Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Encontro-me à procura de casa para arrendar.
    Entretanto apenas posso mudar-me no final de Setembro. Nestes casos e assumindo que encontro em breve um apartamento, como é que usualmente se efectua a reserva do mesmo?
    É seguro e usual oferecer uma sinalização de reserva sem assinar contrato de arrendamento?
    Algumas imobiliárias já me levaram a crer que esse é o procedimento normal. No entanto sinto me um pouco inseguro de entregar dinheiro a troco da palavra de alguém. Principalmente quando apenas me posso mudar daqui a 2 meses.

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
    •  
      imbs
    • 31 julho 2012

     # 2

    Colocado por: jsousa83entregar dinheiro a troco da palavra de alguém


    Em vez de assinar um contrato de promessa de compra e venda, assina um contrato de promessa de aluguer.
    Se for com uma imobiliária e tiver tudo por escrito, melhor e tenderá a ser mais seguro. Caso contrário, vá a um advogado que lhe elabore um contrato com essas alíneas da reserva até Setembro.
  2.  # 3

    Coloque-se do outro lado e veja se consideraria que a sua casa estava arrendada se não lhe fosse entregue nenhum dinheiro.

    Fale com o senhorio, ou faça uma proposta via imobiliária e verá qual é a disponibilidade da outra parte. Setembro é já ali ...
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 4

    Mas porque é que não assina logo o contrato de arrendamento? Propoe entrar apenas em Outubro, e se ele aceitar, tudo resolvido ;)
    É que a reserva, se você desistir, eles têm de a devolver, e perdem o tempo todo que estiveram á sua espera.
    Assim, ficam todos contentes!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  3.  # 5

    A ideia seria mesmo efectuar o contrato de arrendamento já.
    Apenas queria perceber se é descabido efectuar um contrato de arrendamento dois meses antes.
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 6

    Não é descabido, embora não seja propriamente frequente.
    Mas se você provar ser (potencialmente) um bom inquilino, o senhorio pode ter interesse em segurá-lo já, fazendo um contrato e "perdendo dois meses".
    Ou melhor perder um mês, porque dia 1 é já amanhã, e dificilmente já vai arranjar alguém para Agosto.
    Concordam com este comentário: bel99
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  4.  # 7

    A duvida prende-se então com a diferença entre o contrato de promessa e o de arrendamento.
    Neste caso não teriam a mesma função? O contrato de promessa também reserva o apartamento correcto?
    Qual seria a vantagem de fazer um contrato de promessa vs de arrendamento?
    •  
      GF
    • 31 julho 2012

     # 8

    Contrato-promessa de arrendamento: é pouco utilizado entre particulares, e assegura um vínculo entre as partes, uma promessa em assinar um contrato definitivo no futuro. Normalmente há quantias envolvidas para "segurar" o negócio. É mais usado entre empresas, instituições, etc
    Contrato de arrendamento: é um contrato definitivo, o resto da definição já conhecem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  5.  # 9

    Já encontrou o tal apartamento?
    Nem sempre é fácil encontrar algo que se goste em tão pouco tempo.
    Se encontrou, pode sempre falar com o futuro senhorio e explicar que vai de férias este mês e gostaria de assinar o contrato apenas em setembro. Nos entretantos podem elaborar a minuta e acordar sobre a mesma.

    Se ambas as partes forem razoáveis não há motivos para que a falar não se resolvam as coisas e se chegarem a acordo há prenúncio de uma boa relação senhorio-inquilino.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • h3l
    • 1 agosto 2012

     # 10

    Estou exatamente na mesma situação. Encontrei hoje uma casa disse que a queria e o homem da imobiliária já não a mostrou à pessoa que vinha a seguir!
    Pergunto onde trabalhava-mos e quanto ganhava-mos e depois falou num sinal assinado por nós e pelo proprietário que depois abate à 1ª renda.

    O contrato será para 1 de setembro e eu recebo a 21/22 de agosto por isso pretendia fazer logo o contrato porque não sei se esse sinal mesmo que assinado por ambos é completamente seguro. É?

    Pedi a minuta do contrato e desse acordo de sinal para ver antes de assinar. Ainda não dei dinheiro nenhum. Isto é comum? que lei regula esta espécia de contrato de promessa de arrendamento????
  6.  # 11

    Comum é dar-se o dinheiro aquando da assinatura do contrato que poderá fazer durante este mês mas com efeitos a partir de 1 de Setembro. Poderá ficar já registado nas finanças (quem costuma pagar os 10% de imposto de selo é o senhorio).
    Se fosse a si eu assinava já o contrato e pagava já as 2 rendas (referentes a setembro e outubro). Segura a casa e evita complicações. O senhorio tem de lhe entregar os recibos, não esqueça disto.
    Dou-lhe como exemplo o meu último contrato. Seria para ter efeitos a partir de janeiro mas assinamos tudo e pude começar a tratar de água, luz, etc, dia 18 de dezembro.

