Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Juntamente com a família, entenda-se cara metade e dois filhos - um com 4 anos e outro com 9 meses - estamos a planear construir uma pequena casa num terreno herdado (tem aproximadamente 5 hectares). Tivemos em tempo desejo de adquirir ou construir uma vivenda - medidos os prós e os contras, entendemos que para o dia-a-dia estamos muito bem no apartamento que temos!

    O objectivo desta construção é possibilitar-nos, especialmente aos miúdos, ter um espaço com condições para passar um bom dia com a família ou com os amigos, colher umas cerejas, umas maças, umas uvas, uns figos, fazer uns grelhados - é o maior inconveniente que encontro nos apartamentos.

    Após alguns serões a discutir (no bom sentido) de como gostava-mos que fosse e atendendo às limitações legais, chegamos, pensamos nós, aquilo que nos parece possível e mais prático. Uma casa de 6,7 m x 4,4 m, com uma água (inclinação de 20%) e um telheiro de 6,7 m x 3 m, adjacente à parede mais alta.

    Vou tentar colocar aqui a planta e os esboço 3D do exterior para V/ melhor análise.

    A nossa formação não têm nada a ver com engenharia civil ou arquitetura, pelo que agradecemos todas as ideias, comentários e ajuda para uma boa construção. Somos muito práticos, mas existem pontos fundamentais para nós designadamente um bom isolamento - preferimos não construir do que construir de qualquer maneira. Gostávamos de obter feedback para o tipo de laje, revestimento, cobertura, enfim tudo o que os nossos amigos entendidos achem por bem elucidar-nos.

    A todos o nosso bem haja antecipado.

    (agora vou tentar anexar imagens... espero conseguir).
      Planta.JPG
  2.  # 2

    Entrada/ vista nascente
      Vista Nascente.JPG
  3.  # 3

    Vista sul
      Vista Sul.JPG
  4.  # 4

    Vista poente
      Vista Poente.JPG
  5.  # 5

    Vista Norte
      Vista Norte.JPG
  6.  # 6

    A melhor ajuda que lhe posso dar é dirigir-se a um arquitecto e expor as suas/vossas ideias, pois essa planta não cumpre certas legislações e existem várias condicionantes para se fazer um projecto.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcscarpediem
  7.  # 7

    Caro adarq,

    É uma idéia. Obrigado.
    •  
      imbs
    • 3 agosto 2012

     # 8

    E porquê uma coisa tão pequena?

    Eu optaria por uma casa de banho mais confortável (maior);
    Cozinha em divisão separada;
    Uma sala para descanso, já que não prevê quartos.

    No exterior optava por aumentar o espaço de sombra e fazer uma zona de sofás, com churrasqueira e um chuveiro, e um dia quem sabe uma piscina.

    Revejo-me nesse vosso sonho, boa sorte.
  8.  # 9

    Caro imbs,

    Simples, limitação legal!

    Estas são as medidas máximas para ser construída isenta de licença.

    Obrigado.
    •  
      imbs
    • 3 agosto 2012

     # 10

    Ah sendo assim :)

    Mantenho apenas a questão da casa de banho então... :)
  9.  # 11

    Para um anexo de "apoio agrícola" com cozinha de campo e um lavabo já tem aí uma boa base de trabalho.
    Relativamente à legislação, essa construção não será licenciada para habitação por isso, caso seja possível contruir essa área nesse seu terreno, não terá problemas a nível de legislação.
    Agora depende se pretende mais tarde reconverter esse espaço e aumentar para fazer dele uma habitação mais permanente e aí sim, deveria pensar em preparar agora as coisas para ser mais fácil e menos dispendioso a futura ampliação.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: adarq, lmcscarpediem
    • dato
    • 3 agosto 2012

     # 12

    viva,
    vou só perguntar se num terreno agricola de aproximadamente 1000m2 tb posso fazer um "apoio agrícola" nos tais 30m2..sem fazer qq tipo de licença
    obrigado
  10.  # 13

    Olá a todos,

    Algumas informações adicionais importantes para compreender o objectivo desta construção:

    - não é uma casa de habitação (nem se prevê que possa fazer parte de uma num futuro próximo);

    - é uma casa de apoio à actividade da quinta, que para uns é lazer e para outros é trabalho. Eu explico, colher uvas, cerejas ou maças é trabalho para muito boa gente, mas também é lazer para outros - pelo menos é o que confessam os nossos amigos;

    - esta construção está limitada na área, não pode ter mais que 3 m altura, não pode ter mais que 1 piso e não careça de estudo de estabilidade, essencialmente é isto;

    O nosso objectivo é partilhar e recolher informação, dentro de todas as limitações, de como se deve fazer. Partilhamos a opinião de que fazer bem não custa mais do que fazer mal - é mais uma falta de informação ou conhecimento.

    Obrigado a todos.
  11.  # 14

    Laje

    O terreno é relativamente plano e está devidamente compactado, o que por si só é uma vantagem. Da informação que conseguimos recolher, prevemos a seguinte estrutura para a laje:

    - 10 cm betão limpeza;
    - floormate 200 - 40 mm;
    - tela polietileno de alta densidade para drenagem;
    - 10 cm tout venant
    - 12 cm de betão S4 com malha sol

    O que vos parece? Está bem ou devemos alterar?
 
0.0178 seg. NEW