Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Mudei-me há pouco tempo para um apartamento num condomínio fechado. O apartamento é muito bom, exceptuando um pequeno grande pormenor, funciona como uma estufa!
    Só tem janelas viradas a nascente, não dando para fazer ventilação cruzada para arejar a casa e levando com sol directo nas mesmas toda a manhã. As persianas são de alumínio, cinzentas escuras tais como a caixilharia de PVC. As persianas atingem temperaturas elevadíssimas com o sol directo, e transmitem esse calor para o interior da casa. Com as persianas levantadas as janelas produzem efeito de estufa.
    Não sei o que fazer, se desse para fazer ventilação cruzada, sempre dava para arejar um pouco a casa, mas assim o ar fica muito quente e saturado, de manhã é um inferno!
    É claro que poderia colocar ar condicionado, mas as contas de electricidade seriam elevadíssimas e além disso a casa é alugada.

    Alguém tem sugestões para resolver este problema?
    Obrigada desde já!
  2.  # 2

    Colocado por: Danae As persianas são de alumínio, cinzentas escuras tais como a caixilharia de PVC. As persianas atingem temperaturas elevadíssimas com o sol directo, e transmitem esse calor para o interior da casa. Com as persianas levantadas as janelas produzem efeito de estufa.
    Engraçado...
    Ainda há dias o (membro do Forum) Rocha me desaconselhava os estores cor de antracite (cinzento) virados a sul por isso mesmo. O calor!

    Com as persianas levantadas as janelas produzem efeito de estufa.
    O vidro é duplo? É "sunguard" ?

    Não sei o que fazer, se desse para fazer ventilação cruzada, sempre dava para arejar um pouco a casa,
    Para arejar a casa não tem de ter «ventilação cruzada».
    Ao abrir as janelas passará a ter cá dentro a temperatura de lá de fora.
    O "vento" só acelera esse processo.

    Em dias em que se prevê muito calor, areje À NOITE e feche tudo durante o dia. Isso permitirá RETARDAR a entrada do calor exterior durante algumas horas.

    MAS se quer que o interior da casa seja sempre MAIS FRESCO que o exterior terá mesmo de comprar um aparelho de ar condicionado.
  3.  # 3

    Obrigada Luis,

    Os vidros são duplos, marca "Climalit".
    A ventilação cruzada acelera bastante essa homogeneização da temperatura. Assim como está, se não estiver vento na rua, o ar fresco praticamente não entra...
    •  
      GF
    • 21 julho 2012

     # 4

    Colocado por: Danaefunciona como uma estufa!

    Aproveite para plantar umas flores, vai ver que crescem rápido ;)
    • eu
    • 21 julho 2012

     # 5

    Pode aplicar película térmica no exterior do vidro. É relativamente barata e muito eficaz...
  4.  # 6

    Colocado por: Danae
    A ventilação cruzada acelera bastante essa homogeneização da temperatura. Assim como está, se não estiver vento na rua, o ar fresco praticamente não entra...

    Mas..., qual ar fresco?
    Estão 30C lá fora!! (zona de Lx).

    Eu, como fechei tudo (incluindo todos os estores em PVC BRANCO) esta manhã quando saí, espero não ter + de 25C quando chegar a casa pelas 16h...

    (NOTA: para haver permuta térmica não precisa de ter vento!)
  5.  # 7

    Mas..., qual ar fresco?
    Estão 30C lá fora!! (zona de Lx).

    Eu, como fechei tudo (incluindo todos os estores em PVC BRANCO) esta manhã quando saí, espero não ter + de 25C quando chegar a casa pelas 16h...

    (NOTA: para haver permuta térmica não precisa de ter vento!)


    O ar fresco da noite ou de manhã cedo. *as 8 da manhã já estão 30ºC na cozinha, como tudo fechado...
    Vamos instalar ar condicionado, o senhorio já concordou. Quanto às peliculas térmicas, acham que se justifica colocá-las de qualquer das formas? Se as persianas estiverem fechadas essas películas evitam que o calor gerado pelas persianas passe para o interior?

    Obrigada
  6.  # 8

    A hora + fria no Verão é pelas 6 da manhã, antes de nascer o sol. A essa hora é que devia ter tudo a "arejar".

    Quando saio de casa fecho tudo. Janelas , estores, PORTAS interiores, de forma a ficar tudo às escuras e compartimentado.
    Quando chego à tarde, a minha casa ainda está uns 5C - ou mais ! - mais fresca que o exterior.

    A película apenas serve para reflectir o calor da radiação do sol. Se estiver atrás de estores fechados não faz efeito nenhum (não é isolamento para a convecção/ condução).


    Pergunta do idoso incrédulo: estas coisas já não se aprendem no Liceu?!?
  7.  # 9

    Se forem peliculas reflectoras é claro que só funcionam em relação à luz, mas poderiam ser peliculas isolantes...
  8.  # 10

    A capacidade de isolamento térmico de qualquer material depende da espessura.
    E aquelas películas são extra-finas...! ;-)
  9.  # 11

    Peço desculpa pela minha ignorância relativamente à constituição e espessura das peliculas térmicas sr. idoso incrédulo :P

    Ok, então as películas só funcionam com as persianas abertas, de qualquer das formas vou pedir um orçamento, uma vez que sempre podem ajudar a reduzir a energia gasta pelo A/C,
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  10.  # 12

    Apliquei algumas dezenas de m² (uns 70 ?) dessa película num escritório com uns 500 m2 virado a Sul e poente.
    O efeito foi fulgurante!
    Mas era mesmo muito vidro (e era duplo)...!
    • eu
    • 22 julho 2012

     # 13

    Colocado por: Luis K. W.A película apenas serve para reflectir o calor da radiação do sol. Se estiver atrás de estores fechados não faz efeito nenhum (não é isolamento para a convecção/ condução).

    Não é totalmente verdade: os estores quentes também emitem calor para dentro de casa sob a forma de radiação (infravermelhos) e as películas refletem parte deste calor.
  11.  # 14

    Eu concordo com o Luis.

    Também tenho um apartamento virado a nascente na Margem Sul e sofro do mesmo problema no Verão.

    De manhã tenho tudo fechado e à noite arejo a casa. Isto resolve o problema.

    No Inverno, faço o contrário.
    • eu
    • 23 julho 2012

     # 15

    Colocado por: euDiscordam deste comentário:joalage

    Não concorda porquê?
 
0.0184 seg. NEW