%

    Obrigado
  18.  # 58

    Essa tolerância apenas se aplica nos IPO. Para a polícia tem que estar exatamente igual ao que consta no livrete.
    Tem 2 hipoteses, ou vai à marca e eles passam uma declaração ou terá que homolgar a medida num laboratório de ensaios.
  19.  # 59

    Afinal a fuga que reparei ha dias no injector da minha carrinha 220CDI nao ficou resolvido, apos 1000 KM voltou a bufar naquele mesmo injector.

    Antes do mais compartilho esta vista espectacular em 3D Studio MAX de como são estes injectores por dento :

























  20.  # 60

    Ora bem, como estava a contar, ha umas semanas resolvi substituir a anilha do injector por mim mesmo.

    Correu relativamente bem , mas entretanto passados 1000KM voltei a sentir o cheiro a queimado.

    Abri o capot e senti um injector a soprar. Num primeiro momento até pensei que estava outro a bufar, mas não, era o mesmo que tinha reparado.

    Pensei logo na face do injector que estava a ficar gasta, tal como se pode ver nesta foto:



    E pelos vistos não me enganei , parece-me que a fuga é mesmo por lá

    Ja agora , recordo que o injector estava assim limpinho ha 1000 Km atras quando mudei a anilha:





    E hoje quando o tirei estava assim:





    Ou seja apesar de o injector estar todo sujo novamente (curiosamente foi mais dificil de o sacar nesta segunda vezes do que ha dois meses), da para perceber que a anilha esta limpinha na zona que assenta na cabeça do motor. Menos mal, era pior se fosse ao contrario, acho eu !

    Parece evidente que o problema esta na face do injector que encosta na anilha ... ficou corroida pela fuga anterior ...
    Isto possivelmente é como nas idas ao dentista: Quando se adia um problema para poupar, geralmente acaba-se a gastar mais !





    E agora ? Será que dá para rectificar ?

    Ou conseguirei trocar so aquela parte que esta gasta ?
    Aparentemente aquela parte sai, como se pode ver nas fotos 3D que coloquei ali atras... o meu receio é que ao tentar trocar saltem molas e tal :)
    E teria que arranjar um injector igual avariado com a aquela parte intacta....

    Está a ser trabalhoso, mas pelo meio estou a aprender qualquer coisa, e não me posso dar ao luxo de levar o carro para a oficina , ainda por cima isto de injectores é um bocado um cheque em branco.
    Por falar em oficinas, ha com cada historia, olhem para esta noticia: http://www.brutaldeboa.com/as-burlas-das-oficinas-que-os-clientes-nem-topam/
    Claro que pelas atitudes de alguns mancham uma classe profissional inteira, maus profissionais e burloes haverá sempre em todas as areas.
 
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