    Peça à imobiliária para lhe enviar a minuta do contrato para ter tempo de ler com calma. Evite assinar artigos do género "o inquilino será responsável por todas e quaiquer obras", etc etc.

    Boa sorte!
    •  
      GF
    • 2 agosto 2012

     # 12

    Colocado por: bel99Se fosse a si eu assinava já o contrato e pagava já as 2 rendas (referentes a setembro e outubro). Segura a casa e evita complicações.

    100% de acordo. Para quê estar a fazer reservas?
    Só se não puder pagar já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  7.  # 13

    Colocado por: gf2011 Só se não puder pagar já.

    Se não puder pagar já é mau sinal. Muito mau sinal...
    •  
      GF
    • 2 agosto 2012

     # 14

    Colocado por: bel99
    Se não puder pagar já é mau sinal. Muito mau sinal...

    Então porquê? Se está a pagar ainda o arrendamento da outra casa, pode não ter liquidez de imediato para dispor de 3 rendas da outra casa... seria mais do que normal....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  8.  # 15

    Colocado por: gf2011 Então porquê? Se está a pagar ainda o arrendamento da outra casa, pode não ter liquidez de imediato para dispor de 3 rendas da outra casa... seria mais do que normal....

    Não seriam 3 rendas mas 2, ou não?

    Colocado por: h3lSomos os 2 jovens e sem experiência nestas coisas e estes "agentes comerciais" enervam-me um bocado confesso.

    Parece ser o primeiro imóvel que o h3l irá alugar...

    Colocado por: h3lCasal jovem portugues e brancos.

    A trabalhar no centro de lisboa
    Formação superior e rendimento acima dos 1000€ cada um procura t2 a 500€ para arrendar.

    é preciso enviar CV e foto?

    Ps. andamos de transportes públicos pode ser um fator negativo : - I )


    Ainda acha que não é mau sinal não terem €€ para 2 rendas? ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    •  
      GF
    • 2 agosto 2012

     # 16

    Colocado por: bel99
    Não seriam 3 rendas mas 2, ou não?


    Duas rendas + Uma de caução = três rendas
    Isto é o habitual, podendo outra alternativa ser contratada por acordo entre as partes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
    • sisu
    • 2 agosto 2012

     # 17

    Colocado por: gf2011
    Duas rendas + Uma de caução = três rendas
    Isto é o habitual, podendo outra alternativa ser contratada por acordo entre as partes.


    E mais uma renda se tiverem em casa arrendada neste momento. Totalizando 4 rendas. Não me parece fora do vulgar uma pessoa não ter liquidez imediata para 4 rendas. Ora se as rendas forem de 400€ por exemplo dá o total de 1600€. Não me parece assim tão pouco e nem toda a gente ( arriscava mesmo dizer que muito pouca gente) tem liquidez para dar este valor num mês tento outras contas ( comida, luz, etc etc ) para pagar.
  9.  # 18

    Encontro-me com o problema de liquidez que falam.
    Quando encontrar o apartamento, penso que a solução é propor contrato de arrendamento pagando uma renda no momento e as restantes aquando da entrada no apartamento.
    Parece-me uma proposta razoável para ambas as partes.
  10.  # 19

    A situação em causa é mesmo um primeiro arrendamento daí o meu comentário.
    Considero que para se iniciar a vida convém ter um "pé de meia"... mas são opiniões e formas de viver a vida.
    Contudo, se não fosse o primeiro arrendamento e sim uma mudança, a renda de agosto já estaria paga desde o primeiro dia útil de julho, mas ok, compreendo que poderia não ter liquidez para 2 rendas (ou 3), mas não partilho essa opinião. Quem quer sair de um para ir para outro sabe quais os custos fixos e deverá estar preparado para os suportar.
    Se tivesse pago caução do apartamento alugado recebê-la-ia ao sair do apartamento (considerando estar tudo ok) que poderia utilizar nos valores a pagar no novo contrato.

    Também depende do que acordarem para esta nova casa. Compreendo a posição dos senhorios mas não vejo necessidade de cauções se ambas as partes conhecerem e cumprirem com as suas obrigações. Mas nunca se sabe com quem estamos a lidar... de ambas as partes...
  11.  # 20

    Colocado por: jsousa83Encontro-me com o problema de liquidez que falam.
    Quando encontrar o apartamento, penso que a solução é propor contrato de arrendamento pagando uma renda no momento e as restantes aquando da entrada no apartamento.
    Parece-me uma proposta razoável para ambas as partes.

    Mas o/a jsousa83 vai trocar de casa ou é a primeira vez que vai arrendar?
 
0.0201 seg. NEW