Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho subtemer o estudo prévio do projecto de arquitectura da minha futura moradia aos membros do forúm, sendo que neste momento existem duas versões distintas, e gostaria de ter as vossas opiniões/criticas a cada uma das alternativas.
  2.  # 2

    Estudo prévio - solução 1 - implantação
  3.  # 3

    Estudo prévio - solução 1 - Piso -1
  4.  # 4

    Estudo prévio - solução 1 - piso 0
  5.  # 5

    Estudo prévio - solução 1 - vista 3d entrada
      EP_SOL1__entrada.jpg
  6.  # 6

    Estudo prévio - solução 1 - vista 3d fachada principal
      EP_SOL1_frente.jpg
  7.  # 7

    Estudo prévio - solução 1 - vista 3d fachada trás
      EP_SOL1__lateral posterior 1.jpg
  8.  # 8

    Estudo prévio - solução 2 - implantação
  9.  # 9

    Estudo prévio - solução 2 - piso 0
  10.  # 10

    Estudo prévio - solução 2 - 3d entrada
      EP_SOL2_entrada.jpg
  11.  # 11

    Estudo prévio - solução 2 - posterior
      EP_SOL2_posterior.jpg
  12.  # 12

    Prefiro a solução 1 (conceito exterior)... mas dependerá de como será pormenorizado esses detalhes e materiais respectivos.
    Como desconheço a envolvente, a minha opinião vale o que vale.


    Qual o valor do custo de construção ?
    EDIT: As Is não cumprem as acessibilidades
  13.  # 13

    A/C Pedro barradas;
    Obrigado pela sua opinião. O arquitecto estimou em 170 000€ sem arranjos exteriores disse... mas ainda faltam especificar materiais. É também uma questão que tenho algum receio, ou melhor é a questão que mais me preocupa neste momento a par da arquitectura em si, daí estar a ponderar diminuir a área total de construção. A solução 1, por exemplo constato que tem muita área afecta a hall de entrada e corredores, relativamente à solução2.
  14.  # 14

    sim a solução 2 é mais racional. O meu comentário anterior, reportou-se apenas ao conceito volumétrico.
    Se conseguir o conceito da versão 1, com a racionalidade da versão 2.

    As Instalações sanitarias não cumprem a lei das acessibilidades.

    170.000€ parece-me muito curto.
  15.  # 15

    Obrigado pelo seu reparo, vou questioná-lo acerca das casas de banho não estarem a cumprir as regras de acessibilidade.

    Quanto ao valor estimado temos a mesma opinião. Penso que os arquitectos (sem desconsideração para consigo), transmitem aos clientes um valor estimado abaixo, ou pelo menos o valor mínimo possível, e que depois esse valor aumenta, por se estar a colocar materiais diferentes ou melhores que o mínimo básico admissível. Esta é a sensação com que fico!
  16.  # 16

    ... Há valores, que mesmo o "basico".. é irrelal.
    O seu Arquitecto que estude a lei das acessibilidades, mas bastará apenas uma para cumprir o DL. E um quarto e a cozinha e o percurso desde a entrada do lote, acesso ao interior do edificio e percurso interior acessível a ligar os espaços interiorer...
  17.  # 17

    Miguel Neves

    não resisto, pode mandar-me dar uma volta se quiser, mas não consigo compreender esse seu projecto, tanto terreno, tanta disponibilidade para fazer algo com linhas mais actuais, e depois surge como que um projecto apenas "estiloso" de linhas modernas mas em que não se compreende por exemplo a razão porque dois quartos tem de estar a olhar para uma wc e uma despensa em vez de olhar para o "horizonte longinquo", uma relação com o relevo em que a cave fica como que divorciada da casa, a viagem longa para ir da suite á cozinha, enfim mais uma vez desculpe-me mas eu não gosto muito desse projecto, não compreendo mesmo a sua relação e local de implantação no terreno.
    Concordam com este comentário: mafgod
  18.  # 18

    A/C
    Marco 1, não tenho nada que mandar-lhe dar uma volta, e agradeco todos os comentários que possa tecer.

    Realmente tenho de concordar consigo que na sol.1, nesse aspecto não está muito bem conseguida. A sol.2 está melhor na vista dos quartos que refere, mas continua a ser um percurso algo extenso da suite até ao quarto.

    vai ser uma situação que vou ter de ver com o arquitecto, saber se não é possivel minimizar esses aspectos.
  19.  # 19

    Bom dia Miguel,
    Encontro-me no mesmo barco de querer desenvolver um projecto para uma futura moradia e tendo já levado muito nas orelhas aqui no forum em relação ao que aqui tenho apresentado (e posso dizer lhe que ainda bem que isso tem acontecido!!!!!), permita-me que lhe coloque uma questão. Tem alguma área de tratamento de roupa prevista num outro piso da solução 2? Na solução 1 isso também não aparece.
    Note também que na solução 1 tinha o acesso à i.s de serviço a partir da sala o que segundo já li por aqui não é muito desejável.
    PS: a questão da distancia cozinha/suite também foi um problema para mim mas depois de muitas voltas e cedencias acho que agora tenho uma solução mais equilibrada no meu ultimo projecto.
    Bem haja.
    lmart.
  20.  # 20

    Bom dia Miguel,

    Á semelhança do que o colega Pedro Barradas já referiu, a minha preferência volumétrica recai sobre a primeira proposta. Mas em ambas as soluções que apresenta claramente a solução não foi pensada, acabando por resultar em áreas de circulação excessivas e massivas no dia a dia de quem vive o espaço. Sem conhecer o seu modo de vivência, o terreno de intervenção e o tráfego da via de acesso á habitação, e por isso a avaliar apenas pelo levantamento topográfico, parece-me, e entenda que isto é uma opinião pessoal, que a análise ao terreno de intervenção não foi a melhor. A zona de caracter privado foi remetida para junto do arruamento, remetendo para a zona de maior "sossego" a zona de carácter social, parece-me que o programa poderia ter sido invertido, abrindo no entanto a moradia para a envolvente de maior/melhor exposição solar e de maior amplitude de imagem envolvente que me parece a nascente (caso o arruamento esteja a norte), não sem que deixa-se transparecer, mas com alguma penumbra, a vivência da zona social para o exterior na abordagem á moradia. Na solução 1, embora com clara necessidades de melhoria, parece-me que a zona social permite uma maior vivência do espaço, o que não acontece na 2, embora tenha um grave erro, uma I.S. a abrir para uma sala de refeições.
    Coloco apenas uma questão, e responda apenas se o quiser fazer. O projecto foi elaborado por um arquitecto? Os projectos devem ser pensados no todo, este parece-me que claramente foi pensado na imagem, deixando para trás, ou em esquecimento, a articulação entre as diferentes áreas interiores, vivência interior dos espaços e a comunicação com o exterior.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues
 
0.0216 seg. NEW